::Colapso x Utopia::

Tocando muito bem em assuntos atuais e de interesse para todo ser humano deste planeta, Rafael Reinehr descorre neste texto sobre uma teoria muito interessante e que promete: a desaceleração da produção e do consumismo em nome do meio-ambiente, da afirmação da importância dos relacionamentos humanos e do “savoir vivre”, o Decrescimento Sustentável. Imperdível!!!!

Gostaria de ler aqui seus comentários, para discutirmos juntos as idéias descritas no texto do Rafael.

Anúncios

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “::Colapso x Utopia::”

  1. Rafael Reinehr Says:

    Sandra, obrigado pela citação do artigo. Como podes ver no ensaio, alguns pensadores já pensavam na solução para os problemas atuais antes mesmo que eles existissem da forma com que se apresentam hoje, como é o caso de Pigou e suas Taxas Pigovianas, datadas de 1912. Isso porque não resolvi voltar aos primeiros socialistas utópicos, que em suas preocupações com a decadência das relações humanas propunham alternativas semelhantes, só que sem o foco na Ecologia como Latouche. Afinal, é bom lembrar, a preocupação com a questão ecológica data do século passado, principalmente após o pós-segunda guerra mundial, quando os problemas realmente se intensificaram.
    Sobre escrever mais sobre Latouche, está anotado. Entretanto, tenho um texto quentinho para preparar antes sobre “O Dinheiro como Empecilho ao Senso de Comunidade – Alternativas para um mundo sem Dinheiro”, um tema que andei repensando e teorizando por estes dias.
    Um abraço e é bom receber notícias suas.

  2. Silvia Says:

    Sandra, o link não abre… estranho – diz que o Internet Explorer encontrou um erro e a operação será abortada…. nunca vi uma coisa dessas… enfim, tentei!! bjss

  3. Sandra Says:

    Pra quem tiver dificuldade de abrir o link: http://reinehr.org/ecologia/sustentabilidade/descrescimento-sustentavel-uma-nova-forma-de-pensar-e-evoluir

  4. Latifa Says:

    Oi querida…. vi que vc deixou recado no meu blog… Como vc me encontrou???? rs…
    Estudei alemão por dez anos e morei durante dois meses em Hamburgo… adoro esse país. O que vc faz por ai???

    beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: