::Custo de vida x qualidade de vida::

Interessante analisar também nas pesquisas da Mercer Consulting que 6 cidades alemãs estão entre as 25 cidades com maior qualidade de vida, enquanto que na pesquisa sobre custo de vida não há nenhuma cidade alemã dentre as 25 cidades mais caras do mundo (1°. lugar Moscou, 2°. Tóquio, 3°. Londres).

Se o resultado desta pesquisa for realmente 100% confiável, o custo de vida em São Paulo (25°. lugar) ou no Rio de Janeiro (31°. lugar) é maior do que o das cidades alemãs analisadas! Será possível?!?

Tags: , , , , ,

6 Respostas to “::Custo de vida x qualidade de vida::”

  1. Taty Says:

    ahhh… acho que sim…. tudo aqui é caro…. estacionamento então… nem se fala… hj deixei 5 reais no estacionamento… no almoço 26,00… fora um mini dicionário por 35,00…. tudo abusivo…. hahaha sem falar no cinema…. 14 “merreis” hehehehe

  2. arlete sofiatti Says:

    Eu acho que sim tambem, Sandra. Se levarmos em consideracao o valor nominal de um salario aqui e la no Brasil, por exemplo. Digamos que o salario no Brasil fosse 5000 dinheiros e aqui 5000 dinheiros – sem considerarmos que a cotacao do euroXreal, ja que estamos considerando o valor nominal. Se compararmos o preco nominal de bens de consumo e de primeira necessidade, vamos perceber que o poder de compra aqui ‘e muito maior.
    De uma olhada na lista abaixo. Repare na quantidade de cada embalagem.
    Exemplos:
    shampoo (Fructis) – Bonn 2,45 X Sao Paulo 5,00
    1,5l suco natural sem aditivos – HohesC – 1,89 X DelValle com aditivos(1l) – 3,39
    absorvente Always 16 unidades 1,69 X 8 unidades 3,51
    Aluguel – Aqui pago 1200,oo X meu inquilino paga 1200,00
    Meu carro – VW Golf Variant com ar condicionado, direcao hidraulica, diesel, ano 2003 – 50000km – 9000,00 X algo similar nao menos do que 20000,00
    Agora, o que me assusta ‘e que eu to indo pro Brasil no sabado e acho que nem coco vou fazer sossegada, se pensar no preco:
    papel higienico – 16 rolos 4 camadas Aldi – 3,95 X 16 rolos 2 camadas 18,20!!!!!
    Sera que aguento segurar 20 dias? hihihi

    (fonte http://www.paodeacucar.com.br)

    • Sandra Santos Says:

      Oi Arlete,
      Suas comparacoes sao convincentes, mas quando estou no Brasil sempre me chama a atencao o preco barato da comida nos restaurantes, do transporte público, das frutas e legumes… Por isso tinha ficado chocada com a constatacao de que a vida no Rio ou em Sao Paulo é mais cara do que aqui.
      Uau, vc vai pro Brasil passar férias por 20 dias? Boas férias, com certeza vc “aguenta” sim… hihihihi
      Um beijo, Sandra

  3. Paula Says:

    eu acho que sim Sandra. Levando em conta que tudo vc tem que pagar extra (como escola, transporte, segurança, saúde, etc) eu acho que o custo em SP possa ser mais caro que por aqui sim.
    Eu mesma fiquei besta de ver os preços em agosto quando estive em Salvador. Fiquei pensando como que alguém consegue comprar uma sapato normalíssimo sem nada de especial por 200,- Reais?!?!

  4. arlete sofiatti Says:

    Sandra,
    Se voce for comparar os precos convertendo-os em euros, muitas vezes, mas nem sempre, ‘e mais em conta. Mas nos restaurantes de SP e Curitiba – onde normalmente fico, a realidade ‘e outra mesmo se converter. Fomos almocar num restaurante de shopping center a ultima vez que estivemos em Curitiba e pagamos 120 reais por 3 pratos que nao eram nem la grande coisa. Aqui, nao pagamos mais do que 50 euros, por 3 pratos mais variados e bem servidos. Novamente, se pensarmos no preco nominal, o salario daqui tem mais poder de compra.
    O preco dos legumes e frutas no varejao perto da minha casa, no Jabaquara, me assustou a ultima vez que fui. Muita coisa mais cara, mesmo com conversao para euros. Acho que tem a ver com a regiao, tanto aqui como la. Como a Paula falou, o preco de roupas e sapatos tambem ‘e de assustar. Em maio, quando fomos para o Brasil, levamos so roupa quente. Estava fazendo 33 graus e tivemos que correr e comprar roupa pra Lara: 2 camisetas, 2 shorts e uma sandalia = 145 reais na “Alo Bebe”. Na H&M, as mesmas pecas, com qualidade superior nao custariam mais do que 25 euros, no preco normal, que se convertessemos hoje nao passaria de 75 reais, metade do preco.
    Essa ‘e a razao pela qual, com um salario nominal igual ao do Brasil, temos condicoes de passear e poupar muito mais do que la. Mas esta ‘e minha realidade. Talvez alguem mais tenha uma experiencia diferente.
    Beijos

  5. C.A.Margonper Says:

    Entre Portugal e Alemanha também há grandes diferenças.

    Na Alemanha, o preço dos legumes é mais elevado que em Portugal.

    O preço da comida para gatos, por exemplo, é mais ou menos igual.

    Os carros na Alemanha são mais baratos que em Portugal.

    Na Alemanha, quase não há portagens, e em Portugal, pagamos com cada balúrdio que até queima. O estacionamento é mais caro em Portugal.

    As casas na Alemanha, tanto para comprar como para arrendar, são mais caras que em Portugal. Isso não quer dizer que não haja, pontualmente, situações opostas, isto é, casa em Portugal mais caras que na Alemanha.

    Os combustíveis na Alemanha, na última vez que lá estive (Carnaval), eram mais baratos que em Portugal.

    Os electrodomésticos na Alemanha são MUITO mais baratos que em Portugal.

    Os livros na Alemanha são MUITO mais baratos que em Portugal. Os DVDs são mais ou menos a mesma coisa.

    O calçado em Portugal é, em geral, mais barato que na Alemanha.

    E a lista continua.

    Falta dizer que os ordenados médias alemães são bem mais elevados que os portugueses.

    🙂

Deixe um comentário

