::Como procurar por um imóvel na Alemanha?::

Procurar uma casa ou apartamento pra alugar ou comprar na Alemanha não é nada fácil. É tanta coisa pra analisar, comparar, discernir, decodificar, entender… E olha que em muitas cidades alemãs, pelo fato da procura ser muito maior do que a oferta, quem acaba sendo escolhido é o inquilino, tendo que se candidatar realmente, dentre várias outras pessoas concorrentes, ao imóvel.

Isso tudo sem falar no fato de que a arte de procurar um imóvel está oculta atrás de várias abreviações (veja a lista das mais comuns aqui), vinda da esperteza do alemão pra conseguir exprimir muito em poucas linhas, diminuindo também o custo do anúncio. Observe que o número de quartos também é contado diferente, pois na Alemanha a sala também é um quarto. Um apartamento de dois quartos então na Alemanha vai ser oferecido como 3 Zi-Whg. (Wohnung), ou um apartamento com 3 quartos (uma sala, dois quartos de dormir). O aluguel em si é chamado de KM, ou Kaltmiete, e o restante adicional (aquecimento, p.ex.) entra na WM (Warmmiete). E olha que se tiver uma garagem coberta ou não (Garage/Carpot) tem que pagar separado! As ofertas são tão diversificadas como originais: há casas mobiliadas, semi-mobiliadas e “peladas”. É comum um imóvel ser oferecido sem cozinha, sem armários embutidos, sem cortinas, sem lâmpadas ou luminárias e sem máquina de lavar roupas. Do contrário, o aluguel de um imóvel na Suíça já é bem mais cômodo, pois ele é oferecido bem mais equipado do que na Alemanha. Há pessoas que informam o telefone na oferta, outras só passam seu endereço de e-mail e os mais extremos só querem respostas por Chiffre. Isso quer dizer que o candidato terá que escrever uma carta ao jornal, citando o número do Chiffre e pedindo para que seja repassada para o dono do imóvel. Assim ele tem chances de ler tudo com calma e escolher o inquilino que mais atenda às suas expectativas.

Se alguém quiser comentar algo que eu tenha esquecido de mencionar, os outros leitores agradecem! 🙂

Tags: , , , , , , , , , ,

37 Respostas to “::Como procurar por um imóvel na Alemanha?::”

  1. mobitown Says:

    E tem aqueles em que o imóvel tem uma cozinha montada e eles põem no anúncio de que a cozinha pode ser comprada pelo novo locatário.

    • Sandra Santos Says:

      Sim, podem acontecer muitos negócios entre o novo locatário e o anterior, como compra de cozinha, carpete, lustres, etc. Geralmente tudo o que é parte integrante do apartamento, mas foi investimento privado do locatário.
      Obrigada pela contribuicao e bom domingo!
      Sandra

  2. Lorena Says:

    Legal seu post!! Importante ficar ligada nas abreviações!!
    existem sites que também disponibilizam apartamentos para alugar
    . vale a pena dar uma pesquisada!!!

  3. Renata Says:

    Oi Sandra, sempre que posso dou uma lida nos seus posts. Moro na Alemanha desde 2009 e no ano passado, casei com um alemao e foi aí que comecamos a difícil tarefa da busca por uma casa. Até entao, eu morava em um “studentenwohnheim” e nao tinha sentido essa dificuldade na pele. O maior problema foi achar um imóvel que fosse “provisionsfrei”. Acho legal comentar isso, porque no Brasil quem paga a comissao ao corretor do imóvel é o locador e nao o locatário. Aqui, nós, locatários é que devemos pagar. E isso de pagar a comissao , dependendo do valor “kalt” do aluguel, é uma grana alta.
    O ideal é procurar alugar uma casa/apartamento diretemante com o proprietário.
    Quando achamos uma casa diretamente com o proprietário, nao fomos nós os inquilinos escolhidos.
    O que é legal também é o caucao, que está cada vez mais em desuso no Brasil. Agora, nas bandas tropicais nem sequer fiador está sendo aceito, só seguro fianca!
    Um abraco,
    Renata

    • Sandra Santos Says:

      Oi Renata,
      Obrigada por lembrar destes detalhes importantes. A comissao para o intermediário chega a mais de 4% do valor total do imóvel. Considerando que imóveis na Alemanha podem ser bem caros, dependendo da regiao, este valor pode significar um aumento bem grande no total dos gastos. Quanto à caucao, ela pode chegar a ser 2-3 alugueis mensais (Kalt), o que só se recebe de volta na entrega do imóvel, se nao houver nenhuma reclamacao do seu dono.
      Um beijo e bom domingo,
      Sandra

  4. marta moura Says:

    Oi, pessoal, eu moro aqui em portugal, no algarve e gostaria de conhecer a alemanha. queria alugar um quarto ou um pequennino apto. Me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    o meu e.mail é: andrasmarta@yahoo.com.br

  5. Walter Demuner Says:

    Meu bem, sabe se existe algum site talvez que disponibilize as informações referente a preços e “conteúdo” da casa? Tipo uma imobiliária para aluguéis?
    Sonthofen preferencialmente.
    Casa geralmente “kitnet” sai a quando na Alemanha? um valor aproximado. Saberia dizer? Obg.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Walter,
      Depende muito do local. Varia bastante de regiao pra regiao. Procure na internet por “Immobilien” mais a cidade que deseje.
      Um abraco,
      Sandra

  6. sabine Says:

    Olá! eu gostaria de saber qual a documentação necessária que normalmente é pedida para o aluguel de um apartamento na Alemanha!
    muito obrigada!
    sabine

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sabine,
      O mais importante é a comprovacao de que a pessoa tem uma fonte de renda permanente. É comum q os donos de imóveis pecam uma carta do empregador da pessoa, atestando desde quando a mesma está na empresa e qual é sua remuneracao. Também é comum acertar um valor a ser pago de caucao, para cobrir eventuais danos ao imóvel no final da locacao.
      Um beijo,
      Sandra

  7. Letícia Says:

    Oi Sandra!

    No final de abril eu e o meu marido e filhas iremos para Alemanha. Ele tem proposta de 2 universidades para estudo. Vamos antes para ele aprofundar o alemão. No inicio vamos com os nossos própios recursos+carta de compromisso financeiro de 2 familiares.
    Já li q é muito dificil alugar apto e estou muito preocupada, pois de inicio não temos uma renda fixa para comprovar (temos dinheiro e carta dos familiares).

    Tem uma dica para a nossa situação?

    obrigada!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Letícia,
      Minha dica é oferecer na procura do aluguel por exemplo 2 meses em adiantado, mais o valor do depósito de seguranca. Mostrar as propostas das universidades e ganhar confianca do dono do imóvel/imobiliária. Com conversa e calma tudo se resolve.
      Um beijo,
      Sandra

  8. Augusto Says:

    Oi Sandra,
    Eu e minha esposa adoramos a Alemanha, sempre que podemos (quase todo ano) passamos umas 2-3 semanas por aí. Nosso sonho é um dia, quando nos aposentarmos, passar temporadas inteiras por aí durante primavera-verão-outono, e depois voltar para o Brasil no inverno, hehehe.
    A gente tem pensado em usar nossa poupança para comprar uma kit ou coisa do gênero por aí, coisa de 30m2 no máximo, já que não temos tanta grana assim. Eu te pergunto duas coisas:
    1. Vc sabe como se faz para pegar o dinheiro que a gente tem no banco aqui e pagar o imóvel aí? Será que tem algum imposto cobrado pelo Brasil ou pela Alemanha na transação?
    2. Como não vamos nos aposentar nos próximos anos, teríamos de alugar o imóvel. Vc sabe se é possível para a gente (brasileiros não residentes) deixar a kit na mão de uma imobiliária que cuidaria de tudo e transferiria o aluguel para uma conta aqui ou aí?
    Obrigado!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Augusto,
      Acho q vc vai precisar de um advogado e um contador que entendam tanto as leis no Brasil qto na Alemanha no caso de compra de imóveis sem cidadania. Que tal a princípio entrar em contato com o depto. jurídico do consulado brasileiro em Munique?
      Um abraco e boa sorte!
      Sandra

    • Walter Castro Says:

      Ola Augusto,
      Minha esposa e eu temos uma necessidade semelhante a de voces… Voce conseguiu alguma resposta satisfatoria a sua duvida?
      Obrigado,
      Walter

  9. Daniele Says:

    Oi Sandra!! Meu nome é Daniele e moro em Hamburgo há 1 ano, meu marido é Alemao e queremos comprar uma casa pequena (für die kleine Familie oder Reihenhaus) pois ele paga aluguel há mais de dez anos. Infelizmente nao temos dinheiro guardado para a entrada, mas ele tem um emprego seguro, no qual nao pode ser mandado embora. Vc sabe como funciona o financiamento, se temos boas chances? Meu marido nunca fez isso, inclusive ele também nao sabe muito bem como funciona. Desde já agradeco.
    meu email: daniele.sbb@hotmail.com

    • Sandra Santos Says:

      Oi Daniele,
      Isto é possível sim, procurem por bancos que oferecam o financiamento sem entrada, sendo que vcs podem dar algo que tiverem como garantia no financiamento.
      Recomendo visitar alguns bancos para ser possível comparar as diferentes ofertas.
      Boa sorte e um abraco,
      Sandra

      • Walter Castro Says:

        Ola Sandra, parabens pelo seu blog!
        Ola Daniele,
        Minha esposa (alema) e eu moramos no Brasil, mas queremos nos mudar para a Alemanha e comprar uma casa em Hamburgo, voce tem alguma sugestao por onde podemos começar?
        Desde ja agradeço,
        Walter

    • Walter Castro Says:

      Ola Daniele,
      Minha esposa (alema) e eu moramos no Brasil, mas queremos nos mudar para a Alemanha e comprar uma casa em Hamburgo, voce tem alguma sugestao por onde podemos começar?
      Desde ja agradeço,
      Walter

  10. nyna Says:

    Voce sabe como faço para achar um apartamento para alugar na alemanha?algum site algo do tipo estou para ir pra alemanha em janeiro e quero ver algo acessivel para poder alugar

  11. Rafaela Lage Says:

    Oi Sandra, eu estou negociando o aluguel de um ap, E a dona do ap pediu que antes de decidir, precisava que eu enviasse por email meus documentos e uma declaração de voluntariedade do dessas informacoes confidencias. Ela disse que aqui na Alemanha é normal? é verdade?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rafaela,
      Bom, os donos de aptos. fazem o q podem para provar a idoneidade do inquilino. Se nao te incomodar e valer a pena, por que nao fazer?
      Um beijo,
      Sandra

  12. Pati Says:

    Oi, ano que vem vou fazer faculdade perto de Hamm, westf..e por isso eu e meu namo pensamos em comprar um apto, ao inves de pagar aluguel. Vimos alguns aptos pelados por 20mil euros…sabe me dizer se é possivel encontrar algo direitinho e simples nesse valor ou geralmente tem algum grande problema por trás?…quando é para comprar a disputa também é tão grande?….Pensamos em ficar uma seman só em um Hostel e nessa semana já irmos em busca de um apto para comprar, p não ter que ficar perdendo tanto dinheiro em hospedagem…teriamos para comprar a vista, mas no caso de algo maior..como sao as taxas de financiamento na alemanha? Obrigada!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Pati,
      As taxas de financimento estão baixíssimas no momento, poucos porcento ao ano. Quanto à questão de compra de imóvel no país sem ter o visto de permanência fixa, sugiro que entre em contato com o consulado mais próximo para tirar sua dúvida.
      Deixo ainda a sugestão da compra do meu livro, Mineirinha n’Alemanha, e deixo a última dica de que estou prestes a lançar um Guia de Estudo e Trabalho na Alemanha.
      Um beijo,
      Sandra

  13. daniely Says:

    Olá Sandra meu marido é descendente de alemão e por isso tem a cidadania alemã. Ele é policial aqui e tem direito à pegar uma licença de dois anos. Estamos querendo ir pra Alemanha morar esse tempo e nos adaptarmos vamos ficar. Gostaria que você me desse umas dicas que como alugar uma casa, temos duas crianças pequenas, e vamos com recurssos próprio. Estive pesquisando cidades pequenas pois queriamos um lugar mais tranquilo pra viver, e dentre as opções gostamos muito de Bamberg, Baviera. Você por acaso conhece?
    Como fazer pra conseguir seviço, escola pras crianças???
    Por favor me responda o mais breve possivel. Desde já fico muito agradecida.

  14. Aline X. Says:

    Olá, estou procurando um apartamento em Würzburg, para morar durante meu doutorado, com meu marido e meu gato. É realmente muito difícil encontrar algo barato e que aceite animais… Estou olhando mais em sites de imobiliárias, mas estou em dúvida sobre essa taxa paga ao corretor; é uma taxa única ou é uma taxa embutida por mês no valor do aluguel???
    Abraços!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Aline,
      Sim, esta é uma tarefa árdua. A taxa é única, geralmente baseada no valor do imóvel. Além dela, vc tem que pagar os três meses de garantia, que são devolvidos no final do período do aluguel se tudo correr bem e não houver nada pra ser consertado.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  15. AVELINO BARBOSA PEREIRA Says:

    hallo pode um brasileiro sem residencia na almanha comprar um apartamento na almanha?

  16. FERNANDO Says:

    OLA SANDRA SANTOS ESTOU PENSANDO EM IR PARA A ALEMANHA A PROCURA DE EMPREGO ROLA IR OU NÃO ?

  17. Arnaldo Cruz Says:

    O Sandra, tudo bem?
    Tenho uma casa grande e toda mobiliada que quero alugar no período das olimpíadas.
    Já tenho anúncio no Airbnb, mas gostaria de fazer anúncios locais também.
    Qual o melhor site para anunciar imóveis de temporada na Alemanha?
    Muito obrigado,
    Arnaldo

Deixe um comentário

