Anúncios

::Reflexões sobre feminismo::

Há pouco tempo anunciei que estava abrindo o meu blog para a participação e o debate d@s leitor@s. Aqui um texto escrito por minha amiga desde os tempos de faculdade (e possivelmente até longínqua parente por parte do sobrenome Coelho), Simoni Pinto Coelho. Obrigada pelo texto, Simoni! Vamos aprendendo junt@s!

•••

Reflexões sobre feminismo

Orgulho de viver nesse tempo em que nós mulheres estamos tomando consciência do machismo naturalizado.

Ainda estou aprendendo, e aprendendo com as lindas jovens que estão abrindo nossos olhos para as práticas que considerávamos normal.

Minha filha tem me ensinado muito, de tanto que ela escutou: “milha filha, não sai com esse short. O mundo ainda é machista. Falo isso para te proteger.”

Mas ainda tenho dificuldades de compreender quais as atitudes, falas e situações às quais vivencio que aparece o machismo. O tal do machismo naturalizado.

É naturalizado para mim também que sou de uma geração que foi acostumada a ocupar seu espaço de trabalho e usar as próprias armas de sobrevivência. Evitar roupas sensuais em determinados lugares em que circulávamos. Se alguém mexeu com a gente na rua, fingíamos que não víamos, entrávamos em algum comércio para nos esconder. Nos locais de trabalho ríamos sorrisos amarelos das piadas machistas.

Hoje o alerta acende, mas tendo a achar que a culpa é minha. Exemplo: estava em uma reunião de trabalho somente com homens. Abordei um assunto, foi desconsiderado, quando um colega voltou ao tema que eu havia tratado, foi ouvido e a demanda atendida. É pessoal? É uma questão de desvalorização da fala de uma mulher?

Enfim, ensinem-me irmãs, a desnaturalizar o machismo cotidiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: