::Viagem ao passado::

No momento a minha cunhada está de visita da Espanha e fazendo aqui uma visita de volta ao seu passado. Ela volta às cidades da redondeza e passeia por elas, encontrando nelas os lugares e as pessoas que fizeram parte de sua vida quando ainda morava aqui. Sai de bicicleta e reencontra colegas do colégio, marca encontro com amigos de outrora, uma verdadeira viagem ao passado. Ah, se fosse tão fácil assim voltar ao passado quando vou ao Brasil! Pelo menos no meu caso não é, voltando a uma cidade de 3,5 milhões de habitantes como Belo Horizonte só posso reencontrar pessoas se tiver os dados delas e se marcar tudo com antecedência. E depois de tantos anos já perdi o contato com algumas pessoas queridas, apesar de ainda manter um contato firme com alguns bons amigos.

Minha cunhada se reconectou até aos colegas do último ano de colégio, estes aqui na Alemanha se reencontram por toda a vida, costumam marcar encontros anuais para se reverem, lembrarem do passado e fazerem um balanço da vida atual. Acho isso fantástico! Deveria existir algo assim também no Brasil. A grande dificuldade ficaria em reencontrar as pessoas, mas hoje em dia com a internet isso seria mais simples de realizar. Uma diferença decisiva é que aqui na Alemanha todo mundo é obrigado a comunicar seu endereço ao governo, portanto se a pessoa continua morando no país, é fácil reatar contato com ela, mesmo depois de muitos anos. Esta seria uma dica que envolve a cultura daqui com a daí, que eu poderia dar para as gerações atuais: reencontrem-se ao passar dos anos! Não deixem as amizades de outrora se perderem com o passar do tempo! Num mundo como o atual, onde tudo e todos parecem ser perecíveis, temos que fazer nossa parte para as amizades perdurarem através do passar das décadas e através delas não perdermos o sentimento de que tem um cantinho onde nos sentimos reconfortados, onde há pessoas que nos querem bem e ficam felizes ao poder nos rever.

Hoje super nostálgica, ouvindo músicas do Lô Borges (Chegado, Trem Azul) e novas descobertas como Lana Rodriges (Cicatrizes) e as super dicas abaixo: Vander Lee (Meu Jardim) e Vanessa da Matta (Boa sorte).

Tags: , , ,

3 Respostas to “::Viagem ao passado::”

  1. Mi Says:

    mas é a diferenca de vc morar numa cidade grande ou nao. Em cidades menores, todo mundo sabe da vida de todos, e pra onde eles foram e onde estao. Ja em cidades grandes, a anonimidade é muito grande, o que eu tb nao acho tao ruim assim. Mas manter contato com amigos antigos, fica a cada dia mais dificil mesmo! bjs!

  2. Silvia Says:

    Adoro a Vanessa da Mata!! Mas eu te confesso que já desisti dessa coisa de maner a todo custo as amizades do passado, porque acho que novas amizades entram e algumas velhas saem, mesmo, inevitavelmente, da nossa vida. É o movimento normal. E já me rendi a ele.

  3. Paula Says:

    menina nem me fale, depois do orkut então reencontrei até gente que nem queria …. kkkkkk
    você acredita que encontrei minha professora do jardim de infância no orkut? pois é… nos dias de hoje só se isola quem quer, não é mais como antigamente que você ia perdendo o pique de escrever cartas e receber notícias com no mínimo 1 semana de atraso…

Deixe um comentário

