Anúncios

::Reflexão do Dia das Mães à luz da Hildegarda de Bingen::

É com grande alegria que terminei ontem meu curso como Consultora de Saúde seguindo os ensinamentos da Hildegarda de Bingen. Considero este o meu presente de mim para mim mesma neste Dia das Mães!

Hildegarda de Bingen foi uma monja/freira beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga, polímita (detentora de conhecimento em várias áreas de conhecimento das Ciências) e escritora alemã que viveu de 1098 a 1179 e se tornou santa, além de doutora da Igreja Católica. Ela tinha e pregava uma visão holística do mundo, vendo a natureza e o homem como espelhos mútuos e integrados. Praticamente tudo o que ela defendia combina bem com os movimentos ecológicos, naturalistas e pacifistas de hoje em dia, portanto ela é motivo de estudos, livros e de inspiração para a criação de produtos naturalistas nos dias de hoje.

Ela escreveu vários livros e passou sua vida, dentre tantas outras atividades, ensinando a importância do cuidado com a saúde através de plantas e ervas medicinais. Como ela ensina muito acertadamente, a natureza é uma farmácia divina que pode e deve ser usada para alimentar nosso corpo e nossa mente com boas energias e bons pensamentos, reduzindo as toxinas, nos mantendo saudáveis e abrindo as portas para influenciarmos o mundo com nossa luz, através de nossos talentos. Ela relaciona muito a saúde mental às doenças corporais, reconhecendo a influência que uma exerce sobre a outra, e vice-versa. A proposta é cuidar do corpo hoje, observando nosso estilo de vida e tudo o que consumimos (comida, imagens, pensamentos, etc.), para assim manter o nosso corpo e nossa mente sadias e evitar a doença do amanhã.

Admiro muito a Hildegarda plural, que praticamente exerceu tantas profissões paralelamente e deixou uma marca decisiva na História! Ainda me considero uma iniciante no seu mundo, de quem sou absoluta devota e tenho profunda admiração, por sua vida forte, determinada e por sua atuação de peso em uma época em que uma mulher não tinha a permissão de se expressar livremente, não era nem mesmo ouvida ou muito menos considerada. A Hildegarda foi conselheira de reis e de Papas, recebeu visões divinas e teve muitas oportunidades de espalhar sua luz no mundo, o que perdura até hoje. Ela escreveu visões teológicas, compôs músicas, escreveu cartas defendendo suas ideias para com as pessoas influentes da época, inventou um novo idioma e escreveu suas pregações. Suas cartas, pregações e músicas foram consideradas por outros autores da Idade Média e são motivos de estudos até hoje.

“Por acaso” um dos maiores centros de tratamento que trabalha seguindo seus ensinamentos fica pertinho aqui de casa! Tive também a oportunidade de visitar no ano passado o convento que ela fundou em Eibingen perto Ruedesheim na Alemanha e tenho a intenção de aprender cada vez mais com ela, e assim poder repassar meus aprendizados para minha família, amigos e também através de outros encontros, como no caso das minhas consultorias e no trabalho.

Desejo a todos um bom domingo com muito carinho e saúde, especialmente para as mamães no seu dia especial!

2 Respostas to “::Reflexão do Dia das Mães à luz da Hildegarda de Bingen::”

  1. Tassiana Says:

    Que bacana Sandra! Imagino ter sido uma vivencia impar este curso! Quero muito conhecer mais sobre Hildegard, estando agora em terra natal dessa grande personalidade e legado!!! Grande beijo!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tassiana,
      Literatura é o que não falta para aprender mais sobre ela, além de vídeos, músicas, receitas, produtos (temperos, cosméticos, etc.) baseados nos seus ensinamentos. De vez em qdo vou comentando aqui tbém sobre ela. O nome dela em alemão é Hildegard von Bingen.
      Um beijo, boa pesquisa e bom domingo!
      Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: