::Resumo de Stuttgart::

Dalai Lama e Angela MerkelChuva torrencial ao chegar – quarto de hotel “vá lá” mas bem localizado – muitas saudades do Matthias e dos meninos – aulas diárias de manhã e à tarde – enxaqueca pesada/duas aspirinas toda manhã – horas numa livraria e mil e um livros que eu teria vontade de comprar – filme imperdível do Dalai Lama, que esteve de visita semana passada aqui na Alemanha (10 Perguntas ao Dalai Lama) – pesadelo – noites mal dormidas – enxaqueca – estudos – sopa thai deliciosa com leite de côco, legumes e “capim de limão” num bar/restaurante com café-da-manhã até às 17h30 da tarde, nos finais de semana até às 19h da noite – comida vietnamesa – comida turca – comida chinesa – sorvete – bar oriental – bar mexicano com café-da-manhã até às 23h da noite – compra de presentes na C&A – comida a quilo biológica – água – água – água – cantores de rua – mil idiomas nas ruas (140 nacionalidades vivem em Stuttgart) – nervosismo – prova escrita – nervosismo – prova oral – nervosismo – apresentação – interrogatório da banca examinadora – encontro com minha família – volta pra casa…

Cá estou eu novamente. Obrigada pelo apoio de vocês! O que me chamou a atenção no curso que fiz foi que eu era a única pessoa que já trabalha na área… e provavelmente a única estrangeira!

Finalmente acabei meu curso! Agora sou formada na área, uni os conhecimentos práticos que já tinha à teoria de Recursos Humanos e trouxe muita idéia legal pra ser implementada na minha empresa. Notas das provas: 2 (aqui na Alemnha as notas vão de 1 a 6, sendo que 1 é a melhor nota) para a prova oral, decepcionantes 2,7 para o projeto final. A professora de desenvolvimento de pessoal era minha chapa, espero que a nota da prova escrita levante minha nota final para algo em torno de 2. Fiquei decepcionada com a nota do trabalho final principalmente por causa dos comentários do professor doutor que leu e avaliou meu trabalho, assistiu minha apresentação e colocou perguntas sobre o mesmo. Sua primeira reação foi “Parabéns, seu alemão melhorou muito da 1a. parte do curso para a 2a.!” o que não arrancou de mim mais do que um sorriso amarelo, já que esta não era a questão primordial para estar ali. Esperei um tempo para ouvir minha nota geral, uma média entre a nota do trabalho escrito (69), da apresentação (80) e do interrogatório sobre o trabalho (89). “A senhora tem muito conhecimento, mas seu trabalho não foi científico o suficiente, pelo menos para o que nós alemães entendemos como ciência”. Com a outra professora tínhamos aprendido que um avaliador pode cometer erros de avaliação por ser egocentrista, se comparar à pessoa que avalia, e por cometer erros de ideologia, como dar nota boa para alguém que faz parte do seu grupo social informal. No meu caso, acho também que meu trabalho não foi “científico” o suficiente, mas acho que sua avaliação foi possivelmente também influenciada pela visão que ele parece ter dos estrangeiros e talvez até por eu não ter me vestido como se estivesse indo para uma entrevista pessoal para conseguir um emprego, como os outros colegas estavam vestidos. Eu sou uma pessoa revoltada com o fato das pessoas se concentrarem demais com o exterior, muito mais do que com o interior do ser humano, e demonstro isso sempre que possível. Fui para a apresentação com minha camiseta de protesto das Olimpíadas e a favor do Tibete. Viva o Dalai Lama! Por acaso dei meu trabalho para a outra professora ler – vou perguntar para ela, só por curiosidade, que nota ela teria me dado… Ela é mais voltada para o lado humano, ele para o econômico, e como voltei meu trabalho cujo tema foi “A Geração Estágio – Desigualdes no Mundo do Trabalho para Jovens e Idosos!”) mais para a 1a. questão, acho que ela gostará mais dele do que o tal doutor. Este é, aliás, mais um erro do avaliador: avaliar a partir de seus gostos pessoais. O que importa: terminei o curso depois de 2 anos de labuta, F-I-N-A-L-M-E-N-T-E!

De volta pra casa

O Matthias disse hoje pra mim no café-da-manhã:

Durante a semana passada quando você estava em Stuttgart, deu pra ver que você é o coração da nossa família.

Eu, me fazendo de desentendida:

Como assim, o que você quer dizer com isso?

Ele contrapõe com outra pergunta:

O que é o coração no corpo humano?

Eu dou minhas respostas:

É o único músculo que nunca pára de trabalhar. Bombeia sangue o tempo todo. Recebe coisas ruins e manda coisas boas pra toda parte do corpo.

O Matthias foi categórico:

Nunca mais te elogio de novo…

Hehehehe, que marido mais carinhoso, não é mesmo?

Tags: , , , ,

5 Respostas to “::Resumo de Stuttgart::”

  1. MARCIO CANDIANI Says:

    Ei, mineirinha na Alemanha, coloquei mais algumas fotos do centro de convivencia e do cersam no novo blog – havia perdido tudo, mas encontrei um cd com varia fotos.

    Visite

    http://saudementaldasgeraes.blogsptot.com

    Marcio Candiani

  2. Silvia Says:

    Sandra, parabéns por ter vencido essa etapa!! achei suas notas excelentes. Mas você poderia ter simplesmente agradecido o Matthias pelo elogio, né?? hehehe e parabéns por desafiar o padrão, com as roupas!! que coragem, hein??

  3. Paula Says:

    Parabéns!

  4. ceci Says:

    PARABENS SANDRINHA!!! vc merece tudo de bom!!! nao liga pro cara que te deu uma nota nao esperada afinal o que e uma nota? O importante e a quantidade de coisas novas e boas que vc inseriu ai na sua cabecinha! as coisas ruins voce ignora, joga de volta pra quem as mandou! VIVA SANDRINHA!!! bjs Ceci

    PS: to me sentindo como vc: enxaqueca, dor no ombro e no pulso, nao consigo mais dormir (hoje acordei as 5:30!).. so faltam 4 semanas e nao tenho nem um terco do meu trabalho escrito, meu professor odeia meus desenhos e ninguem entende meu humor ;( ta fodao, mas sei que Deus e grande e nao me deixa na mao!

  5. Ana Says:

    Eu achei que ele dizer que vc é “coração da casa” muito carinhoso, sim!
    Vc é quem respondeu “atravessado”, Sandrinha!! Que coração de pedra! heheheh!

Deixe um comentário

