No final de semana passado estivemos em Bamberg, patrimônio cultural da humanidade que fica na Baviera (Franken). Íamos de carro, mas depois de 50 Km e de não conseguirmos ver mais absolutamente NADA além de 360° de neve (até a rodovia desapareceu sob a neve!), fomos obrigados a voltar e mudar a alternativa para uma viagem de trem.
Eu duvidava que viajar de trem fosse ser possível no sábado passado, pois a nevasca, o frio e o vento eram tantos, que o nosso limpador de para-brisas estava se congelando, apesar de termos o carro aquecido do lado de dentro a 22,5°C. Meio incrédulos, compramos as passagens e embarcamos, depois das 3 horas da nossa “voltinha” de carro.
A viagem foi incrível! Primeiro porque o Matthias estava inspirado e quase me matou de rir. Aqui em casa ele se chama de “Big Kahuna” (vulgo o “chefe” da casa) e eu sou pra ele a “kleine Kahine” (pequena Kahine – segundo ele, “chefe” e “sub-chefe” em havaiano)… Bom, então eu parei de frente pra estação ferroviária da 1a. cidade que conseguimos alcançar depois que desistimos de fazer a viagem de carro, e pedi pra ele sair pra dar uma olhada nos horários dos trens. Só que o frio era imenso, além da neve, do vento, de tudo afinal. Ele perguntou pra mim:
– Mas por que eu é que tenho que sair lá fora pra fazer isso?
– Porque você é o “big Kahuna”!
– Humpf! Selective “big Kahuna”… (sou o chefe só de forma seletiva…)
Ele foi e voltou com os horários. E se bem que é verdade mesmo: eu sou a chefa, e ele também é, quando o momento é apropriado, hehehe…
Depois eu enchi o saco dele pelo sobrenome dele. Imaginem, ele odeia neve e se chama “Schnee”. Olha a ironia! Comentando sobre isso, em Bamberg me contaram que um conhecido se chamava “Winter” (inverno), se casou e mudou seu nome para “Heiß” (quente). Boa mudança, né?
Eu continuava a tagarelar e o Matthias não parava de tirar sarro da minha cara, porque na correria pra pegar o trem tinha deixado tudo o que tinha trazido pra ler pra trás. Sem ter o que fazer, comecei a limpar minha bolsa. Claro que ele fez altos comentários sobre, segundo ele, minha “Atomikkofferchen” (malinha atômica), hehehehe…
Depois ele perguntou se eu estava me sentindo bem sem ter papel por perto, e se era pra ele ir ao banheiro e pegar um pedaço de papel higiênico pra mim, pra eu me sentir melhor… Minha acusação:
– Du bist frech wie Oskar! (tipo: você é sem-vergonha feito o Oskar – pra quem gosta de idiomatismos (Redewendungen), aqui uma boa lista com informações sobre este e várias outras expressões comuns da língua alemã.
Na falta do que ler, eu falava na viagem sem parar. Enquanto que o Matthias estava doido pra dormir. Por fim me convenceu argumentando que no próximo trem não teríamos assentos tão bons como no ICE. E nisto ele tem razão, pois não há mesmo viagem melhor de trem na Alemanha do que em um ICE. Deixei ele dormir e tentei dormir também, ou fechei os olhos por alguns minutos…
Fui acordada por – acreditem se quiser – um céu azulaço e SOL batendo em mim! Tudo parecia um sonho, o tipo de paisagem que eu mais amo: céu azul, sem nuvens, muito sol e a neve brilhando. Não parecia mesmo que tínhamos acabado de sair de uma nevasca… Muito doido. Mas mesmo assim o último final de semana vai entrar pra história como o que eu mais vi neve durante todo o caminho de trem passando por grande parte do sul da Alemanha…
Adorei Bamberg! Já tinha ido lá outra vez e não tinha tido a oportunidade de conhecer a parte histórica, e portanto tinha achado a cidade feia. Mas desta vez reconheci que ela tem seu charme, tem uma parte histórica linda (a mais bem preservada da Alemanha!) e à noite tem bastante movimento por lá! Fizemos um passeio pelas ruas da cidade, aprendendo sobre sua história e seu passado. E depois fomos a uma das cervejarias da cidade (Schenkerla) e tomamos um tipo de cerveja que eu nunca tinha experimentado antes: cerveja com gosto de salsicha defumada (Rauchbier)! Ela tem sua origem por causa da época do jejum, onde não se pode comer nada, mas beber (ainda mais com um gostinho de salsicha, hehehe) é permitido! Imaginem, tenho que dizer que o gosto é bastante sui generis, por ser uma cerveja escura de malte defumado. Pra quem quiser provar a cerveja, aqui mais informações sobre a cervejaria que visitamos, que serve aliás muita comida típica e gostosa da região, e vende a cerveja no mundo todo, inclusive no Brasil através deste site aqui.
Saindo da cervejaria, fomos num bar onde estava tocando jazz. De repente a Taísa ligou. Ela estava desesperada ao telefone, dizendo que tinha acontecido uma coisa horrível. Eu comecei a me preparar, achando que ela estava mal ou tinha acontecido um acidente com ela, com medo de não poder ajudá-la à distância. Felizmente o dano foi só material: o Tigger (nosso gato) derrubou um vaso enorme em cima do nosso fogão e quebrou a parte da frente do painel em mil pedacinhos… Hoje já pedi um novo painel para o nosso fogão, até mais moderno, e vou tentar recuperar o valor através do seguro contra danos domésticos (Haushaltsversicherung), apesar de eu achar que isso não vai funcionar, pois seguros são conhecidos por praticamente nunca valerem quando se precisa deles… Mas… vale a pena tentar, não é mesmo?
Este passeio foi o 1° que fizemos sozinhos desde o nascimento do Daniel, que passou o final de semana na casa da tia. Como o tempo passa rápido, não é mesmo? Foi legal pra, passado o susto do começo da viagem, recarregarmos as baterias e descansarmos “só” como casal, apesar das dificuldades com a neve e do susto com o telefonema da Taísa.
Semana passada fui também à Nürnberg e agora tenho três cartões postais comigo, que quero dividir com vocês. Vou começar por um cartão postal, à escolha de quem ganhar o sorteio, e depois sorteio os outros dois. Para tanto, criei pela 1a. vez uma enquete. Prometo que envio o cartão postal pra qualquer lugar do mundo! Participe clicando abaixo e deixe seu comentário registrando sua participação!
Tags: acidente, Alemanha, Bamberg, cerveja, defumado, enquete, Haushaltsversicherung, ICE, malte, neve, Pessoal, Rauchbier, salsicha, Schenkerla, seguro, trem, viagem
11/03/2010 às 22:34 |
Q bom um tempo so pra vcs nao Sandra?!?
Tomara q o teu versicherung cubra o teu fogao, aliás uma amiga minha quebrou 2x a cerâmica do fogao e o seguro pagou sim,
Bjos
12/03/2010 às 01:34 |
Oi Carla,
Nem me fale, tinha mais de 5 anos que nao viajávamos juntos sem os meninos!
Uai, que notícia boa. Mas do jeito que eu conheco esses seguros espertinhos, acho que o meu vai tentar pular fora da responsabilidade. Vamos ver no que vai dar. Obrigada pela informacao.
Um beijo e bom restinho de semana pra vc,
Sandra
12/03/2010 às 19:04 |
Oi Sandra!
Vi teu comentário lá no meu blog… legal te “encontrar” 🙂
Meu e-mail foi aí no comentário, me escreve pra gente trocar figurinhas, então 😉
(o post que tu comentou era de quando eu trabalhava no Uruguay… agora já voltei ao Brasil e to indo de novo… vou pra Costa Rica trabalhar com causas sociais de novo… manda e-mail e a gente mantém contato!)
beijos!
13/03/2010 às 22:30 |
Oi Barbara,
Obrigada pelo retorno. Vou te enviar um e-mail agora mesmo.
Um beijo,
Sandra
14/03/2010 às 23:05 |
Adorei esse seu post!! Muito bom viajar só o casal pra variar!! E eu coleciono mesmo cartões postais!! Tenho uma pasta com vários. Bjs
17/03/2010 às 19:57 |
Que bom, Silvia! Entao vc está concorrendo a um cartao postal!
Um beijo,
Sandra
20/03/2010 às 17:49 |
Olá Sandra!
Estava pesquisando na net sobre a Alemanha para um trabalho de aula que preciso entregar em maio, e me surpreendi com a falta de material disponivel específico sobre a beleza das Alemãs. Me deparei com o seu blog e o li quase todo, achei super interessante! Seria possível você comentar em algum de seus posts como a moda e a beleza são tratados pelas Alemãs? Elas são realmentes aquelas lindas loiras altas que vemos como padrão em capas de revistas?
OBRIGADA!
22/03/2010 às 00:24 |
Oi Kenia,
Para se informar mais sobre moda aqui na Alemanha, posso te indicar, além das revistas de moda, este site, feito por duas profissionais de moda alemas: http://www.modeopfer110.de/ Outro site bom de pesquisa seria o da Deutsche Welle, onde vc acha muitos textos informativos bons em portugues.
No comeco da década de 90 as alemas eram menos ligadas a moda, mas hoje em dia tanto homens quanto mulheres jovens na Alemanha estao antenados quanto às tendencias de moda e tem muita gente bonita por aqui. Mas o assunto é tao extenso que isso daria mesmo um post!
Um beijo,
Sandra
22/03/2010 às 23:27 |
To meio atrasada, né? Mas só hoje fui ler seu post. A tática da minha sogra é sempre dizer para o seguro que foi a gente que quebrou a coisa. Como o nosso seguro é o mesmo do dela, eles nao vao querer cobrar da gente, porque eles acabariam tendo que pagar de qualquer maneira. Às vezes ela usa o Roland (porta de vidro do chuveiro), às vezes sou eu (um vaso de plantas enorme que caiu e espatifou, mas ela disse que eu atropelei com o carro), daqui há pouco ela vai usar até o Dominic ou a neném como autores dos crimes… Mas a esta altura do campeonato voce já deve ter contactado o seguro se eu te conheco. Sorte!
P.S.: E paciencia, faltam poucos risquinhos!
26/03/2010 às 22:26 |
Ei Re,
Obrigada pela sugestao, mas nao teve jeito: o meu seguro se negou a pagar o dano causado pelo acidente com o Tigre! Eles disseram que acidentes em vidros nao estao cobertos pelo seguro… Bom, mas nao importa: agora nosso fogao é até melhor e o vaso está bem longe dele!
Beijos pros 4 😉
Sandra
22/03/2010 às 23:39 |
Sandra!
Fiquei muito feliz pela sua resposta, obrigada pela atenção despreendida!Já acessei o site e achei fantástico!!Não havia encontrado nada pela forma de pesquisa usual…Só mais uma coisinha, tens algum site que fale algo sobre Estética Corporal e /ou Facial das alemãs?Por exemplo…elas se maquiam, frequentam salões…costumam recorrer a cirurgias plasticas? Seu biotipo? Se puderes me ajudar…assim tenho mais referencias e posso continuar minha pesquisa!!E se você fizer um post a respeito…posso inclui-lo ao meu trabalho?
Brigada!;)
26/03/2010 às 22:24 |
Oi Kenia,
Vc já nao é a primeira que me pede um texto desses. Vou tentar escrever um, me visite nos próximos dias, ok? Daí pode sim incluí-lo no seu trabalho. Pra saber mais da cultura alema, sugiro a leitura do meu livro, o “Mineirinha n’Alemanha”. Leia mais sobre ele nos links à direita “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
Um beijo e bom final de semana,
Sandra
24/03/2010 às 14:12 |
Ei, Sandrinha!!
Quanto tempo não venho aqui, né? Fiquei com saudades dos seus textos! Estive muito ocupada nessas últimas semanas. Estudar, trabalhar e fazer aula de alemão é bem difícil! eheheheh!
Nossa, amei seu texto!! Deve ter sido uma delícia essa viagem sua a dois, né! Ainda mais com um friozinho, criando um clima ainda mais romântico! Quando for praí, vou querer passear bastante também, além de conhecer você pessoalmente, claro!
Quanto à enquete, eu votei na opção de que coleciono postais! Acho que você já até sabe disso, pois já até me enviou um uma vez, né! Eu guardo ele no meio da minha coleção com todo o carinho! Olho para ele sempre, e gostaria muito de ganhar mais, já que tenho uma certa paixão pela alemanha, além de postais! Já tenho cerca de 250!!
Beijos Mineirinha querida! :*
26/03/2010 às 22:19 |
Oi Roberta,
Tudo bom? Sim, fazer tudo ao mesmo tempo é mesmo cansativo. Mas é tao bom fazer muitas coisas das quais gostamos, nao é mesmo?
Quando comprei os postais, lembrei-me de vc, sabia? 🙂 Vou esperar mais uma semana e depois vamos ver quem vai ganhar um…
Um beijo e bom final de semana,
Sandra
30/03/2010 às 10:01 |
Ai que saudades de viajar até à Alemnha…
31/03/2010 às 01:11 |
E eu tenho saudades de Portugal. Vamos trocar por um minutinho? 😉
Um beijo,
Sandra