::A Alemanha começa mais do que bem na Copa::

A Alemanha deslanchou – e com razão – em seu primeiro jogo na Copa. Um dos jogadores que fez um gol pra Alemanha hoje é um alemão-brasileiro, o Cacau (Jeronimo Maria Barreto Claudemir da Silva) que jogava no São Paulo e veio pra cá em 1999, segundo a Wikipedia, chefiando um grupo de samba e acabou ficando por aqui pra jogar futebol. Em poucos anos ele chegou ao topo e mostrou que vale a pena dar duro em terras germânicas: como jogador do Stuttgart, ele fez 62 gols em 179 partidas e hoje faz parte do time da seleção alemã de futebol junto de 11 outros jogadores de origem estrangeira. Ele soube, segundo o Süddeutscher Zeitung (jornal do Sul da Alemanha), “combinar a técnica sul-americana com a disciplina alemã no trabalho”. Aqui um pedacinho da entrevista que o Cacau deu para a revista Stern, com tradução feita por mim:
°°°

Im DFB-Team spielen elf Profis mit ausländischen Wurzeln, nur drei WM-Mannschaften haben einen höheren Anteil an Migranten. Was sagt das über den Fußball und über Deutschland?
Die Nationalmannschaft spiegelt die Gesellschaft wider. In Deutschland leben viele Ausländer und Zuwanderer, die sich durchgesetzt und integriert haben – und so ist das auch in der Nationalmannschaft. Das ist ein sehr gutes Zeichen für den Fußball und für das Land. Das zeigt mir, dass Deutschland ein Land ist, das einem Chancen gibt – auch wenn das viele anders sehen. Wer die richtige Einstellung hat, kann es schaffen, man sieht es in jedem Bereich, in der Wirtschaft und im Fußball.

°°°
No time da seleção alemã há 11 jogadores com raízes estrangeiras, só 3 outras seleções contam com mais estrangeiros do que a Alemanha. O que significa isto para o futebol e para a Alemanha?
A seleção alemã é o reflexo da sociedade. Na Alemanha vivem muitos estrangeiros que conseguiram se impor e se integraram – o mesmo aconteceu dentro da seleção alemã de futebol. Isto é um bom sinal para o futebol e para o país. Quem tem uma atitude correta pode chegar lá. Pode-se constatar isto em todos os campos, tanto na economia quanto no futebol.
°°°
Que o Brasil faça bonito também no jogo de amanhã! 🙂

P.S.-Queria saber se no Brasil abominaram a tal da vuvuzela tanto quanto os jornalistas alemães! Da minha parte, acho-a o “fim da picada” e me sinto como se uma caixa de marimbondos estivesse “plantada” sobre a minha cabeça o tempo todo durante os jogos da Copa… 😦 Não dá nem pra acompanhar a emoção no campo!…


Fontes: Wikipedia, artigos da revista Stern (entrevista de de 13/11/2010) e do jornal Süddeutscher Zeitung.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

8 Respostas to “::A Alemanha começa mais do que bem na Copa::”

  1. Alessandra Says:

    Principalmente nesta época sentimos orgulho de ser brasileiro né?
    *
    Eu acho bonito isso, essa integração social, porque basta o coração, a vontade de defender a bandeira daquele país, que no caso desse jogado, o acolheu. E pensar que há muito falavam que a Alemanha era um país de pessoas arrogantes, coisa que eu realmente discordo porque, apesar de nunca aí ter estado (pretende um dia fazer uma visita), já li muito sobre, e percebo que isso é preconceito das pessoas, que ao contrário da fama, mostra, até pela sua seleção de futebol, que é um país acolhedor. Não é a tôa que é o país mais desenvolvido da Europa, pois a capacidade de superação desse povo é exemplar. Eu admiro.
    *
    Nosso lar é onde nos sentimos abraçados.
    Hoje eu dei um pulo na rua de susto porque um desajustado passou num carro e tocou aquele troço (que os africanos apelidaram de vuvuzela) bem alto, e a rua estava bem quieta. Xinguei até a trisavó dele. Vuvuzela é igual àquelas motos que eles tiram o escapamento (acho que é isso) e fazem um barulho irritante.

    Boa noite. 🙂

  2. Tania Aparecida Belderrain-Spillmann Says:

    Beleza de integracao social. Alemao hoje dia nao é mais super alto, loirissimo e ainda por cima de olhos azuis. O povo alemao está ficando multicultural!!!! WOW WOW!!!!

    Por outro lado o jogo de ontem foi covardia pura. É claro que a Alemanha tinha que ganhar. Nem sabia que australiano sabia jogar futebol!!!!! Um adversário fraco como esse todo mundo quer ter,né?

    As coisas vao esquentar nos próximos jogos e é aí que a Alemanha vai ter que mostrar que é boa de bola. Estou curiosisssssssssssssssima pra saber o que vai dar.

    Abracos

  3. Eve Says:

    E o detalhe: jogaram muito bonito!

    bjs

  4. isadora Says:

    bem, alguns reclamaram sim, o treco horroroso, eu detestei, assim como a maioria das pessoas aqui do sul, mais como brasileiro adora uma bagunça, a maioria gostou.

  5. Joseane Says:

    Olá,

    Bom acho que o pessoal daqui gostou bastante das vuvuzelas…
    Mas para o povão tudo é festa quando o Brasil entra em campo 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: