A segunda onda da pandemia na Alemanha, trouxe consigo muitos protestos e as eleições nos EUA, que pareciam intermináveis e certamente nos custaram muita energia! Além de termos presenciado a mudança de poder ocorrida por lá, ela representa uma mudança energética para o mundo, a meu ver. Não só da força democrática, diplomática e conciliadora que parece vir com o Biden, mas também do novo espaço que uma mulher negra como a Kamala Harris estará ocupando daqui a pouco como vice presidente dos EUA.
Tinha conseguido me distanciar da maioria dos sentimentos que me aterrorizaram e chegaram a deixar doente em outras ocasiões, e estava indo tudo muito bem até agora no finalzinho. Mas tudo terminou ótimo! Porque o sentimento que me invandiu foi de felicidade e orgulho alheio! O discurso de ontem da Kamala Harris, que só fui assistir agora há pouco, foi emocionante! Se ainda não viu o discurso dela, não sabe o que está perdendo! Recomendo por várias razões:
- Devemos reconhecer de onde viemos, mas também reconhecer quem nos proporcionou chegar onde chegamos. E isto ela fez com maestria!
- Ela é a primeira vice presidente mulher e negra dos EUA. Meu marido comentou que lá estão chegando onde a Alemanha chegou há 16 anos atrás, quando a Angela Merkel se tornou chanceler. As coisas não se desenvolvem de forma linear. E precisamos comemorar os avanços!
- Certamente as mulheres reconheceram por lá a sua força eleitoral e foram às urnas para fazer uso dela e ajudar o partido democrático à vitória. Antes disso, muitas mulheres já não puderam exercer seu direito no passado e muitas delas talvez não reconheceram que poderiam ser agentes de mudança. Outra razão pra comemorar, pois só há 100 anos uma mulher pode votar nos EUA!
- Como a própria Kamala disse, ela é a primeira mulher, mas não será a última nesta posição.
- Achei muito lindo também quando ela agradeceu que a família Biden receba a partir de agora a família Harris. Como em um casamento! Mas na função de presidente e vice-presidente, trabalhando lado a lado em situações que certamente não serão das mais fáceis.
Há muito por fazer, mas agora a hora é de comemorar! Mesmo que ao ver tanta gente nas ruas dos EUA, e nem todos com máscaras, só pensava em aglomeração e no perigo da contaminação… que espero que não seja muito grande durante o dia de hoje. Os próximos dias nos mostrarão a realidade! Por ora, registro aqui o discurso da Kamala Harris:
Tags: eleição presidencial, eleição presidencial americana, eleições
Deixe um comentário