::Ela chegou::


É só alarmismo. A gripe suína é inofensiva.
Eu passei por ela sem problemas.

Fonte: Lupe, der Satire Blog

A gripe suína chegou aqui na minha cidade, mais exatamente no ginásio onde minha filha Taísa estuda… No começo da semana haviam 2 estudantes doentes, depois de passados 4 dias já são 4 salas infectadas e 1 professor, num total desconhecido de doentes. Ai meu Deus, apesar de eu saber que esta doença tem todo o potencial de ter sido até criada pelas empresas farmacêuticas atrás de uma forma certa de lucros, estava tudo muito bom, muito bem enquanto a gripe não tinha chegado aqui. Apesar de que não há porque ficar muito temerária, porque continua havendo várias outras doenças mais perigosas do que esta, a gripe suína matou ao todo só 13 pessoas aqui na Alemanha, e a maioria dos que morreram já havia contraído outras doenças antes da gripe, que acabou dando o veredito final. Bom, mas mesmo assim ainda liguei pra representante dos pais da sala da minha filha e mandei um e-mail pro departamento de saúde da cidade querendo saber depois de quantos casos irão fechar a escola, ainda que temporariamente, para evitar que a doença se alastre. Eu já tinha escrito aqui que não pretendo me vacinar, nem pessoas de minha família, mas a preocupação fica no ar… A resposta veio algumas horas mais tarde, avisando que o diretor do ginásio passará para todos os pais na próxima segunda-feira informações mais detalhadas sobre as medidas que serão ou já foram tomadas para manter a situação sobre controle. Ufa! E como é que a gripe está avançando na cidade onde você mora? Qual é sua opinião pessoal sobre esta nova forma da gripe?

Tags: , , , , ,

15 Respostas to “::Ela chegou::”

  1. Liza Says:

    Sandra, sabe que nao sei como a gripe está se desenvolvendo aqui na regiao. Esse fim de semana vamos para Hamburg e sei que lá existem mais casos que aqui. Tbm nao decidi ainda se devo ou nao vacinar. Essa semana uma amiga ligou e disse que eu deveria me preocupar mais pq essa gripe é bem perigosa e que devo pensar no Miguel. Nao estou muito preocupada com isso por que acho que o que tiver que acontecer, acontece. Claro que procuro tomar as precaucoes necessarias, por que qualquer gripe gera um mal estar danado, ouso a dizer que nenhum mal estar é tao terrivel quanto o de uma gripe e nao gostaria de passar por isso de jeito nenhum. Vamos ver! Espero que a gripe suina nao cause tantos estragos aqui quanto causou no Brasil.
    Beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Liza,
      O mais importante continua sendo: lavar as maos, lavar as maos, lavar as maos. Eu também acredito no Maktub.
      Um beijo pro Miguelzinho e pro Bebeto. Boa viagem!
      Beijos,
      Sandra

  2. Silvia Says:

    Aqui tão dizendo que toda gripe é suína, já. Mas no verão, todo mundo esqueceu do assunto. Ainda tô pensando em como responder o seu e-mail! Bjs

  3. arlete soffiatti Says:

    No meu blog o post que escrevi.
    http://tudodebonn.blogspot.com/2009/10/schweinegrippe-h1n1.html
    Vacinei minha filha ontem e vou me vacinar assim que meu medico tiver a vacina em seu consultório. Liguei para o pediatra brasileiro da Lara e ele disse que se eu tinha a possibilidade de vacinar, eu deveria faze-lo, principalmente porque o inverno agrava a chance de contrair a doença. Desde que escrevi o post acima as coisas pioram bastante por estes lados e esta chegando cada vez mais perto. A WHO decretou que o estado de alerta está em nível 6, o mais alto. E de acordo com as minhas fontes, CNN, General Anzeiger, DW, Der Spiegel, não dá pra achar que isso é só um movimento da industria farmaceutica. Além disso, o Deutsche Post, empresa para a qual o meu marido trabalha, divulgou um comunicado quilometrico de medidas preventivas e ações posteriores, além de ter criado um time de prompt response para os casos que vierem a ocorrer na empresa. Um já foi notificado ontem. Eles tem alcool em gel a disposição para todos os funcionarios principalmente em reuniões.

    http://edition.cnn.com/2009/WORLD/americas/09/05/brazil.swine.flu/index.html
    http://www.general-anzeiger-bonn.de/index.php
    http://www.deutsche-welle.com/dw/article/0,,4881126,00.html
    http://www.spiegel.de/thema/schweinegrippe/
    Beijo

    • Sandra Santos Says:

      Oi Arlete,
      Tinha esquecido de colocar o link do meu outro post, dá uma olhada novamente, por favor. Minha fonte foi o “Der Spiegel”, nao de que a gripe foi criada, mas sim levantando muitas consideracoes contra a vacinacao que está sendo promovida atualmente aqui na Alemanha. Mas vacina é uma coisa muito pessoal, nao só aqui na Alemanha, e cada um decide por si, claro. Nós na empresa também divulgamos um comunicado e fizemos um plano de acao para caso a doenca venha a ocorrer lá. Álcool em gel como esterilizante? Gostei desta ideia.
      Um beijo,
      Sandra

  4. Mi Says:

    que concidencia, acabei de escrever sobre o assunto tb. Eu acho que nós nao vamos nos vacinar, pq tenho mais medo das contra-indicacoes da vacina, do que da gripe em si. Nos procuramos sempre manter o nosso sistema imunologico forte, com bastantes frutas e vitaminas. bjs!

  5. ceci Says:

    oi Sandrinha,
    na escola da Marcelle até agora nao soubemos de nenhum caso. O médico (Hausarzt) nao nos recomendou a vacina, muito pelo contrário ele nos falou da grande estratégia de marketing e dos desconhecidos perigos da vacina. A Ieda tomou a vacina e disse que se sentiu muito mal na primeria semana mas agora se sente bem. Mas eu me pergunto, quais sao as consequências desta vacina daqui há alguns anos? Nosso método aqui em casa é lavar a mao muitas vezes, desinfeto o baheiro sempre, até as maçanetas com sagrotan e procuro agora cozinhar um batalhao de vitaminas, faço sucos de legumes e compro muitas frutas para nosso corpo ficar ‘protegido’. Mas respeitamos o método de cada um pois acho que nao saberemos agora o que é certo e o que é errado. beijos a todos!

  6. Tania Belderrain-Spillmann Says:

    Oi Sandrinha

    Não se preocupe tanto e não entre em pânico!!!! Tenho contato diário com muita gente aqui na Lingualine Sprachen e em muitas Vhs. Não é que já tive a gripe suína. Peguei de um aluno de italiano, que tinha passado férias em Lloret de Mar perto de Barcelona. Foi horrível, mas graças a Deus fui ao medico de plantão e recebi uma receita de antibiótico à base de penicilina e após mais 3 dias no total de 8 dias pastando bem os sintomas desapareceram e estou viva !
    Calma gente!!!!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tania,
      Acho que o corpo da gente fica mais forte também depois de uma dessas, nao é?
      Que bom que vc está aí, firme e forte, como prova de que há vida depois da gripe, hehehe!
      Um beijo,
      Sandra

  7. arlete soffiatti Says:

    O alcool em gel tem sido amplamente divulgado no Brasil e agora aqui tambem. A DHL está pondo a disposição dos funcionarios durante as reuniões. O que eu uso é da Sagrotan.
    Quanto as vacinações, me fez lembrar do tempo que elas eram compulsórias no Brasil. Se lembra? Aquelas filas enormes nos colegios estaduais em época de vacinação com pistola de ar? Foi por conta dessa lembrança que resolvemos nos vacinar. E o irmao de uma amiguinha da Lara pegou e está em casa passando muito mal. Espero que não piore, pois a mae esta de cabelo em pe.
    Os efeitos da vacina não são desconhecidos, como o médico da Ceci disse. E são elencados entre mais frequentes, frequentes e raros. E a minha filha não teve absolutamente nada, bem como o filhos de duas amigas e o marido de uma delas que é policial. Existe uma lista com quem tem prioridade pra tomar a vacina. E pessoas que tem problemas de saude cronicos devem toma-la, pois o sistema imunologico já está sobrecarregado. Minha filha tem bronquite cronica e esta no grupo de risco, assim como pessoas que trabalham com o publico.
    Aqui o link do site da Microsoft que explica sobre a H1N1, o qual publiquei no meu blog.
    https://h1n1.cloudapp.net/BasicsForFluPrevention.aspx
    Quanto a tomar antibiotico para a gripe, não adianta nada. Pois o antibiotico só é eficaz contra bacteria e não contra virus. Ele só é recomendado em caso de risco de infecção oportunista por bacteria. Os remedios recomendados para quem pegar a gripe são antivirais, o mais usado é o Tamiflu.

    Beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Arlete,
      Lembro sim de quantas vacinas levei de pistolinha. O interessante é que ficamos marcados pro resto da vida, temos círculos nos bracos no lugar da vacina, enquanto que os europeus nao tem, vc já percebeu isso? O artigo da Spiegel diz que os danos da vacina podem vir a ser maiores do que os ganhos, mas claro que cada organismo reage de forma diferente. Que bom que sua filha nao teve nada. Obrigada pela dica do álcool em gel da Sagrotan, vou comprar.
      Um beijo e bom final de semana,
      Sandra

  8. arlete soffiatti Says:

    A vacina que está sendo utilizada na Alemanha é a Pandemrix. Quando voce decide toma-la o medico lhe fornece a bula para que voce a leia atentamente. Como não entendo tudo em alemão, me pediram para procurar na internet um site que tivesse info em ingles.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Pandemrix
    http://www.emea.europa.eu/humandocs/PDFs/EPAR/pandemrix/H-832-de1.pdf

Deixe um comentário

