Trabalhe na Alemanha

Leia mais sobre oportunidades de trabalho na Alemanha para estrangeiros (universitários) aqui e também aqui.

Aqui você pode ler sobre um portal para pessoal qualificado na Alemanha, o “Make it in Germany”.

Se quiser receber consultoria direto comigo, visite minha página Connex Consulting e leia sobre alguns dos resultados obtidos. Aguardo seu contato!

347 Respostas to “Trabalhe na Alemanha”

  1. lua Says:

    Ola Sandra sou eu novamente…sou tatuadora.como é visto este mercado na alemanha?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Lua,
      Acredito que nao seja regulamentado, a pessoa tem que abrir uma empresa ou trabalha para uma loja de tatoos. Tente entrar em contato com lojas assim pra receber mais informacoes.
      Um beijo,
      Sandra

      • Vanessa Villa Says:

        Ola Sandra, Me Chamo Vanessa e sou Técnico em segurança do trabalho. Na Alemanha existe alguma oportunidade nessa área? não falo nada de Alemão, sera que chegando ate Alemanha eu consigo estudar o idioma? Obrigada!

      • Sandra Santos Says:

        Oi Vanessa,
        Essa área é totalmente regularizada, o estudo tem que ser reconhecido aqui, e o conhecimento de alemão é imprescindível.
        Um beijo,
        Sandra

    • Genilson Says:

      Oi, Sandra.
      Meu nome é Genilson sou formado em Tecnólogo de Petróleo e Gás e terminei um mestrado na Universidade PUC-RIO com parceria com de Technische Universität Braunschweig Alemanha – e ao navegar sem rumo me deparei com o seu blog e fiquei muito animado com suas mensagens. É a quinta vez que venho a Alemanha, mas é a primeira vez que venho em busca de trabalho, meu visto é de turista, pois as burocracias alemãs são bem complicadas, cheguei no mês de fevereiro e me cadastrei em vários sites de empregos como: Step Stone entre outros, e até o momento não recebi nenhum convite para entrevista. Será que você poderia me auxiliar? Pois junto comigo veio minha esposa que também é formada em Letras pela Universidade UERJ. Podemos ficar nos falando por e-mail,
      Desde já agradeço a sua atenção.
      Bjos e sucesso!!

  2. Joellen Says:

    olá, sou brasileira, casada com um cidadão Português, tenho residênia de familiar de cidadão de união europeia de 5 anos depois se eu quiser pego a nacionalidade portuguesa. Tentei pegar meu visto de trabalho aqui na Alemanha mais esta sendo muito dificil, pois ele precisa de um contrato de trabalho, e no momento ainda não esta a trabalhar, mas eu sim tenho um contrato de trabalho e mesmo assim não consigo. Será mais facil eu voltar para portugal e tentar pegar meu visto de trabalho lá? Obrigada…

    • Sandra Santos Says:

      Oi Joellen,
      Com a cidadania portuguesa com certeza vc pode trabalhar aqui, e nao vai precisar de visto de trabalho.
      Um beijo,
      Sandra

    • Luan Says:

      Ola joellen eu tenho uma duvida eu tenho a residência portuguesa mas tive que me mudar pra alemanha porque a minha namorada mora aqui e vamos ter um filho e ja estou a tratar do papeis aqui ano que vem ja posso dar entrada no meu cartao de cidadão portugues sera que eu morar na alemanha vai influenciar em algo pra eu nao poder ter o cartão de cidadao portugues? Como agora estou na alemanha tenho essa duvida

  3. Joellen Says:

    Olá Sandra, sim com a cidadania sim, mas no meu caso tenho apenas a residência Portuguesa de 5 anos, de familiar de união Europeia. É isso que eu queria saber, como que eu fasso.

    • Sandra Santos Says:

      E muito difícil, praticamente impossível. A nao ser que vc tenha curso superior completo, assim pode solicitar um Blue Card.

      Tudo de bom e beijos,

      Sandra

  4. Marisa Schönherr Says:

    Oi, Sandra am Bodensee, linda a sua região! Falando em trabalho, eu gostaria muito de fazer ilustração de livros infantis – aquarela, grafite, giz de cera. Vc teria uma dica, sobre possibilidades e por onde começar?
    Muito grata – Marisa

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marisa,
      Aqui é lindo sim, q bom q conhece minha regiao.
      Minha sugestao seria q fizesse um blog e/ou outra forma de mostrar seu trabalho, oferencendo-o para agencias de publicidade, propaganda e editoras.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  5. Aline Says:

    Ola Sandra! Sou casada com um Italo-Brasileiro, moramos na Inglaterra e eu tenho o visto de residente aqui. Recebemos uma proposta de trabalho na Alemanha. Eu posso aplicar para o visto de trabalho direto na Alemanha?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Aline,
      Pode sim, mas com grande dificuldade. Se seu marido tiver passaporte europeu, terá direito a trabalhar na Alemanha por consequência.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  6. Lucas Stollmeier Says:

    Olá Sandra!
    Achei o seu blog hoje, e ainda estou lendo, pois tem MUITO conteúdo.
    Eu tenho um sonho de morar no EUA porém sei que vai ser difícil pois teria que depender de visto e tudo mais. Então estou tentando procurar meu lugar na Alemanha, e queria saber se você tem como me ajudar.
    Tenho 20 anos, vou começar na faculdade esse ano ainda (comércio exterior) Sou formado em Administração pelo curso técnico Cedup Timbó. Não sei NADA de alemão, tenho apenas os Inglês fluente. Tenho cidadania Alemã, e pretendo levar a minha namorada. Vou etntar ir, com uma renda fixa aqui do Brasil (aluguéis) Porém antes, preciso de muita informação para ir preparado.
    Primeiramente, queria saber se conseguiria um trabalho na minha área, que é Adm e tmb no ramo têxtil (trabalho na empresa do meu pai, de equipamentos têxteis).
    E se é possível morar ai, apenas com o Inglês!
    Quais as dicas que você me dá?
    Muito obrigado!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Lucas,
      É praticamente impossível conseguir um emprego só com inglês, portanto, se quer vir pra cá, venha com alemao e/ou matricule-se numa universidade pra estudar o idioma e depois entrar num curso aqui. De uma lida no artigo “aprenda alemao na Alemanha”. Uma última dica válida é a leitura do meu livro. Dê uma olhada nos links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um abraco,
      Sandra

  7. Elizabeth Gonçalves Says:

    boa noite Sandra prazer,gostaria de saber se posso abrir uma FIRMA de limpeza em portugal e trazer ela para Alemanha ,e se puder o que devo fazer?

  8. Elizabeth Gonçalves Says:

    o problema é que o meu documento de portugal não é o BI e visto de residencia.

  9. Eduardo Schaedler Says:

    Olá Sandra,
    Sou formado em Engenharia Ambiental e cursando Engenharia Civil. Como é o campo de trabalho e demanda para essas profissões na Alemanha? Apesar do sobrenome, tenho apenas inglês fluente!
    Obrigado.

  10. Kaoma Says:

    Oi Sandra, tudo bem?

    Vou me mudar pra Alemanha e vou passar um ano lá. Na verdade, estou acompanhando uma pessoa. Então, não tenho ainda nenhum trabalho em vista. Que tipo de trabalho eu encontraria por lá? Se eu tiver fluência na língua (eu já tenho estudado há um tempo), é possível eu conseguir trabalhar em alguma loja ou eles não contratam muitos estrangeiros? Uma amiga me disse que ser manicure é uma boa, mas vc acha?
    Sou formada em literatura pela unicamp e sou professora de inglês, mas gostaria de uma experiência diferente.

    Me mudo agora em outubro e estou ansiosa 🙂

    Aguardo suas dicas!
    Agradeço desde já!
    Beijos!

    • Kaoma Says:

      Ah, esqueci de mencionar, mas fiz cursos profissionalizantes na área de massoterapia e estética facial…
      Mas deve ser difícil conseguir trabalho nessa área, não?

      Obrigada! 🙂

      • Sandra Santos Says:

        Olá novamente,
        Nao teria um super salário, mas pq nao tentar? Partindo do pressuposto q vc terá visto de trabalho!:-)
        Mais um beijo,
        Sandra

    • Sandra Santos Says:

      Olá!
      Sugiro que continue aprendendo alemao a todo vapor e que dê uma lida no meu livro, como forma de preparar-se pra viagem. Há sempre muitas oportunidades, principalmente em grandes cidades, e qto mais vc entender e puder se comunicar, melhor será.
      Tudo de bom e beijos,
      Sandra

    • Sandra Santos Says:

      Sugiro ainda q leia as informacoes sobre Blue Card e obtencao de visto para pessoas formadas em curso superior. Pode ser uma boa pra vc!
      Um abraco,
      Sandra

  11. Kaoma Says:

    Oi Sandra!!
    Muito obrigada pelas dicas e pelas informações.
    Onde consigo seu livro? (Desculpe a ignorância, hehe)

    Beijos!

  12. Pedro Rocha Says:

    Olá Sandra, primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua ajuda a todos !
    Então comecei fazer o curso de alemão pq trabalhava como jovem aprendiz numa empresa alemã e tinha esperança de conseguir algo melhor nessa empresa… Atualmente faço um curso técnico em eletroeletrônica, eu tinha parado de fazer o curso de alemão, mais ai eu pensei bem e vi que estava gostando de aprender sobre a cultura e o idioma alemão e resolvi retomar o curso, hj em dia coloquei uma meta na vida depois que conheci alguns alemães que me influenciaram rs! minha meta é morar na Alemanha daqui uns 2 anos ! mais antes queria passar um tempo estudando o idioma e fazendo alguma especialização ai na Alemanha ! Pra quem não tem uma condição financeira muito favorável como a minha, você acha que consigo? E qual a melhor maneira de eu ingressar nesse Sonho?

    Desde já Obrigado pela atenção !

  13. keitel Says:

    boa noite,
    gostei muito do seu blog
    moro no brasil minha mãe mora em frankfurt e casada com um alemão queria saber como posso ir mora na alemanha se tenho direito a residir na alemanha e trabalho no brasil na area de informatica rede transmissão de dados via radio e outros tenho chance nesse pais desde ja obrigado

  14. Carolina Says:

    Olá Sandra, como vai?

    Gostaria de saber um pouco mais sobre oportunidades pra quem esta comecando na area de recursos humanos na Alemanha. Atualmente faço intercâmbio pela AIESEC na TCS aqui em Budapest, em RH mesmo.

    Obrigada,

    • Sandra Santos Says:

      Oi Carolina,
      A maioria das oportunidades em RH aqui na Alemanha pressupoem o conhecimento de direito do trabalho alemao, das peculiaridades do sistema alemao também. Se tiver interesse em tentar uma vaga, aconselho tentar em grandes multinacionais onde o trabalho de RH é dividido em setores e vc teria mais chances de conseguir algo, por exemplo no setor de treinamento.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

  15. Priscila Says:

    Olá Sandra! Sou formada em Psicologia e trabalho em uma Multinacional Brasileira na área de Recursos Humanos. Gostaria de saber se campo para profissionais de RH é vasto na Alemanha. Se sim, quais são possibilidades de uma estrangeira. Gostaria de ter uma experiência internacional em meu currículo e a Alemanha seria um dos países escolhidos. Falo apenas inglês. Um abraço e feliz novo ano!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Priscila,
      O campo é vasto sim, mas geralmente as empresas exigem formação aqui na Alemanha, pois vc tem que entender de direito de trabalho alemão, a não ser no caso de multinacionais onde vc faria um trabalho relacionado a uma parte do RH. Geralmente o conhecimento em alemão tem que ser muito bom, pois vc teria contato com funcionários alemães em busca de informações para questões muitas vezes complexas. Sugiro que selecione algumas multinacionais na sua área e faça o contato explicando no corpo da carta o que está buscando exatamente.
      Um beijo e boa sorte!

  16. Marcelo Says:

    Ola Sandra tudo bem???

    Gostaria de pedir uma pequena ajuda, preciso de alguma informação a respeito:
    Sou ítalo-brasileiro, morei 7 anos na Espanha e a mais de um ano estou de volta ao Brasil. Amo nosso país mas tenho vontade de ir para Alemanha. Estou estudando alemão já a mais de um ano também. Não tenho formação acadêmica, aqui no Brasil sou gerente da recepção do melhor hotel de onde moro e fiz muitos cursos e trabalhei em hotéis na Espanha. Aqui tenho meu namorado que conheci na Espanha.
    – Indo pra Alemanha, como seriam as oportunidades de trabalho para mim, já sabendo que no começo não seriam as melhores do mundo. Mas conseguiria algum tipo de trabalho??? ( penso em ir para Berlim, e se ajudar falo inglês, italiano e espanhol.)
    -meu namorado não tem cidadania européia, como poderia fazer para que esteja comigo na Alemanha?? Poderíamos nos casar na Alemanha??? Ou casando aqui no Brasil consigo que ele esteja legal comigo???

    desculpe as perguntas, não consigo tirar essas dúvidas em nenhum lugar. Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcelo,
      Saber falar alemão é a condição primordial pra conseguir trabalho na Alemanha. Quanto mais internacional sua clientela for, maior será o interesse de um possível empregador pelo seu conhecimento de línguas estrangeiras.
      Sugiro que depois que estiver aqui regularizado e de carteira assinada visita o Ausländeramt da cidade onde estiver morando e olhe o que vai ser necessüario para trazer seu namorado. Normalmente vc vai precisar de provar que conseguirá arcar com todos os custos aqui, dentre outros detalhes.
      Boa sorte!
      Sandra

  17. Priscila Says:

    Sandra,

    Agradeço o retorno!

  18. 1i0n Says:

    Oi, Sandra!

    Gostei bastante do seu blog, meu noivo é italiano, ele é Analista de Sistemas e eu sou enfermeira, você sabe como está o mercado de trabalho nas nossas áreas? Pode nos dar algumas dicas?

    Muito obrigada

  19. Priscila Furtado Says:

    oi Sandra,
    Tudo bom?
    Da ultima vez que nos falamos foi o ano passado e eu estava comprando o seu livro ainda no Brasil. Bom, depois disso meu marido e eu viemos morar na Alemanha e fazer curso de alemão intensivo (estamos aqui há 6 meses). Ja estamos no B1 mas até agora não conseguimos nenhum emprego, temos formação superior e experiência em nossas áreas, não sei o que está faltando pra gente. Você poderia me ajudar, por favor?
    abs,
    Priscila

    • Sandra Santos Says:

      Oi Priscila,
      Sugiro que me enviem os seus CVs e eu daria uma olhada, avaliando o que posso sugerir em forma de uma consultoria.
      Vou entrar em contato com vc por e-mail, ok?
      Um beijo,
      Sandra

    • Monica cesquini Says:

      Oi,vc disse que mora na alemanha! Meu marido eh cidadao europeu, ele vai morar e trabalhar na alemanha, o que vou precisar fazer para poder morar com ele na Alemanha?

  20. Amanda Says:

    Oi, Sandra!
    Eu tenho um Aufenthaltskarte für Familienangehörige von Bürgern der EU, pois sou casada e meu marido, cidadao europeu, trabalha aqui na Alemanha. Estou comecando a procurar emprego também, e fiquei com uma dúvida. Posso trabalhar com essa permissao de residencia ou tenho que aplicar para um outro tipo de visto?
    Obrigada.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Amanda,
      Eu acho que vc pode trabalhar mas pra ter certeza absoluta vá à Agentur für Arbeit e mostre seu documento. Se ainda tiver que tirar outra documentação, eles vão te informar.
      Um abraço,
      Sandra

  21. Ana Carolina Says:

    Oi, Sandra!
    Acompanho seu blog há um tempo, e sempre acho respostas pras minhas duvidas aqui. Mas agora eu tenho uma que nao consegui achar. Estou na Alemanha com visto de turista visitando meu noivo, que é brasileiro e esta morando aqui a trabalho.
    Gostariamos de casar aqui, já estamos providenciando os documentos, mas ainda tenho uma duvida com relacao a trabalho. Eu posso trabalhar com visto de conjuge? Eu ja fiz entrevistas e disseram que gostariam de me contratar, caso eu tivesse um visto que me permitisse isso. Eu posso esperar ser contratada somente com este visto?

    Um abraço,
    Ana Carolina

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Carolina,
      Eu sugeriria q vc visitasse o Ausländerbehörde, e pergunte o que irá precisar depois do casamento pra conseguir um visto de trabalho na Alemanha. Eu suponho que eles vão te informar sobre um determinado patamar mínimo de salário e dirão que se vc conseguir um contrato de trabalho, vc irá conseguir o visto desejado. Mas é mais fácil conferir!
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  22. marcos Says:

    ola sou o marcos, sandra gostei muito das suas dicas, sou cidadao brasileiro mas tenho nacionalidade espanhola sera que posso trabalhar e morar na alemanha.

  23. Neuza Maria Oliveira Says:

    Cara,

    Queria te perguntar como se dar bem na area de humanas aqui pois to sofrendo demais com o preconceito aqui. o povo tem a mente super fechada, demais. queria trabalhar tipo numa organizacao internacional mas to morrendo de medo. As pessoas simplesmente nao aceitam eu ser brasileira e tar aqui. Se eu estudo, elas competem comigo, se tento conversar, elas nao conversam, tudo que eu faco e errado. Tem alguma dica de alguma universidade que seja mais tolerante? To a ha um ano e meio na humbolt e as experiencias que tenho sao tristes. Beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Acho que pra se dar bem aqui tem-se que ter uma casca bem grossa, isso é verdade. Mas tem gente legal pra todo lado, basta dar tempo ao tempo e não tentar com quem nunca vai dar certo. Do mato de onde menos se espera sai coelho! Se o povo da universidade é chato, vá lá estudar e busque amizades em outros lugares.
      Muitas vezes as pessoas nem têm nada contra vc, talvez o problema [e com elas mesmo ou elas são assim com todo mundo. Nem sempre o problema é do nosso lado.
      O alemão acha natural competir, mesmo assim eu também consegui finalizar os cursos que me propus fazer. Claro que vc não pode colocar todo mundo no mesmo saco, quando vc menos esperar, vão surgir amizades e/ou algumas pessoas vão se abrir pra vc. Como vc já deve ter percebido, alemão demora muito tempo pra se abrir.
      Vá fundo que no final do arco-íris tem ouro.
      Um beijo,
      Sandra

  24. Lea Caliy Says:

    Olá, eu gostaria de saber se há possibilidades de conseguir trabalho como ajudante de cozinha ou algo semelhante sem saber falar o alemão e tão pouco o inglês. Isso é possível, eu sou formada em letras e estou em ainda estou terminando o curso A1.

  25. leandro Says:

    Ola sandra,Tenho uma pequena empresa em São Paulo, gostaria de mudar para Alemanha . Você acha difícil transferir a empresa para Alemanha?
    Obrigado
    Leandro

  26. Marcella Says:

    Oi Sandra,

    primeiramente parabéns pelo blog! Sempre acompanho e amo! Minha questão é: estou na Alemanha já há quase 3 anos. Assim que cheguei trocamos alguns emails sobre oportunidades de emprego. (Sou brasileira formada em R.I. em uma universidade Americana com experiência em RH e Project Management). Desde que cheguei, apendi Alemão, consegui um estágio e dou aulas de Inglês, mas nada de emprego fixo! Não sei se há algum problema no meu CV ou se os RHs alemães simplesmente não gostam de contratar estrangeiros (já ouvi histórias assim), mas quero muito trabalhar em minha área pois 3 anos é perder tempo demais! Também tem a questão do visto: Até agora, tinha visto de estudante (o que pode dificultar as coisas pois a empresa teria que me financiar com um visto de trabalho), mas em 3 meses vou me casar e terei permissão legal de trabalho. Você acha que o problema também estava aí? Gostaria de sua ajuda pois estou super desmotivada e sinto que o país simplesmente não me dá chance alguma! Queria fazer mestrado em Inglês e as escolas que oferecem o curso em Inglês não aceitam meu diploma Americano, enfim….o que acha?
    Obrigada pela ajuda desde já!
    Beijos e sucesso!

  27. andrea Says:

    tenho cidadania alemã (moro no Brasil), faço curso de alemão e agora estou no B1 mas tenho boa pronúncia e já viajei para a Alemanha duas vezes. Gostaria de morar aí e buscar trabalho. Aqui no Brasil sou formada em Matemática e leciono para o ensino fundamental em escola pública na região de São Paulo. Meus questionamentos são:
    _ Consigo mudar para a Alemanha (ou pelo menos fazer uma tentativa por 6 ou 10 meses) sem ser considerada ilegal, uma vez que tenho dupla cidadania?
    _ É possível que eu arrume algum emprego razoável neste período de adaptação? Ou ainda…meu diploma teria validade aí? Conseguiria futuramente lecionar em escolas de ensino fundamental II (no Brasil corresponde quinta à oitava série).?
    Agradeço se me der estas orientações.
    Meu esposo (não somos casados legalmente) é cidadão português embora sempre tenha morado no Brasil (desde os 3 anos), então eu gostaria de ir na frente e, se tudo desse certo, ele deixaria o trabalho dele e viria depois destes 6 meses.

  28. Rodrigo Says:

    Ola Sandra,
    Minha esposa tem dupla cidadania italiana, porem eu gostaria de ir a Alemanha sozinho para arrumar um emprego primeiro pois tenho algum amigos aí, eu poderia trabalhar legalmente na Alemanha sem minha esposa morando aí por enquanto.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rodrigo,
      Só se vc conseguir um emprego aqui, que te dê direito a conseguir visto de permanência e de trabalho por aqui, o que geralmente só é possível se vc tiver curso superior no Brasil reconhecido aqui. Por outro lado, teoricamente, casado com italiana, vcs dois têm o direito de viver na Europa.
      Um abraco,
      Sandra

  29. Angela Says:

    Olá! Parabéns pelo seu blog!!! Leio tudo com muita curiosidade e desejo de aprender mais sobre a Alemanha e os alemãs. Estive na Alemanha em janeiro de 2013. Fiquei encantada! Mas sei que não basta gostar da alemanha….estou namorando um alemão e temos planos de casar . Estou terminando minha graduação em Pedagogia aqui no Brasil, e falo o básico em alemão. Quais seriam suas dicas para uma iniciante nestes campos de esposa e cidadã alemã? Quero trabalhar lá, existe espaço para pessoas com pouco conhecimento no idioma como eu? E minha graduação? Tem algum valor profissional lá? Como posso atuar na área de educação lá? Aguardo respostas querida!!!! Mais uma vez parabéns !!!!! Foi linda a final da Alemanh aqui,lindo o gesto de humanidade demonstrado pelos alemães aqui…em nome de todos beneficiados que nem conheço;mas como cidadã brasileira e reconhecedora do bem que fizeram a muito que nem tem a oportunidade que tenho agora…mas sei que se tivessem diriam o mesmo que direi: Obrigada ALEMANHA!!! DEus abençõe vocês!!!!!

    • Sandra Santos Says:

      Sugiro que estude o suficiente para fazer o curso de Erzieherin (educadora) pois há muita falta desse profissional por aqui.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

      • adrianabh Says:

        oi, Sandra

        estou quase me formando/ 2017 e pretendo trabalhar e migrar para a alemanha. Fora o reconhecimento do diploma tem mais um curso? Que Cursor é esse Erzieherin ?

      • Sandra Santos Says:

        Oi Adriana,
        O curso de Erzieherin é de nível médio e te daria a permissão de exercer sua profissão aqui. Mas há, com certeza, muitos outros caminhos.
        Estou preparando um pequeno guia de estudo e trabalho n’Alemanha. Qdo estiver pronto, avisarei aqui.
        Um beijo,
        Sandra

  30. Monic Sthephany de Andrade Says:

    Olá Sandra,sou Monic e vou me formar agora em Bacharelado em Enfermagem pela FUNESO e gostarua de saber se mesmo sem experienciaseria possivel conseguir um emprego ai.Na verdade nao vou assim que concluir,vou trabalhar por 2 anos,ate para juntar dinheiro e fazer alguns cursos,gostaria de saber sua opiniao .

  31. Carolina Says:

    Olá Sandra,primeiramente Parabéns pelo blog.
    Bom,eu tenho uma enorme vontade de morar na Alemanha, e esse ano tenho que me decidir que rumo vou tomar na vida e tenho predileção por algumas carreiras: Biomedicina,Engenharia Elétrica, Medicina e Administração, como é o campo de trabalho para esses profissionais?As pessoas conseguem adentrar o mercado de trabalho facilmente nessas carreiras?
    E ser pesquisadora na Alemanha sendo estrangeira é possível? O campo de pesquisas tem boas oportunidades? E eu tenho a possibilidade de iniciar uma graduação aqui e depois transferir para a Alemanha?
    Obrigada desde já!
    PS: Desculpe pela quantidade de perguntas mas não consegui encontrar as respostas em lugar algum.

  32. 1i0n Says:

    Oi, tudo bem com vc? Já “usei” seus conhecimentos uma vez, sai satisfeita e voltei com novidades!rsrsrs
    Meu marido tem cidadania européia, recebeu uma proposta de trabalho em Hildelberg e nos mudamos há 1 mês p/ cá! Estou muito empenhada em aprender alemão, por isso faço um curso presencial e outro pela internet, embora seja difícil estou gostando bastante e não vejo a hora de estar falando bem! No momento não estou trabalhando, ainda não tenho aquele documento que indica que sou familiar e logo, tenho os mesmos direitos! Vc poderia me dar dicas de onde eu tiro esse documento? Sou enfermeira, vc sabe o que preciso fazer para validar o diploma? Beijos!

  33. Juscelia Martin Says:

    Olá Sandra, seu blog é muito interessante, e o descobri pelo Rindo de mim Comigo, da Eve. Sou formada em Biologia e possuo somente inglês. Sabe me informar sobre o campo de trabalho para Biólogo aí na Alemanha? Somente com Inglês é possível? Muito obrigada pela atenção!

  34. Adriana Says:

    Oi Sandra!
    Boa tarde! Muito interessante seu blog! Parabéns! 🙂
    Sou brasileira, e cidadã alemã (através da minha avó adquiri a cidadania) Porém não sei falar nada de alemão! Penso em iniciar o mais breve possível um curso… Pois tenho sérias intenções de migrar. Sou formada em enfermagem, já atuo há 4 anos na área, especificamente em UTI Pediátrica. Ainda não fiz pós graduação devido ao tempo.. infelizmente aqui tive que me submeter a 2 empregos, logo: 72 horas semanais… e se dedicar a algo do tipo é bem complicado… estava querendo saber de você como seria a questão de equivalência do diploma? Será que teria muita dificuldade em atuar na área? De qualquer forma a pós graduação se inicia em Novembro… pretendo ir em dezembro 2015. Vou com meu marido, que suponho não ter dificuldade pra conseguir o visto não é? Já que está casado comigo… O visto de residência não seria tão difícil… Aguardo seu contato! Obrigada!Gostaria que entrasse em contato comigo através do e-mail para que possamos falar via whatsapp se possível! beijos!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Adriana,
      Indico a leitura do meu livro!
      Sobre reconhecimento de diplomas, olhe na página anabin.de.
      Por vc ser alemã, seu marido terá direito de morar aqui. Dê uma olhada no consulado alemão sobre o q será necessário.
      Um beijo,
      Sandra

  35. Roseli Grana Says:

    Oi Sandra
    Temos dupla cidadania (EU E ESPOSO), brasileira e alemã, falamos alemão, gostaria de ir para Alemanha trabalhar, mas temos muito medo pois não conhecemos ninguém, existe agência de empregos. Como deveríamos fazer. Abraços

    • Sandra Santos Says:

      Oi Roseli,
      Sugiro que primeiro leia meu livro, se informe bastante e se decidir, pode também buscar meu apoio através da connexconsulting.de.
      Um beijo,
      Sandra

  36. Karin Says:

    Olá!!!
    Sou descendente de alemães com cidadania em mãos. Casada e um filho. Tenho uma mimi confeitaria, mas nossos planos são de nos mudarmos p Alemanha em um ano. Sabe me dizer se é facil e relativamente interessante trabalhar em confeitarias aí. Embora amoooo trabalhar com isso, temo sonhar com algo desvantajoso p uma nova vida em um novo país.

    Bjsss

    • Sandra Santos Says:

      Oi Karin,
      Procavelmente vc vai ter q fazer um curso, pra juntar à sua experiência e poder trabalhar em confeitarias.
      Sugiro ainda a leitura do meu livro, Mineirinha n’Alemanha, cheio de dicas pra quem tá chegando no país.
      Um beijo,
      Sandra

  37. Rafael Says:

    Olá Sandra meu nome é rafael, sou enfermeiro tb…tenhilo grande experiencia em uti e coordenação…como faço pra ter uma oportunidade aí
    ? Será q consigo?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rafael,
      Estou escrevendo no momento um livro sobre o assunto, um Guia de Estudo e Trabalho na Alemanha. Falando em geral, sua área tem tido demanda para profissionais estrangeiros.
      Um abraço,
      Sandra

  38. Gabriela Says:

    Olá Sandra, não sei se o blog ainda está no ar,mesmo assim vou tentar contato. Enfim, cheguei na Alemanha em Janeiro/2014 para visitar meu tio e ficar seis meses estudando,mas um ou dois meses antes de encerrar o visto conheci uma familia que precisava de uma AuPair fizemos a documentaçao e comecei trabalhar em Julho/2014. Agora tenho um visto por mais um ano ate Julho/2015 porem o ano passa muito depressa e logo logo o visto acaba. Enfim,gostaria muito de estudar aqui depois do AuPair Visum ou trabalhar mas nao sei como funciona realmente, quero trabalhar e estudar,tanto faz o que! Entao ouvi dizer que posso fazer um Ausbildung mas nao tenho ideia de como funciona. Queria procurar tudo antes e estar preparada quando chegar. Enfim agradeceria muito a sua ajuda! Obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Gabriela,
      Estou escrevendo um livro exatamente sobre este tema, “Guia de Trabalho e Estudo na Alemanha”. Assim q estiver pronto, será anunciado aqui no blog.
      Um beijo,
      Sandra

  39. Luciana Says:

    Oi Sandra!
    Meu filho mora e trabalha na Alemanha (Hamburgo). Ele é casado com uma alemã e tem msua cidadania. Eu pretendo visit´-lo em breve e quem sabe conseguir trabalho por lá. Sertá que eu teria dificuldades em conseguir morar lá?? Muito obrigada! Adorei seu blog!!

  40. Adriana Says:

    Oi Sandra!
    Parabéns pelo teu trabalho!!!
    Meu marido e eu pretendemos morar fora do Brasil. Ele e nossa filha de 7 anos tem dupla cidadania, Italiana e brasileira, eu só a brasileira. Ele é Engenheiro Eletricista/Eletrônico, com 15 anos de experiência em P&D, desenvolvimento de produtos. Eu sou Tecnóloga em Empreendimento e atualmente tenho uma micro empresa na área de energias renováveis. Como é o mercado de trabalho alemão para profissionais em nossas áreas? Como posso procurar trabalho na Alemanha?

    Grande abraço!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Adriana,

      Obrigada pelo elogio!

      O mercado de trabalho alemão exige praticamente profissionais que dominem o idioma alemão. Falando em geral, ele está muito bom na área técnica. Dê uma olhada na página make-it-in-germany.com/en.

      Se quiser ter uma idéia melhor de como é trabalhar e viver no exterior, sugiro a leitura do meu livro “Mineirinha n’Alemanha”. Estou também no momento escrevendo um “Guia de estudo e trabalho na Alemanha”, que vai ser anunciado aqui no blog quando estiver pronto.

      Um beijo,
      Sandra

      • Adriana Says:

        Obrigada pelo retorno! Vou ler a literatura recomendada!
        Abraços!!!

  41. Luiz Souza Says:

    Oi Sandra,
    Eu estou em processo de tirar um visto de trabalho. Já entreguei a documentação incluindo contrato da empresa alemã da minha contratação, mas ainda estou em processo de demissão na empresa brasileira. Isso de alguma forma influência a aprovação ou negaçao do meu visto de trabalho?

    • Sandra Santos Says:

      Acredito que não, Luiz, pois uma coisa não depende da outra. Se quiser passar um pouco da sua experiência, já que estou juntando depoimentos para um e-book neste sentido, outros leitores irão agradecer.
      Um abraço,
      Sandra

  42. Rebeca J.S. José Says:

    Olá Sandra:
    Meu nome é Rebeca. Sou fisioterapeuta e estou pensando em fazer uma pós-graduação na Alemanha. Tenho conhecimentos básicos da língua. Aqui no Brasil obtive a informação de que ao final, quando da conclusão da pós-graduação, é possível permanecer na Alemanha pelo período de um ano, na tentativa de conseguir emprego.
    Você saberia me dizer se isso corresponde à verdade ?
    Eu não tenho cidadania europeia.
    Agradeço a atenção.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rebeca,
      O visto pode se extender sim para o período de busca de um emprego.
      Estou escrevendo um Guia de Estudo e Trabalho n’Alemanha e quando estiver pronto vou anunciá-lo aqui no blog, ok?
      Beijos,
      Sandra

  43. Rebeca J.S. José Says:

    Muito obrigada pela atenção!
    Essa informação foi muito importante para mim.
    beijos,
    Rebeca

  44. Suzana Says:

    Boa noite, gostei muito do seu blog. Respostas concretas e claras. Gostaria de lhe perguntar, sou portuguesa e estava a pensar ir com o meu namorado e o meu filho para a Alemanha. O meu namorado já lá viveu mais de 20 anos (tem o diploma de uma escola Alemã) Para ele seria fácil arranjar trabalho. Eu vou agora fazer um curso de alemão, de qualquer das formas, quando lá chegar, farei outro. A minha ideia é tirar o primeiro ano, para acompanhar o meu filho que iria para uma escola portuguesa para o choque não ser tão grande, investir na aprendizagem da língua e familiarizar-me com a cultura alemã. Como não tenho o 12º ano completo, gostaria de fazer antes de ir uma formação em qualquer coisa (curso profissional) para levar um diploma de uma profissão. Quais as melhores áreas? Pensei em estética (aqui em Portugal as unhas de gel estão a fazer furor) ou algo ligado a crianças. Gostaria que me informasse, caso possível, onde poderei obter as áreas com défice de mão de obra, para ver se o que tenho em mente daria certo ou se deveria investir noutro tipo de formação, para quando dominar a língua ter facilidade em arranjar trabalho.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Suzana,
      Obrigada pelo elogio!
      A área ligada à saúde, também a ligada a idosos, dentre muitas outras, está em alta. O cuidado de crianças pequenas está também em expansão.
      Estou escrevendo um Guia de Estudo e Trabalho aqui para a Alemanha. Assim que estiver pronto, vou anunciar aqui no blog.
      Um beijo,
      Sandra

  45. Glaucineide cunha pereira Says:

    Olá
    Me chamo Glaucineide
    Meu noivo é português e vive e trabalha aqui na Alemanha já ha 8 anos.
    Eu gostaria de saber se podemos casar no consulado português sendo que eu sou brasileira .de já agradeço pelo esclarecimento seu blog nos ajuda muito bjs.

  46. Luis Says:

    Boa noite.

    Falaram-me do seu blog. Muito interessante, informação preciosa para quem quer dar um passo tão arriscado como mudar de país com a familia. Muito consistente e completo.
    Gostaria de lhe perguntar como é feita a integração de adolescentes que sempre estudaram em português. Por exemplo, em Munique, um adolescente de 11 anos que não fala alemão onde pode dar seguimento aos estudos? Existem escolas a leccionar em português, mesmo que sejam privadas?
    Nas pesquisas que fiz só encontro duas escolas a lecionar em português: uma em Berlim, outra em Hamburgo.

    Não existem mais? Planeio regressar à Alemanha onde já vivi alguns anos, mas assusta-me o facto de não saber como o meu filho irá continuar o ensino se ainda não sabe a língua.

    Obrigado
    Luis

    • Sandra Santos Says:

      Oi Luis,
      As aulas seriam em alemão, mas seu filho, pela idade, aprenderia o idioma dentro de pouco tempo. Ele iria precisar do alemão de qualquer forma para continuar seus estudos mais pra frente, não é mesmo? Munique conta com uma rede de imigrantes do Brasil e de Portugal, tendo escolas como p.ex. o Estrelinha, mas na idade do seu filho teria que conseguir um acompanhante/acompanhamento que domine os dois idiomas e o auxilie na escola.
      Um abraço e boa sorte,
      Sandra

  47. Marcos Basques Says:

    Olá Sandra

    Tenho uma proposta de emprego na Alemanha, o diretor desta empresa quer me contratar como um funcionário permanente, ele disse que posso tirar o Visto para trabalho facilmente aqui no Brasil essa empresa está espalhada pela Europa e tem muito nome.

    Segue o conteúdo de proposta.
    .
    What i can propose is that we make you a permanet german contract so you can ask with this a visa to germany and then you can work in all europe.

    Because Germany is the fastest one.

    In one month you have the visa

    A atividade que realizo chama-se CLass A modeller ICEM Surf, uso restrito em montadoras no setor de criação (design) do produto (carro).
    Pois eu não possuo o superior completo… Na Europa está havendo uma falta de mão-de-obra.
    Possuo mais de 14 anos de experiência entre esses anos fui a trabalho para os EUA na FORD.
    Tenho o nível técnico SENAI, pois a faculdade não dá base para esse estilo de trabalho.
    Quais são as minhas chances?
    Grato

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcos,
      A Alemanha prevê vistos para áreas onde a mão-de-obra é escassa. De posse do contrato e dos seus documentos, terá que avaliar suas chances perante o consulado alemão mais próximo. Eu avalio as chances como boas, desde que o salário seja no nível do Blue Card.
      Um abraço e tudo de bom,
      Sandra

  48. Marcos Basques Says:

    Obrigado pela atenção, sim o salário ultrapassa o pedido solicitado do governo alemão.

  49. Marcos Basques Says:

    Sandra

    O impostos sobre o salário ele diminui quando se tem um filho?

    Obrigado

  50. Alyson Says:

    Olá Sandra!
    Eu estou acabando o curso tecnico em eletrônica e tenho curso tecnico em T.I. , meu nivel em alemão é intermediario e pretendo aperfeiçoa-lo ainda mais, assim tenho como conseguir um visto para procurar trabalho na alemanha com nivel tecnico e alemão avançado.

    Abraços Alyson!

  51. Ricardo Teles Says:

    Olá Sandra,
    Sou cidadão espanhol e quero trabalhar na alemanha na área de limpeza e restaurantes.Como cidadão da UE sou obrigado a falar o alemão?Ou só é exigido para trabalhos na área de medicina,arquitetura,Engenharia,…..?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ricardo,
      Toda pessoa que quer morar e trabalhar na Alemanha deveria aprender alemão. Do contrário, como seria possível a comunicação no trabalho e no dia-a-dia?
      Um abraço,
      Sandra

  52. Ricardo Teles Says:

    Oi Sandra,

    Me falaram que quem é membro da UE mesmo que trabalhe nas áreas que não exigem qualificações terá agora que falar alemão nível B1.Vc está sabendo dessa nova lei?Claro que vou estudar o alemão ,mas sei que o inglês tmb pode ser falado lá mesmo que em poucos lugares e no inglês eu posso ir me virando até aprender o alemão .Vc sabe dessa nova lei que está impedindo a liberação do cartão de identificação lá?

    • Sandra Santos Says:

      Não, não sei. Mas é praticamente impossível conseguir emprego sem falar ao menos um pouquinho de alemão, mesmo para trabalhos onde o idioma não é necessário.
      Um abraço,
      Sandra

  53. sheilinha77 Says:

    Ola Sandra,

    Eu sou casada com alemao,tenho 37 anos e estou vivendo aqui na alemanha,em Sankt Augustin,pertinho de Bonn,em Nordrhein-Westfalen.
    Eu estou procurando um emprego,mas,esta dificil,ja enviei currículos,mas,ate agora nada.
    Eu tenho o conhecimento basico de alemao A1. Ja tenho meu visto,ja posso trabalhar e tal.
    Sera que vc poderia me ajudar a encontrar um trabalho?
    Pois,sei que vc tem muitos conhecimentos,entao,tavez,possa me indicar alguma coisa.

    Abracos

    Sheyla

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sheilinha,
      Um bom lugar pra começar a procura é na internet e/ou Agentur für Arbeit. Observe as regras para montar seu CV e carta de apresentação.
      Estou escrevendo um livro em torno destes temas: Guia de Estudo e Trabalho n’Alemanha. Qdo estiver pronto, vou anunciar aqui.
      Um beijo,
      Sandra

  54. Mariano Says:

    Olá Sandra,

    Minha mãe é casada com um Alemão.
    Atualmente faço faculdade de contabilidade em uma univ federal e tenho o alemão A1. Após concluir a faculdade pretendo morar na Alemanha.
    A principio faria um curso de alemão lá e após isso tentaria ingressar no mercado de trabalho.
    Quais são as burocracias nessa situação?
    Minha graduação seria reconhecida?
    Como é o mercado de trabalho nessa área?

    Grato, desde já.

  55. deiaberri Says:

    Oi Sandra!!
    Primeiro quero te parabenizar pelo blog e pela dedicação!!! Vi que esta para anunciar seu livro sobre Guia de estudos e trabalhos, ficarei no aguardo.
    Gostaria de perguntar para uma pessoa com cidadania italiana, que esta indo para fazer mestrado com um alemão inicial mas com inglês fluente (morei 3 anos em UK), quais são as chances de conseguir emprego no país? (independente da área, pois li que muitos trabalham em cafés, cozinhas para se manter durante o mestrado). Te agradeço desde já. Muito obrigada pelas info do blog, ajudam muito.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Déia,
      Obrigada pelo carinho.
      As chances são boas, ainda mais se vc aprender um pouco de alemão e se estiver indo para uma cidade grande com turistas.
      Um beijo e bom mestrado!
      Sandra

  56. PH Says:

    Olá Sandra. Tenho cidadania alemã. Sou formado em engenharia mecânica e possuo MBA em busisnes. Tenho 15 anos de experiência na área industrial trabalhando em multinacionais. falo inglês fluente mas meu alemão é básico, por enquanto nível A1.
    Tenho muita vontade em residir por alguns anos na Alemanha. Quais são os benefícios sociais que teria direito como cidadão alemão? Na sua opinião quais são as minhas chances no mercado de trabalho? Além disso gostaria de saber se custo de vida na Alemanha é bem maior que o nosso.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Paulo,
      Suas chances seriam boas, mas um alemão fluente é imprescindível.
      O custo de vida aqui é mais baixo do que no Brasil, enquanto a qualidade de vida pode ser maior.
      Estou para lançar um e-book a respeito, a ser anunciado aqui no blog em breve.
      Um abraço e boa sorte,
      Sandra

  57. Elson Says:

    Ola Sandra!
    Sou de BH e Trabalho na área de TI, e tenho uma admiração pela Alemanha, as possibilidades de emprego nesta área ai são boas? Queria trocar algumas informações com você por e-mail !!

    Muito obrigado pela atenção Sandra!
    Grande Abraço.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Elson,
      A área de informática aqui na Alemanha está em alta, mas o primeiro passo seria aprender o alemão e se informar sobre as oportunidades por aqui. Estou escrevendo um pequeno Guia de Estudo e Trabalho aqui na Alemanha. Quando estiver pronto, vou anunciá-lo aqui no blog.
      Um abraço,
      Sandra

  58. kelly cristine Says:

    Ola boa tarde meu nome e Kelly brasileira casada com brasileiro ,minha mae e meus irmãos são residentes na Alemanha eu e meu esposo vivemos no brasil ,preciso saber se eu e meu esposo temos direito à visto para trabalhar na Alemanha

  59. Tiago Says:

    ola, sandra.
    Chamo-me tiago gonçalves, ja vivi na alemanha em werl e visse lá 5º ano de escolaridade. Ainda hoje sei falar o alemão, mas as escrita e a leitura não são lá muito boas.
    Ando á procura de emprego na area de técnico de Informática de nivel 4 com o 12º ano e dupla certificação.
    Neste momento está dificel para mim encontra um emprego na alemanha.
    Podias dar uma dica ou mesmo alguma informação para tentar arranjar emprego. Porque em portugal não está facil e tenho uma filha para criar, só solteiro e por ter uma filha as coisas aqui tornas dificel para mim.
    Muito Obrigado pela sua atenção e para quem vê este texto.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tiago,
      O primeiro passo será voltar a estudar o alemão. Estou escrevendo um pequeno Guia de Estudo e Trabalho aqui na Alemanha. Quando estiver pronto, vou anunciá-lo aqui no blog.
      Beijos,
      Sandra

  60. Mabel Says:

    Sandra, otimas informacoes!!! Meu marido e portugues e ja morou muitos anos na Alemanha, e designer-decorador, estou estudando o idioma. O que seria necessario para iniciar emprego em hotelaria ou restaurantes e ate faxinas?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mabel,
      O primeiro passo é aprender o idioma. Estou escrevendo um pequeno Guia de Estudo e Trabalho aqui na Alemanha. Quando estiver pronto, vou anunciá-lo aqui no blog.
      Beijos,
      Sandra

  61. cleo Says:

    ola tudo bem! sou brasileira e meu namorado inglês ele é militar está mudando para alemanha para trabalhar por 2 anos lá, alguém saberia me dizer se poderia casar com ele lá?

  62. Carolina Says:

    Olá Sandra, já comentei aqui outra vez e você sanou minha dúvida,mas me surgiu outra:
    Esse ano estou pretendendo tirar cidadania espanhola, visto que tenho descedência,com a cidadania espanhola seria possível viver e trabalhar na Alemanha sem necessidade de visto de trabalho?

  63. gennie Says:

    Ola mineirinha,gostaria de saber se voce conhece alguma familia brasileira que more na Alemanha e queria contratar uma baba .
    Obrigada 🙂

    • Sandra Santos Says:

      Não conheço, mas dentro em breve estarei lançando um Guia de Estudo e Trabalho n’Alemanha que talvez poderá ser do seu interesse. Vai ser anunciado aqui no blog.
      Um beijo,
      Sandra

  64. Natália Says:

    Oi Sandra, boa noite aí! Feliz 2015!
    Pretendo ir em setembro estudar alemão na Alemanha. Tenho dupla cidadania (portuguesa). Sou engenheira de alimentos, gostaria de saber como é o processo de conseguir trabalho no meu caso e se há demanda na minha área. Desde já agradeço a atenção e ajuda. Um beijo, Natália

    • Sandra Santos Says:

      Oi Natália,

      Toda a área de exatas está em alta na Alemanha. Sugiro a compra do meu livro, o Mineirinha n’Alemanha, e aproveito para informar que estou escrevendo dois livros no momento: “(Re)descubra quem é você” e “Guia de Trabalho e Estudo na Alemanha”. Quando estiverem prontos, serão anunciados no blog da Mineirinha.

      Obrigada pelo contato e beijos,

      Sandra

  65. guilherme mross Says:

    Boa noite Sandra, meu nome é Guilherme e tenho interesse de ir para a Europa estudar e trabalhar, detalhe importante é que eu tenho cidadania alemã e passaporte europeu. Estou procurando por uma faculdade no país e fiquei sabendo que as faculdades públicas cobram apenas taxas para cidadãos europeus. É possível entrar nessas faculdades? Com a cidadania fica mais fácil?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Guilherme,
      Sim, é possível. As universidades alemãs são de alto nível e praticamente de graça. Paga-se somente um valor ínfimo por semestre, se comparado ao nível de ensino. Caso necessite de ajuda na candidatura a uma vaga, ofereço meus serviços através do site http://www.connexconsulting.de.
      Um abraço,
      Sandra

  66. Pedro Henrique Rocha Says:

    Olá Sandra, primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua ajuda a todos !
    Então … comecei fazer o curso de alemão pq trabalhava como jovem aprendiz numa empresa alemã e tinha esperança de conseguir algo melhor nessa empresa… Atualmente concluí um curso técnico em eletroeletrônica, eu tinha parado de fazer o curso de alemão, mais ai eu pensei bem e vi que estava gostando de aprender sobre a cultura e o idioma alemão e resolvi retomar o curso, hj eu falo bem o idioma, coloquei uma meta na vida depois que conheci alguns alemães que me influenciaram rs! minha meta é morar na Alemanha daqui uns 2 anos ! mais antes queria passar um tempo estudando o idioma e fazendo alguma especialização ai na Alemanha ! Pra quem não tem uma condição financeira muito favorável como a minha, você acha que consigo? E qual a melhor maneira de eu ingressar nesse Sonho?

    Desde já Obrigado pela atenção !

  67. Eduardo Says:

    Boa noite Sandra!
    Pretendo me mudar para a Alemanha dentro de alguns anos, porém não tenho cidadania européia (mesmo sendo descendente de italiano). Gostaria de saber como funciona. Sou Gestor ambiental. Vc sabe me informar se a demanda para essa área é muito grande? Vi que para conseguir um Blue Card é necessário que eu tenha um contrato de no mínimo 44.800 euros anuais. Vc acha que consigo um contrato em alguma empresa alemã falando o idioma fluente?
    Um abraço e obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Eduardo,
      Com o idioma fluente sempre vale tentar, mas peço pra verificar na sua área o peso das leis ambientais locais, que deve ser alto aqui.
      Um abraço,
      Sandra

  68. Josie Romain (@josiexxx) Says:

    Olá Sandra, meu namorado mora na alemanha à cinco anos já, esse ano termino meu técnico de gastronomia e pretendo iniciar os estudos em alemão para o próximo ano conseguirmos algo lá pra mim, você acha que seria possível?

    Obrigada.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Josie,
      Vc pode, p.ex., tentar um Ausbildung na sua área, p.ex. num hotel ou restaurante que lide com o público internacional, pra contar ponto pra vc pelos idiomas.
      Beijos,
      Sandra

  69. Raquel Santos Says:

    ola sandra, meu nome e raquel e sou portuguesa.cheguei a alemanha c a mh filha de tres anos isis ha dois meses meu marido ja ca estava ha 1 ano pois foi transferido da fabrika onde trabalha de portugal para aki.vivo em gifhorn.quero mt arranjar trabalho mas infelizmente nao falo alemao..gostava de estudar mas a minha prioridade e ajudar nas despesas neste momento.estou a procura de algo em limpezas e ajudante de cozinha.pode ajudar me?sera k posso ter algumas ajudas do estado ate me fixar bem num emprego?obrigado

    • Sandra Santos Says:

      Oi Raquel,
      Mesmo querendo trabalhar, aconselho estudar primeiro pra poder se virar com a língua. A hora é agora! Há cursos onde pode levar sua filha junto (AWO), onde tomam conta dela enquanto vc aprende alemão (Kinderbetreuung).
      Indico tbém a leitura do meu livro!
      Beijos,
      Sandra

  70. Marcos Novas Says:

    ola! Me chamo Marcos, Sou Brasileiro com dupla nacionalide Portuguesa. Sou formado em tecnico de eletronica, Engenharia Mecanica e pos em Engenharia de segurança do trabalho. Tenho experiencia em uma multinacional Farmaceutica e em uma multinacional Americana e estou com Planos de mudar me para Alemanha, preferencialmente Munique. O único porém é que apesar do ótimo Inglês, estou aprendendo Alemão só agora, e no final do ano pretendo fazer um curso intensivo de Alemao em Munique,

    Nessas condicoes seria provavel e sabio eu largar um emprego bom aqui e arriscar uma oportunidade ai?Sem duvida seria um satisfacao profissional, porém nao tenho nocao da minha real empregabilidade. Tenho 38 anos e sei que nao posso adiar muito essa decisao devido a idade

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcos,
      O domínio da língua é primordial. Sua área está em alta, mas só saberá se tem chances reais se tentar. Pode avaliar a possibilidade de pedir uma licença (de um ano) do seu atual trabalho?
      Um abraço,
      Sandra

      • marcos Says:

        Obrigado pela resposta! Trabalhando na área privada fica difícil se conseguir esse tipo de licença de 1 ano… Me disseram que na Europa isso e aceitável. Mas no Brasil infelizmente não e!

        Vou manter meus planos de intensificar o alemão acho que é através do domínio da lingua que abrirei as portas para o que quero !

  71. Monica Says:

    Oi, eu queria saber, quanto é necessário para abrir um pequeno negócio em Brelim (ex: food truck) Meu marido tem cidadania Alemã, eu amo cozinhar e queríamos muito tentar a vida em terras européias.

    Pensei realmente em vender minha casa para buscar este sonho, poderia me dar dicas (estamos planejando esta “virada” para daqui uns 4 anos mais ou menos.)

  72. Monica Says:

    (desculpe o erro de digitação no post anterior)

    Oi, eu queria saber, quanto é necessário para abrir um pequeno negócio em Berlim (ex: food truck) Meu marido tem cidadania Alemã, eu amo cozinhar e queríamos muito tentar a vida em terras européias.

    Pensei realmente em vender minha casa para buscar este sonho, poderia me dar dicas (estamos planejando esta “virada” para daqui uns 4 anos mais ou menos.)

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mônica,
      Não há limite mínimo de investimento. Sugiro que faça um curso de Existenzgründung quando estiver aqui.
      Sugiro ainda a leitura do meu livro.
      Um abraço,
      Sandra

  73. Deise Says:

    oi Sandra, achei massa seu blog.
    Precisava saber se tendo um diploma de licenciatura europeu e um mestrado em andamento tambem europeu, sendo residente de um país europeu mas nao tendo cidadania ainda, posso requerer o blue card? quais os procedimentos? obg

  74. Heloyse Macedo Says:

    Olá Sandra, Parabéns pelo Blog e pela dedicação.
    Gostaria de saber, se você sabe se as empresas na Alemanha contratam brasileiros para trabalhar na área contábil.
    Um abraço e tudo de bom.
    Heloyse.

  75. Igor Divaldo Krupp Says:

    Oi, como vai? Andei lendo suas matérias e são de extrema relevância e grandes colocações feitas com total interesse de ajudar ao próximo! Parabéns!!!
    Gostaria de lhe perguntar: Minha mãe é alemã; eu não por fatos de ano em que nasci, para tanto tenho informações de que se eu levar minha mãe para morar na Alemanha eu poderia obter o visto também! Isto poderia ser viável?
    Obrigado pela atenção!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Igor,
      Obrigada pelo elogio.
      Nao saberia te dizer, mas sua mae pode olhar isso aqui na Alemanha, p.ex. no depto. de estrangeiros dentro da prefeitura da cidade onde ela nasceu.
      Desejo boa sorte!
      Um abraço,
      Sandra

  76. Orestes da Silva Carneiro Says:

    Ola pessoal, sonho em viver e estudar na alemanha, fazer minha licenciatura e mestrado lá, curso de mecânica. quém me dera.

  77. Luciano Says:

    Olá Sandra,
    Meu nome é Luciano, 38 anos, sou casado há 10 anos, tenho 2 filhos 1º 8 anos e o 2º 4anos, sou formado em técnico de segurança do trabalho, 3 anos também técnico de enfermagem, 15 anos técnico em imobilização ortopédica, 19 anos e técnico em polissonografia, 2 anos e agora estou partindo para a industria cursando torneiro mecânico. Como esta o campo de trabalho nas áreas de minha formação na Alemanha. Há possibilidade de residencia fixa com meu currículo?
    Desde já, obrigado pela atenção.
    Luciano

    • Sandra Santos Says:

      Oi Luciano,
      A área médica – enfermagem, cuidados com pessoas de idade e/ou com alguma dificuldade (p.ex. motriz), p.ex., está muito em alta. O primeiro passo é aprender o idioma.
      Um abraço,
      Sandra

  78. Aureo Kerbes Says:

    Prezada Sandra!
    Pretendo ir para a Flensbur/Alemanha por três meses. Vou com minha filha de 12 anos e minha esposa. Aqui no Brasil fui diretor de escola e minha esposa é professora, formada em Pedagogia. Quero aproveitar e estudar alemão nesses três meses, já entendo e falo o dialeto. Minha sogra pode me acolher, ela é brasileira, casada com um alemão há 12 anos. Pergunto: teria como estender meus estudos, fazendo uma segunda graduação na Alemanha? Nesses três meses, eu e minha esposa queríamos trabalhar em serviços simples, apenas para não sermos um peso para minha sogra. Isso é possível?
    Desde já, agradeço muito a sua ajuda.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Aureo,
      Minha sugestao é que verifique as possibilidades de estudo quando estiver aqui. Pelo que eu saiba nao é possível conseguir visto de trabalho junto com o visto para aprender o idioma.
      Desejo boa viagem e boa estadia!
      Um abraco,
      Sandra

  79. Euler de Paula Says:

    Olá Sandra, boa noite.
    Sou formado em direito, com fluencia em alemão e ingles, e descendencia portuguesa. Gostaria de morar na Alemanha para praticar meu alemão, usufluir do clima cultural e erudito dai, e prosseguir meus estudos a nivel de mestrado e doutorado. Na sua opnião quais são as possibilidades?

  80. Juliana Says:

    Olá Sandra, tudo bem?
    Muito legal o seu blog!

    Sandra, você saberia me dizer como funciona para quem já tem cidadania alemã?
    Porque aqui todo mundo diz: “é só chegar e vc é cidadão!”, mas tenho minhas dúvidas.
    Por favor, poderia me responder por e-mail? julianabrauns@gmail.com

    Obrigada!

  81. Diego Says:

    Olá Sandra tudo bem? Gostaria de saber para conseguir o visto a trabalho na Alemanha. Possuo curso técnico em manutenção de aeronaves, técnico em soldagem. Quais são os requisitos intercambio é melhor? Não possuo nenhum conhecido neste país.

  82. Maicon Guedes Says:

    Sandra boa noite estou morando na Alemanha a mais de um mês minha esposa tem cidadania italiana e trabalhamos numa sorveteria aqui em tuttlingen, o dono paga para nos seguro social só que a sorveteria fecha no inverno gostaria de saber se podemos ficar aqui sem problemas e se eu conseguiria trabalho pois meu passaporte e brasileiro e não foi carimbado na entrada do pais então minha duvida e se teria a possibilidade pois já trabalho e pago seguro social do pais

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maicon,
      Se vc trabalha de contrato assinado e o seu patrão lhe entrega um contra-cheque por mês, vc está assegurado e pode fazer uso de diversos seguros, dependendo de pré-requisitos definidos, quando se fizer necessário.
      Um abraço,
      Sandra

  83. George Losekann Says:

    Boa tarde Sandra, sou brasileiro (gaúcho), tenho um tempo como turista na Áustria, mas tem uma churrascaria em Munique que interessou-se no meu trabalho (sou churrasqueiro formado). Eu preciso voltar para o Brasil para tramitar o visto de trabalho lá ou existe alguma organização na Alemanha que tramite todo desde aqui (pergunto porque aqui na Áustria tem)

  84. simone Says:

    oi sandra, coloquei no google onde trabalhar na alemanha, estou com a intensao de ir para Braunschweig, tenho parente la,e nascionalidade espanhola, onde vc acredita qu consigo emprego sem curso?

  85. Guinther Muller Says:

    Olá, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa, e aproveito para informar que sou Advogado no Brasil, possuo cidadania Suíça, e trabalho com “homologação de sentença estrangeira” (divórcio, diplomas, etc) de origem Européia para validação no Brasil, e coloco-me à disposição para atender aqueles que necessitem de um braço amigo aqui no Brasil. E aproveito para deixar minha pergunta, Sandra, você saberia me informar se existe algum meio de divulgação, aí na Alemanha, de preferência gratuito, onde eu possa publicar meus serviços prestados aqui no Brasil?

  86. Rafael Says:

    Olá Sandra, sou formado em Gestão de Recursos Humanos e estou cursando Ciências Contábeis. Como é o mercado de trabalho para essas duas especialidades?
    Minha esposa é controladora de tráfego aéreo, como o mercado para controle de voos é visto na Alemanha?
    Abraços,
    Grato
    RAFAEL

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rafael,
      Em geral nossa área exige muito bom conhecimento do idioma e de leis trabalhistas alemãs.
      Não saberia te dar detalhes da área de tráfego aéreo. O primeiro passo seria ver se o curso é reconhecido aqui.
      Um abraço,
      Sandra

  87. Thais Says:

    Boa Tarde Sandra, me chamo Thais e tenho umas dúvidas, será que você pode me ajudar!! Minha mãe mora na Alemanha ela é casada, fui morar na Alemanha com meus 13 anos, estudei e terminei o meu Abschuluss, ai voltei para o Brasil com meus 19 anos me formei agora em Administração de Empresas e agora quero voltar mora na Alemanha já que toda minha família reside lá. Como eu fiquei mas de 6 meses no Brasil perde automaticamente meu visto de moradia na Alemanha, quero fazer Ausbildung agora mas não sei se consigo o visto. Será que vou ter difícil porque já morei lá. Ahhh e agora tenho 1 filho mesmo de 1 ano.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thais,
      Sugiro que vc vá ao consulado mais próximo da sua residência e tire essas dúvidas. Não saberia te informar ao certo que análise terá que ser feita para que possa conseguir novamente um visto de permanência.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  88. Na Says:

    Olá Sandra , bom dia !Sou casada com um filho de alemão vivemos no Brasil , ele é engenheiro formado aqui no Brasil eu estou no último ano de engenharia mecânica temos dois filhos de 3 e 7 anos , estamos nos mudando para Hamburgo os documentos de cidadania estão ok dele e das crianças e eu tenho o visto de permanências estamos precisando muito de uma consultora pois estou efetuando uma transferência para universidade lá . A intenção é transferir nossa vida totalmente para Alemanha , nossos bens estão à venda aqui no Brasil . Eu possuo alemão nível intermediário. Gostaria de entrar em contato com você e saber como contrato os seus serviços . Aguardo . Abraços !

  89. Aldo Leal Marmelo Says:

    Ola sou formado em construção civil, e faço todo os tipos de trabalhos, da fundação ao acabamento, como é o mercado de trabalho ai.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Aldo,
      O trabalho é regulamentado e conta com profissionais qualificados. Há com certeza trabalho estrangeiro, mas não é uma área em alta para a busca de emprego aqui.
      Um abraço,
      Sandra

  90. Anderson Says:

    Olá Mineirinha sou casado tenho um filho de 6 anos estou querendo morar na Alemanha é fácil arrumar um trabalho não conheço ninguém na Alemanha quero apenas da uma boa qualidade de vida para meu filho. Espero tua resposta👍

  91. Amanda Nobi Says:

    Hallo Sandra! Wie geht´s ?
    Meu nome é Amanda, tenho 33 anos e formada em Enfermagem (Nível Superior, 2 pós-graduações, experiência de 2 anos e meio em Programa Saúde da Família). Tenho uma grande amiga que é cidadã Alemã, vive em Ludwigshafen, cidade irmã de Manheim.
    Ela me convidou para morar com ela e fazer o curso de Alemão. Andei pesquisando várias coisas, sei da necessidade de profissionais nessa área da Saúde. Você poderia me dizer se adquirindo o nível B2 (que é o exigido na minha área), mesmo sem cidadania Européia, eu consigo emprego?
    Qual visto conseguiria nessa situação?
    Tenho o básico da língua alemã, e fluência em inglês.
    Estou louca pra ler seus livros!!! quando o segundo será lançado?
    Nossa… seu blog é um bálsamo para nós que estamos procurando informações. Você é incrível. Obrigada por essa maravilhosa iniciativa.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Amanda,
      Obrigada pelo elogio! Recebendo e dando, dando e recebendo… 🙂
      Estou nos finalmentes do (Re)descobrindo Quem é Você, espero poder lançar os outros livros em seguida. A fase de correção, a final, é a mais puxada.
      Eu enviei um e-mail pra vc, ok?
      Até logo e beijos,
      Sandra

  92. Amanda Nobi Says:

    Mais algumas dúvidas…
    Estou noiva, me caso em Junho de 2016 no Brasil.
    Meu futuro esposo teria direito de ir morar na Alemanha?
    Ele tem uma loja de Informática aqui em BH, curso técnico de Processamento de dados (sabemos da necessidade do aprendizado da língua para conseguir emprego). Mas a dúvida maior é: eu trabalhando legalmente na Alemanha, posso “levá-lo” para o país?
    Desde já agradeço imensamente sua atenção.
    Att,
    Amanda

  93. Beatriz Says:

    Boa tarde,
    Sandra !!!
    Primeiramente, parabéns por teu blog e principalmente por tua generosidade em compartilhar tantas informaçoes!!! Sou brasileira, solteira, enfermeira, 40 anos, sem conhecer ninguém na Alemanha.
    Fiquei bastante interessada com a possibilidade das profissões em demanda, atualmente estou cursando especialização em gerontologia, alemão (básico) e inglês(intermediário). Gostaria de tentar através da mesma o visto de 06 meses, visto que não tenho cidadania europeia, irei com um pouco de conhecimento e muita coragem e força de vontade. Eu gostaria de perguntar-lhe se poderia direcionar melhor para concorrer a uma vaga? Como poderia saber mais a respeito do mercado de trabalho para o enfermeiro, na Alemanha (atualmente). Acredito ser uma grande mudança, porém estou em busca de qualidade de vida, segurança, educação. Bom, agradeço desde já!!!
    Um abraço imenso!!!
    Atenciosamente.
    Beatriz

    • Sandra Santos Says:

      Oi Beatriz,
      Obrigada pelo elogio. Ganhei muito do universo e só estou dando de volta.
      Sua área está em alta aqui! Estou preparando um pequeno Guia a respeito de trabalhar e estudar na Alemanha, e nele há informações de uma enfermeira. Quando o livro for lançado, aviso aqui no blog.
      Um beijo,
      Sandra

  94. Reneé Campos Says:

    Sandra Parabéns pelo Blog, Sou formada em Ciências Sociais (Licenciatura) no Brasil, mas nunca exerci, tenho parentes na Alemanha, se eu conseguir emprego lá em qualquer área, é possivel conseguir o visto pra trabalho? e levar minha família junto.
    Agradeço muito.

  95. Rodrigo Sampaio Says:

    Olá pessoal, sou da área do comércio exterior, faloo inglês e,espanhol fluente, sei que existe bastante mercado em import & export na Alemanha pois são os maiores importadores e exportadores do mundo. Tenho interesse em morar ai, atuar na área, pretendo começar estudar alemão e buscar oportunidades neste setor, alguém tem dicas? Obrigado

  96. Igor Krupp Says:

    Oi gostaria de saber pois sou formado em gastronomia com pós graduação na FR e tenho todos os documentos para registro de dupla cidadania na Alemanha até minha prima já obteve os documentos. A minha pergunta é pelas informações que recebi de retorno do consulado é de que meu ano de nascimento é de 73 ai não me enquadro nos pré-requisitos, mas eu tendo emprego na Alemanha eu estando lá consigo me regulamentar e levar a família?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Igor,
      Vc pode pedir, com base na sua formação, o visto blue card e vir pra cá para tentar arrumar um emprego. Com um emprego em mãos, pode sim trazer sua familia pra viver com vc. Leia mais sobre o mercado de trabalho alemão aqui: http://www.make-it-in-germany.pt/
      Se tiver interesse em montar seu CV e carta de apresentação nos moldes alemães, ou mesmo se interessar em uma consultoria na busca de emprego na Alemanha, indico meus serviços de consultoria: http://www.connexconsulting.de.
      Um abraço,
      Sandra

  97. Fernando Luis Says:

    Olá Sandra, sou Brasileiro, tenho cidadania Italiana e gostaria de saber se existe a possibilidade de conseguir trabalho em alguma região de Alemanha. Não tenho curso superior, e minha intenção seria de trabalhar na construção civil ou em fabricação de moveis.
    Tenho conhecimento em marcenaria, carpintaria.
    Caso as opções acima sejam de difícil contratação, gostaria de saber quais as atividades que mais existem vagas. Aproveito para parabenizar pela sua dedicação voluntaria na troca de informações.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Fernando,
      Obrigada pelo elogio.
      Tendo passaporte italiano tem liberdade de se movimentar dentro da área Schengen. Dê uma olhada aqui e se informe mais sobre o mercado de trabalho e as áreas mais em alta no momento: http://www.make-it-in-germany.pt/
      Falando de modo geral, tudo ligado à construção civil está em alta, pois com juros baixos muitas pessoas estão investindo em imóveis. Mas é importante salientar que na Alemanha há cursos profissionalizantes para toda e qualquer profissão, portanto o mercado de trabalho é muito especializado.
      Um abraço,
      Sandra

  98. Samuel Strauch Says:

    Olá Sandra,
    Gostaria de saber quais são as possibilidades de conseguir visto de emprego na Alemanha.
    Tenho nível superior, cidadania portuguesa e atualmente dou aula de jiu jitsu aqui no Brasil.
    Você sabe me informar se a cidadania portuguesa poderia ser um facilitador para conseguir emprego em alguma academia?
    Agradeço a gentileza.
    Abraço.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Samuel,
      Como cidadão português vc tem a liberdade de trabalhar e morar em todos os países da comunidade de Schengen, inclusive a Alemanha. Não vai precisar de visto.
      Um abraço,
      Sandra

  99. Martha Says:

    Olá Sandra, como vai?
    Tenho interesse em ir à Alemanha, li seus posts e comentários e também li sobre seu serviço de consultoria.
    Você pode entrar em contato comigo, por favor?

  100. Mauricio E Says:

    Olá Sandra, primeiramente queria dizer Parabéns pelo blog, sinceramente estou muito admirado! Então, sou Mauricio tenho 23 anos, moro no estado de SP, em 2013 e em 2014 trabalhei com Alemães nos estádios da copa do Brasil (técnico em redes, infra estrutura, fibra óptica), com isso peguei amizade de mais com eles, uma cultura fora de série ! Entre eles tem uma brasileira casada com Alemão, mora lá e tudo mais… Eu tendo contato com eles perguntei se teria trabalho pra mim lá, me disse que trabalho lá é o que mais tem, e disse que me ajudaria (falou que é meu amigo e disse que amigos servem para ajudar um ao outro) ganhou meu respeito ainda mais ! conversei com a Brasileira e ela me disse para conseguir um visto (contrato de trabalho) que disse não ser tão dificil, ela me ajudaria no aprendizado da lingua, cultura e tudo mais, tenho ensino medio completo e pretendo tambem estudar lá, mas penso primeiro em trabalhar, aprende a lingua e logo estudar… o que vc acha que preciso, dicas, quantidade de dinheiro comprar, desde já agradeço !!!! e Parabéns novamente!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maurício,
      Eu sugiro que peça o envio de um contrato de trabalho para poder apresentá-lo no consulado alemão e receber orientações quanto à obtenção do visto. No mais, pretendo lançar este ano um Guia de Estudo e Trabalho na Alemanha, que será anunciado aqui no blog.
      Um abraço,
      Sandra

  101. Maiara Grillo Says:

    Olá Sandra,Moro no Brasil e tenho uma parte da família q mora na Alemanha, Gostaria de saber como faz pra conseguir um emprego ai. Meu marido tem muita experiência como analista financeiro e concluindo a segunda formação em engenharia mecânica.

  102. Marilene Vieira Says:

    Oi, Sandra
    Por favor preciso de uma informação, vim para londres visitar minha mãe que é casada com inglês, meu visto é de turista, válido por 6meses, tenho uma prima na Alemanha posso visitar com meu visto da Inglaterra, eu e meu filho de 10 anos, obrigada pela ajuda, abraço.

  103. Felipe Says:

    Olá Sandra, boa dia.

    Há poucas semanas entrei em contato contigo pelo blog, para saber sobre a obtenção de Blue Card por alguém com pouca experiência e você me indicou sua consultoria. Gostaria de receber mais informações quanto ao processo, custos e possibilidades quanto a isso.

    Você pode por favor me passar um e-mail de contato para continuarmos a conversa?

    felipe@felipealbuquerque.com.br

    Obrigado,
    Felipe

  104. Diego Gonzalez Says:

    Acho muito legal essa sua iniciativa em ajudar e dar dicas difíceis de ser encontradas.
    Sendo assim, vai a minha: Sou espanhol e resido no Brasil com minha esposa (Brasileira).
    Ela foi chamada para um emprego na Alemanha, então decidimos ir.
    Por ela ser casada com um cidadão europeu, consegue tranquilamente trabalhar e receber no país ou seria melhor tirar um visto de trabalho?
    Agradeço.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Diego,
      Acho que ela precisa de visto, pelo menos até regulamentar a situação aqui como sua esposa. Confira com o consulado alemão.
      Um abraço e boa sorte,
      Sandra

  105. eambrosio@live.com Says:

    Olá Sandra, boa tarde

    Acabei de me graduar em Eng. Mecanica pela UFMG e vou me aplicar pro visto de procura de emprego na Alemanha pois minha namorada é alemã.

    Tenho que fazer a equivalência do meu curso na Anabin porém todo lugar eu vi que é necessário o diploma e minha universidade pede pelo menos um ano pra entregar o diploma.
    Posso realizar esses procedimentos somente com a declaração de conclusão de curso?

    Desde ja agradeço

    Obrigado 🙂

  106. Edna Ebling Mattos Says:

    Olá Sandra, tenho 61 anos e muita disposição. Gostaria de morar uns tempos (um ano) na Alemanha em casa de família onde eu possa fazer tarefas domésticas como cozinhar, arrumar, estar com crianças ,.. e principalmente estudar a língua alemã. Existe este tipo de “au Pair Moma”? Obrigada pela gentileza do seu blog.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Edna,
      Não saberia te informar se há uma agência para isso, mas se encontrar uma família que queira assumir a responsabilidade sobre vc, enquanto vc vive na família e cuida dos filhos, esta seria uma opção dentro das leis.
      Um abraço,
      Sandra

  107. Guilherme Ganascim Says:

    Bom dia Sandra, tudo bem?

    Estou planejando mudar para a Alemanha em 2016. Tenho um tio e tia (Ele é alemão, casada com a minha tia que é brasileira). Tenho curso superior e pós graduação, trabalho na area de TI. Minha é a seguinte:

    – Mudar para lá, morando na casa do tio e estudar alemão de 3 a 6 meses.
    – Procurar um emprego na minha area (Minha tia disse que estão precisando na minha area, e ela tem alguns conhecidos)

    Tenho alguns detalhes:
    – Eu tenho todos os documentos para tirar cidadania italiana

    Algumas perguntas:
    – Posso ficar alguns meses na casa do meu tio e ir estudando?
    – Quanto custa um curso de alemão de 6 meses (vai eu minha esposa)
    – Com a cidadania fica mais fácil mesmo?

    Agradeço desde já

    Obrigado

  108. ricardo Says:

    ola sandra tudo bem?estou querendo ir pra alemanha proxima temporada,tenho documentos,minha unica duvida e que tenho uma filha e não sei como funciona ai.sabe me dizer se as sorveterias aceitam funcionarios com crianças?obrigado

  109. dreeng Says:

    Oi,
    Estou querendo saber mais sobre seu trabalho de coaching.
    Meu email: dre_eng@yahoo.com.br
    André

  110. Weliton Zoia Says:

    Sandra bom dia. Conheci seu site aqui agora e é muito bom, parabéns. Então, meu caso é o seguinte, acabei de chegar na Alemanha com um primo, nós temos a cidadania Italiana. Quais são os primeiros que passos que preciso dar aqui para começar a trabalhar? Obs: já aluguei um apartamento e tenho noção de alemão. Qualquer orientação sua será muito últil pra mim e meu primo. um abraço e Deus abençoe.

  111. Ana Says:

    Olá Sandra, meu noivo é brasileiro mora na Alemanha (proximo a FFM) e agora em dezembro nos casaremos e eu irei também. Aqui no Brasil tenho o A2.2.
    Tenho duvida a respeito de trabalho e diploma:
    Sou esteticista (senac – técnico) e naturóloga (anhembi morumbi – graduação), a naturologia seria o heilprektiker daí, um ausbildung.
    Você sabe me dizer se consigo trabalhar aí com a estética? Caso eu não consiga validar o diploma seria ilegal eu trabalhar em uma clínica ou spa sem ele reconhecido? Ou sabe como faço para reconhecer?

    Eu sei que para validar o Heilpraktiker preciso fazer provas na central de saúde daí e ainda não tenho alemão suficiente para isso.

    Parabens pelo blog, to adorando!!!!

    Ana

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana,
      Acredito que o trabalho como esteticista possa ser iniciado, pois creio que a profissão não seja regulamentada. Quando estiver buscando emprego, terá a certeza quando se candidatar. Sugiro que sempre ofereça para mostrar sua qualificação na prática, além dos certificados traduzidos e do seu CV em alemão. Quanto ao Heilpraktiker, vc terá que fazer o curso e as provas para exercer a profissão, o que é uma exigência da Central de Saúde (Gesundheitsamt).
      Um abraço e tudo de bom,
      Sandra

  112. Mariana Campos Says:

    Bom dia Sandra,

    Eu sou brasileira, consegui um estagio em uma empresa alemã, permanência para 1 ano, para janeiro de 2016.
    Gostaria de saber se meu noivo, poderia conseguir o visto caso fossemos casados aqui no Brasil, desse modo ele poderia me acompanhar? e ficar 1 ano também?

  113. maicon medeiros semler Says:

    ola, sou brasileiro mas tenho sobrenome alemao, gostaria de saber se tem como eu me mudar com minha familia para alemanha e como posso fazer isso

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maicon,
      Os primeiros passos seriam reconhecer sua nacionalidade alemã, aprender o idioma e se informar sobre o país e sua cultura. Caso queira adquirir meu livro, fico à sua disposição.
      Um abraço,
      Sandra

  114. Celina Fernandes Says:

    Olá Sandra, meu filho mora na Alemanha em Dresden. Ele terminou agora o mestrado na área de Relações Internacionais na Universidade TU, ele tem uma filha com uma Alemã, portanto não tem problema com visto, mesmo terminando a universidade. Agora está a procura de emprego na sua área, precisamente em Berlin, onde mora os sogros. Ele já está aí a 4 anos, fala fluentemente o alemão,inglês,espanhol e logico o portugues, mas tá difícil de conseguir um emprego,pois ele nunca trabalhou efetivamente,somente estágio e ainda feito no Brasil em uma fundação Alemã,na qual ele tinha bolsa de estudos. Você teria alguma diga a dar, uma vez que você já está aí a muitos anos e trabalhando? Acompanhe seu blog desde a primeira vez que ele foi para intercâmbio(2009) Parabéns ele é muito eficiente.
    Obrigado
    Celina

  115. celina Says:

    Bom dia. Eu gostaria de saber, se você tem alguma dica para dar sobre emprego: Meu filho mora em Dresden e terminou recentemente mestrado em relações internacionais na TU, ele vive com uma alemã e tem um filho,portanto não tem problema com visto, fala diversos idiomas, inclusive fluência no alemão com proficiência, ele gostaria de trabalhar em Berlin onde mora os sogros, mas ta difícil,você poderia dar uma luz,já enviou muitos curriculuns, mas nada, já está começando a ficar nervoso, pensando até em voltar ao Brasil, que também tá dificil, o que acha, obrigado
    Celina

  116. Tayrine Groß Says:

    Olá,
    Eu gostaria muito de fazer uma Ausbildung na Alemanha mas infelizmente não terminei o ensino médio no Brasil
    É possível fazer uma Ausbildung tendo apenas o ensino fundamental?
    Como faço? Quais documentos preciso?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tayrine,
      Sugiro que procure o consulado para colocar essa pergunta e reconhecer seus diplomas até agora, caso o que deseja seja possível.
      Um abraço e boa sorte!
      Sandra

  117. Peter Schulz Says:

    Olá Sandra, sou engenheiro e gostaria de encontrar um emprego na Alemanha. Tenho nível B1 e já visitei várias cidades alemãs. Gostaria da sua ajuda.
    Parabéns pelo blog!
    Peter

  118. Alyson Says:

    Como vai, Sandra gostaria de saber como vai o mercado de siderurgia na Alemanha pois sou soldador com diplomação em soldagem MIG-MAG e TIG e curso de qualificação de interpretação de desenho tenho graduação em curso em Engenharia Metalrgica´abraços Alyson!

  119. Monica cesquini Says:

    Ola,meu marido tem passaporte europeu, eu posso morar com ele na Alemanha sem precisar de visto?

  120. Lívia Says:

    Boa tarde, Sandra. Meu blog é sensacional! Já li muito, mas sei que ainda tenho muito o que ler e gostaria de já agradecer por todas as informações que você compartilha conosco!
    Minhas dúvidas: Sou brasileira, 29 anos, psicóloga. Tenho especialização em psicoterapia psicanalítica, além de outros cursos sempre nessa área. Minha namorada será transferida para Hamburgo em julho ou agosto de 2016 e eu vou junto. Tenho cidadania Italiana. faço aula alemão há pouco tempo, mas em 2016 irei me debruçar muito mais nesse aprendizado. Gostaria de saber :
    -se é possível encontrar emprego ou então abrir um consultório de psicologia por aí, como é visto, as pessoas fazem bastante terapia como fazem por aqui?
    -enquanto cidadã italiana eu posso morar, estudar e trabalhar aí sem nenhum problema, certo?
    -penso em ficar um tempo apenas estudando alemão para depois tentar trabalhar, mesmo que seja fora da área, mas é claro que é muito mais interessante trabalhar no que estudamos e amamos, né!
    se tiver qualquer outra dica ou sugestão, serão muito bem vindas.
    Agradeço muito!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Lívia,
      O idioma e a qualificação são as chaves para poder exercer essa profissão aqui, além do visto de trabalho. Há dois caminhos: o universitário e o Heilpraktiker em Psicoterapia.
      Terapia aqui é muito comum sim.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  121. cleonice Says:

    Bom dia. Sandra, meu marido é descendente de Alemão, ele esta tentando a cidadania, seu avô (falecido) era Alemão, meu marido esta terminando um curso técnico de SEGURANÇA DO TRABALHO e eu estou começando o mesmo curso, aqui no Brasil a área parece ser bem boa , vc sabe me dizer como é a área de trabalho nesse ramo ai, e como faço para saber se esse curso é valido a Alemanha?
    Abraços

  122. cleonice Says:

    Bom tarde Sandra, meu marido é descendente de Alemão, ele esta tentando a cidadania, seu avô (falecido) era Alemão, meu marido esta terminando um curso técnico de SEGURANÇA DO TRABALHO e eu estou começando o mesmo curso, aqui no Brasil a área parece ser bem boa , vc sabe me dizer como é a área de trabalho nesse ramo ai, e como faço para saber se esse curso é valido a Alemanha?
    Abraços

  123. Jader Bautz Says:

    Boa tarde Sandra!

    Tenho pensado em me mudar para a Alemanha com minha esposa e 1 filha. Se puder me dar alguma orientação serei grato.
    Se for possível conversarmos melhor por e-mail lhe agradeço.

  124. Vanessa Kieling Lebens Says:

    Boa tarde! Sou pedagoga, sou funcionária do estado de SC, e gostaria de saber se consigo trabalhar na Alemanha? Tenho descêndencia alemã, sou casada, tenho filhos mas a princípio iria só. Quais são os passos? Obrigado Vanessa

    • Sandra Santos Says:

      Oi Vanessa,
      O primeiro passo seria aprender o idioma. Teria que começar do zero mesmo, pois mesmo se reconhecesse seu diploma iria provavelmente precisar de um diploma alemão para poder trabalhar aqui.
      Um beijo,
      Sandra

  125. Awad J. Graca Says:

    oi Sandra, bom dia !, gostaria de viver na Alemanha , sou cidadao europeu falo Ingles/Espanhol (42 anos de idade), estou indo a Londres tentar , mas gostaria de ter plano B , sou Carpinteiro;musico e nao me importo com sub-emprego ,voce acha que consigo oportunidades na Alemanha?,

    • Sandra Santos Says:

      Oi Awad,
      A questão aqui na Alemanha é que a sua profissão é regulamentada e é praticamente impossível conseguir um emprego aqui sem o domínio do idioma.
      Um abraço,
      Sandra

  126. Cleide Says:

    Olá Sandra,

    Tudo bem? Estou em uma fase complicada da minha carreira profissional. Sou jornalista, especialista em jornalismo científico e tenho bastante experiência em assessoria de imprensa e comunicação interna. Com o mercado difícil, estou pensando em mudar de área. Estava querendo mudar pra área de RH. Pensei em aprimorar meu inglês e tentar uma pós graduação na Alemanha (na área de RH, claro). Você acredita que eu conseguiria estudar e trabalhar aí quando estiver matriculada no curso. Outra opção seria ir direto pra Alemanha estudar a língua (tenho familiar que vive aí). Você poderia me dizer se algum desses caminhos valem a pena?

  127. Ana Paula Says:

    Boa noite meu nome é Ana, sou estudante de fisioterapia, e pretendo fazer meu mestrado ai. Mas também gostaria de trabalhar enquanto termino os estudos. Teria como? sou brasileira, mas estou estudando alemão aqui, o que você acha?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Paula,
      Todo estudante pode trabalhar, só não sei te dizer exatamente por quantos meses por ano. Que tal tirar sua dúvida no consulado?
      Um beijo,
      Sandra

  128. Jaqueline lehmann Says:

    Sou manicure depiladora cabelireira , gostaria de saber se é possivel ter visto na alemanha p trabalhar nesta area? Ir legalmente. Obrigada Jaqueline s. Lehmann

    • Sandra Santos Says:

      Oi Jaqueline,
      Acho muito difícil, mas que tal entrar em contato com outras pessoas que trabalham na sua área aqui ou mesmo com o consulado pra tirar a dúvida? As pessoas da sua área que conheço trabalhando aqui conseguiram a licença por terem se casado com alemães.
      Um beijo,
      Sandra

  129. Eli Says:

    Oi so casada com um espanhol tenho o documento de comunitário da união européia posso trabalhar na alemão legalmente o não?

  130. Taís Seibt Rick Says:

    Olá Sandra!
    Tudo bem? Adorei seu blog!
    Eu e meu marido já estivemos 2 vezes na Alemanha, e temos o sonho de morar aí. Gostaria de saber primeiro, se existem bairros de brasileiros na Alemanha, como existem bairros de japoneses, por exemplo, em São Paulo.
    Meu marido e minha filha possuem cidadania alemã. Falamos um pouco de inglês e quase nada de alemão. Eu tenho Mestrado em Direito Internacional. Gostaria de saber como podemos fazer um mestrado ou doutorado em Direito na Alemanha. E também se é possível um de nós apenas estudar (fazer um Mestrado) e ganhar um dinheirinho com isso, e o outro ficar em casa cuidando da filha.
    Nossa filha tem 2 anos.
    Como são as oportunidades de trabalho para pessoas como nós?
    É possível abrir uma franquia brasileira na Alemanha? Quais são os procedimentos?

    Muito obrigada!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Taís,
      Pelo que eu saiba não há bairros de brasileiros na Alemanha.
      O primeiro passo é aprender e dominar o idioma. O Direito do Brasil e da Alemanha são diferentes, portanto sugiro que faça pesquisa em páginas de pessoas da área de vcs que vieram pra cá, pra entender a trajetória deles e avaliar as possibilidades.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  131. Stefany Nascimento Says:

    Eu estou na Alemanha há um ano como estudante da língua, tenho 20 anos e gostaria de prolongar meu visto. Acredito que eu ainda consigo prolongá-lo como estudante de alemao, mas eu gostaria mesmo de prolongá-lo de uma outra forma, de uma forma que eu pudesse trabalhar. Aliás, como estudante eu posso trabalhar? Algumas pessoas dizem que sim, mas que o salário deve ser abaixo de 400 euros e outras dizem que nao. Eu gostaria muito de fazer Abitur para poder efetuar na faculdade, existe a possibilidade de eu conseguir fazer em uma escola pública? Tenho uma amiga que veio da Rússia e ela está com o visto de Au-pair Mädchen e que planeja ano que vem trabalhar em uma firma, ela entregou um Bewerbung e conseguiu uma resposta positiva para o trabalho, que é como um estágio remunerado. Gostaria de saber se eu tbm tenho essa chance. Eu tenho família aqui e sou sempre muito pressionada em relacao ao visto. Nao gostaria de fazer um Ausbildung que eu nao quero só porque a Alemanha precisa de profissionais nessa área, como, por exemplo, enfermagem. Desculpa os erros de portugues (o teclado é da lingua alema). Aguardo sua resposta anciosamente.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Stefany,
      Sugiro que, ao prolongar seu visto de estudante, peça informações detalhadas sobre como e por quanto tempo por ano pode trabalhar aqui na Alemanha. Enquanto não sabe exatamente o que quer estudar, aprender e dominar o idioma é sempre o primeiro e mais importante passo a ser vencido.
      Um beijo,
      Sandra

  132. Guilherme L. Braga Says:

    Oi Sandra, fui convidado por um conhecido a trabalhar com reparos especializados de veículos ( martelinho de ouro ), em Frankfurt/Alemanha, durante três meses.

    Porém, ele só me pediu a foto do meu RG e passaporte porque ele resolveria a documentação.

    Estou na dúvida.

    Sabe me dizer algo a respeito.

    Grato, Guilherme

    • Sandra Santos Says:

      Oi Guilherme,
      O empregador tem que dar entrada no pedido de visto de trabalho, absolutamente necessário para trabalhar aqui. Verifique com ele como está o processo.
      Um abraço,
      Sandra

  133. Anônimo Says:

    olà sandra,tenho uma sobrinha que morou aki na italia mas como era extracomunitaria nao deu certo o visto daqui,ela conhece alguna amigos italiano residente ai na alemanha proprietario de restaurante e quer dar trabalho a ela,ela nao conhece a lingua alema,mas no restaurante a maioria dos funcionarios sao italianos o que nao seria um problema,deram a ideia dela voltar ao brasil com esse contrato de trabalho,minha pergunta è:serà que ela consegue esse visto no brasil?na alemanha tem um advogado que cobrou 5 mil euros pra fazer,o che acho um absurdo,o que vc mim aconselha? .

    • Sandra Santos Says:

      Olá,
      Acho muito improvável conseguir um visto para trabalhar em um restaurante. De qualquer forma, quem decide isso são as autoridades. O mais barato seria pedir o visto no consulado no Brasil.
      Um abraço,
      Sandra

  134. Leila Says:

    Ola Sandra meu nome e Leila fui uma vez na Alemanha mas meu esposo já foi várias vezes pois sua mãe mora lá meu esposo está na Alemanha de novo e agora arrumou um trabalho só que a passagem dele e de um mês o que ele tem que fazer para ficar aí e levar sua familia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Leila,
      Se ele vai ficar, provavelmente vai perder essa passagem. Se tiver conseguido um emprego tendo visto de trabalho, pode pedir visto de acompanhante para vcs.
      Um beijo,
      Sandra

  135. Lennon Says:

    Olá Sandra, como é o mercado de trabalho para engenheiro eletricista e médicos na Alemanha? As condições de vida são boas ou passam um pouco de aperto? Eu e minha namorada estamos concluindo a faculdade e estamos nos programando para morar aí! Obrigado, beijos.

  136. Clara Says:

    Olá Sandra,
    eu estou pretendendo estudar Engenharia Química na Alemanha ( fazer Studienkolleg e depois uma Universität ). Eu gostaria de saber como é o mercado de trabalho para estrangeiros no país, se há muita discriminação e preterência. Meus pais estão preocupados com essa questão, já que conhecemos pessoas que foram a trabalho para a Europa e sofreram preconceitos no ambiente de trabalho. No entanto, no caso eles não estudaram lá, isso faz diferença? Ah, e outra, eu tenho cidadania portuguesa, isso ajuda?
    Grata,
    Clara

    • Sandra Santos Says:

      Oi Clara,
      A nacionalidade portuguesa te ajuda porque te dá direito a morar e trabalhar aqui. Um curso superior feito aqui, mesclado com estágios na área, é um ótimo começo.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  137. Luana Says:

    Olá Sandra
    Meu nome e Luana e o meu marido está dando entrada no processo de cidadania alemã. A descendência dele vem do bisavô, avô e pai.
    Como já somos casados há 3 anos, depois que ele tirar a cidadania eu poderei aplicar para uma permissão de residência ou visto de trabalho? Estava pesquisando e vi que o cônjuge não tem direito a cidadania e fiquei preocupada.
    Obrigada pela ajuda!

  138. Shirley Mello Says:

    Oi Sandra! Sou brasileira e moro na Alemanha ha 5 anos. Sou casada com um Espanhol Chileno e temos um filho de 16 anos nascido no Brasil mas comas 3 nacionalidades. Nao tenho nenhum curso superior, somente falo fluentemente 3 linguas )o alemao esta bastane dificil!). Eu posso trabalhar aqui na Alemanha? Obrigada, Shirley

  139. Steffani Says:

    Oi Sandra!
    Também sou mineirinha e estou na Nova Zelândia aprimorando o inglês. Meu namorado é alemão e gostaria que eu fosse para a Alemanha em maio/2016, assim que meu visto na Nova Zelândia encerrar.
    Decidi que vou, então comecei a buscar informações na internet e me deparei com seu blog.
    Eu gostaria de permanecer tempo superior aos 90 dias que o visto de turista permite inicialmente. Eu não sei falar alemão, então, se eu me matricular em uma escola para aprender a língua, também terei alguma permissão de trabalho? (porque aqui na Nova Zelândia é possível estudar inglês e ganhar permissão para trabalhar até 20 horas por semana)
    Não sei se essa informação pode ajudar, mas sou formada em administração de empresas no Brasil e tenho especialização e experiência na área de RH…
    Desde já parabenizo pelo blog e agradeço pelo retorno.
    Forte abraço!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Steffani,
      Como brasileira pode ficar aqui por 6 meses, como estudante pode conseguir um visto para um período mais longo.
      Um beijo,
      Sandra

      • Steffani Says:

        Desculpe-me, Sandra… Mas vc poderia me explicar melhor sobre esse período de 6 meses? Seria a partir de algum pedido de extensão do visto de turista? Procurei maiores informações na internet, mas não encontrei referências sobre permanência de até seis meses, somente por três meses (como turista) a cada seis meses.

  140. Anderson Silva Says:

    Olá Sandra, vivo em Portugal há 8 anos, terminei o B2 no Goethe Institut, já tenho a nacionalidade portuguesa, no final desse mês estou indo de vez morar em Freiburg, minha pergunta é: eu tenho a equivalência do ensino médio pelo Liceu Camões em Lisboa, pois terminei o ensino médio no Brasil, ele é válido na Alemanha ?
    Eu gostaria muito de fazer o curso de Fisioterapia, não sei se serei obrigado a frequentar o Studienkolleg ?
    Adorei o seu livro Sandra.

    Um grande abraço

  141. Sandra Santos Says:

    Oi Claudir,
    Se forem passaportes europeus, não haverá problema.
    Um abraço e boa sorte,
    Sandra

  142. Wilson Says:

    Oi Sandra
    Acabo de assinar um contrato de trabalho com uma empresa na Alemanha e também meu visto de trabalho foi concedido pelo governo Alemao. Devo iniciar o trabalho em agosto.
    Meu filho fará 18 anos em maio e minha filha 16 anos em junho de 2016.Pretendo levar minha esposa e meus 2 filhos comigo.
    Como faco para conseguir visto deles?
    Obrigado
    Wilson

    • Sandra Santos Says:

      Oi Wilson,
      Com o contrato de trabalho em mãos, sua família pode conseguir visto de acompanhante. Entre em contato com o consulado alemão mais próximo da sua casa.
      Um abraço,
      Sandra

  143. Marcelio dreissig Says:

    Oi,sou brasileiro de origem alemã ,falo alemão e quero muito trabalhar na Alemanha para estudar música, pode ser em qualquer área pois não tenho medo de trabalho. eletonicadreissig@hotmail

  144. Joyce schwarz Says:

    Oi sou descendente alemã queria muito o visto para alemanha será que eu consigo o visto quero ir trabalhar fora

  145. Rachel Walter Says:

    Oi Sandra, sou brasileira mas tenho passaporte italiano também. Estou indo pra Berlin no final do ano. Já estou estudando alemão, mas ainda tenho nível muito básico (A1). Sou formada em publicidade e propaganda mas nunca exerci minha profissão, pois no Brasil passei em um concurso público federal e trabalhei na área administrativa do órgão público por 3 anos. No começo pretendo trabalhar com qualquer coisa, e depois ir atrás de algo melhor. Você acha que uma Zeitarbeit pode ser uma boa opção no começo? essas agências costumam contratar pessoas para trabalhos mais braçais (housekepping, etc?). Agradeço desde já a sua ajuda.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcela,
      Zeitarbeit ou Leiharbeit pode ser uma opção sim no começo. Eles oferecem vagas tanto para serviços braçais quanto na área administrativa. O conhecimento do alemão será um dos pontos muito importantes pra conseguir algo legal.
      Um abraço e boa sorte,
      Sandra

  146. Celina Says:

    Oi Sandra, a um tempo atrás eu te mandei uma pergunta sobre emprego para meu filho. Graças a Deus, hoje volto aqui para lhe falar que ele está trabalhando em uma agência de emprego do governo alemão, fazendo além de projetos, recrutamento de pessoas de outros países para trabalhar na Alemanha .

  147. Joao Paulo Says:

    Boa Tarde

    Tenho amigos e estes possuem uma empresa de pequeno porte da área de construção civil caso arrume moradia fixa posso exercer um vinculo de trabalho nesta empresa por mais de 3 meses?

  148. Rosemeri Says:

    Olá Sandra,

    muito bom seu blog, obrigada por compartilhar essas informações.
    Meu marido está fazendo mestrado na Alemanha e estamos pensando em morar aí. Eu tenho cidadania italiana e trabalho no brasil como cabeleireira e manicure, você sabe me dizer se posso trabalhar normalmente aí na Alemanha ou eu precisaria fazer algum curso, tipo Ausbildung, para poder arrumar um trabalho?

    Obrigada!

    Mery

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rosemeri,
      Tendo passaporte italiano pode trabalhar aqui como cabelereira e manicure. Tem pessoas latinas (e brasileiras!) que adoram ter uma cabelereira brasileira por perto!
      Sucessso e um abraço,
      Sandra

  149. Jéssica Says:

    Ooi Sandra, meu namorado é descendente de italiano e estamos vendo os papéis para ele conseguir a dupla cidadania. Pretendemos casar esse ano e até 2018 arrumar um emprego na Alemanha para trabalhar em sorveteria por temporada. Porém até 2018 eu vou estar só um ano e meio casada com ele. Sabe me informar se mesmo não tendo três anos de casamento eu consigo visto para ir trabalhar nas temporadas de verão na Alemanha com ele?
    Desde já agradeço a atenção!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Jéssica,
      Sendo casada, pode sim conseguir o visto para trabalho. Verifique assim que chegar aqui para cuidar da papelada necessária, caso preciso.
      Um abraço,
      Sandra

  150. Maíra Says:

    Oi Sandra, Meu marido, minha filha e eu estamos indo morar na Alemanha, temos cidadanias – eles Alemão e eu portuguesa, temos um trabalho tipo estagio, com pouca remuneração, e vamos contar com auxilio agora no começo… No entanto eu não quero deixar minha filha (2anos) no jardim de infancia ainda, eu acho que ela não esta preparada para isso e temos uma amiga/vizinha que vem nos acompanhando desde que minha filha nasceu, é uma grande amiga da família… ela também é musicista toca violoncelo na orquestra sinfonica daqui da cidade, tem 50 anos, tambem leciona musica no SESI, enfim, tem diploma de Bacharelado, mas não fala ainda no nivel B1 de Alemão, eu queria leva-la para ficar conosco por pelo menos 7 meses ou 1 ano para que minha filha esteja pronta para o jardim e também colaborar com o crescimento dessa minha amiga aí na Alemanha e também porque os filhos dela moram na europa, um casou-se e vive na Alemanha e o outro vive na Irlanda como voluntario. Seria possível conseguir uma forma dela obter um visto e uma permanencia no país conosco?
    poderiamos falar sobre isso? Mesmo ela tendo um trabalho na area dela (musica) e em algum periodo poder ser a nossa baba? Nós poderiamos hospedar ela em casa conosco?

  151. Pedro Says:

    Oi Sandra,
    Sou brasileiro, casado com uma brasileira/espanhola. Ela possui passaporte espanhol e nosso casamento foi devidamente reconhecido pelo consulado
    Espanhol. Recebi uma proposta de trabalho para a Alemanha, ja possuo o contrato de trabalho e as autorizações pelo ministerio do trabalho alemao, porém o consulado nao me deixa aplicar para o blue card pois nao reconhece meu diploma de faculdade tecnologa. Vc tem alguma ideia do que eu poderia fazer?
    Abs,

    • Sandra Santos Says:

      Sinto, Pedro, mas as condições do Blue Card são impostas pelo governo alemão. Por outro lado, se vc tivesse passaporte espanhol, teria direito de trabalhar aqui.
      Um abraço,
      Sandra

  152. kpmj Says:

    boa tarde! Não tenho conhecimento na linguá alemã mais to juntando dinheiro pra me mudar pra Alemanha mais também irei fazer curso de alemão pra saber o básico, seria possível conseguir um visto de moradia e poder procurar trabalho? Os alemãs dão oportunidade pra quem não tem nenhuma experiencia? e quem tem só o ensino médio completo?

    • Sandra Santos Says:

      Olá,
      Sem alemão e cidadania européia (ou casamento com europeu) fica praticamente impossível conseguir visto para viver e trabalhar na Alemanha.
      Um abraço,
      Sandra

  153. Danielle S. R. Says:

    Olá Sandra,

    Sou graduada há pouco mais de um ano em engenharia de produção e tenho alguma experiência em indústria no geral e em Supply Chain Management, falo inglês fluente mas estudo alemão há pouquíssimo tempo e gostaria muito de trabalhar na Alemanha. Preferencialmente próximo a região de Stuttgart (até 3 hs de lá já está ótimo!). Pesquisando possibilidades, li sobre o visto de procura de emprego, mas considero também outras duas possibilidades: fazer mestrado na Alemanha, já que imagino que o reconhecimento pelo mercado de um curso daí seria diferente; e abrir um negócio na Alemanha. Na sua opinião qual seria a opção mais segura/provável de sucesso? Ou você consideraria ainda alguma outra possibilidade? No caso de optar por fazer um mestrado, como realmente funciona a possibilidade de trabalho durante o período de estudo? Encontrei informações divergentes nesse sentido! Peço desculpas se esses assuntos já foram abordados, sei que tem muito conteúdo no seu blog e ainda não li tudo, mas pretendo! Antecipo agradecimentos flor!

    Abs,
    Danielle

  154. silvana palha Says:

    olá Sandra, cheguei a tres semanas em Hamburg, estou fazenco um minijob em um hotel, mas gostaria de saber como faco pra trabalhar de manicure aqui.

  155. Felipe Lessa Says:

    oi Sandra,
    gostaria de saber como é a área ai na Alemanha para quem é formado em gastronomia como eu ?
    E estou providenciando minha cidadania italiana , após conseguir , consigo ir pra Alemanha para morar ?
    abraço e obrigado

    Att Felipe.

  156. Mari Batista Says:

    Oi Sandra,sou Mari,namoro um italiano que mora e trabalha na Alemanha há 42 anos.Agora ele quer que eu vá viver com ele ,será que tenho chances ,o que temos que fazer??

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mari,
      A decisão é naturalmente sua, mas ele deverá buscar informações na prefeitura onde mora sobre o que seria necessário para vc viver com ele definitivamente. Antes do definitivo, algumas tentativas são sempre válidas, para avaliar questões que por ventura sejam importantes pra vc.
      Que Deus lhe ilumine na sua decisão!
      Um abraço e tudo de bom,
      Sandra

      • Cida Klinkhammer Says:

        Ola querida me chamo Cida ja moro aqui 24 anos, o começo e muito difícil mas quem luta é quem sempre vence!! Mas tente vir com um visto de trabalho sem ter que depender totalmente de um homem. Existem muito casos e histórias boas e ruins. Mas tente a sua sorte. Que Deus te ilumine nas suas decisões.

        Von meinem iPhone gesendet

        >

  157. eduardohei Says:

    Olá Sandra. tudo bem? Atualmente tenho visto de estagio na França e consegui um emprego (como recém graduado) na Alemanha para inicio de janeiro em 2017. A empresa está providenciando meu contrato de trabalho, autorização na prefeitura e etc… Há alguma forma de eu solicitar meu visto alemão sem precisar voltar para o Brasil? Fazer todo o processo dentro da Europa? Muito obrigado!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Eduardo,
      Parabéns pelo emprego! Acho que isso vai depender do consulado alemão. Na teoria é possível, mas depende de decisão deles. Vc pode availiar se valea pena dar entrada paralelamente a um Blue Card, que te dá direito a um visto para a busca de trabalho.
      Boa sorte e tudo de bom, um abraço,
      Sandra

  158. daniela de jesus diogo Says:

    Olá sadra
    Me chamo Daniela , tenho uma amiga que mora na Alemanha ela tem um salão de beleza juntamente com cosmético, e vamos fazer sociedade mas preciso esta la na Alemanha visto que é salão brasileiro onde colocar mega etc… e vou fazer essa sociedade visto que trabalho como megarista aqui tbem .como faço para adquirir meu visto ,tanto eu como minha família ( Marido e filho).

  159. Gerson Klipel F Says:

    Ola sou metalurgico com experiência em varios tipos de solda, como é o mercado de trabalho para meu currículo?

  160. Mary Says:

    Oi Sandra me chamo Mary estou na Alemanha desde 13 de dezembro de 2016. Sou enfermeira. Mas estou com visto de turista. E agora? Estando na Alemanha como faço para não ficar ilegal.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mary,
      Durante 6 meses vc não está ilegal, pois tem visto de turista. Pode p.ex. se inscrever numa escola de idioma e pedir para alterar seu visto para o de estudante.
      Um abraço,
      Sandra

  161. Wsb Bsw Says:

    Olá Sandra,

    Queria saber como está o mercado para biólogo especializado em biologia molecular e genética aí na Alemanha. Tem muita oportunidade?

    Agradeço pela atenção.

    Um abraço.

  162. Brunna Says:

    Olá! Boa noite! Gostaria de saber como funciona a área de Educação fisica aí na Alemanha. Tenho diploma e experiencia. De ja agradeço!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Brunna,
      Teria dois lados: escola ou fitness/academias. A 1a. depende da formação de professor, todas as duas de um bom alemão. Há vários cursos de especialização tbém, o que poderia ajudar na colocação.
      Um beijo,
      Sandra

  163. Marcia Ehbrecht Says:

    Olá Sandra. Adorei seu blog. Estou querendo realizar um antigo sonho de morar e trabalhar na Alemanha. Tenho cidadania alemã. Mas tenho muitas dúvidas com relação a conseguir trabalhar lá. Tenho 60 anos e posso fazer vários trabalhos . Gostaria de trabalhar para empresas que fazem decoração de mesas para casamentos e demais festas . Minha pergunta é: tenho direito com minha cidadania de procurar o Arbeitsamt e solicitar um trabalho ? Tenho direito a ter ajuda do governo para viver enquanto arranjo uma colocação ? Se tenho esses direitos como devo proceder ? Entre solicitar uma vaga de trabalho e conseguir um trabalho podem se passar alguns meses, durante esse tempo eu poderei contar com ajuda financeira do governo ? Te agradeço se você puder me ajudar .

  164. Klinsmann Erich Wedemann Says:

    Bom dia, Sandra!
    Meu nome é Erich, sou formado em Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, no ano passado comprovei a minha cidadania alemã, estou tirando o passaporte alemão, gostaria de saber:
    Se há a possibilidade de exercer essa profissão na Alemanha?
    E quais passos você recomenda eu seguir daqui em diante?
    Grato pela atenção.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Erich,
      Procure reconhecer seu diploma, esse seria o primeiro passo.
      Um abraço,
      Sandra

    • Paulo Dehnhardt Says:

      Olá Erich. Sou tech recruiter brasileiro na Alemanha, acostumado a contratar brasileiros para o pais, e AFIRMO que se tiveres cidadania alema nao existe motivo algum para precisares reconhecer seu diploma com o intuito de exercer esta profissao aqui na batatolandia. Será puro custo para voce junto ao ZAB, sem necessidade pratica (a nao ser que queira posteriormente cursar um Mestrado, algo do estilo). Saudacoes

  165. Márcia Says:

    Oi Sandra. .sou manicure e quero passar uns 3 meses na Alemanha. .mais tb quero trabalhar esse tempo..Será q consigo um trabalho de manicure. ?

  166. Rodrigo Albuquerque Says:

    Olá Sandra, tudo bem 🙂

    Seu blog me caiu como uma “luva” , muito interessante.

    Penso em emigrar para a Alemanha ainda este ano mas como meu alemão é uma tragédia em sentido literal mesmo, vou fazer um curso de alemão em Frankfurt por 6 – 7 meses para atingir pelo menos o nível B2 de língua alemã, minha prioridade inicial é falar e entender o alemão para depois facilitar minha entrada no mercado de trabalho ai na Alemanha.

    Eu percebi que vc mora e trabalha há muito tempo na Alemanha e principalmente porque vc trabalha na área de RH então vc já tem uma bagagem muito grande sobre o mercado de trabalho Alemão.

    Sou Contador aqui no Brasil e tenho 4 anos de experiência, antes trabalhava com TI, mas mudei de carreira para ser Contador, tenho interesse em validar meu diploma ai, portanto eis minha perguntas:

    1) Eu já tenho 40 anos e aqui no Brasil, como vc deve saber, há um preconceito cultural quanto a contratar pessoas mais velhas, na Alemanha também existe isso ? quais são as minhas chances ? já que não sou um trabalhador desqualificado e falar o alemão antes disso. Não acho que a questão idade me impediria de emigrar, mesmo assim tenho que ter uma noção realista do mercado alemão quanto a isso.

    2) Um vizinho meu que é alemão de Hagen (ele passa 3 meses por ano aqui no Brasil) me contou que há muito emprego na Alemanha desde que saiba falar o Alemão, principalmente para pessoas especializadas.

    3) Tenho interesse de fazer uma pós graduação em alguma universidade alemã, mas teria que ter um emprego para ajudar nos custos, o Governo Alemão facilitaria o visto de trabalho ?

    Para não tomar muito seu tempo heheh
    Agradeço
    Rodrigo

  167. Priscilla Silva Lacerda Says:

    Ola Sandra
    Boa noite
    Recentemente tenho pensado em mudar pra Alemanha.
    Sou estudante de biologia
    Licenciatura em ciências biológicas.
    Vou terminar a graduação no mês de junho do ano de 2018.
    Pretendo viajar no início de 2019.
    Gostaria de saber se falando alemão mesmo não sendo mto fluente , eu consigo trabalhar na área ?
    Pra ser mais exata gostaria de saber se existe uma ” carência ” dessa profissão na Alemanha ?
    Grata
    Priscilla Lacerda

    • Sandra Santos Says:

      Oi Priscilla,
      Não diretamente, mas há campos que podem ser explorados e estão ligados à sua área de conhecimento.
      Fico à disposição para uma consultoria nesse sentido.
      Um abraço,
      Sandra

  168. Gabriela Soares Says:

    Olá Sandra

    Boa noite! Sou a Gabriela, farmacêutica formada em Ouro Preto, também mineira de Caeté pertinho de Belo Horizonte e já te acompanho aqui há um tempo e gostaria de uma opinião sua.

    Estou na Alemanha pela terceira vez, sendo que as duas últimas vezes fiz estágios aqui ambos de 6 meses! O primeiro em um pequeno instituto de pesquisa em Berlin e o segundo em uma multinacional em Ingelheim. Não tenho cidadania alemã e pela terceira vez estou aqui agora com o visto de procura de emprego, tenho nível de alemão B1, mas vou começar intensivo agora em Fevereiro. Porém estou pensando em fazer um mestrado na Alemanha pois lendo vários relatos e também sem respostas de empregadores, estou ficando desanimada pois que é difícil conseguir uma colocação no mercado já que tem um mínimo de salário exigido para conseguir a permissão de trabalho aqui.

    Sei que cada caso é um caso e gostaria de saber se você me aconselha eu seguir em frente no mestrado ou ir mais a fundo nessa busca de emprego?

    Desde já agradeço!

    Gabriela soares

    • Sandra Santos Says:

      Oi Gabriela,
      Eu sempre sugiro apostar em vários caminhos, pois um há de dar certo. Se tiver interesse em dar uma olhada no seu CV e na sua carta comigo, para eventualmente poder melhorar o material e talvez descobrir qual está sendo o impedimento concreto, fico à sua disposição através da http://www.connexconsulting.de.
      Um abraço,
      Sandra

  169. Luan Says:

    Ola sandra eu tenho uma duvida eu tenho a residência portuguesa mas tive que me mudar pra alemanha porque a minha namorada mora aqui e vamos ter um filho e ja estou a tratar do papeis aqui ano que vem ja posso dar entrada no meu cartao de cidadão portugues sera que eu morar na alemanha vai influenciar em algo pra eu nao poder ter o cartão de cidadao portugues? Como agora estou na alemanha tenho essa duvida

    • Sandra Santos Says:

      Oi Luan,
      Para ter o cartão de residente em Portugal não dá certo morar na Alemanha, segundo a opinião de uma amiga que mora lá. Ela disse: „A menos que ele “declare” estar morando em Portugal, tem que ter um endereço aqui tbém“.
      Mas peça pra algum conhecido, talvez em outra cidade, olhar isso pra vc perante as autoridades. Boa sorte!
      Sandra

  170. Ana Paula Says:

    Oi Sandra! Tudo bem? Sou mineirinha também, rs.
    Por favor, me ajude a entender algo que tenho pesquisado ha bastante tempo mas não encontro uma resposta direta. As empresas aéreas alemãs contratam comissários e pilotos brasileiros?
    Se meu esposo for contratado por uma empresa de TI daí, e conseguir (pra ele) o visto de trabalho, qual é a possibilidade de eu conseguir um visto de trabalho se eu for com ele “como acompanhante” e depois tentar uma vaga em uma empresa aérea?

    Sou comissária aqui no Brasil e estou estudando pra ser piloto. Nossas leis não permitem que estrangeiros (mesmo naturalizados) sejam contratados. Então, em resumo, você sabe como funciona aí? E caso eu queira tentar isso, eu teria que me naturalizar antes?

    Obrigada por todas as informações do blog! Têm me ajudado bastante a entender como funcionam as coisas aí.

    Beijo grande!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Paula,
      Os direitos de trabalho e permanência não se limitam a determinadas categorias, são gerais. Vc teria que ter um passaporte europeu, se naturalizar (depois de 7/8 anos aqui) ou a empresa teria que conseguir um visto de trabalho alegando alguma especialidade do funcionário que seja rara aqui. Visto de acompanhante não dá direito a trabalhar. Espero ter ajudado.
      Um abraço,
      Sandra

  171. Suelen Says:

    Ola Sandra,gostaria de saber se a profissao de biomedica steta existe na Alemanha?E se eu for formada em biomedicina posso exercer a profissao ai e como?

  172. Juliana Says:

    Oi Sandra! tudo bem?
    Estou me formando em pedagogia no Brasil e ja trabalho em uma escola de educação infantil. Gostaria de saber se meu diploma vale para trabalhar em uma escola com crianças pequenas ai? Tambem tenho curso básico de alemão.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Juliana, eu sei que uma pessoa formada em Pedagogia pode trabalhar com crianças aqui, mas desconheço no momento os caminhos exatos para tal. Independentemente disso, o certo é que ter um bom ou ótimo alemão é peça fundamental nessa empreitada. Caso fique sabendo de mais algum detalhe que possa lhe ajudar, volto a comentar aqui. Um abraço e tudo de bom, Sandra

  173. Henrique Says:

    Olá, Sandra. Tudo ver? Gostaria de saber sobre o mercado da construção civil na Alemanha, sou Arquiteto, tenho passaporte Italiano e gostaria de atuar nessa área, não necessariamente como arquiteto, mas na construção civil em geral. Há alguma exigência para atuação nessa área (pedreiro, eletricista, encanador, pintor, etc…)?

  174. Jhaíny Ceolin Says:

    Olá, Sandra, tudo bem? Eu e meu namorado, planejamos fazer mestrado na Alemanha no ano que vem. Moramos na Alemanha durante um ano fazendo intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras e, nesse tempo, estudamos e fizemos estágios. Já temos em mente a faculdade para onde iremos e é quase certo que conseguiremos. Gostaríamos de nos casar antes de ir, você acha que isso dificultaria em algo futuramente para conseguirmos um emprego?

  175. Sonia Says:

    Olá, gostaria de sua ajuda , gostaria de saber como achar empresa que eu possa prestar serviço de baba na cidade de Munique de Setembro a Novembro! Nao falo fluente inglês mas entendo!

  176. Rafael schwenguer Says:

    Olá queria trabalhar na Alemanha meu sobrenome e alemão,

  177. Joao Carlos Says:

    Olá,sou português,tenho uma pequena empresa de construção aqui na Alemanha
    Minha pergunta é se posso fazer contrato a um cidadão brasileiro que só tem o visto de estudante
    Obrigado
    Aguardo resposta
    João Carlos

Deixe um comentário