Observando os passarinhos que vêm buscar comida aqui na varanda do apê, que aliás parecem estar mais numerosos e diversos neste ano aqui no Lago de Constança, penso que eles são mais sabidos do que nós, humanos. Eles não conhecem fronteiras, não sabem onde termina um país e começa outro, voam para onde bem entendem e ficam enquanto está bom pra eles. Lendo uma reportagem da “Der Spiegel”, achei um pensamento que bate com o meu desejo de um mundo só, de seres humanos que se vejam de igual pra igual, mundo este que pretendo habitar antes de deixar a Terra. Aqui está ele, em resposta à pergunta “O que devemos mudar o mais rápido possível na sociedade?”:
“Como tribalistas só enxergamos nossa tribo, as dicas pra sonegar impostos do vizinho são mais importantes pra nós do que a fome na África. Os 3 mil mortos no World Trade Center nos atingem mais do que os 10 mil civilistas mortos na guerra do Afeganistão porque eles são diferentes de nós e falam uma língua desconhecida. Nós temos que esquecer que somos alemães ou europeus e nos definir como cidadãos do mundo, e isso significa: não definir outras pessoas como cidadãos de segunda classe”. Philipp Hübl, professor de Filosofia
Leia a reportagem completa, baseada em uma entrevista sobre temas atuais feita com Philipp e outros 4 filósofos clicando aqui.
Fonte: Reportagem “Philosophie-Studium: Fünf junge Denker antworten auf fünf ewige Fragen” de 18.05.12 da revista “Der Spiegel”.
Tags: cidadão do mundo, filosofia, mundo
24/06/2012 às 11:54 |
Gostei tanto do seu comentário e me idenfiquei profundamente pois este tb é um desejo meu “achei um pensamento que bate com o meu desejo de um mundo só, de seres humanos que se vejam de igual pra igual, mundo este que pretendo habitar antes de deixar a Terra. ” gostaria de saber se posso colocar este texto no meu facebook claro fazendo mencao a fonte do seu blog…..
beijokas e um ótimo final de semana
25/06/2012 às 21:20 |
Oi Ellen,
Que bom q vc gostou e divide comigo esta vontade de viver em um mundo mais solidário. 🙂 Claro que pode republicar, colocando no finalzinho algo como “Tirado do blog da Sandra Santos, autora do livro Mineirinha n’Alemanha (www.mineirinhanalemanha.de)”.
Obrigada e um beijo fraterno,
Sandra
26/06/2012 às 20:01 |
obrigada minha querida…
agora umas palavras q recebi hoje e acho q vc vai gostar tb…
“O planeta não precisa de mais “pessoas de sucesso.”
O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo.
Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares.
Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido.”
(Dalai Lama)