::Cursos de idioma e integração na Alemanha::

Escrevendo diretamente do computador novo :-), tenho que agradecer à Polyana Barros, uma leitora minha, que me colocou por e-mail uma questão sobre cursos de integração na Alemanha, e com isto acabei achando uma informação que pode ser de grande valia para muitos por aqui.

É o seguinte: O Inlingua, que é uma escola de idiomas muito bem conceituada aqui, tem um convênio com o governo para oferecer cursos de alemão e integração para estrangeiros, além daqueles oferecidos pela VHS (Volkshochschule – a “escola do povo“, aberta para todas as pessoas, cujos cursos podem, em parte, deixar a desejar). Para se conseguir fazer o curso no Inlingua, minha suposição é que se deve contactar o “Ausländeramt” (o departamento de estrangeiros) da cidade onde morar e solicitar a participação (“Förderung für den Sprach- und Integrationskurs beantragen”), sendo que os cursos incluem 600 horas para o aprendizado do idioma, 45 horas para a integração e orientação (“Orientierungskurs”), curso este que inclusive eu mesma já fiz e gostei. Os cursos são oferecidos para estrangeiros (para quem mora aqui desde 2005 é até obrigatório), casados com alemães ou para descendentes de alemães que decidiram voltar ao país (“Spätaussiedler”). É necessário pagar uma parte dos cursos, mas eles são subvencionados pelo governo e saem bem em conta (1 € por hora-aula).

Sei até de um terceiro curso, este voltado para o mercado de trabalho, que pode ser feito em seguida mas não sei exatamente o nome dele, teria que perguntar a uma amiga minha que já o fez e conseguiu até que tomassem conta de seu filho enquanto ela aprendia alemão. Hoje em dia ela está empregada. Aqui na página do Inlingua dá pra ler muito do que comentei neste texto (em alemão). Quem tiver algo para corrigir ou acrescentar, fique à vontade e comente!

Tags: , , , , , , ,

35 Respostas to “::Cursos de idioma e integração na Alemanha::”

  1. glendadimuro Says:

    Oi Sandra! Que tal a viagem por terras espanholas? Pelo jeito foi muito boa! Bom, já vi que estás de volta e por isso queria refazer o convite para colaborares com o nosso blog Brasil com Z. Como já tinha te dito, estamos convidando pessoas legais para colaborarem eventualmente com a gente, escrevendo sobre qualquer coisa do pais onde está morando. Pensei que poderias falar sobre o teu livro, mas deixo a teu critério… Se ainda queres participar, podes escrever e depois mandar para o meu email glenda.dimuro@gmail.com com o texto e fotos, se quiseres. Não precisa ser nada longo, tenho ceretza que será um texto muito interessante. Obrigada!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Glenda,
      Eu sou suspeita, pois eu adoro a Espanha! Também pudera, lembra demais o Brasil em algumas coisas, né?
      Pode deixar que eu vou preparar entao um texto e vou enviá-lo pra vc.
      Obrigada pelo convite e um abraco,
      Sandra

  2. Dona Says:

    Sandra, eu acho importante avisar a todos que se a pessoa fizer o curso de integração e conseguir o Zertifikat Deutsch B1 em menos de um ano, ela terá direito a receber de volta metade do valor pago. Eu fiz meu curso ano passado e recebi 300 euros de volta uns dois meses após ter enviado o formulário para pedir o ressarcimento. O formulário me foi dado na escola.

    Outra coisa, se a pessoa não tem condições de pagar o transporte até a escola, o Ausländeramt paga. Isso é muito importante pra quem mora em dorf e tem que se deslocar (e gastar) muito.

    Infelizmente, meu curso não foi bom, mas vamos ser sinceros que o governo alemão é uma mãe nesse quesito. Quem imigra pro Brasil que se vire com o idioma, né? Ou Inglaterra, EUA… Por isso eu acho válido, mas como é um direito, pago com o dinheirinho dos impostos, eu reclamei mesmo sobre a qualidade. Afinal, já que eles dão o curso, que dêm com boa qualidade. Senão vira uma máfia, com más escolas se credenciando só pra retirar dinheiro do governo.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Dona,
      Muito obrigada por esta dica, que certamente será importante também para outras pessoas.
      Quanto a reclamar da qualidade do seu curso, é seu direito como cidada em um país democrático. Assim eles terao a oportunidade de melhorá-lo.
      Um beijo e bom feriado,
      Sandra

    • Sarah Says:

      Oi Dona. Estou me mudando para ai e também quero fazer este curso. Vc sabe se é possível fazer em toda cidade? Estou indo para Neubeckum que é bem pequena… Obrigada pela dica. Vou olhar assim que chegar aí.

      • Sandra Santos Says:

        Oi Sarah,
        Cursos de integração são oferecidos em todo o país. Olhe na VHS qdo chegar.
        Aproveito para informar que em breve estarei lançando os livros (Re)descubra quem você é e Guia de Trabalho e Estudo na Alemanha, em complemento ao atual, Mineirinha n’Alemanha.
        Um beijo e desde já boa estadia na Alemanha!
        Sandra

  3. Silvia Says:

    Bacana isso de existir um curso sobre o país, né?

    • Sandra Santos Says:

      Sim, é verdade, mas também é uma necessidade do próprio país, pois os novos moradores devem ter mais oportunidades para se integrarem e serem parte ativa do lugar onde moram. Até agora há muitos impecilhos para isso, mas devagar e sempre se muda este quadro!
      Um beijo grande,
      Sandra

  4. Liza Says:

    Sandra,
    to fazendo o curso de integracao na VHS. To adorando o curso, mas pelo que ouco falar eh preciso dar sorte pq eles acabam misturando gente de todos os niveis de alemao e a aula acaba nao rendendo. Eu mesma passei por uma outra turma, mas a propria organizadora viu que nao tinha como eu fazer o curso com as outras meninas pq elas nao sabiam nem o alfabeto. Tbm tinha um curso disponivel numa cidade proxima a minha, mas as meninas ainda estavam no “hallo, guten tag”, depois de 2 anos de curso. Dificil, né? Eu tive a chance de fazer uma prova de nivelamento e acabei indo direto para o nivel 4.
    Acho a iniciativa do governo muito válida e fico feliz que escolas conceituadas tbm se disponibilizem a dar o curso. Eu estou super animada e esperancosa que o meu alemao deslanche dessa vez e para isso estou me dedicando muito.
    Ah, depois conta pra gente o nome do computador, viu?
    Beijos,
    Liza

    • Sandra Santos Says:

      Oi Liza,
      Que bom que seu alemao está deslanchando. Nao há nada melhor do que saber se comunicar e ser independente.
      Quanto ao nome, ainda estou pensando. Meu PC é lilás, vai ser alguma coisa ligada à cor.
      Bom feriado e beijos,
      Sandra

  5. Claudia Says:

    Querida Sandra, seja bem-vinda à Alemanha. Parabéns pelo novo computador que é quase como uma mao direita, ou será esquerda para voce? Beijocas saudosas diretamente do caos, Claudia

    • Sandra Santos Says:

      Ei Claudia,
      Obrigada pelos votos de boas-vindas. Espero que, apesar do caos, vc e sua família estejam bem e com muita saúde. Agora seu marido deve estar mais calmo, nao é? Que saudades suas! Apareca sempre que puder, ok? Um beijo grande e bom feriado,
      Sandra

  6. Malu Says:

    Oi Sandra,
    Estou aprendendo alemão numa escola particular e devo receber o certificado B1 antes do final do ano. Mas, para me naturalizar, é necessário também o tal teste de “cidadania”. Será que eu posso fazer esse teste sem fazer o Orientierungskurs? Isto é, esse curso é obrigatório? Já fiz o simulado na Internet e achei bem fácil, acho que passaria sem problemas.
    Obrigada,
    Malu

    • Sandra Santos Says:

      Oi Malu,
      Segundo meu entendimento o curso de orientacao nao é necessário. Só é legal faze-lo, pois ele envolve várias perguntas ligadas à prova. E é interessante também, eu fiz o curso e gostei.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

      • Malu Says:

        Sandra, já faz tempo que eu postei as perguntas acima, mas acho que devo um feedback do que realmente aconteceu, caso outras pessoas na mesma situação encontrem o sei site.

        Tendo estudado num curso particular, fui a VHS local para me inscrever para o Zertifikat B1 e o Einbürgerungstest. Lá fui informada que, para naturalização, existe o teste DTZ, que é bem mais fácl e curto que o tradicional Zertifikat. O Einbürgerungstest é sempre no mesmo dia do DTZ porque quase todo mundo tem que fazer os dois.
        O Deutsch-Test für Zuwanderer é a prova final do curso de Integração.
        http://www.telc.net/fuer-pruefungszentren/dtz-spezial/

      • Sandra Santos Says:

        Oi Malu,
        Muito obrigada pela informacao. Quer dizer que há atualmente dois tipos de prova de proficiencia de alemao?
        Um beijo,
        Sandra

  7. stefania Says:

    Oi Sandra,queria saber se cidadãos da Uniao Europeia que pensem em mudar-se para a Alemanha também tem direito a fazer o curso de integração?

  8. Tiago Schleier Says:

    Olá Sandra,
    Sou cidadão alemão, atualmente moro no Brasil e planejo ir para Munique estudar o idioma com minha esposa.
    Somos casados legalmente há 3 anos e gostaria de sua orientacao para fazermos o curso de integraçao. Vc orienta que ela tire um visto de estudante? Vá comigo como turista e em 90 dias consigo providenciar um visto familiar para ela, mesmo eu nao tendo emprego?
    Agradeço muito se puder ajudar.
    Abracos,
    Tiago

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tiago,
      Sugiro que tire suas dúvidas com o consulado alemao mais próximo, pois existem tantos casos e possibilidades diferentes que certamente eles poderao te informar melhor. Quanto a informacoes gerais sobre o curso, a vida e trabalho aqui, assim como muita experiencia pessoal minha repassada em forma de contos, recomendo meu livro como preparacao para a vinda. Caso tenha interesse, leia os links da direita do blog.
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  9. Denise Says:

    Eu tô indo embora para a “Terra Fria” brevemente, sou casada com um alemão há seis meses mas por conta do meu trabalho e do meu filhinho tive que esperar mais um pouco para sair do Brasil. Já fiz o A1 do Goethe para me acostumar com provas em alemão e agora vou pra o Curso de Integraçao pois eu preciso trabalhar lá, minha profissão é muito dinâmica e não me acostumaria longe dela pra sempre. Quanto tempo leva o curso, a duração de cada aula?
    Abraços a todos!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Denise,
      Visite o “Ausländerbehörde” quando estiver aqui e pergunte detalhes do curso, que tem ao todo 600 horas/aula.
      Um beijo,
      Sandra

    • Malu Says:

      O curso dura normalmente cerca de 6 meses. Faça as contas: 600 horas, 4 horas por dia, são 125 dias (5 dias por semana), 25 semanas.
      Isso para o curso diurno. Os cursos noturnos, pelo menos onde eu moro, são de 3 horas por dia.
      Mas também existem cursos para Schnelllerner, mais intensivos, para pessoas que “pegam” o idioma mais facilmente.

  10. Denise Says:

    Obrigada, meninas pela resposta. Bons dias!

  11. Maria Says:

    Olá Sandra, poderia me dizer, o que posso fazer diante de uma situação de muito sofrimento, ao estudar nesse Curso de Integração. Pois estou passando por uma situação, um tanto humilhante, onde todos os dias ouço deboches, antes era de alguns alunos, hoje, são até das Professoras, é muito difícil, pois me sinto envergonhada, e meu Marido já procurou a direção da Escola, já procurei ajuda, já contei a uma Pessoa que pensei ser minha amiga, e poderia me ajudar, mas de nada adiantou, as Pessoas que sabem do que está acontecendo acabam se juntando a quem me agride, e invertendo a situação, ou seja a verdade está sendo confundida com as mentiras. Sempre Calada, e me afastando de todos, principalmente de quem gosta de Fofocas. Mudar de Escola seria a solução talvés, mas demorou muito tempo, e meu Marido disse que eu só mudaria de problema… então finjia sempre que os deboches não eram comigo, e tentava deixar para lá e seguir meus estudos, mas foi piorando até que prejudicou minha Saúde. estou doente e todos os dias tenho pesadelos com essa gente, na Escola, não consigo me concentrar por mais que eu tente, é como eu por muitas vezes não soubesse nem falar, penso também porque sou tímida, e daí tenho vergonha quando a Professora, me alfineta no que para a maioria é motivo de piada… todos os dias é um assunto diferente, relacionado a minha pessoa… bom é muita coisa. Ao invés de me ajudarem, ficam contra mim, me sinto só, e não sei o que fazer, eu cheguei a essa Escola tão Feliz, e tudo era tão bom, estava tão bem, falando e escrevendo corretamente, daí regredi, cai em depressão profunda chorando todos os dias, as coisas que inventam sobre minha pessoa chega doer dentro de mim, mas tento ingnorar sempre… se puder falar com vc em confidencial seria melhor, pois sou muito reservada, e jamais tive culpa em tudo isso está acontecendo, eu apenas ingnorava, talvés isso tenha sido o problema…obrigada.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Sugiro q mude de escola imediatamente. Num meio como este nao há como se sentir bem! Com novas pessoas, a motivacao voltará e vc estará apta a fazer novos amigos. E teve q aprender brutalmente: se algo parecido acontecer com vc ou seus amigos no futuro, reaja imediatamente. Assim saberao q vc tem limites!
      Te desejo forca, saúde e perseveranca, nada como um dia depois do outro.
      Um beijo,
      Sandra

  12. Maria Says:

    Sandra, falei com meu Marido mas teremos uma Prova dia 21 de Outubro, essa Prova é do B1, sabe me dizer se posso desistir dessa Escola, e marcar essa Prova no Próprio Goethe? Pois segundo meu Marido ele quer que eu continue, pois o Setor de Imigração diz que a Frequência, é obrigatória. Sim, ok. Mas deve existir algum jeito, pois não existe mais vaga em outra Escola mesmo que quisesse, somente poderei estudar próximo Ano. Ontem uma das Professoras citou um exemplo, daí falou novamente sobre mim, e a maioria comecaram a rir e a comentar, eles adoram quando essa Professora faz esse tipo de coisa, e eu continuo Calada, e pra que apenas alguns não percebam ela disfarça e deixa no ar que tudo isso é natural, e que eu é que tenho que procurar um Psicólogo. Quando a procurei pedindo ajuda, também não adiantou, eu sentir e percebi realmente que o problema é meu País, que ela como os demais participantes não gostam, antes eu não imaginava, o que estava realmente acontecendo, eu pensava até que ela estava me ajudando, ou tentando, mas daí quando meu Marido procurou a Direção, A Moça disse a meu Marido que a Professora já havia me procurado e conversado comigo, por diversas vezes, e isso não é verdade, eu a procurei. Ela nunca me procurou, e não foi diversas vezes. Diz sempre que tudo é coisa da minha Cabeça e que a Sala é sempre alegre e Feliz, não admite. E sou motivo de Piada, para os Participantes rirem. Num certo Dia escutei uma das Professoras falando em alemão para uma das Participantes em alemão que “brasiliana”… daí também mais uma vez não falei nada, eu não sei por que ela faz isso? O que estaria ganhando fazendo isso??? Estou com medo de ir a essa Escola, eu não sei se tudo é uma Armadilha??? E por que essas Pessoas que são muitos, estão fazendo isso comigo??? Porque não me deixam em Paz? Minha Cabeça dói, imagina se eu estivesse fazendo Intercâmbio? A experiência seria terrível, aguentar Calada, o que ninguém aguenta gritando. A dor de Cabeça é constante, principalmente quando estou em Sala. Eu realmente não consigo estudar nesta Sala, tudo é muito teatral, e as Pessoas que procurei ajuda, só fijiram me ajudar, e depois se juntam a essa Gente, talvés porque são Pessoas fortes e Dona do Poder, o que está acontecendo??? Eu realmente não sei. Só sei que nunca na minha Vida passei por isso. Eu sempre ignoro tudo, mas talvés possa ser um teste para saber, o que eu posso fazer, só sei de uma Coisa, que não faço nada, além de Chorar, meu emocional está destruído, e meu Marido diz que em outra Escola poderá ser pior, que é preciso ter muita Sorte. Estou sofrendo muito e não consigo confiar, em ninguém, Psicólogo já procurei,… , nem um conselho me deu… Socorro… muito obrigada, estou no aguardo. Deus te abencoe.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Sugiro q devolva a moeda em forma de competencia, passando na prova q está por vir com louvor. Ao receber o resultado da prova, sugiro q vá com seu marido ao “Ausländeramt” (depto. de estrangeiros da prefeitura) ou ao órgao responsável e solicite a troca do local do curso. Pelo q sei, há várias instituicoes q oferecem este tipo de curso, como p.ex. VHS, Caritas, Inlingua, etc. Concentre-se em aprender o alemao, no seu próprio desenvolvimento e na sua pessoa, na sua casa, no seu casamento, e anule essas pesoas da sua cabeca. Qualquer segundo gasto com elas seria inútil.
      Forca e bola pra frente! Estude o máximo e mostre sua capacidade.
      Um beijo,
      Sandra

    • Anna Says:

      Ola Maria. Estou com problema semelhante ao que voce teve. Pretendo tentar trocar de curso, se for possivel. Estou um pouco insegura em relacao ao curso VHS. Alguem sabe se e bom?

  13. Mariana Reinemann Says:

    Oi Sandra! Queria muito saber o nome desse terceiro curso voltado para o mercado de trabalho. Teria como você ver para mim?
    Obrigada!!!!

    Mariana

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mariana,
      Depois do curso normal, tem um curso, q inclusive eu fiz, voltado para o mercado de trabalho mostrando a cultura, política e modo de vida privado e no trabalho dentro da Alemanha, dentre outros assuntos. Faz parte do “Integrationskurs”.
      Um beijo,
      Sandra

  14. Cláudia Says:

    Olá Sandra!
    Estou me preparando para minha mudança para Flensburg. Voce conhece algum curso de integração por lá?
    Desde já te agradeço pela atenção.
    Um abraço!

  15. Rebeca Winckler Says:

    Olá Sandra. Não sei se você vai ver esse comentário (espero que sim).
    Eu sou cidadã italo-brasileira e quero me mudar para Alemanha pois pretendo entrar em uma faculdade em setembro de 2018.
    Porém, não falo absolutamente nada de Alemão e gostaria de aprender lá, mas como vou me sustentar sendo que não falo o idioma ainda? Atualmente eu estudo e trabalho em Dublin como Au Pair, e começaria as aulas de alemão aqui, mas seria muito melhor se eu estudasse na própria Alemanha. certo?
    Alguma dica? Conselho?
    Obrigada

Deixe um comentário

