::Um batuqueiro entre as culturas – Brasileiros na mídia alemã::


O jornal alemão “Handelsblatt“ (Folha de Negócios) noticiou semana passada uma série de entrevistas com pessoas de renome do Brasil, anunciando que nosso país já superou seus pontos fracos e tem boas chances para sair mais forte desta crise financeira. Abaixo alguns trechos da entrevista com o cantor, compositor e empresário Carlinhos Brown. Eu sou suspeita, pois adorei sua entrevista! O jornal “Handelsblatt“ afirmou mostrar brasileiros que são exemplos deste novo Brasil, segundo eles “um gigante verde, que está saindo da sombra dos países em desenvolvimento como a Índia e a China“. Carlinhos Brown tem certeza de que o país tem muito mais para oferecer do que música e futebol.

Eu pelo menos não sabia, mas o Carlinhos Brown é hoje em dia no Brasil o componista vivo de maior sucesso – depois do sogro dele, Chico Buarque. Mais de 300 de suas composições foram gravadas por outros músicos.

Ele se vê muito além de suas funções como percussionista, produtor ou compositor, como uma pessoa que vive para oferecer services: “Eu faço com que as pessoas se encontrem e se divirtam“, diz Brown, “estas são características que nós brasileiros temos para oferecer ao mundo. Nós conseguimos juntar pessoas e espaços que antes não exisitam“.

Carlinhos Brown é hoje um dos representantes mais expressivos do Brasil, “um Brasil com o qual as pessoas do mundo todo identificam aquilo que perderam: a alegria, a vontade de viver, o erotismo da cultura, a alegria do movimento, o sorriso espontâneo“, diz Rubens Ricupero, diplomata brasileiro. É este “soft power“ que faz com o que o Brasil tenha seu lugar no mundo. O país convence mundialmente através de seu esporte, cultura, criatividade, das pessoas gentis – como foi descrito por Sérgio Buarque de Holanda em 1937 em “Raízes brasileiras“.

Carlinhos Brown é um mestre da idéia muito brasileira de misturar culturas, gerações, opiniões, religiões e ritmos diferentes.
Ele está orgulhoso da riqueza que ele gerou para sua região, o Candeal, que hoje em dia está completamente asfaltada. Mais de 5.000 músicos foram formados através de seus grupos. Em 2002 ele ganhou um prêmio da UNESCO pelos seus projetos sociais no Candeal e mais tarde também outro prêmio do Habitat, o programa de moradia da Uno. “Os investimentos sociais dão o melhor retorno“, diz Carlinhos.

Citações de Carlinhos Brown

Sobre o governo
“Nós artistas já desistimos há muito tempo de ficar esperando que o governo faça algo por nós. Nós sabemos que temos que ter nossa própria iniciativa. Não somos mais os idealistas bobinhos que éramos antes“.

Sobre a divisão da sociedade
“Temos que tomar muito cuidado para que a sociedade brasileira não se divida ainda mais. Já temos agora uma mistura das favelas com os condomínios fechados, o contraste dos guetos de arame farpado com a riqueza. A violência, fruto dos poderosos, está se voltando cada vez mais contra eles“.

Sobre o futuro do Brasil

Com nossas riquezas naturais e os novos poços de petróleo vamos cada vez mais ser vistos mundialmente como um país rico. Mas isso significa um risco para os pobres brasileiros. Há o perigo de que eles não recebam nada dessas riquezas. A disposição para dividir aqui ainda está muito subdesenvolvida”.

Fonte: “Handelsblatt”, edição de 10.06.2009

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “::Um batuqueiro entre as culturas – Brasileiros na mídia alemã::”

  1. Claudia Says:

    Amo o Carlinhos Brown. Tive o prazer de vê-lo num show em Mainz há uns 10 anos atrás e conversar com ele um pouco. Muito bem escrito o seu texto sobre o porquê de escrever para ti. PARABÉNS! Desculpe o sumiço, mas estou numa fase meio complicada no momento. Beijocas, Claudia

    • Sandra Santos Says:

      Ei querida,
      Eu também já o vi ao vivo no Viva Afro Brasil em Tübingen. Obrigada a vc, minha mentora! 🙂 Quando tiver um tempinho, mande um e-mail pra mim. Vou responde-lo com prazer. Um beijo e um queijo da mineirinha,
      Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: