Anúncios

::Querido torcedor brasileiro::

WeggisEm Weggis, na Suíça, a cidade onde nossa Seleção treinou antes da Copa, tive a oportunidade de conhecer um grupo de 6 jornalistas da Globo, que estavam ali cobrindo os acontecimentos ligados aos nossos Canarinhos e os acompanhariam durante todos os jogos dentro da Alemanha. Eles estavam, diria eu, pensando alto dentro do bondinho que nos levava do alto da montanha de Rigi de volta à cidade, num maravilhoso passeio panorâmico onde se podia ver uma parte da cadeia dos alpes suíços e das cidades ao redor do lago de Lucerna. Eles comentavam, com muita razão, que nossos políticos e empresários também têm a oportunidade de viajar para o exterior, também vêem que existem outros patamares de qualidade de vida por aqui, que aqui há limpeza, há ordem, há organização, há segurança, que as escolas e casas não têm muro, que „até as vacas são mais felizes“, como diria meu querido amigo Fernando.

Antes de começar a bater papo com eles, seus comentários me levaram a pensar. É verdade, a classe política e nossa elite realmente vai ao exterior e vê tudo isso, mas por que eles então não levam esses exemplos pra casa? Comecei a pensar na corrupção que assola nosso país, na vontade que muitos têm de faturar a curto prazo, de trabalhar pouco e ganhar muito, de usar de sua “esperteza” e “inteligência”. Tudo em prol de si próprio e não da coletividade. Pensei também na maravilha do nosso clima, na nossa gente amiga e alegre, na nossa musicalidade, na fartura que há nas mesas dos brasileiros, com tantas frutas e legumes deliciosos, na nossa criatividade, na nossa garra, e daí pensei em você, querido torcedor brasileiro!

Toda viagem é capaz de nos transformar por dentro. Nossa realidade é vista com outros olhos, tudo muda depois que passamos por uma experiência que muda nossa perspectiva, nosso patamar, nosso campo de observação. Então, se os políticos e líderes do nosso país teimam em ver que há outras soluções para o país, que há outras formas de vida que podem ser oferecidas para todo o povo brasileiro, e não só dividida entre uma pequena elite que se esbalda em tanta riqueza e tanto desperdício, por que não começar a partir de você, querido torcedor?

Você pode ser veículo para transformações no nosso país. Você pode passar a exigir ainda mais os seus direitos de cidadão e não tolerar qualquer tipo de corrupção, a partir da sua vida particular. Você pode votar em pessoas que realmente querem fazer a diferença e, se se tornar empresário, pode pensar a longo prazo e reconhecer em você um privilegiado que poderá alavancar mudanças e contribuir com sua parcela de responsabilidade social, dando empregos, gerando riquezas, fomentando a economia, levando seu empreendimento ao sucesso particular, mas com isso também global de todos aqueles que atuam junto de você, pensando, por que não, socialmente e a longo prazo. Você pode mudar sua atitude, parar de achar que “tudo é assim mesmo porque sempre foi” e que “não existe mais segurança no nosso país”. Podemos, todos juntos, exercer nossos direitos de cidadãos e exigir mudanças, podemos ter visões, podemos enxergar num futuro próximo um país que dá certo, porque ele tem, já hoje, tudo para dar certo.

Note bem: não estou fazendo um ode à cópia de soluções vindas do exterior, pois temos que encontrar soluções próprias para nossos problemas internos. Tampouco estou pretendendo dizer que no Brasil não há esforço, não há avanço ou gente de caráter. Meu intuito é o de fazer as pessoas, individualmente, se verem co-responsáveis pelo futuro do nosso país, que se constrói a cada dia! Jogar a culpa no “outro” é uma situação altamente confortável.

E, por fim, a pergunta que na realidade iria vir no começo deste texto: o que significa para você viver com qualidade? O que é, na sua opinião, qualidade de vida?

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: