::Dicionário mineiro :-)::

sapucadequê? ………..Sabe por causa de quê?
lidileite …………………(litro de leite)
mastumate ……………(massa de tomate)
dendapia ………………(dentro da pia)
badapia ………………..(debaixo da pia)
unkidicarne ……………(1 kilo de carne)
tradaporta ……………..(atras da porta)
badacama ……………. (debaixo da cama)
pingumel ……………….(pinga com mel)
iscodidente ……………(escova de dente)
nossinhora …………….(nossa senhora)
pondiôns ……………….(ponto de onibus)
denduforno …………….(dentro do forno)
doidimai …………………(doido demais)
tirdiguerra ………………(tiro de guerra)
ãnsdionti ………………..(antes de ontem)
secetembro …………….(sete de setembro)
sapassado ……………..(sabado passado)
óiuchêro …………………(olha o cheiro!)
óikichero …………………(olha que cheiro)
vidiperfum ……………….(vidro de perfume)
óiprocevê ………………..(olha pra voce ver!)
tirisdaí …………………….(tira isso dai)
onquié……………………..(Onde que é?)
quainahora……………….(quase na hora)
ostrudia …………………..(outro dia)
prõnóstãuínu ……………(para onde nós estamos indo?)
ládoncovim ………………(lá de onde que eu vim)
proncovô? ……………….(para onde que eu vou?)
Oncotô? ………………….(Onde que eu estou?)
Simbortão?……………….(Vamos embora então?)
Pópô o pó?……………….(Pode pôr o pó? – de café)
Pópicauáio? …………….(Pode picar o alho?)
onquetá? …………………(onde está?)
dôdestongo ……………..(dor de estômago)
issokipómoiá ……………(isto aqui pode molhar?)
mardusfigo ………………(mal do fígado)
pôpurbaxo ……………….(p
ôr por baixo)
usvidifora …………………(os vidros de fora)
usvididetro ………… ……(os vidros de dentro)
usmininxegaro …………(os meninos chegaram)
asmininxegaro …………(as meninas chegaram)
pópegakasmão? ……..(pode pegar com as mãos?)
uventátáondi …………..(o avental está onde?)
ugáscabô ……………….(o gás acabou)
lidialcom …………………(litro de álcool)

Tags: , , ,

10 Respostas to “::Dicionário mineiro :-)::”

  1. Ciça Says:

    òtemo…a gor aposso entender o que meu pai fala ehhehe

    Menina, vivo te perdendod e vista. Deixa ver se agora nao perco mais

  2. Claudia Says:

    ai, vc nao sabe como me fez bem dar umas boas gargalhadas agora! Simplesmente maravilhoso! Você inventou essas expressoes ou copiou de algum lugar? Aman ha estou indo para a terrinha. Uma beijoca, Claudia

  3. Sandra Says:

    Oi Cica,
    Que bom que vc me achou de novo. Vou adorar receber visitas suas mais frequentes.
    Seu pai é mineiro? Eu nao sabia disso! hehehehe
    Beijo grande,
    Sandra

  4. Sandra Says:

    Oi Claudia,
    Eu as achei num fórum do Xing e achei perfeitas para o blog. Umas eu tirei, pois nao me identifiquei com elas, mas foram só 4. O resto é tal como estava lá.
    Beijoca e boa viagem,
    Sandra

  5. Silvia Says:

    Hahaha!!! adorei – minha mãe fala assim: “Tô aqui na casdaSilvia” às vezes. É que minha avó (sogra dela, com quem morou muitos anos) era de Mococa, uma cidadezinha bem pertim de Minas, sabe? bjs

  6. ceci Says:

    Oi Mineirinha! cheguei! calor totallllllllllllllll 34 graus… mil beijos a voces ai!
    nem preciso dizer que adoro este dicionario mineiro ne?

  7. Marília Says:

    Nossa, esse blog está bombando, que delícia!!
    Eu entrei na página do entrevistando expatriados e vi a propaganda do seu livro. Qndo entrei aqui, vi que vc tinha comentado isso num post mais pra baixo. Que legal, hein?

    Vc falou sobre comprar o livro. Eu vou querer sim! Tem mais coisa do que está escrito no blog, né? Qndo mesmo que vc vem pra trazer?

    Ah, vou querer um autógrafo!!! =D

    Beijos

  8. Sandra Says:

    Ei Marília,

    Será um prazer te enviar (ou dar pessoalmente) um livro autografado! 🙂 Vou te enviar um e-mail te explicando como deve proceder para fazer o pagamento. No livro há alguns textos inéditos e uma coletanea do que teve de melhor e mais lido nos últimos 5 anos nesse caminho, escrevendo, descobrindo, aprendendo.

    To chegando aí dia 21.12 e o lancamento deverá ser dia 23.12 em Beagá (local a ser confirmado).

    Um beijo,

    Sandra

  9. Sandra Says:

    Ei Ceci!!!

    Saudades mil! Hoje eu pensei em vc. Aproveite todos os raios de sol por todos nós aí na terrinha.

    Beijos no coracao,

    Sandra

  10. victorfinzetto Says:

    é coisa do Brasil !!

Deixe um comentário

