Nas últimas semanas o país andava discutindo a fundo sobre o que deve ser levado em conta ou não para que um estrangeiro adquira a cidadania alemã. Chegaram a sugerir até testes de 30 e de até 100 perguntas, incluíndo aí história, geografia, política, Direitos Humanos, tocando nas bases do regime democrático e perguntando de tudo um pouco, com o fim de tentar avaliar a inclinação democrática do candidato, seu afastamento de todo e qualquer grupo de terrorismo e seu conhecimento das leis democráticas e dos Direitos Humanos, dentre eles a igualdade de direitos entre homens e mulheres. A não ser pelo fato de que os noticiários admitiram que muitos dos próprios alemães não conseguiriam passar num teste desses devido a sua complexidade, considero a avaliação em si válida, se feita razoavelmente, pois uma pessoa que decide morar aqui e adquirir a nacionalidade alemã deve concordar com os princípios que regem este país.
Pois bem, no final da semana passada, os secretários alemães do Interior finalmente chegaram a um consenso sobre o que a partir de agora é necessário para a obtenção do passaporte alemão:
– Quem quiser adquirir a cidadania alemã, deve estar vivendo aqui há 8 anos. Exceção: 6 anos, para pessoas que atuem ativamente em trabalhos sociais e se engajem pelo bem comum (como por exemplo pessoas que participam de grupos do Corpo de Bombeiros ou da Cruz Vermelha);
– Nível médio de conhecimento do idioma alemão, avaliado por testes escritos ou orais;
– Curso de integração, envolvendo questões tais como democracia, resolução de conflitos numa sociedade democrática, responsabilidade de cada pessoa pelo bem social, participação política, direitos iguais dos cidadãos, Direitos Humanos, etc., a ser pago pelo candidato. Este curso não será, entretanto, obrigátorio;
– Teste oral, escrito ou em grupo sobre os princípios democráticos e os Direitos Humanos. O curso descrito no tópico acima é visto como preparação para este teste. Quem não quiser participar do curso, porque por exemplo foi à escola aqui e acha que ele não seja necessário, poderá se preparar para este teste através de uma página na internet, a ser criada para este fim (“Einbürgerungsfibel”);
– Juramento ou “declaração de compromisso cívico” perante um órgão público de que a pessoa reconhece os princípios democráticos e a Lei Fundamental do país. Afirmação por escrito de que a pessoa não tem nenhuma participação, ativa ou passiva, em grupos extremistas;
– Critérios excludentes: nem todo estrangeiro que vive aqui há 8 anos tem o direito de requisitar a cidadania alemã. Aqueles que já cometeram crimes e já pagaram penas superiores a 90 dias de multa estão excluidos deste processo.
Naturalmente, os órgãos competentes analisam também a situação financeira do candidato. Não há interesse em proporcionar a cidadania para pessoas que vivam (ou possam passar a viver) dependentes do sistema social do país.
Fato é que desde o ano de 2000 o número de pessoas que consegue adquirir a nacionalidade alemã vem decaindo constantemente. E agora, com estas regras um pouco mais severas, eles tendem a cair ainda mais, pois as dificuldades aumentaram visivelmente. Cada estado alemão define como implementar as regras previamente definidas, portanto o processo de cidadania pode ser diferente dentro do país, de estado para estado. Com todas essas regras, pode-se concluir que o Estado alemão mostra que quer dificultar e ao mesmo tempo aumentar qualitativamente o número de estrangeiros a obter a nacionalidade alemã.
P.S. Importante – Segundo informações do consulado brasileiro em Munique, não se perde a nacionalidade brasileira ao obter-se a alemã. Com isso, o brasileiro passa a ter dupla nacionalidade, pois nosso direito é garantido por nascimento (jus soli). As próprias leis alemãs prevêem esta condição. Para maiores informações a respeito, clique aqui.
Tags: Alemanha, cidadania alemã, regras
13/07/2008 às 19:42 |
eu quero muito ter dupla cidadania.
Pois os brasileiros demoram a consseguir visto para outros países
tendo dupla nacionalidade, poderei viajar mais facil tanto pra europa ou qualquer lugar do mundo.
MARIO WAMSER.
15/07/2008 às 14:57 |
existe um site pra eu acompanhar processos em colonia? Koll? se tenho o numero do processo ai digito o numero do tal processo e ai fico sabendo como anda tal processo. tens alguma informacao a respeito?
21/08/2008 às 02:48 |
Sou do interior RS.Quero fazer cidanania alema.Poderia me informar alguen que faca para min.Porto Alegre
04/10/2008 às 16:47 |
[…] de conhecimentos gerais sobre a Alemanha:: A novidade, além dos procedimentos descritos aqui, é que desde 01.09.2008 é necessário fazer um teste de conhecimentos gerais sobre a Alemanha […]
01/04/2010 às 12:05 |
Eu sou filha de um alemäo nascido na cidade de Willich – Deutschland, que mora no Brasil há 35 anos, quero muito ter a cidadania alema!
Näo tenho nenhum problema de me comunicar em alemäo, näo tenho nada que desabandone minha conduta, por tanto preciso de maiores informacöes para prosseguir com o teste.
P.s. Já estive na Alemanha, mais näo moro nela.
Qualquer inofrmacäo já ajuda!!!Obrigada.
01/04/2010 às 17:34 |
Oi Wilma,
Eu recomendo que vc procure o consulado alemao mais próximo de vc. Se quiser ler mais sobre o teste e os pré-requisitos de estrangeiros para conseguir a cidadania, dentre muitos outros assuntos relacionados à Alemanha, recomendo a leitura do meu livro. Mas como vc é filha de alemao, nao terá problemas para conseguir a cidadania alema.
Um beijo e boa Páscoa!
Sandra
14/07/2010 às 04:49 |
Seguindo os pre-requisitos legais, netos de alemao tambem nao terao problemas para conseguir a cidadania alema? Sera mais facil por serem netos de alemao nato?
15/07/2010 às 20:16 |
Oi Maria,
Sugiro que entre em contato com o consulado alemao mais próximo de vc, pois há tantas regras para diferentes anos, etc. que é difícil dar uma informacao com 100% de certeza. Geralmente a ascendencia alema tem que ser por parte de pai para que os descendentes consigam cidadania alema.
Um abraco e boa sorte,
Sandra
11/09/2010 às 15:12 |
Olá…
Eu sou descendente de alemão, mas descendo de 5ª geração:
Tataravô>bisavô>avô>pai>eu (nascida em 07/11/1991)
Acho que por ser de 5ª geração dificulta mais ainda, nao é mesmo??
Meus antepassados vieram pro Brasil devido a Guerra.
obs.: tataravô e tataravó alemães.
Mas foi muito importante saber que agora tem testes p obter cidadania alemã.
Alguém poderia me dizer se esses testes sao feitos de forma oral ou escrita, e se são em alemão…?
Tenho que saber falar o fluente de alemão?
Quanto tempo demora pra saber se passamos no teste ou não?
Esse teste é feito na embaixada, aqui no Brasil?
Sou Valadarense (Gov. Valadares). Isso dificulta? (Pois esse é um ponto que dificulta muito, em se tratando de visto para os States.)
14/09/2010 às 07:31 |
Oi Sabrine,
Os testes sao para pessoas que nao tem descendencia alema, qualquer um pode faze-lo. No seu caso, sugiro consultar o consulado alemao mais próximo aí no Brasil.
Boa sorte e um beijo,
Sandra
03/07/2013 às 01:56 |
Acredito que eu seja o grau de descendência minha seja: trisavô (alemão) – tataravô – bisavô – avó – mãe – eu domino a língua, mas queria saber se seria possível a cidadania por ser um pouco longe…
10/07/2013 às 23:18 |
Olá Markus,
As regras para receber a cidadania alema mudam de tempos em tempos. Sugiro a consulta do consulado alemao mais próximo da sua residência para solucionar sua dúvida.
Um abraco,
Sandra
27/09/2013 às 00:53 |
Muito bom as informations parabens
05/11/2015 às 01:53 |
sou neto de um alemao e ele ja morreu tem muito tempo,meu pai tem 68 anos vai dar muito trabalho pra eu conseguir dupla cidadania? quero pra poder morar legalmente em londres,e nao nao falo alemao. eu e meu pai nao somos proximos ele ja tem cidadania o que eu tenho que fazer ajuda ai to doido pra saber isso logo porque ta perto da data planejada
13/03/2016 às 18:42 |
Oi Matheus,
Dê entrada com seus papéis no consulado alemão mais próximo da sua residência. Só eles poderão decidir sobre o seu caso. Com cidadania alemã, tem o direito de morar e trabalhar em toda a Comunidade Européia.
Um abraço e boa sorte,
Sandra
05/11/2015 às 01:53 |
e vou ter que morar na alemanha um tempo?depois de conseguir a dupla cidadania?
13/03/2016 às 18:41 |
Oi Matheus,
Se apresentar a documentação necessária não vai precisar morar aqui pra conseguir a cidadania.
Um abraço,
Sandra
29/03/2016 às 02:56 |
Oi… Tenho muito duvida.. Gostaria lhe pergunta.. Sou cidadania alema e nao precisa fazer prova de orientierungskurs,verdade?
29/03/2016 às 20:09 |
Desculpe, Thiago, não entendi bem sua pergunta…
Um abraço,
Sandra