Anúncios

:: Um ano de coluna – afirmação do direito à liberdade de expressão::

Há um ano atrás escrevi essas poucas linhas:

“Deixo aqui o endereço desta página muito informativa feita de brasileiros para brasileiros na Alemanha. Ganhei de presente o prazer de poder escrever e ver publicada lá uma coluna quinzenal, que está sendo inaugurada hoje com o texto “A Alemanha depende dos imigrantes”. Aguardo sua visita! Obrigada!”

E neste mês de janeiro de 2005 estou comemorando, junto com vocês, um ano de coluna no Viver na Alemanha! Bom, a coluna nem sempre foi quinzenal, mas mesmo assim tem sido bastante periódica. Quero agradecer aqui a todas as pessoas que por meio de comentários, e-mails, pessoalmente ou através do Fórum do Viver deixaram suas opiniões e discutiram junto comigo alguns dos temas abordados por mim.

Todo escritor reflete a sua realidade, e portanto o que escrevo não tem a pretensão de ser a única verdade, pois é subjetivo, como não poderia deixar de ser. Da mesma maneira, sou um ser humano normal e posso e tenho o direito de mudar de opinião – consequência normal depois de mais alguns anos vividos, discutidos, partilhados, divididos e somados com outras pessoas.

Mas o ponto onde não “arredo o pé” é quanto à questão da liberdade de expressão. Da mesma maneira que um estrangeiro morando no Brasil pode e deve abrir a boca para comentar situações do nosso país que lhe dizem respeito e influenciam sua vida, nós, brasileiros na Alemanha podemos sim e devemos “colocar a boca no trombone” e discutir temas atuais, dos mais variados temas, não só daqui, como do Brasil e do mundo. Só assim crescemos enquanto pessoas, dividimos experiências, tristezas e alegrias.

Claro que sou contra aqueles que só sabem criticar, onde quer que essas pessoas estejam. Da mesma maneira em que não acredito em pessoas que juram que um determinado país é o paraíso na Terra. Cada país tem seus prós e contras, e por isso não adianta procurar, pois não vamos encontrar um país perfeito no mundo. O que procuro é passar pra frente algumas de minhas observações, depois dos meus 12 anos vividos na Alemanha, e se algo vivido, observado ou assimilado por mim porventura vier a ser do agrado ou se vier a ajudar, de alguma forma, outra pessoa que esteja se preparando para vir para a Alemanha ou que já esteja aqui, terei atingido meu objetivo.

Quero convidar todos vocês a sugerir novos tópicos para a Coluna e também a continuar participando ativamente das discussões. Por último, quero desejar para vocês um bom início de ano, repleto de momentos felizes, muita paz no coração e harmonia na alma. E as discussões continuam…. Um beijo!

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: