::3a. janelinha – calendário de advento da Mineirinha::

Quando eu cheguei aqui na Alemanha foi necessário muito, muito esforço para aprender alemão e, tirando as pessoas que me apoiaram e tiveram muita paciência comigo, o que mais me ajudou a aprender a língua foram as músicas da época. Esta música é muito especial pra mim, como lembrança daquela época, e por mostrar claramente que o idioma pode parecer num primeiro momento frio e ríspido, mas que com ele é naturalmente possível transmitir os mesmos sentimentos universais que todo ser humano tem nesta Terra, como o amor, o desejo de querer amar e ser amado. Muitas vezes o povo deste país tem dificuldades de lidar com seus sentimentos, mas na música há um canal livre para a expressão de tudo o que guardam dentro de si.

O grupo se chama PUR (puro), com quase 35 anos (!) de carreira, e a música deles que quero mostrar pra vocês é a “Wenn sie diesen Tango hört” (quando ela ouve este tango). Ela conta a estória de uma velhinha que construiu sua vida com muita labuta ao lado de seu marido, desde a 2a. Guerra, passando por várias décadas de trabalho duro, a criação dos filhos, o sonho realizado da casa própria, até a aposentadoria, e que agora tem que passar seu dia-a-dia sozinha, por ter perdido o marido. Enquanto ele vivia estavam preocupados em ganhar o sustento da casa, e tinham deixado para “aproveitar a vida” depois que se aposentassem. Mas quando ela “ouve este tango”, ela se lembra daquele tempo, de quando dançava com ele, e dança sozinha…

Li em algum comentário no YouTube que nenhuma outra música do grupo despertou tantas reações do público como esta: cartas, declarações e muitos aplausos, e que há até pessoas idosas que gostam desta música, pois ela fez com que as gerações mais jovens, tão acostumadas a olhar para o próprio umbigo, desviem sua atenção para as dificuldades das gerações passadas durante reconstrução da Alemanha pós-Guerra.

Escolhi uma vídeo com a letra da música, pra quem já quiser ir treinando pra aprender a música de cor… 🙂

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

6 Respostas to “::3a. janelinha – calendário de advento da Mineirinha::”

  1. Reinhardinho Says:

    Eu gosto seu textos muito…Parabéns…Cumprimentos

    Reinhard (Amigo de Portugal) em Berlim

    http://portugalforum.bboard.de

    • Sandra Santos Says:

      Olá Reinhardinho,
      Que bom que vc gostou mesmo dos meus textos, e acabou publicando 4 comentários seguidos! Obrigada pelos elogios e pelo empenho! Dessa primeira vez que comentou, os comentários só apareceram depois que dei o ok, mas a partir de agora eles vao aparecer em seguida, ok?
      Volte sempre!
      Um abraco e bom final de semana,
      Sandra

  2. Reinhardinho Says:

    Eu gosto seus textos muito mais…Parabéns…Cumprimentos…Reinhard (Amigo de Portugal) em Berlim

    http://portugalforum.bboard.de

  3. Reinhardinho Says:

    Uma boa pagina…Parabéns…

    Reinhard (Berlim)

  4. Eny Says:

    Oi Sandrinha!

    ADOREI esta terceira janelinha!
    E quem sustenta a tese de que o alemão é frio, nada sentimental deve estar se questionando, após ouvir esta linda composição.
    Bjs,
    Eny

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: