Anúncios

::Pergunta::

Pergunta

Todos nós, brasileiros que moramos no exterior chegamos a conclusões sobre diferenças, similaridades, gostos, desgostos, tudo fruto de nossas experiências com o passar do tempo. Eu definitivamente tenho algumas comigo, todo mundo tem. Pergunta: o que você gostaria de ter sabido (ou qual informação te faltou) ANTES de sair do Brasil pra ir morar no exterior?

De todas as respostas, a que mais me chamou a atenção (e confere com a realidade em terras germânicas) foi esta aqui, publicada em anônimo na minha coluna no Viver no dia 07.02.2008:

Eu gostaria de ter me informado mais sobre o país, o povo e os costumes alemães. Isso teria evitado muitos aborrecimentos, desentendimentos, mal-entendimentos e brigas. Um “cursinho” como se faz quando se vai a trabalho para países árabes muçulmanos (parece-me que para lá é até mesmo obrigatório).
Assim teria evitado alguns vexames como um que dei depois de 6 meses de casada (cansada de ficar lavando, limpando, passando, cozinhando e tirando pó). Um dia, já de saco cheio de ser a “gata borralheira”, botei as mãos na cintura, dei uma reboladinha, me enchi de gás e soltei: “quando é que você vai finalmente arranjar uma empregada pra nós?”. Meu marido olhou-me como se estivesse vendo-me pela primeira vez em sua vida. Aí ataquei o resto: “vc não está achando que passei anos esquentando banco universitário para vir aqui limpar banheiro pra vc, né? Nem das unhas posso cuidar”
Ao que ele respondeu meio aturdido: “Endoidou, é? E nós somos lá milionários para ter empregada?”.
Depois que li numa reportagem sobre uma Ministra de Estado que depois que chegava do trabalho ainda ia passar roupa e limpar banheiro… perdi minhas últimas esperanças de ser “aliviada” do meu fardo. Hoje eu pinto parede e lixo até móvel mas me recuso a levantar cedo para tirar neve da calçada e a cortar grama do jardim. E sempre que tenho chance mando o marido para a cozinha (ele gosta de cozinhar e eu odeio). E as unhas? Faço no Brasil quando vou lá a cada 2 ou 3 anos.
Es reicht auch!

Tags: ,

2 Respostas to “::Pergunta::”

  1. Lisane Says:

    Olá, Sandra! Visitei o site por um acaso e o tenho em minha lista de favoritos e em relação ao tópico, não sei se para o seu consolo, moro no Brasil e nem eu nem minha família tivemos empregada… nossa casa é grande e sou eu que faço todo o serviço. Vou várias vezes ao cabeleireiro porém nunca a uma manicure, pinto as unhas em casa mesmo, até porque sofro de alergia. Então, não fique triste, você não está sozinha! Parabéns pelo blog que seve como informação mesmo para pessoas que não pensam em morar na Alemanha. Tudo de bom pra você! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: