::Discussão em ambiente de trabalho alemão::

Um desentendimento recente em um ambiente de trabalho de conhecidos meus elucida bastante a cultura alemã dentro do ambiente de trabalho. Um chefe de seção, vamos chamá-lo de chefe 1, se desentendeu com outro, que vamos chamar aqui de chefe 2. O desentendimento se deu pelo fato do chefe 1 não ter gostado do “tom” do e-mail que tinha recebido do chefe 2. O chefe 1 respondeu o tal e-mail copiando em cc todos os outros chefes de seção e ameaçando colocar o nome dele (chefe 2) em discussão perante todo o grupo de chefes na próxima reunião semanal. Além disso, foi ao gerente geral e reclamou da tomada de decisão do chefe 2. O gerente geral chamou o chefe 2 para conversar. Verificaram que a tomada de decisão tinha sido feita com base numa regra geral, válida para todos da empresa. Mais tarde o chefe 2 verificou novamente o caso e notou que tinha cometido um erro, por não ter notado um detalhe antes da tomada de decisão. Digamos que a decisão era correta, mas por causa do detalhe ficou incorreta. Ele prontamente envia um e-mail ao chefe 1 (também com cópia para Deus e o povo) dizendo que havia tido um mal entendido entre eles e que ele tinha corrigido o erro.

No outro dia, foi de encontro ao chefe 1 para saber dele porque ele tinha reagido de forma tão impetuosa, por que tinha reclamado com o gerente geral e não com ele, pois numa comunicação direta teriam podido verificar o mal-entendido de forma bem mais clara e descomplicada. O chefe 2 quis saber também por que o chefe 1 teve necessidade de enviar um e-mail para todos os outros chefes (o que logicamente, na minha opinião, pressupõe uma certa intriga contra o chefe 2). Neste momento o chefe 1 começou a bravejar: disse que o chefe 2 estaria extrapolando a autoridade de sua função, que muitos achavam que ele era arrogante e dava a impressão de que achava ser inatingível. Disse que o que tinha feito era pouco perto do que poderia fazer para atingi-lo, amedrontando-o.

Intrigado com a reação do chefe 1, o chefe 2 foi novamente ao gerente geral e conversou com ele sobre as ameaças do chefe 1. Depois de conversar com ambas as partes envolvidas, o gerente geral teve a dignidade de enviar um e-mail para todos os chefes dizendo que no caso dos dois havia existido somente um mal-entendido, um erro de comunicação, que a regra em geral estava certa, e que ele nunca discutiria sobre a pessoa do chefe 2 numa reunião de chefia por achar que ali não era local para tanto. Completou dizendo que ele achava que o chefe 1 tinha errado tanto em seu tom de voz ao conversar com o chefe 1 quanto em suas acusações generalizadas. Resultado: aquele que atacou e se fez de super-potente, foi desmascarado perante todo o grupo.

Hoje fiquei sabendo que antes da tal reunião de chefia começar o chefe 1 se viu obrigado a procurar o chefe 2 para pedir desculpas e dizer que tudo o que tinha dito no dia anterior era “da boca para fora”. A desculpa fo aceita e a reunião aconteceu, como se nada tivesse acontecido, envolvendo somente assuntos gerais. Moral da história: se quiser ser respeitado na Alemanha, não aceite agressões de boca calada. Quem sai ganhando, é sempre aquele que mostra ter classe e dignidade, além de uma certa auto-estima.</

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Uma resposta to “::Discussão em ambiente de trabalho alemão::”

  1. C.A.Margonper Says:

    Mas que homem valente, hein?

    Aqui em Portugal, o que muitas vezes acontece, infelizmente, é a pessoa ofendida ouvir e calar, principalmente se fôr alguém de um posto “inferior”. Eu própria não posso dizer que não engolido e calado algumas vezes.

    Neste aspecto, acho que temos algo a aprender com os alemães, não?

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