::Inglaterra x Alemanha::

O jogo de hoje foi dramático, e foi muito mais do que um simples jogo de futebol. Foi como uma continuação da 2a. Guerra, onde cada parte só tinha um interesse: a vitória. Meu marido comentou que os ingleses vêm a coisa muito mais séria do que os alemães, porque eles comentaram antes do jogo que “os alemães estavam com medo dos leões” (os ingleses) ou que “a máquina de guerra alemã iria entrar em ação”. Um erro do juiz, o que teria significado 2:2 para os ingleses, poderia talvez ter mudado o curso do jogo, mas a vitória folgada dos alemães de 4:1 provou que eles ganharam por merecimento.

Ambos os lados lembraram um erro parecido, na partida do final da Copa do Mundo entre a Alemanha x Inglaterra, nos idos de 1966 (!), daquela vez a favor da Inglaterra. Os comentadores na tevê lamentaram o erro, mas disseram que daquela vez aconteceu a favor dos ingleses, desta vez a favor dos alemães. O erro, onde a bola bate na trave, cai na área do gol e é pega pelo goleiro, tem até nome por aqui e se chama “Wembley Tor” (gol de Wembley), numa referência àquela partida que deu a taça aos ingleses. Mas há um ditado alemão que ilustra bem o acontecido e diz o seguinte: “Man trifft sich immer zwei Mal im Leben” (As pessoas encontram-se duas vezes na vida). Um programa na tevê chegou até a brincar com o fato, mostrando uma linha que fazia um “V” no lugar onde a bola caiu dentro do gol.

Assistimos o jogo de hoje junto da minha cunhada, nossos sobrinhos e meu sogro, fazendo churrasco no jardim do prédio do apartamento dela. Minha cunhada ficou boba com meus pulos, meus gritos e minha torcida pelo time da Alemanha, pois ela não conhecia ainda o estilo brasileiro de torcer, hehehe. Depois da vitória, saímos em dois carros com os meninos e passeamos pela cidade, participando da festa nas ruas. Acho que nunca buzinei tanto assim na Alemanha, fazendo batucada com a buzina. O Daniel adorou, falou que foi “cool”, porque todos tinham bandeiras alemãs nas mãos. Nas ruas vimos pessoas de todo canto, estrangeiros e alemães, vestindo a camiseta da Alemanha e festejando juntas. Meus filhos já vão crescer vendo mais bandeiras e se identificando mais com o país do que as gerações passadas. O Daniel, que tem 5 anos, identifica uma bandeira brasileira ou alemã, há anos, e bem de longe. O futebol aqui continua tendo efeitos positivos, por um lado por unir pessoas de origens diferentes, dando a elas o sentimento de que pertencem à Alemanha e podem se integrar, e por outro lado por permitir que os alemães sintam orgulho pelo país, sentindo patriotismo sem culpa.

Tags: , , , , , , ,

5 Respostas to “::Inglaterra x Alemanha::”

  1. Ana Says:

    Oláaaa, eu to sempre aqui no seu blog e adoro por ser tao informativo! Sobre a Alemanha esse é um dos melhores blogs e por isso tem um selo pra voce lá no meu blog, dá uma olhadinha lá e uma linda semana eu desejo a voce!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana,
      Obrigada pelo selinho e acima de tudo pelo carinho! Uma vez que já tinha recebido o Premio Dardos, penso nao pode-lo repetir aqui no blog. Veja meu post de 05/05/2010.
      Adorei ter visto no seu blog que vc também curtiu o jogo ontem e também festejou a vitória da Alemanha. 🙂
      Um beijo,
      Sandra

  2. Cecilia Says:

    ai Sandrinha… vc escreve de um jeitinho sempre especial! Pois te digo que aqui em casa assistimos o jogo a dois, tomando Eiskaffee com chocolate, e claro só dava eu pulando e gritando! de vez em quando ouviamos uma vuvuzelinha la no fundo na casa de um vizinho … no mais tote Hose! só eu mesmo pra torcer pra Alemanha por aqui 😉 deu certo! hehehe

    é realmente lindo ver o povo comemorando, todos juntos.. alguns carros ainda levam a bandeira italiana de um lado e alema do outro. A bandeira brasileira do nosso carro saiu voando e a alema ficou intacta, precisamos comprar outra verdinha 😉

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ceci,
      Que ideia boa! Onde é que achamos uma bandeirinha brasileira dessas pra colocar na janela do carro? Eu também quero ummmmmmmmmmaaaaaaaa!
      Beijoca,
      Sandra

  3. Fabiana Says:

    Ola sandrinha deixei um Meme pra vc responder lá no meu blog… pegue lá
    http://fabianaewanderson.blogspot.com/

Deixe um comentário

