::Mercado das pulgas::

Ontem participei de um mercado das pulgas (Flohmarkt/Trödelmarkt) junto com a minha filha. O princípio é simples: você junta toda a bagulhada que não quer ou não precisa mais em casa e leva num dia e local combinados pra vender. Até que valeu a pena: em 6 horas ganhamos 50 euros e o investimento foi de 5 euros para 4 metros de rua.

Mas o único problema que tenho com mercados das pulgas é ter que acordar cedo. Tem mercado das pulgas onde as pessoas já chegam de madrugada (ou até dormem no lugar!) pra marcar um bom lugar. Nós chegamos ontem lá às 8h da manhã, o que pras pessoas que participam desses mercados já é “tarde” e com a ajuda de uma amiga consegui um lugar relativamente bom, à sombra das árvores.

Na realidade, pra quem participa do mercado, este local é um local de troca: você vende suas coisas por quase nada, e compra outras (que realmente precisa) também por pouco dinheiro. Voltamos pra casa ainda com o carro cheio, mas a Taísa estava de posse de 7 novos livros semi-novos no valor de 50 euros, comprados por 7 euros, e o Daniel tinha ganhado um livro (com som!) sobre locomotivas, um ônibus com passageiros e um trator pra brincar na areia, além de três conjuntos de cueca e camiseta super coloridos. Valeu!

Na realidade eu brinquei que se alguém chegasse e anunciasse que levaria tudo, eu ainda daria 5 euros pra pessoa e voltaria feliz pra casa com as mãos abanando… hehehehehe… Mas a verdade é que eu não daria minhas coisas de graça pra um “vendedor profissional de mercado das pulgas” (sim, isto existe!), mas sim pra alguém que estivesse realmente necessitado. Há duas semanas atrás coloquei um anúncio no jornal, tendo investido do próprio bolso com este intuito de dar minhas coisas pra pessoas necessitadas. Resultado: uma família alemã com um carrão veio aqui e levou grande parte das minhas coisas, de graça, e logo depois um “vendedor profissional” veio e disse que levaria tudo pra casa dele, com o que eu naturalmente não concordei. Aprendi com esta tentativa de “ajudar o próximo” que na Alemanha existem pessoas pobres e necessitadas, mas estas não gostam de aparecer. E que os alemães em geral não gostam de receber ajuda de outras pessoas, eles preferem pedir ajuda ao governo ou comprar as coisas que precisam pechinchando, como no caso dos mercados das pulgas onde eles se permitem pechinchar abertamente.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

8 Respostas to “::Mercado das pulgas::”

  1. Claudia Says:

    Sandra, já fiz alguns mercados da pulgas. É divertido, mas nao dá para ganhar dinheiro, na minha opiniao. O que eu fiz, nos últimos, depois de ganhar experiência, foi uma liquidacao dos restos por 50 centavos. E você tem razao, preferível vender por 10 centavos do que doar. Quem realmente é necessitado ainda tem orgulho e prefere pechinchar do que ganhar de mao beijada… Beijos, C

  2. Silvia Says:

    que legal!! deve ter sido uma experiência bem bacana e tem tudo a ver com aquele texto que vc me mandou, reciclar, reaproveitar, reutilizar!!! Adorei.

  3. Cacá Says:

    Olá,

    Encontrei seu blog pesquisando sobre o mercado de pulgas aqui de Frankfurt.

    Me disseram que é um lugar bem legal pra comprar várias coisas, entre elas uma bicicleta.

    Como ainda vou ficar por praticamente por mais um mês, estava pensando de ir lá comprar uma bike.

    Porém não sei exatamente onde fica, estou totalmente perdido aqui em Frankfurt…

    Eu sei do Rio e sei onde ficam os museus, mas tem diversas pontes e eu não sei onde é o tal do antigo matadouro…

    Será que você pode me dar um help?

    Bom, é isso 😀

    Abraço!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Cacá,
      Nao sou especialista em Frankfurt, mas se o seu desejo é comprar uma bicicleta usada, aqui vao algumas sugestoes:
      – Procure no Google por “Gebrauchtrad Flohmarkt Frankfurt” com todas as palavras ou uma combinacao das mesmas;
      – Olhe se acha lojas de bicicletas novas que também tem usadas em promocao (eu comprei uma assim pro meu filho);
      – Olhe os jornais locais na parte de Pequenos Anúncios;
      – Pergunte pra amigos e colegas daí da cidade mesmo, talvez até conhecam alguém que queira vender sua bicicleta;
      – Olhe no Ebay selecionando pela localizacao, assim vc encontra ofertas perto daí.
      Boa sorte na procura e boas pedaladas!
      Um abraco,
      Sandra

  4. Anne Says:

    Bom dia …

    Observei a sua pagina e como sou uma universitaria de São Paulo que esta ficando louca rsrs para fazer um trabalho venho pedir sua ajuda se possivel.
    Na Alemanha deve ter varios produtos diferentes e inovadores q o Brasil não possui … gostaria q me auxiliasse para uma idéia de produto para apresentação em uma feira … uma coisa util simples e q seja empreendedora …

    Desde já agradeço sua atenção … aguardo resposta

    Abraços

    Anne Freitas
    SP-Brasil

  5. Caue Says:

    Onde fica esta feira?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Caue,
      Vc acha esse tipo de feira praticamente em toda cidade alema, de uma olhada nos jornais locais e nos avisos espalhados pela cidade. Boas compras!
      Um beijo,
      Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: