::Petra Costa, o Oscar, o feminismo e outras coisinhas mais…::

O Oscar passou e não levamos o prêmio! Mas fomos bem representados pela Petra Costa.

Independentemente do seu próprio viés político, há de convir que em um clube do Bolinha, ela mandou bem e deixou um recado para o Brasil aqui.

Sobre o Oscar, ela afirmou que „em 92 anos a Academia indicou 350 homens na categoria de melhor direção e apenas cinco mulheres.“ Vale refletir sobre o assunto.

Falando ainda do tema feminismo e o lugar de expressão da mulher na sociedade, ela afirmou aqui que “como fala Paulo Freire, somente os oprimidos, libertando-se, podem libertar os opressores. Isso é nossa tarefa como mulher. Lutar para habitar nossos corpos, criar nossa própria voz. O abuso do corpo da mulher (que aumentou vertiginosamente desde a última eleição), o silenciamento de sua expressão, me parece reflexo de uma terra abusada. Uma terra que segue se desfazendo em lágrimas cada vez que é subtraída em tenebrosas transações. Até que consigamos regerminar essa terra abusada, para que ela se refaça por dentro, e frutifique”, encerra.

Voltando e fechando esse post ainda sobre o Oscar, alguém percebeu que o filme Bombshell que participou do movimento #metoo ganhou um Oscar na categoria melhor make up e hairstyling? Oi?!?? Eu entendi a mensagem assim: vocês podem até lutar pelo lugar de fala e os direitos femininos, mas o lugar de vocês é onde sempre estiveram… Por mim, podiam ter deixado o filme sem prêmios!…

Ah, claro, um ponto positivo: pela primeira vez na história do Oscar um filme estrangeiro ganhou como melhor filme: Parasite. Esse eu tenho que ver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: