::Dica de leitura 2::

Acabar de ler um livro do qual a gente gosta muito é como ter que se despedir de um bom amigo, sabendo que ele não voltará a ser visto novamente….

Desta vez foi a hora da despedida do livro “Eine Handvoll Worte“, em português “A última carta de amor.” Já li dois livros da mesma autora, a Jojo Moyes, inglesa e ex-jornalista, e gostei muito do seu estilo intensivo de escrita, que sabe transportar sentimentos e suspense como poucos.

Enquanto leio um livro, ele se torna meu amigo e companheiro. Foi com ele, além do Daniel, que eu fui pra beira do lago no domingo aproveitar um pouco da natureza e do sol, ainda que de inverno, por sorte quente o suficiente pra ficar sem luvas e sem cachecol, lendo sentada num banco de frente pro lago. Foi esse livro que me tirou o sono nos últimos dias, pois a narrativa é tão em tom de surpresa que dá um gostinho de quero mais e sempre tem-se a vontade de ler só mais uma página, e depois só mais outra… Imagino todos os personagens na minha cabeça e tomo simpatia por eles, torcendo para que o final seja feliz. Ler também é se espelhar na leitura, e enquanto lemos, vários momentos da nossa vida vão se passando, e ficando bem nítidos, no nosso cinema interno… Recordar é viver!

Chegar à última página de um bom livro dá uma sensação de ter virado órfã. Pelo menos me animei com o fato de que a autora tem mais de 10 livros escritos e que ainda tenho muito a conhecer e explorar de sua carreira literária! Porque chegar ao fim de um bom livro deixa uma lacuna que só pode ser substituída por um novo, na total dependência pelo desconhecido e por me auto-conhecer.

“Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!”
Clarice Lispector (veja o poema mais abaixo, intitulado “Saudade”)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

