Anúncios

::Marie Kondo, geladeira e Alexa::

2015 WebSummit Day 2 - Society StageWeb Summit – Sportsfile (Web Summit), CC BY 2.0

A Marie Kondo, a mestra da arrumação japonesa (ela adora dizer no seriado dela na Netflix: “I love mess!“), passou aqui pela minha casa nas últimas semanas e provocou muita mudança, novidade, limpeza interna e externa… muita coisa boa mesmo. Umas das melhores mudanças aconteceram de forma totalmente inesperada. Explico.

Tínhamos visto todo o seriado da Marie Kondo no Netflix e chegamos de férias da Baviera com essa ideia fixa de arrumação. Como se ela já soubesse da nossa intenção, a Marie Kondo nos mandou começar exatamente onde menos queríamos, mas que era um dos lugares onde mais precisávamos agir: na nossa geladeira. Ao entrar em casa, achamos o chão da cozinha todo molhado, os alimentos perdidos dentro da geladeira, já não congelados, e apesar do cansaço depois de algumas horas de estrada, lá fomos nós para fazer a limpeza total da geladeira… Não foi nada daquilo que tínhamos planejado, meu marido e eu, e às vezes nos perguntávamos como isso poderia ter acontecido: falta de luz, defeito técnico?… No final do dia, tínhamos uma geladeira praticamente “nova”, praticamente vazia… Um sentimento de felicidade e satisfação me invadiu. Desde então vejo exatamente, dentro de alguns segundos, o que tem dentro da geladeira! E controlo o que vai ser usado, assim praticamente não jogo mais nada fora. Usei por exemplo todos os legumes da cesta de produtos orgânicos que recebi essa semana… Estou feliz com o desenvolvimento inesperado e pensativa sobre como o consumismo nos faz achar que encher a geladeira é importante, enquanto o que mais fazemos é cada vez comprar mais e cada vez jogar mais coisas fora…

E o mistério de como nossa geladeira se descongelou? Passados alguns dias, fomos buscar o Daniel, nosso filho de 13 anos, de suas férias. Ao comentar que a geladeira tinha inundado nossa cozinha e que por isso tínhamos começado a arrumação por ali, mas não entendíamos como ela tinha se desligado, ele disse: “Ah, ela começou a apitar antes de saírmos de férias pra Baviera, daí eu fui lá e apertei o botão!“…

Depois desse dia da geladeira continuamos a arrumação na sala, mudamos alguns móveis de lugar, retiramos outros, compramos um novo, e por aí vai. A sala ficou bem melhor e bem mais espaçosa! Seguíamos em grande parte os ensinamentos da Marie Kondo e comentávamos várias vezes, dependendo da situação: “This sparks joy / This does not spark joy” (isso me dá / não me dá alegria). Qual não foi nossa surpresa quando descobrimos que a Alexa, a nossa Inteligência Artificial que já tinha feito compras em nosso nome no passado e demonstrou ser uma espiã bastante eficiente, já tinha passado nossa novidade da fase de arrumação pra outros ouvidos.

No final do dia, quando meu marido visitou a página da Amazon, foi oferecido pra ele um livro sobre “Zero Waste”, sendo que ele NUNCA tinha buscado nem uma informação nessa direção por lá… Resultado: apesar de que pouco antes estávamos no limiar de ter Alexas distribuídas por todos os cômodos da casa, dado que meu marido estava muito animado com a tecnologia, ele voltou atrás e tomou uma decisão definitiva: interrompeu a conexão da Alexa com seu fio de vida, a energia elétrica, e ela teve morte súbita. Eu já tinha ouvido falar que ela ouvia e registrava tudo, mesmo quando não se falava seu nome, e por mim pode até ser que mais tarde o produto seja importantíssimo e imprescindível na nossa vida diária, mas tenho a dizer que não tenho necessidade de ter um produto que declara registrar conversas para melhorar sua qualidade e por outro lado usa as informações para ajudar a Amazon a vender mais… A partir daquele momento, continuamos a arrumação da casa sem sua companhia… desde então somos novamente uma casa Alexa-free!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: