Anúncios

::Eleições na Europa: que resultado!::

Outro dia estava comentando aqui que quem tem direito, deve sim solicitar sua nacionalidade alemã. Um bom exemplo que explica tão bem por que sim, foi o dia de ontem, quando aconteceram eleições tanto a nível nacional quanto internacional para o Parlamento Europeu.

E foi um dia cheio de emoções, pois muita gente foi votar e chegamos a mais de 51% de participação na Europa e 61,5% de participação do eleitorado na Alemanha! Aqui perto de casa, em Constança, a participação foi de 67% e no meu bairro de mais de 70%. Os melhores resultados das últimas décadas!

Ao invés de apoiar os políticos que já estão no cenário, como CDU/CSU/SPD, ou aqueles que ameaçam atormentar o cenário, como o partido de extrema direita AfD, a decisão das urnas foi bem clara: esses partidos perderam eleitores, enquanto que um dos grandes vencedores foi o Partido Verde (Die Grünen). Esse resultado demonstra que muitos jovens (abaixo de 60 anos :-)) foram às urnas e votaram por uma alternativa que coloque assuntos importantes na pauta de debate e decisões, como a mudança climática e a entrada controlada de mão de obra qualificada estrangeira, também de fora da EU.

Quanto à votação do parlamento europeu, a grande participação do eleitorado europeu mostrou também que quem mora na Europa quer ver a região unida e funcionando de forma ordenada e pacífica. De um lado, o cenário político mundial não está pra peixe, com o crescimento do populismo à la Trump, Brexit, a saída da Theresa May no poder e tantas outras turbulências, como a derrota de Kurz na Áustria, que foi anunciada hoje. Por outro lado, os jovens estão indo às ruas e exigindo que os políticos se ocupem e preocupem com as mudanças climáticas nas passeatas do Fridays for Future, e há poucos dias atrás um só vídeo de um YouTuber alemão (Rezo, clique aqui para vê-lo) foi capaz de criar um debate enorme sobre liberdade de expressão jovem na internet. No vídeo, o YouTuber argumenta embasado em dados sobre temas atuais da política alemã e o vídeo já foi assistido até agora mais de 12 milhões de vezes, foi fonte de muito ataque e análise de muitas mídias e levou muitos políticos alemães e partidos a tentarem se defender, até chegarem à conclusão de que „a partir de agora” (ups… na realidade desde há uns 10 anos…) o debate político passou a ser digital. As mídias tradicionais tentaram ou atacá-lo ou denegri-lo, o que naturalmente não caiu bem… E as urnas deram a resposta. Apesar de que tenho que confessar que eu e meu marido não tínhamos nem ficado sabendo desse vídeo antes das eleições e chegamos a conclusões parecidas mesmo sem tê-lo visto nem sem ter acompanhado, até então, o debate que ele gerou.

Outra sorte do acaso foi a divulgação do vídeo de um político austríaco recebendo uma oferta de propina e de ajuda nas urnas, oferecendo em troca participação em um jornal e na licitação de obras públicas… Isso parece algo que conhecemos bem, não é mesmo? Mas na Áustria, e não só lá como em grande parte da Europa, o vídeo acabou influenciando o eleitorado a votar em partidos democráticos, acarretou a queda do político e hoje também do chanceler da Áustria, Sebastian Kunz.

Por último, a piada que já virou o Brexit, as discussões intermináveis quanto a vários cenários possíveis e o fato dos ingleses terem tido que assistir não só a saída da Theresa May como também terem tido que ir votar ontem para o Parlamento Europeu foram outros pontos que, na minha opinião, também contribuíram, em outros cantos da Europa, para um movimento pró-Europa e pró-urnas.

Mesmo que em algumas partes da Europa os movimentos de Direita tenham tido sucesso nas urnas, como por exemplo na Itália e no leste alemão, ainda assim penso que sem o vídeo austríaco os resultados poderiam ter sido ainda muito piores…. Por sorte nossa, o direito ao voto e o direito à liberdade de expressão são direitos assegurados a todos os cidadãos e também a nós, imigrantes com passaporte alemão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: