::Troca-se vila por uma vida nova::

Karl Rabeder já teve tudo o que uma pessoa imaginava poder ser possível alcançar: ele é casado e pouco antes dos 47 anos já tinha atingido uma vida estável, com uma empresa própria, uma vila de 321 metros quadrados e uma vida cheia de atrações que o dinheiro traz consigo. Tudo estava bom, mas ao mesmo tempo com certeza não estava. Pois quando mais ele viajava e se envolvia com a América Latina, certamente ia percebendo as contradições do capitalismo e as desigualdades tão loucas com as quais somos confrontados durante nossa vida. A vida dele até então era definida por coisas que são caras e sem sentido. E nesse processo ele quis encontrar para si mesmo a resposta para a pergunta que certamente é colocada por muitos: qual é o verdadeiro sentido da vida?

O ex-empresário austríaco tomou uma decisão radical: ele vendeu sua empresa e declarou que tinha chegado a hora de fazer algo com mais sentido, pois tinha passado vários anos de sua vida ganhando dinheiro com coisas que outras pessoas não precisavam de verdade. Sua esposa, que também era empresária, tomou a mesma decisão e vendeu sua empresa. Juntos, os dois tiveram uma idéia para lá de inusitada: sortear sua vila no Tirol para dar asas a um banco, que funciona como uma entidade sem fins lucrativos, para alavancar mini-créditos na América Latina.

Segundo Karl Rabeder, é possível iniciar um pequeno negócio na América Latina com um capital inicial de 250 euros, e é com o fim de incentivar a criação de pequenos negócios que ele está sorteando sua vila para começar uma vida com mais sentido, na qual pretende viver com gastos pessoais de no máximo 1.000 euros por mês. No futuro ele pretende só dar, não quer mais receber de uma forma que até então parecia ilimitada.

O banco de mini-créditos funciona de forma simples: de um lado estão aqueles que querem emprestar dinheiro e querem fazer algo pelo próximo. Do outro, estão vários micro e pequenos empresários na América do Sul, que precisam de uma pequena quantidade de dinheiro emprestado para poderem começar um pequeno negócio e assim sustentar suas famílias. Em um primeiro passo, o empresário estará selecionando programas que irá apoiar diretamente com o dinheiro arrecadado através de sua vila. Em um segundo passo poderá ser possível escolher o projeto ao emprestar o dinheiro, acompanhar o desenvolvimento do negócio até o recebimento do dinheiro emprestado.

A exemplo do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, Karl Rabeder sabe que esse tipo de investimento tem uma taxa de 98% de chance de sucesso, pois as pessoas que recebem os empréstimos fazem de tudo para que o negócio dê certo, elas possam se tornar independentes e assim mudar suas vidas, podendo também pagar de volta o empréstimo.

Bom, eu já comprei a minha rifa, que custa 99 euros. Se você quiser comprar a sua também, visite a página da ONG MyMicroCredit. Para ver fotos da vila que está sendo rifada, que tem o valor de 1,65 milhões de euros, clique aqui. Quem comprar sua rifa até dia 11.05 participa do sorteio de um final de semana na vila, antes do sorteio final, que será realizado assim que todas as 21.999 parcelas tiverem sido vendidas. Se você comprar uma rifa e não for sortedo, certamente terá contribuído para este projeto, que faz acreditar profundamente que nosso mundo ainda tem jeito, e se tem!

Quelle: Süddeutsche Zeitung de 02.-03.05.09 e página na internet da MyMicroCredit.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas to “::Troca-se vila por uma vida nova::”

  1. Silvia Says:

    Putz!! Perdi o prazo, mas tô torcendo pra vc ganhar a tal vila!! bjsss

    • Sandra Santos Says:

      Oi Silvia,
      Para esclarecer, a rifa da vila ainda pode ser comprada, o limite do dia 11.05 era só para o sorteio extra do final de semana na mesma.
      Obrigada pela torcida! 😉
      Um beijo,
      Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: