::Obama, Kung Fu Panda e preconceitos::

Li hoje na Época que nós já tivemos um Obama: Nilo Peçanha, presidente do Brasil de 1909 a 1910. Engraçado foi constatar que, apesar de mestiço, ele era visto como um homem branco pela sociedade e até retratado assim em pinturas da época. Mensagem da sociedade: “há mestiços e mestiços, que afinal não são tão mestiços assim”.

A mensagem aqui na Alemanha é, muitas vezes, a mesma: “há estrangeiros e estrangeiros”. Há os “sangue-suga”, que vivem dependentes do governo e por consequência do dinheiro do povo, dos impostos, e os outros, os “normais”, os assalariados, os estudados, etc. Só se esquece que a grande maioria que vive de dinheiro do governo não o faz por querer, mas sim porque não tem como querer, por falta de opção mesmo.

E outra reportagem da UOL analisa o preconceito no Brasil. A conclusão da reportagem é uma frase que parece ter se tornado comum no Brasil politicamente correto de hoje em dia: “os outros são preconceituosos, mas eu não sou”.

Ora bolas, praticamente todos no mundo são preconceituosos, uns mais, outros menos. Por que jogar na responsabilidade de outras pessoas algo onde eu também tenho uma parcela de contribuição, nem que seja mínima? Reconhecer que sou parte integrante da sociedade e ela é espelho de minha ações pessoais.

Os filmes “infantis” de hoje em dia, ainda que feitos para crianças, trazem na realidade questões altamente adultas. O Kung Fu Panda, por exemplo, nos oferece grande ensinamentos: tudo aquilo que vemos e tratamos como especial, será especial. O tempo mais precioso é o hoje, quando podemos mudar nosso futuro sem tampouco ficar só agarrados ao passado. Seguir nosso coração sempre valerá a pena. Ver o outro sem preconceito pode ser difícil, mas verdadeiro e isso nos trará grandes recompensas. Suas maiores fraquezas podem se tornar suas maiores forças. Dica de filme pra família toda!

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “::Obama, Kung Fu Panda e preconceitos::”

  1. Luana Mita Says:

    Me chamo Luana e estou no Brasil. Parabéns pelo blog.

    Preconceito é fogo mesmo, a melhor forma é educar as crianças desde cedo!
    Quero conversar com você, meu email é luanamita.pp@gmail.com, Você pode entrar em contato comigo?

  2. Silvia Says:

    Vi esse filme outro dia e também adorei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: