::Costumes e tradições – 1° de Maio::

Na Alemanha, como em todo e qualquer país do mundo, há muitos costumes e tradições que não se encontram escritos ou descritos em praticamente nenhum lugar. Com a convivência e com o passar dos anos, vai-se descobrindo muita coisa que é assim porque sempre foi e continuará sendo, por muitos e muitos anos.

Por exemplo: o 1° de maio, um feriado nacional (que neste ano caiu, infelizmente, num sábado). 1° de maio é o Dia dos Trabalhadores, e o que mais? Para os alemães, esta data é sinônimo de passeios longos na natureza, de churrascos ao ar livre e é até desculpa oficial para os homens beberem bastante, assim como no Dia dos Pais. Há muitos grupos que escolhem uma rota de alguns ou muitos quilômetros, reunem-se com amigos e saem para festejar a tradição do feriado.

O 1° de maio deste ano também foi a data em que 10 novos países da Europa (República Tcheca, Hungria, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Malta e Chipre) entraram na União Européia. Motivo de festa para alguns, mas para outros não. Os jornais e revistas estão cheios de reportagens sobre os novos países, sua cultura, economia, etc. e sobre várias possíveis vantagens e desvantagens da ampliação da Europa unida. Desde ontem, em um total de 25 países, área 25% maior, 20% a mais de população, num total de 450 milhões de pessoas.

Mas voltando à tradição do “Wandern“, dos passeios ao ar livre, o que é que isso significa exatamente? Primeira tentativa de elucidar a questão, vamos ver o que o dicionário nos diz: andar a pé, marchar; pedestrianismo, excursionismo; deslocamento. O alemão é um povo muito apaixonado pela natureza, que tem bastante respeito pelo meio-ambiente, aprecia e cuida muito do ar, da água, do verde, da terra, das plantas e das árvores. Agora no início da primavera é comum ver vários jardins muito bem cuidados, cheios de flores, gramas e plantas. Tudo muito limpinho e muito bonito. Há várias leis que protegem o meio-ambiente, desde aquelas ligadas à ocupação do solo como outras que determinam quantas árvores podem ser cortadas em uma determinada área, e quantas outras devem ser replantadas, para possibilitar o equilíbrio do ambiente em questão.

Passear ao ar livre significa encontrar amigos e passar algumas horas agradáveis com eles. Admirar a natureza e fazer um churrasco na floresta. Aproveitar um dia bonito e fazer algo pelo corpo. Meditar. Entrar em sintonia com o universo. É tempo de agradecer e de orar. De conversar e de ficar mudo perante a beleza do verde praticamente intocado.

Eu também fui dar um passeio ontem ao ar livre com um grupo de 18 pessoas, praticamente na fronteira da Alemanha com a Suíça. Andamos 20 km. Foi ótimo! E você, também saiu ontem para curtir a natureza?

Anúncios

Tags: , , ,

13 Respostas to “::Costumes e tradições – 1° de Maio::”

  1. Amanda Says:

    amei essa pagina pq achei algumas coisas q precisava para o trabalho escolar!!

    bjooosss

  2. Anniie Says:

    Eu amo a Alemanha. É sem dúvida o país mais bonito xD Adorava mesmo ir lá. Esta página serviu-me muito para um trabalho da escola. Obrigado. E viva a Alemanha ❤

  3. jonas Says:

    Legal, aprendi muita coisa, faça igual a mim, leia e aprenda!

  4. naath Says:

    ótimo, me ajudou em um trabalho
    meu sonho é morar em Berlin *-*
    bj

    • Sandra Santos Says:

      Se gostou, recomendo a leitura de todo o livro! 🙂 De uma olhada nas secoes à direita do blog “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um beijo,
      Sandra

  5. ::Os números de 2010:: « Mineirinha n'Alemanha Says:

    […] ::Costumes e tradições – 1° de Maio:: maio, 20047 comentários 4 […]

  6. marcia Says:

    adorei porque deu para fazer um trabalho!

  7. sttéfany Says:

    adorei pois tinha q fazer um portifólio e conseg

  8. laura Says:

    nossa gostei muito tinha td oq eu presisava pra escola …..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: