Anúncios

::Resumo das novas leis de imigração::

As novas leis de imigração na Alemanha são válidas desde o dia 1° de janeiro de 2005. Elas reúnem várias decisões governamentais que regulamentam a entrada e permanência de estrangeiros no país.

Segundo essa lei, deverão existir só dois vistos para os estrangeiros que estejam interessados em viver e trabalhar no país, um limitado a um determinado período de tempo e outro ilimitado (“unbefristetes Niederlassungserlaubnis” – ilimitado quanto a tempo e espaço e pressupõe a permissão para trabalho – e “befristetes Aufenthaltserlaubnis” – visto limitado) .

O direito a um “Niederlassungserlaubnis” existe para aqueles que já estão no país há 5 anos, trabalham aqui pagando os devidos encargos sociais e se mantêm aqui de forma independente. Há ainda a exigência para que a pessoa tenha um mínimo de conhecimento da língua alemã e que também tenha conhecimento das leis e regras da sociedade alemã. Essas exigências podem ser atestadas através da participação em cursos de integração (“Integrationskurse“). Para estrangeiros casados com alemães, basta que um dos parceiros ateste a existência de um trabalho para o qual paga os encargos sociais normalmente existentes.

A entrada de estrangeiros no país com a finalidade de trabalhar é prevista através da obtenção de um visto de permanência unido à licença para trabalhar, que fica sob decisão do departamento de estrangeiros (“Ausländeramt“) em trabalho conjunto com o “Arbeitsamt” (ou o nome novo “Bundesagentur für Arbeit“). O governo pretende estudar uma lista das profissões onde há a necessidade de se dar trabalho a estrangeiros, desde que o mercado interno e os desempregados não possam exercer essas funções. Porém, o governo pretende continuar a dar prioridade às pessoas que já se encontram dentro do país e portanto aos desempregados, que são, atualmente, 5 milhões de pessoas.

A imigração de estrangeiros altamente qualificados está prevista caso o estrangeiro consiga um emprego por conta própria e consiga a licença de trabalho através do “Arbeitsamt“, tendo, portanto, condições de se manter no país sem ajuda governamental.

A estadia de estrangeiros na Alemanha com o objetivo de estudo é regulamentada com um visto de 2 anos, durante os quais o estudante tem o direito de trabalhar integralmente por 90 dias ou por 180 dias, se tiver um emprego de meio período. O estudante também tem o direito de tentar obter um emprego dentro da universidade. Depois do final do estudo, ele poderá obter um visto para ficar um ano a mais no país para tentar encontrar um emprego dentro de sua área de atuação.

O visto de permanência para casais, também do mesmo sexo, está previsto nessas leis. A entrada no país de filhos de um casal bi-nacional depende de certas regras e envolve a idade máxima de 21 anos. O parceiro estrangeiro continua tendo o direito de permanecer na Alemanha mesmo que a união se desfaça, partindo do pressuposto de que seu casamento tenha durado pelo menos 2 anos até a data da separação. O direito a um visto de permanência ilimitado é obtido após 3 anos da existência do casamento bi-nacional. Caso o estrangeiro traga uma parte de sua família consigo, esta obtém o mesmo status de visto de permanência e de trabalho que o estrangeiro obteve, desde que este esteja casado há pelo menos 2 anos com um parceiro alemão.

Incentivo à integração
Estrangeiros de países de fora da Comunidade Européia que estejam vivendo na Alemanha e apresentem uma razão para permancer no país por tempo indeterminado têm o direito previsto por lei a um curso de integração (“Integrationskurs“). Esse curso se compõe de um curso do idioma alemão e um curso de orientação (“Orientierungskurs“) que deve repassar conhecimentos suficientes sobre as leis da sociedade alemã, cultura e história. O direito existe para vários grupos de estrangeiros até dois anos depois da obtenção do primeiro visto. O direito não existe para europeus, crianças e jovens que estiverem estudando no país e tampouco para estrangeiros que venham de fora da Comunidade Européia mas apresentem pouca necessidade de participar de um curso de integração e que além disso já dominem o idioma alemão. Contudo, este grupo de estrangeiros pode conservar o direito a participar de um curso de orientação, caso existam vagas em aberto.

Quem tiver pouco conhecimento do idioma alemão fica obrigado a participar do curso de integração. No mais, fica a decisão da obrigatoriedade da participação em aberto para a ocasião da troca do visto de permanência.

Estrangeiros que vivem na Alemanha há muitos anos também podem ser obrigados a participar de um curso de integração caso vivam de ajuda governamental ou se for determinada a necessidade que eles participem de tal curso. Depois da participação do curso de integração, o estrangeiro passa a ter direito de se naturalizar alemão dentro do prazo de 7 anos ao invés dos 8 anos previstos por lei. Os custos do curso são cobertos pelo governo, mas o estrangeiro pode ser obrigado a cobrir uma parte dos custos de sua participação de acordo com sua renda. Se o estrangeiro for obrigado a participar do curso e não o fizer, pode ser obrigado a cobrir uma parte dos custos para que realize sua participação.

Para obter mais informações sobre as novas leis de imigração (em alemão) consulte este link

Tags: , , ,

79 Respostas to “::Resumo das novas leis de imigração::”

  1. adiana Says:

    muito massa essa informacao parabens

  2. roberto ramos santiago Says:

    ola boa tarde para todos ………….eu gostaria de saber sobre as novas leis para quen casa fora da alemanha……..porq eu casei na dinamarca em janeiro de 2008 e ate agora eu nao conseguir o visto…..ate mesmo eu entrei com um pedido para resolver minha cituacao na justica alema e so depois de 1 ano e 8 meses e que eu conseguir uma audiencia………..tenho um amigo que vei para alemanha agora dizendo que as leis mudarao agora vc pode pegar o visto aqui…mais o caso nao e bem assim como muitos pessam,,, fui ter com minha advogada para passar isto para o seu conhecimento,,,mas a mesma entrou em contato com o (ausländerböhro)departamento de estrangeiro eles emformarao que entrou em vigor uma nova lei aparti do 04/03/2009 que quando vc se casar fora do estado da alemnha vc fica obrigatoriamente em retorna ao seu pais de origem para dar entrada no visto de reunificacao familiar .. e nao vai muito para que diz o consulado alemao no brasil eles manda vc vir para alemanha e nao esta nem ai se vai dar certo ou nao e vc acaba por gastar dinheiro atoa ….faca tudo certopara vc nao ter o transtorno que eu estou tendo…obrigado por ler esta informacao

  3. ::Integrationskurse – Cursos de integração na Alemanha:: « Mineirinha n'Alemanha Says:

    […] o aluno paga 1€ por hora e o restante é subsidiado pelo governo. Já tinha escrito sobre eles em 2005 e […]

  4. Edna Says:

    Gostaria de dizer ao Sr. Roberto que, casei na Alemanha em setembro do ano passado. Já convivia com meu esposo á tres anos no Brasil. Como a exigencia para ficar aqui é CASAR. Casamos! E casamos AQUI na ALEMANHA. E, até agora NAO me deram o visto de casada e também NAO me autorizaram fazer o curso. Nao me deram o visto alegando que, nao sei falar alemao. Naturalmente! estou aqui a pouco mais de oito meses! É uma lei. E, PORQUE o departamento de estrangeiros nao a cumprem? Confesso que, eu e meu esposo estamos tendo muitos aborrecimentos Fica aqui o meu questionamento!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Edna,
      Obrigada pelo elogio.
      Procure fazer o 1° curso de alemao por sua própria conta e tirar o certificado de que tem o nível A1 de alemao, assim vai conseguir o visto sem problemas e passará a ter direito de fazer o curso de integracao.
      Desejo sucesso!
      Um beijo,
      Sandra

  5. Edna Says:

    ,
    Se existe uma lei que diz que temos direito de frequentar um curso de integraçao e que temos direito a um visto quando casamos. Porque todo esse problema? Só se tem direito a o curso se tiver um visto. Mas, se nao nos dao o visto, como teremos direito a o curso? Tanto faz, no consulado ou aqui. é sempre muito complicado.

  6. Edna Says:

    Mais um vez gostaria de parabenizar a Sandra por tao valioso trabalho que vem desempenhando neste site. Muito obrigada por nos manter informados. Paz e luz sempre!

  7. Edna Says:

    Boa tarde querida Sandra. Obrigada mais uma vez por responder meu email. Penso que, a idéia é essa mesmo. Que paguemos bastante caro por um curso básico. Porque a partir do momento que, uma pessoa passa a entender a estrutura das palavras e a construçao das frases, torna-se “dispensável” ( nao que seja correto. Mas, conheçi pessoas que moram aqui a anos e só tem o A1 apresentarem bastante limitaçoes com o idioma) ir adiante com novos cursos porque o aprendizado virá com a vivencia do cotidiano. Ou seja, aprender ouvindo. Interpretei como diz a lei de 1° de janeiro de 2005 que o curso seria para pessoas que nao sabem absolutamente NADA de alemao. Como fica mesmo explicitado na lei : (….) Estrangeiros de países de fora da Comunidade Européia que estejam vivendo na Alemanha e apresentem uma razão para permancer no país por tempo indeterminado têm o direito previsto por lei a um curso de integração (“Integrationskurs“). Esse curso se compõe de um curso do idioma alemão e um curso de orientação (“Orientierungskurs“) que deve repassar conhecimentos suficientes sobre as leis da sociedade alema, cultura e história . O direito existe para vários grupos de estrangeiros. Até dois anos depois da obtençao do primeiro visto. O direito não existe para europeus, crianças e jovens que estiverem estudando no país e tampouco para estrangeiros que venham de fora da Comunidade Européia mas apresentem pouca necessidade de participar de um curso de integração e que além disso já dominem o idioma alemão. Contudo, este grupo de estrangeiros pode conservar o direito a participar de um curso de orientação, caso existam vagas em aberto”. Nao entendi o seguinte: O nível A1 nao faz parte do curso de integraçao? Mais uma vez voce está de parabéns por tao extraordinário trabalho prestado a nós brasileiros que estamos fora da nossa terra. Obrigada de verdade! Paz e luz.

  8. Edna Says:

    Peço desculpas e estou corrigindo meu erro de digitaçao: CONHECI.

  9. Edna Says:

    Querida Sandra,
    Queira desculpar-me pelos questionamentos, sei que voce nao fez e nem faz as leis aqui. Como falei, estou a pouco tempo na Alemanha, e sem entender NADA direito. Que bom que Deus me mandou um anjo bom como voce que se dá ao trabalho de nos ajudar. Informando-nos e orientando-nos da melhor maneira possível e com todo carinho. Obrigada. Paz e luz sempre na sua vida! Bjs no seu coraçao.

  10. Juliana Says:

    Boa tarde Sandra!

    Seu blogue me tem sido de muita ajuda, desde antes de sair do Brasil.
    Meu noivo é alemao e já marcamos a data do casamento aqui na Alemanha, porém, após todo esse processo complicado, que foi recolher todos os documentos necessários e traduzi-los, surgiu uma nova preocupacao.

    Após o casamento, como já fui informada a algum tempo, existe mais um passo burocrático, o visto de permanência.
    Minha sogra me informou que, para a obtencao deste visto no departamento de estrangeiros, eu precisaria comprovar minimamente o nível A1 no idioma, sendo que, eu nao possuo conhecimento nenhum do idioma alemao, eu e meu noivo nos comunicamos em inglês.

    Buscando informacoes com outras pessoas, me disseram que, o departamento me dá um tempo, estipulado por eles, para adquirir o nível A1, para que entao eu possa receber o visto de permanencia de 3 anos, mas nao estou segura quanto essa informacao. Disseram também que as regras mudam de acordo com o Estado onde iremos morar.

    Você tem alguma informacao quanto a isso??
    É verdade que as regras deste departamento variam conforme o Estado onde estou??

    Por favor, me dê uma luz!
    Mil beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Juliane,
      Eu nao sei se as leis variam de Estado pra Estado, mas sei que o nível A1 é mesmo exigencia para receber o visto. Vá fundo mesmo no aprendizado do alemao, e assim que possível passe a conversar em alemao com seu marido, pedindo para que tenha paciencia e corrija cada frase. Com o domínio do idioma um mundo de possibilidades se abrirao pra vc. E vc vai conseguir atingir o 1° nível mais rápido do que pensa!
      Um beijo e tudo de bom, também no casório! 🙂
      Sandra

      • Juliana Says:

        Obrigada Sandra, me ajudou muuuuito mesmo!
        Vou seguir a dica, beijos

  11. carla Says:

    ola querida
    parabens pelo blog.
    minha duvida e o seguinte,sou casada ha 1 ano e 7 meses e tenho um visto de 2 anos, como faco pra obter esse visto de permanencia de 5 anos.. obrigada

  12. Natalia Says:

    Olá Sandra,

    Acabei de me mudar e casar aqui na Alemanha. Essa semana fomos ao tal do Bürgeramt para notificar onde eu estava morando. o próximo passo acredito que seja ir ao Ausländerbehörde. E neste lugar que se dá entrada no pedido do visto? Eu estudei alemao no brasil ate o nivel A2. como é avaliacao do idioma para o visto??

    adorei seu blog!!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Natália,
      Desculpe o atraso em te responder. Nesse meio tempo já deve ter recebido seu visto. Vc comecou tbém o curso de alemao oferecido pelo governo? Espero que sim e que esteja gostando!
      Um beijo,
      Sandra

  13. LEANDRO Says:

    eu gosto muito de historia

  14. maria Says:

    olá !sandra tudo nem? gostei muito das infomaçoes que voce passa, voce poderia me tirar uma duvida ?eu posso casar aqui na alemanha com um portugues e nao ser obrigada a registra o meu casamento no brasil,eu conheço uma moça que casou e nao registrou , isso é possivel, alias ela casou na dinamarca,como posso fazer voce poderia me orientar ,nao conheço ninguem aqui e tou muito perdida sem saber o que fazer,eu nao quero registrar o meu casamento no brasil

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Na minha opiniao todo casamento de brasileiro no exterior tem que ser registrado no Brasil. Procure o consulado brasileiro aqui pra tirar esta dúvida.
      Um beijo,
      Sandra

  15. leila Says:

    Estou noiva de um alemão, estamos juntos há quase 3 anos, eu no brasil ele na alemanha. Este ano fui a alemanha para fazer a prova do A1 o certificado exigido pelo departamento de estrangeiros para concessão do visto de casamento. Embora tenhamos muitos transtornos com a documentação que exigem creio que temos de seguir ao pé da letra para que tudo dê certo. Voce não precisa estudar na escola para fazer a prova do A1, voce pode estudar sozinha ou pela internet. Depois se inscreve no programa e faz a prova mas o certificado tem que ser reconhecido pelo Institui Goethe o unico aceito pelos consulados para concessão de autorização ou visto para residencia na alemanha. Agora estamos aguardando outros documentos para realizarmos o casamento e a melhor forma é casar lá mesmo na Alemanha.

    • carla beatriz Says:

      Leila, acabo de finalizar a papelada para o Stadadesammt, na proxima semana me caso, cada cidade pode facilitar ou nao a papelada, tem funcionario que implica, pede mais coisas. Seu noivo deve ser ágil e ter td em maos. Se ele se adianta e liga para os lugares, se informa com antecedencia. Td flui muito rapidamente. O curso A1 é uma exigencia, nao tem negociacao. Temos que te-lo em maos para o visto de casamento. Aí sim vc tem direito ao curso de integracao. Boa sorte.

    • carla beatriz Says:

      Deixa eu fazer uma correcao, o A1 curso é exigencia depois que vc está casada, ou seja, se vc veio para alemanha e ainda com o visto de turista(3meses) vc se casa. Ai o auslenderbehord vai te pedir sim, o diploma do curso A1 para liberar o visto de casamento.

      • lenynha Says:

        Bom dia Pessoal!
        Para vcs que estao passando por muitos estresse, por causa da Burocracia alema e Brasileira para se casarem. Aqui vai uma Dica:
        Facam o curso de Alemao exigido, pos nao tem para onde correr, é uma lei!
        Depois é só traduzir o Registro de Nascimento e a Declaracao de solteira para Alemao. Pronto! estao com esse documentos em Maos? entao nao percar tem! Procure um agencia que faca casamento na Dinamarca e corram para lá. Essas agencias nao sao tao baratas mas se vc forem esperar para legalizar tds os documentos exigidos, isso tbm lhe custarao estresse tempo e dinheiro.
        Depois que vcs estirem casadas eles nao teram como negar o visto para vcs.

    • Maria Cardoso Says:

      Por favor vc poderia me informar quanto tempo demora esse curso do A1 pq meu filho e brasileiro moramos aqui na Alemanha há 6 anos e ele vai casar em dezembro com uma brasileira mais exigiram esse curso então no Brasil demora 6 meses o curso mais em janeiro meu filho precisa voltar p Alemanha devido o trabalho e quer trazer a esposa então tem como ela fazer esse curso aqui na Alemanha em poucos meses? Ela está grávida. Tenho medo dela ter o bb antes de conseguir os documentos de permanência. Obg meu email é esse: garotauaubelem218@hotmail.com

      • vanessa Says:

        Bom dia. Moro aqui na Alemanha também há 6 anos. Sua futura nora pode fazer um curso intensivo que dura 2 meses. Ou então, se ela já tiver algum conhecimento do idioma pode tentar fazer a prova que não é muito difícil. Ela tem que saber no mínimo se apresentar em alemão. Por exemplo, dizer nome, idade etc. Procure mais informações na ” Volkshochschule ” e tenho certeza que ela encontrará algo. Boa Sorte

  16. marisa Says:

    ola me chamo marisa !! gostaria de saber quais direitos eu tenho ,quando fizer a prova A1 e quantos pontos preciso ter para obter um bom resutado….

    • erika brandenburg Says:

      o A1 que fiz nao tinha nota era : otimo, bom, regular e fraco. goethe institut.

    • erika brandenburg Says:

      se nao me engano vc precisa acertar minimi 40% das perguntas, mas é bem facil… se vc ja conversa mesmo errado c seu namorado é facil, mas nao se esqueca o teste tb é escrito. me pediram p escrever um bilhete em alemao, usando texto formal. e um bilhete informal convidando amiga para aniversario em casa. ou seja formas de tratamento p pessoas conhecidas e desconhecidas.

  17. carla beatriz Says:

    Ola. Depois de casada quanto tempo demorou para o Ausländerbehörde te dar o visto de casada? foi rapido? me casarei na proxima semana, e claro, quero o visto bem rápido para dar seguimento à minha vida. Sem o visto a vida fica restrita, cursos, medico, viagem, tudo fica mt difícil. Quem souber me renda por favor. Obrigada.

  18. carla beatriz Says:

    Digo, quem souber me responda por favor. Pois preciso viajar (urgente) e para isso preciso já estar com o visto. Obrigada.

  19. lenynha Says:

    Olá Maria!
    O que tenho a lhe dizer é Registrar seu casamento é a melhor formar de evitar futuros problemas.

  20. Karina Correia Flauzino Says:

    Lenyinha, tudo bem? eu vim para a Alemanha em dezembro para casar, mas sem o curso A1. Iremos nos casar na Dinamarca, mas ainda nao iniciei o curso ainda. Voce saberia me dizer que se eu inicar o curso, eu posso solicitar uma extensao na minha permanencia aqui?

    • erika brandenburg Says:

      Karina, eu precisei renovar o visto de turista para esperar uns papeis do casamento que nao foram aceitos, mas uma das coisas que o pessoal do Auslenderbehörd me pediu foi o curso A1, isso só para me dar mais 3 meses para esperar o casamento, ok? E me cobraram 120 euros para renovar o visto. Bom esse foi meu caso, mas nao sei ne? se outra cidade pode ser diferente.

      • Karina Correia Flauzino Says:

        Erica, mas eu iria iniciar o curso agora. O que eu precisava era somente de 1 ou dois meses para concluir o modulo A1, mas acabaram de negar. Grata, pelas informacoes…

    • erika brandenburg Says:

      Outra coisa, se voce ja fala um pouco de alemao com seu namorado, mergulhe estude bastante em casa e marque a prova, acho que custa 100 euros, e faca a prova, nao é dificil para quem ja convive com um namorado aleamo, sao perguntas basicas do dia dia, mas nao se esqueca a prova é escrita tb, nao basta so falar precisa escrever, mesmo errado, o que conta é saber se comunicar aqui.

    • lenynha Says:

      Nas outras cidades nao é diferente, o problema é que essa prova acredito que só é feita 2 vezes no ano vá se informar no Goethe Institut mas proximo de sua casa, pos eu já conhecir casos de pessoas casarem e Auslenderbehörd madar as pessoas de volta para o Brasil para fazer a prova lá e da entrada na visa nao tem outra saída pos é lei. Vc precisa ter o Certificado do A1 para receber a visa.

      • erika brandenburg Says:

        Lenynha, entre no site do Goethe instite, la tem as datas e os detalhes do conteudo das provas, vc pode mudar o idioma do site para espanhol, daí vc pode ler com mais facilidade. Nao perca tempo….

  21. erika brandenburg Says:

    Karina, Opss Lenynha tb só esta contibuindo… tb. Mas essas coisas burocraticas dao mesmo dor de cabeca, eu vivi isso na pele, e ainda estou aguardando resposta do auslenderbehord para o visto, a prova ja havia feito no brasil. Com isso felizmente nao tive pblema nenhum. Trouxe o certificado e pronto.

    • Karina Correia Flauzino Says:

      Meninas, cheguei agora do escritorio da Autoridade e disseram para o meu noivo que nao foi aceito a emissao do visto de estudante e ele nao pôde falar com o chefe porque ele estara somente na quarta-feira. O que eu nao entendo e que no site do consulado deixa muito bem claro que eu nao preciso de visto para casamento ou curso. Porque nao me consederem somente uns 2 meses para eu concluir aqui a A1? E isso que eu nao entendo.
      Beijos e obrigada!!!

      • erika brandenburg Says:

        Ei Karina, que coisa complicada ehim? na minha opiniao certas coisas mudam de cidade para cidade, Eu por coicidencias da vida fiz a prova no Brasil, e já vim para ca com esse bendito curso, mesmo assim me inventaram muitas coisinhas, e na verdade meu namorado deixa mt a desejar em questao de organizacao e agilidade dos papéis. Nao acredito que vc vai ter que ir p o Brasil só por causa disso, nao é possivel. Ahh isso mesmo fala com seu noivo para dar uma “chorada” com o chefao mesmo, pq eu penso que tem funcionario publico aqui mais simpatico e competente que outros. E nao deixa de olhar no Goethe insitut as datas das provas pois depois de encerradas as incricoes mesmo que de tempo para fazer as provas depois d encerradas as iscricoes: já era. Ve ai no site do vc pode ler em espanhol no site tb. Me adiciona no msn podemos trocar informacoes. erikabrandenburg@hotmail.com

  22. ana maria pinto duarte Says:

    tenho um filho na alemanha está lá a trabalhar desde agosto numa pizaria mais a namorada e ela agora estáde bébé de trés meses está a pensar vir embora que cada vez que vai a um aconsulta tem que pagar a um tradutora 50 euros será que se ela vier tem os direitos aqui em portugal agradecia uma resposta

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Maria,
      A namorada terá os direitos que o seguro de saúde lhe oferecer. Ela pode tentar encontrar uma tradutora de graca, deve buscar o Ausländeramt e perguntar se na cidade onde mora há um sistema de “Ehrenamtliche Sprachmittler” (pessoas que fazem traducao de graca com o intuito de ajudar outros).
      Um abraco,
      Sandra

      • lenynha Says:

        Oi Ana!
        Diga para seu filho procurar fazer amizades com sul-americanos da cidade onde ele mora, sei que nao sao tds que estao disposto a ajudar, mas sempre aparece um Anjo. Eu por exemplo já ajudei e nao me importo em ajudar.

  23. Karina Correia Flauzino Says:

    Meninas, Guten Tag!!!
    Gracas a Deus apos dias turbulentos, consegui casar e estou muito feliz. Dependíamos de um documento que nao chegaria a tempo para nos casarmos aqui em Wiesloch, entao resolvemos ir para a Dinamarca. Achei caro o valor pago à agencia em Berlin, mas eles providenciaram tudo, envio de documentos para a Dinamarca e deu tudo certo.
    Nao percam tempo caso tenha algum problema com casamento aqui. Na Dinamarca é tudo muito rapido. Agora é hora de me matricular num curso de alemao e seguir a vida. Bjao

  24. rasy Says:

    Ola Sandra muito, mas muito obrigada mesmo pelas informacoes.
    Sou casada com alemao desde 1 ano e meio e tenho uma crianca. casei por amor e com muitas esperanca de ser feliz com ele alias ja o conhecia a muito tempo . mas depois que vim para alemanha nosso relacionamento está insuportavel ,ja pensei em,sei la ,alugar alguma coisa e ir embora até antes dos tres anos. Bem será que ficarei prejudicada diante da lei,com visto ,permanencia essas coisas

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rose,
      É importante q vc leve em consideracao q se for embora e quiser voltar depois, vc perde os direitos adquiridos pois a permanência aqui nao é somada à anterior.
      Desejo q tome a decisao q seja melhor pra vc e seu filho. Caso necessário, busque ajuda no Jugendamt (psychologischer Dienst), Caritas ou Migrationsberatung da sua cidade.
      Forca e um abraco,
      Sandra

      • lenynha Says:

        Gente essa história de Certificado A1 nao muda de cidade para cidade é uma lei válida para toda a Alemanha, pode acontecer deles deixarem passar mas para isso acontecer só se eles perceberem que vcs falam o Alemao fluente. Digo pq passei por essa situacao duas vezes umvez para pegar visa e outra para mandar reconhecer meu diploma de infermagen aqui. Mas nao desanimen mesmo que vcs ainda ainda nao tenho feito o curso comprem o Livro A1 e estuden em casa pos sao cobradas coisas muitos básica e nao ainda nao conhecir ninguém que já reprovou esse curso

        Ha aqui vai uma novidade, para quem permanecer casado(a) com um Alemao durante 3 anos já tem direito ao passaporte.

  25. Isabella Says:

    Meu esposo irá estudar na Alemanha. E eu irei acompanhá-lo. Existe alguma restrição para imigração pelo fato de estar grávida (4 meses)? Eu perderia os benefícios, por exemplo?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Isabella,
      Indico que seu marido olhe direitinho a escolha do seguro de saúde pra garantir que ele cubra tudo o que terá necessidade antes e depois do parto. E que olhe tbém com seu médico, pois há um limite para voar estando grávida (acho que é o 7° mês). Por último, sugiro que entre em contato com o consulado e resolva esta dúvida, pra estar bem segura e calma com sua situacao.
      Um beijo e tudo de bom, boa gravidez e feliz família nova!
      Sandra

  26. Lidia Says:

    Prezada Sandra,

    Sou casada com Alemão no Brasil e devido a dificuldade qu estamos na recolocação dele no Brasil, decidimos, voltar para a Alemanha.
    Não falo Alemão e gostaria de saber se…
    1. Ao chegar na alemanha, posso solicitar ajuda social até conseguir uma recolocação profissional?
    2. Posso solicitar ajuda, na busca de um emprego?
    3. Posso abrir uma empresa de prestação de serviço com a ajuda do governo?

    Muito obrigadaaaa,

    Lisia

  27. Raquel Says:

    Ola meninas que se casaram na Alemanha!!

    Estou com algumas dúvidas, sobre casamento na Alemanha, meu noivo é alemão e por motivos de estudos ( dele ) iremos nos casar no civil na Alemanha. Eu já perguntei no consulado brasileiro e eles me informaram que não preciso de um visto especial para “casamento”, posso viajar com o visto de turismo, desde que minha conexão seja apenas na Alemanha, e que posteriormente posso apresentar o A1 no departamento de estrangeiros da cidade aonde irei morar. Falo inglês fluente, mas alemão falo apenas poucas palavras.
    Quanto tempo demora para poder se casar na Alemanha? * em média.
    No cartório, antes de aprovarem o casamento, precisarei apresentar o certificado de A1 em alemão?

    Beijos e muito obrigada a quem puder me responder!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Raquel,
      Eu sei q o A1 é condicao pra casamento, mas nao tenho detalhes de qdo ele é solicitado no processo de casamento. Eu entraria em contato com o Standesamt da cidade onde vc pretende se casar, pra já trazer pra Alemanha todos os documentos necessários pra agilizar o casamento.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

      • erika brandenburg Says:

        O A1 vai ser solicitado no Auslenderbehörd quando voce for dar entrada no visto depois de casada. POdem te pedir tb se o visto de turista vencer, entao eles podem autorizar a estender o visto de turista para esperar o casamento, mas como disse vao exigir o A1. Mas vao exigir tb almeldung, comprovante de renda do noivo, seguro de saúde, comprovante do Standersammt de que vcs estao dando entrada nos papeis para casar. Mas cada caso é um caso. Todas as perguntas sobre o visto no auslenderbehörd, e sobre o casamento no Standersammt.

  28. andrea Says:

    ola tudo bem?
    me chamo andrea e moro no brasil
    tenho um noivo alemao e todas as vezes que venho pra alemanha
    fico na casa da sua ex esposa isso e normal?
    gostaria de saber se quando esta pra sair o divorcio aqui na alemanha a ex tem que usar alianca?
    obrigado

    • Sandra Santos Says:

      Oi Andrea,
      Nao, eu nunca ouvi dizer de um caso parecido. A ex nao usa alianca mais, se nao quer mostrar ligacao com o ex-marido.
      Um abraco,
      Sandra

    • erika brandenburg Says:

      cuidado, existe civilizacao e convivencia em alguns casos de pessoas separadas. mas se a pessoa decidiu separar é pq algo nao vai bem, e na maioria das vezes cada um procura um novo pareceiro. Entao eu acho bem estranho essa amizade toda. Fique atenta. Ele mora ainda com a ex? Nao tem um outro lugar para deixar voce? uma irma? irmao? mae? ninguem? Situacao constrangedora, eu acho.

  29. andrea Says:

    voce esta de parabens

  30. Sibele Says:

    Olá meninas,

    Eu fui casada com um alemão, porém nao me divorciei lá ainda e estou pensando em voltar a morar lá de novo. Vcs acham que é possivel eu conseguir novamente um visto permanente sendo que ainda sou casada lá, mas não vivo mais com meu ex?

    Beijos,

    Sibele

  31. Carol Bastos Says:

    boa tarde eu gostaria se for possivel tirar uma duvida eu estou embarcando para alemanha com visto de estudante meu curso dura 1 ano e meu namorado sera responsavel por mim em tudo, so que estou com uma duvida apenas comprei passagem de ida e nao de volta. eu poderei embarcar no brasil? e eu embarcando terei problema na imigracao ficarei grata se puder me ajudar.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Carol,
      Eu recomendaria marcar uma data de volta nem que seja fictícia e preparar uma carta para a imigracao redigida pelo seu namorado, afirmando que assumirá todos os gastos durante sua estadia, para caso vc seja parada lá poder mostrá-la, reduzindo o risco de ter problemas.
      Um beijo e boa viagem!
      Sandra

  32. vanessa Says:

    Hallo Sandra!!! Wie geht’s??? rsrsrsrs Tenho realmente que parabenizar o conteúdo do site….foi de grande importancia para mim. Desculpe pelos erros de pontuação porque meu laptop esta configurado somente em alemão. Ok? Sou casada na Alemanha e em outubro completara 3 anos do casamento civil. Ainda não trabalho. Casei por amor mas com o tempo minha relação foi esfriando e estou pensando em me divorciar. De acordo com o que vc publicou eu terei como obter o visto de permanência de acordo com o tempo e sera melhor se ate la eu obter um trabalho, certo? Não tenho filhos e somente gostaria de uma orientação porque não quero de maneira alguma voltar a morar no Brasil. Ficaria muito grata. Beijinho Vanessa

    • Sandra Santos Says:

      Oi Vanessa,
      Obrigada pelo elogio.
      O primeiro passo é vc solicitar a nacionalidade alemã. As outras peças vão se encaixando com o tempo. E vc não perde a nacionalidade brasileira, fica com as duas.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

  33. FS Says:

    Olá Sandra, tudo bem??parabéns pelo blog, ele realmente ajuda com suas informações .
    Eu tenho uma duvida sobre o visto de permanencia, tenho o visto que me permite ficar 3 anos, pois sou casada com descendente de alemão e meu filho tb tem nacionalidade alemã.
    Estou fazendo o curso, mas confesso que esta bastante dificil, saberia me dizer se é possivel renovar esse visto por mais 3 anos? Grata
    FRancine

    • Sandra Santos Says:

      Olá, obrigada pelo elogio. Acredito que sim, mas use este tempo mesmo pra ficar no estudo do idioma, pois ele é o que abre portas no futuro.
      Um beijo,
      Sandra

  34. Katia Says:

    Oi, Sandra
    Adorei ler seu Blog! Bem esclarecedor.
    Mas ainda tenho uma duvida: tenho o passaporte alemão e quero me mudar para Berlim , com minha filha de 9 anos. Estou insegura: sera que se eu nao conseguir emprego vou ter direito ao pacote de assistência social do governo? Quanto tempo eu levo para conseguir uma escola para minha filha? Como vou com pouco dinheiro preciso me cercar de todas as possibilidades. Principalmente do que pode dar errado ….
    Bj
    Katia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Katia,
      Como cidadã alemã vc tem direito à ajuda do governo. Os detalhes se esclarecerão à medida que forem contorcendo. Se tiver interesse em montar seus papéis (CV e carta de apresentação) para buscar emprego dentro das normas alemãs, ofereço meus serviços através da http://www.connexconsulting.de.
      Um beijo,
      Sandra

  35. Kamilla Says:

    gostaria que me manda-se os codigos dessas leis e saber se realmete sao validas muiiito obrigadaaa mesmo.

  36. Katia Meireles da Silva Castello Branco Says:

    Ola você poderia me ajudar me informando como faco para abrir uma conta bloqueada num banco alemão durante o período em que minha filha estiver estudando na Alemanha no curso secundário? Moro no Brasil e não falo alemão. Como faria isso?

  37. Ferrari Patricia Says:

    Bom dia!Gostaria de saber como posso morrar na alemanha com passaporte suiço e casei com um brasileiro e quero levar ele p alemanha obg

  38. Nina Says:

    Boa Tarde…Sou casada há 4 anos e moro aqui na Alemanha. Consegui minha permanência na semana passada e descobri que já posso dar entrada na minha cidadania e consequentemente ter meu passaporte alemão. Farei a prova no dia 11 de dezembro. A minha dúvida é a seguinte: Estou pretendendo me separar, mas ouvi dizer que se conseguir a cidadania e depois me divorciar eles retiram de volta a minha cidadania. Porém quanto tempo depois de ter a cidadania poderia pedir o divórcio? Se alguém puder me ajudar ficaria muito grata. Beijos Nina

    • Sandra Santos Says:

      Oi Nina,
      Não sei exatamente, mas acredito que sejam três anos. Se descobrir comente aqui como informação para outras pessoas.
      Obrigada e beijos,
      Sandra

  39. jonathas Says:

    Boa tarde, me casei com uma pessoa brasileira mas com cidadania alemã e moramos no Brasil, fazem 2 anos e 4 meses, quando posso pedir o certificado alemão e o passaporte alemão? qual o procedimento em geral? aguardo retorno obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Jonathas,
      Só coheço a possibilidade de ter visto de acompanhante aqui, caso vc e sua esposa venham morar na Alemanha. Verifique com o consulado mais próximo da sua casa.
      Um abraço,
      Sandra

    • simone silva Says:

      Nao é só casar com alemao e ta tudo certo nao, nao basta casar e isso te dará garantia de ter cidadania alema nao. Primeiro, vc ja tem o certificado A1 atestando que vc fala alemao? Ate um ano atras era tb exigido que vc fizesse uma prova atestando conhecimentos gerais sobre a Alemanha (policia, forma de governo, itens básicos da constituicao, história;) nao estou certa de qeu isso deixou de ser necessário. Enfim, eu sou casada com Alemao, nao tenho interessse em ter passaporte alemao (cidadania alema). Mas posso te adiantar prepare-se para gastos e papaleadas sem fim, pois estando na Alemanha ja é complicado obter a cidadania, imagino estando no Brasil. Pode se preparar para gastos e burocracia. É como te informaram só no consulado vc terá todas as informacoes, pois a lei vai mudando a cada ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: