Anúncios

::Brasil, mostra a tua cara::

america map land brazil

Foto por Pixabay em Pexels.com

 

Quando vim à Europa pelas duas primeiras vezes, foi para representar o Brasil em encontros estudantis mundiais da AIESEC, onde cada um rapidamente era chamado pelo nome de seu país se naquele momento não sabíamos o nome da pessoa. De um momento para o outro eu virei “Brasil”. Foi assim entendi bem rápido que fora do Brasil somos representantes do nosso país de origem.

Qual não foi minha estupefação e absoluta incredulidade, quando li que o atual presidente do Brasil teve a coragem de publicar um vídeo com cenas obscenas de um bloco do carnaval brasileiro…. Eu vou morrer sem entender onde ele estava com a cabeça quando fez isso! Quer queiramos ou não, é o representante máximo de nossa nação e deveria se comportar como tal, pelo menos por respeito ao cargo e levando em consideração a posição de destaque que ele ocupa, seguida por holofotes do Brasil e do mundo!!!

Ele foi muito criticado nas ruas do Brasil durante o carnaval e com certeza esse deve ter sido o seu “troco pessoal”. Além disso, é certo que há algumas táticas por detrás de tuítes de políticos como esse, que precisam ser entendidas:

– Contribuir para o discurso de ódio: “uso da linguagem para difamar, depreciar ou desumanizar uma classe ou grupo de pessoas atribuindo-lhes certas propriedades inerentes….”
Observe-se que bloco de carnaval entrou nesse grupo de minorias, que antes era tão „lindamente” ocupado “só” por mulheres, pobres, negros, índios…

– Camuflar e desviar a atenção para o que está acontecendo paralelamente no Brasil, enquanto as polêmicas (praticamente diárias!) são criadas (pelo próprio governo brasileiro!):

* Abertura das reservas indígenas para minério
* Aumento de valor do cartão corporativo pra uso privado
* Mais de 1 milhão de reais de de gastos pessoais com a família presidencial em menos de 3 meses de governo
* Perda de mercado da soja para os EUA, etc.
…. Continue a lista nos comentários…

Espero encarecidamente que nesse meio tempo ele mesmo deva ter entendido o grande tiro no pé que ele deu nele mesmo e na nossa economia, dado que o carnaval é fonte de renda para tantos e de entrada de divisas para o país! Minha resposta direta no Twitter para o B., agora há pouco:

°°°
Não tenho coragem de ver esse vídeo, mas sinto muita vergonha alheia por este post! Perdeu a oportunidade de mostrar pro Brasil e pro mundo uma parte solidária e positiva do carnaval brasileiro, uma das maiores festividades do mundo e fonte de renda para nosso país!!! Um verdadeiro tiro no pé!!!… O senhor representa o nosso país, está sendo acompanhado pelo Brasil e pelo mundo, e deveria assumir esta responsabilidade de pessoa pública no cargo máximo do nosso país!!!!!!!!!!!!!
°°°

A parte boa desse ato altamente controverso, que como exceção foi criticado até por parte dos eleitores dele, foi o número de manifestações populares que brotaram de todos os lados e se determinaram a mostrar a parte boa, solidária e linda do nosso carnaval. Vários vídeos e reportagens circulares circularam neste sentido, em todos os canais de comunicação.

Mas… como não poderia deixar de ser no caso de uma pessoa que parece não refletir sobre a consequência de seus atos, não entender recados diretos e ter uma visão muito limitada do Brasil, do mundo e da vida… ele postou logo depois a pergunta no Twitter “o que é golden shower?” (que nem eu, aliás, sabia o que era…). Mas me digam uma coisa: isso é lá pergunta que um presidente de uma nação deva colocar em um meio de comunicação oficial dele para com o Brasil e o mundo?!? Esse tuíte foi tão comentado, que ele deve ter entendido nesse meio tempo as mil e uma maneiras de fazer Neston, comentando algumas das encrencas em que ele mesmo e sua família estão acusados de envolvimento, dentre outras tantas formas de mostrar ironicamente que essa não é pergunta que se faça… Ele deve ter acompanhado que o que bombou no Twitter em seguida foi, por exemplo, a hashtag #goldenshowerpresident.

Que vergonha para os brasileiros e que vergonha alheia ao extremo para nós, brasileiros morando no exterior!!! Este senhor não me representa e deveria finalmente entender que não está mais em campanha, mas sim ocupa o cargo máximo da nossa nação, e portanto deveria agir como tal, pelo menos por respeito ao cargo, por obséquio!

A pergunta que fica no ar é se ele agora chegou ao fundo do seu próprio poço. Espero encarecidamente que sim! O Brasil e o mundo agradecem!!!

Fontes: Post de 06/03/19 do blog Entendendo B., inúmeros vídeos e reportagens nacionais e internacionais a respeito do tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: