::De trem pela Alemanha & Europa::

Andar de trem aqui na Alemanha é super gostoso e é meu meio de transporte predileto. O país tem quase 34.000 km de trilhas e quase 6.000 estacoes ferroviárias. Quase dois milhoes de pessoas e mais de 300 toneladas de produtos sao transportados por ano através das vias férreas. Nesta página, que existe em 9 idiomas, dentre eles o ingles e o espanhol, pode-se planejar viajens de trem nao só dentro da Alemanha, mas também pela Europa.

Há tíquetes bem em conta, como o Inter-Rail, porém somente válido para pessoas que morem há pelo menos 6 meses na Europa. Como há trens noturnos, há muitas pessoas que passeiam de dia e viajam à noite de trem, economizando os hotéis. Há também várias categorias de precos, que dependem do comforto e da velocidade do trem escolhido. Geralmente, como o software da Deutsche Bahn (Linhas Ferroviárias Alemas) logicamente foi feito para gerar lucro, se voce procurar uma viagem sem mexer em nenhuma opcao apresentada, a tendencia será que o programa procure pela viagem mais rápida e, consequentemente, mais cara.

Vou dar alguns exemplos de como viajar mais em conta de trem aqui na Alemanha:
– Observar os tíquetes promocionais (Schönes-Wochenende-Ticket e os tíquetes dos estados, como p.ex. Baden-Württemberg Ticket ou Bayern-Ticket (dependendo do trajeto que for fazer, pode ser que valha mais a pena comprar os tíquetes dos estados em questao);
– Observar os tíquetes regionais para viagens para distancias máximas de 50 ou 100 quilometros;
– Observar o valor de tíquetes diários e para grupos;
– Dar uma olhada, antes de comprar o tíquete desejado, se a Deutsche Bahn está com alguma promocao. No momento, p.ex., há uma promocao para viagens dentro da Alemanha para 2 adultos acompanhados de suas criancas por 49 euros;
– Se for ficar aqui por um ano, pode ser que valha a pena comprar os cartoes Bahncard 25, Bahncard 50 ou até o Bahncard 100, que lhe darao respectivamente 25%, 50% ou 100% de desconto em todas as passagens adquiridas ao longo de um ano (Se quiser comprar um Bahncard, clique aqui);
– Verificar se há precos especiais como p.ex. Sparpreis 25 e Sparpreis 50 – descontos de 25% e 50% no preco da passagem individual (uma vez ganhei 50% de desconto na 1a. classe e minha viagem ficou mais barata do que se tivesse viajado de 2a. classe);
– Ao solicitar a procura através do programa da página citada acima, faca várias pesquisas olhando o preco dos trens mais rápidos, depois sem ICE (o mais rápido), e depois sem ICE/IC/EC (as opcoes mais rápidas) e, por último, somente usando trens regionais. Observe as possíveis ofertas em cada resultado, o tempo de viagem e o número de trocas de trem que terá que efetuar durante o percurso.

A compra das passagens poderá ser feita online, através do seu cartao de crédito. Se nao quiser observar tudo isso, pode comprar sua passagem diretamente na estacao ferroviária, mas terá que pedir expressamente a “opcao mais em conta” pois se nao falar nada, poderá receber somente a opcao mais rápida e consequentemente mais cara. Se for estudante ou acima de 60 anos, nao deixe de citar este detalhe, que pode resultar em um tíquete mais barato. Se comprar sua passagem na internet, seu tíquete será um arquivo PDF, que irá receber por e-mail depois de efetuada a compra, sendo que o documento apresentado na compra será seu documento de identidade, tendo que ser apresentado ao longo de toda a viagem. Um resultado de uma procura poderia dar no seguinte:

08:31 Konstanz 2
09:15 Zürich 1

09:36 Zürich 4
10:28 St. Gallen 6

Os horários, um pouco inacreditáveis para nós, sao mesmo os horários em que os trens deixarao a plataforma da estacao ferroviária em questao, muitas vezes pontualmente, apesar da Deutsche Bahn nao gozar de bom conceito perante a populacao alema por conta de seus constantes atrasos. O número depois da cidade será o número da plataforma. Por consegüinte, o número depois da cidade de chegada ou onde haverá uma troca será a plataforma onde voce irá chegar, o outro número depois do próximo horário, ainda na mesma cidade, o número da plataforma para onde voce deverá se dirigir. Normalmente ainda há dados sobre o nome do trem, o que voce ainda poderá reconfirmar nos painéis de aviso dos trens. Interessante é que cada trem, com seu respectivo nome, vai sempre parar num exato lugar da plataforma, que normalmente é dividida em partes (A-E, p.ex.). Isto significa que se voce tiver feito uma reserva para o vagao 252, irá poder verificar, mesmo antes do trem chegar, onde exatamente o vagao irá chegar, já podendo se dirigir de antemao à parte da plataforma correspondente.

Eu, da minha parte, adoro viajar de trem aqui! É muito prazeiroso, ainda mais contando que na maioria das vezes estou viajando com o Daniel e ele adora viajar de trem, tendo espaco e podendo se movimentar, ir ao banheiro, ao restaurante, dar oi pra outros passageiros, brincar, etc. Há vagoes ou parte de vagoes especiais para criancas, há restaurantes, há vagoes com células separadas com 6 lugares e vagoes com lugares divididos por mesas, onde 4 pessoas podem sentar-se juntas. Há vagoes dormitórios e há a possibilidade até de viajar e levar seu carro junto na viagem, pois em várias rotas é feito também o transporte de carros.

As paisagens vistas do trem sao, em sua maioria, muitíssimo mais bonitas e interessantes do que as vistas de carro, das rodovias de alta velocidade aqui na Alemanha (Autobahn). Caso o seu trem se atrasar, ainda pode tentar falar com o pessoal de bordo para se informar se o próximo trem ainda poderá esperar na outra estacao, e se nao for possível e sua viagem se prolongar por causa do atraso, nao deixe de investir um tempinho na reclamacao, pois receberá um formulário para preencher e tentar ser resarcido de pelo menos uma parte do valor pago pelo seu tíquete.

Dependendo do tipo de trem que escolher, encontrará um conforto similar a uma viagem de aviao, com cadeiras super anatomicas, conexao de internet e programa de rádio. Os trens mais simples tem assentos menos luxuosos, sao mais barulhentos e menos confortáveis. Há trens de dois andares, na cor vermelha, como os onibus double decker de Londres.

O interessante com relacao a espaco aqui na Alemanha é que cada passageiro, mesmo se tiver reservado só um lugar, pensa, ou melhor tem certeza de que o lugar do lado dele também lhe pertence!… Invariavelmente a pessoa ocupa primeiro para si própria dois lugares. Somente se voce perguntar se o lugar está vago ou se alguém chegar e mostrar a reserva para o outro assento, é que este será liberado. Antes de se sentar, observe as reservas: elas estarao sempre anotadas na parede do trem, de forma eletronica nos trens mais rápidos e de forma escrita nos mais lentos.

Se eu me lembrar de mais alguma informacao interessante ou se alguém de voces que mora aqui quiser completar mais alguma coisa, pode incluir seu comentário. Eu e os próximos turistas rodando pela Alemanha agradeceremos!

Tags: , , , , , , ,

50 Respostas to “::De trem pela Alemanha & Europa::”

  1. Silvia Says:

    Nossa, que organização!! Parece o Brasil, né?? 😉

  2. Lorena Says:

    Ola’!

    Morei na Alemanha por 4 meses em 2006 e é realmente um otimo serviço de trem que o pais tem. So’ acho que era um pouco caro demais, e além disso na Alemanha nao tem preço de estudante!!

    Uma boa alternativa a isso é viajar de carro (carona paga – mitfahrgelegenheit) ou onibus (eurolines) ou até aviao (low cost como ryanair).

    No meu blog, fiz uma pagina sobre isso que se chama TRIP TIPS. Para quem tiver curiosidade, vale a pena olhar:
    http://citoyenne-du-monde.sambazen.net/trip-tips/

    Flw!

  3. Carolina Says:

    Olá!!!

    Bom dia!!ótimas dicas por aqui!!!

    Queria pedir uma dica, se possível!!
    Como estou tendo dificuldade em descobrir qual o melhor trem para ser desfrutado nas minhas viagens internas na Alemanha, em uma viagem que estamos planejando para setembro!

    Então, vamos de Munich para Berlim…(existem diferentes trens ou não fazem diferença entre eles….) e internamente, de Erding para Munich,Munich para Nurnberg…

    Tbem estamos buscando info sobre Berlin-Copenhagen…

    Te agradeceria muito em qq dica q for possivel nos enviar!
    Estamos viajando de 5 adultos e 2 crianças, e compramos o Eurail Selectpass Saver para 5 países.

    Obrigado pela atenção!!
    sds
    Carolina

  4. lucia lage Says:

    poderia entrar em contato comigo.? quero fazer uma viagem com minha filha pela alemanha e paises vizinhos…

    agradeco qq informacao#

    lucia

  5. Sylvia Eurich Says:

    Hallo! Pretendo viajar à Alemanha muito em breve e gostaria de saber a respeito de excursões pelo Rio Reno e pelo Rio Danúbio. Você poderia me informar a respeito? Valem a pena? Agradeço-lhe pela atenção. Tchüss.Sylvia.

  6. conceição pereira da trindade barros Says:

    Vou viajar com minha filha para uma semana na Alemanha, ficando hospedada em mitterfells (Bavária), penso que é próximo de Munique e uma semana na Áustria hospedada em Bad Gastein.
    Ela tem 19 anos e eu 52 anos. Nunca viajamos ao Exterior. Ela fala bem inglês e eu arranho, mas não falamos alemão.

    Gostaria que vocês nos dessem dicas de como viajarmos pelos dois países de uma forma mais barata, pois vamos ficar em ótimos hotéis da RCI, mas para a alimentação e a viagem temos que economizar.

    Vcs têm idéia de quanto se gasta sendo pessoas simples, numa viagem cultural e não consumista???

    Desde já agradeço.

    Conceição

    • Sandra Santos Says:

      Oi Conceicao,
      Peca pra sua filha olhar na página das linhas ferroviárias alemas, http://www.bahn.de, lá ela recebe todas as informacoes também em ingles. Há no momento p.ex. ofertas como o “Bayern-Ticket”, que é baratinho e que vcs duas podem usar para fazer viagens por dia dentro da Baviera, e o “Europa-Spezial”, onde uma viagem da Alemanha para a Áustria custa 39 euros na 2a. classe.
      Eu diria que vc e sua filha gastariam aqui em torno de uns 100 euros por dia (sem a acomodacao), dependendo naturalmente do que for visitar, onde e o que for comer, etc.
      Nao deixe de conhecer o “Neuschwanstein” (o castelo da branca de Neve de Walt Disney). É imperdível!
      Um beijo e boa viagem,
      Sandra

  7. conceição pereira da trindade barros Says:

    Esqueci de acrescentar que também sou mineira, mas morando no estado de São Paulo desde os 07 anos, em Santos.

    A partir de 2005, vim morar em São Paulo.

    Esta viagem é dos meus sonhos, mas meio aventura em relação a parte financeira, não posso gastar demais, por isso estou pedindo dicas a vc.

    Abraços,

    Conceição

    • Sandra Santos Says:

      Oi de novo Conceicao,
      Olha só que monte de coincidencias: o meu sobrenome é Santos, e a ilustradora do meu livro vem de Santos!
      Se vc quiser conhecer muito da Alemanha lendo, te recomendo naturalmente o livro da Mineirinha!…. 🙂
      Um abraco,
      Sandra

  8. Juliana Says:

    Oi Sandra!

    Estou tentando comprar seu livro e nao sei como fazê-lo. Nao tem um link nessa pagina pra gente clicar e simplesmente comprar? Me ajude, por favor.

  9. CONCEIÇÃO P T BARROS Says:

    Olá, Sandra!

    Muito obrigada mesmo pelas dicas. Dá um friozinho na barriga, ainda mais que vai ser minha pimeira viagem ao exterior. Vou seguir todas as dicas, mas gostaria tamb´m de adquirir seu livro.
    Mande u e.mail para mim também, ok?

    Beijos
    Conceição

  10. Bell Silva Says:

    ola Sandra, adorei seu blog, estou buscando o máximo de informações sobre a Alemanha, e encontrei vc rsrsr. Bem. eu conheci alguem da alemanha e futuramente creio vou viver la, eu queria antes ter mas informações saber como é a vida na alemanha, como são os homens alemãs rsrs, sabe como é outro mundo, dar um pouco de medo, eu n falo nada em alemão, mas falo espanhol, gosto de estudar idiomas, só n tenho condições financeiras, aprendi espanhol sozinha. Se vc poder ajudar-me, dando algumas dicas, por favor, sei que cada um tem um ponto de vista diferente de ver e pensar, mas eu gostaria de saber um pouco mas, sobre convivencia com homens alemãs, alimentaçõa, familia, paìss, preconceito, pode ajudar-me? dar para suportar numa boa? desde ja agradeço. Parabéns pelo flog.

    • Sandra Santos Says:

      Oi! Seja bem-vinda ao meu blog! Escrevi um livro sobre todos esses assuntos, reunindo os textos mais lidos de 5 anos de blogueira e colunista em um site para brasileiros na Alemanha. Se tiver interesse em adquirí-lo, eu te passo as informacoes necessárias para a compra.
      Um abraco,
      Sandra

  11. Bell Silva Says:

    ah eu gostaria im. origada.

  12. Bell Silva Says:

    Desculpe, saiu errado. Quis dizer; eu gostaria sim. Obrigada.

  13. fernanda Says:

    Oi Sandra , vou conhecer a alemanha no proximo ano, me mande seus contatos ; blog/site/. abraços…Meu filho esta viajando agora ,chega ai amanha a tarde.

  14. Gustavo Says:

    Ola Sandra,

    Achei esse seu artigo muito bom e esclarecedor sobre os trens. Só tenho uma duvida: como funciona apos a compra do Bayern ticket? Isso é, se eu comprar via interet posso reservar o trem/horario que vou viajar? Ou tenho que fazer na bilheteria da estacao no dia em que for viajar? Obrigado

    • Sandra Santos Says:

      Oi Gustavo,
      Uma viagem com o Bayern Ticket nao precisa ser reservada de antemao. Se vc estiver de posse do tíquete e assiná-lo com seu nome, pode usá-lo no dia determinado dentro dos trens previstos, sem necessidade de reserva prévia.
      Boa viagem!
      Um beijo,
      Sandra

      • Gustavo Says:

        Oi Sandra,
        É so ir na bilheteria e mostrar o ticket ou posso embarcar sem passar em lugar nenhum?

        Desculpe encher o saco assim…
        Abraço
        Gustavo

      • Sandra Santos Says:

        Oi Gustavo,
        Vc nao precisa mostrar ativamente pra ninguém. Tenha o tíquete sempre com vc, pois se for controlado, terá que apresentá-lo.
        Um abraco e boa viagem!
        Sandra

      • Fernando Says:

        Sandra, aproveito a dúvida do Gustavo e pergunto: como eu vou fazer pra saber quando eu entrar no trem se um lugar foi reservado ou não pra alguém? Depois de comprar o Bayern Ticket é possível reservar um lugar num determinado horário/trem?

      • Sandra Santos Says:

        Oi Fernando,

        É simples: em cima de cada assento tem um sinal luminoso ou um papelzinho avisando se o lugar foi reservado e caso positivo, para qual trecho. Assim, se o trecho ainda não tiver começado ou se não tiver aviso nenhum, o lugar estará livre.
        Beijos e boa viagem,
        Sandra

  15. luana Says:

    que

  16. paulo Says:

    gostaria de saber, se nessas viagens posso levar malas aquelas de rodinhas ou somente mochilas.

  17. Renata Almeida Says:

    Olá Sandra,

    Estou pesquisando passagem de trem de Amsterdam para Berlim. Tenho algumas dúvidas:
    – Só encontrei trens com muitas paradas. Vc sabe se existe trem direto, sem paradas?
    – Tenho uma preocupação em especial em relação às malas. Não sei como são nos trens da Alemanha, mas nos trens que já andei em outros países, normalmente as malas ficam no início ou final do vagão soltas, sem nenhuma proteção, ou seja, nas paradas, se você não prestar atenção, qualquer um pode pegar sua mala. É assim também nos trens daí? Como esta viagem tem duração de cerca de 6 hrs, se tivermos que ficar prestando atenção nas malas em todas as paradas não poderemos dar uma descansada, dormir um pouco…

    Obrigada,
    Renata Almeida

    • Sandra Santos Says:

      Oi Renata,
      Tem sim, de uma olhada na página http://www.bahn.de: há viagens diretas de Amsterdam pra Berlim em diferentes horários. Se tiver malas em tamanho normal, poderá colocá-las perto de vc, no alto ou debaixo dos assentos.
      Boa viagem!
      Sandra

      • Renata Almeida Says:

        Olá Sandra,
        Desculpe te incomodar novamente, mas procurei no site indicado por vc e só encontrei viagens com vários “intermediate stops”, não consegui encontrar as viagens diretas…Se puder me ajudar seria ótimo…rsrsrs
        Quanto às malas, não sei o que vc considera tamanho normal, mas como faremos uma viagem de 20 dias, obviamente a mala não será aquela pequena que pode-se levar dentro do avião por exemplo. Minha idéia é levar uma mala média.
        Obrigada mais uma vez,
        Renata Almeida

      • Sandra Santos Says:

        Oi Renata,
        Tente dias e horários diferentes para achar uma conexao como vc deseja. Há lugares em cima, debaixo dos assentos e lugares especiais pra malas maiores na entrada de alguns tipos de vagoes, entao há muitas possibilidades para ter sua bagagem à vista, sem se preocupar.
        Um beijo e boa viagem,
        Sandra

  18. Andréa Rimes Says:

    Olá Sandra,
    Frankfurt será o meu último destino após 12 dias na Europa e vou ter dois dias livres. Pensei em talvez curtir um passeio de trem, ir até alguma cidade vizinha mais pitoresca. Pode por favor me dar algumas dicas? Como vai ser no início de janeiro, acho que pela paisagem não valeria a pena o passeio de trem, só devo ver neblina e neve, o que acha? Caso valha a pena, que trem devo pegar, até onde devo ir e como retornar já que meu voo de volta sai de Frankfurt mesmo? Muito obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Andréa,
      Sugiro que passeie até Heildelberg, p.ex., ou por cidades ao longo do rio Reno. Vale a pena viajar de trem na Alemanha, na realidade pra qualquer direcao pela qual vc se decidir, vai ver muita coisa bonita. Boa viagem!
      Um beijo,
      Sandra

  19. Letícia Mineiro Says:

    Olá Sandra,

    eu e meu namorado vamos passar 10 dias na Alemanha, e tentamos comprar o German Rail Pass. Só que recebi um email dizendo que a compra não pôde ser concluída. Gostaria de saber se comprar passagens avulsas na hora é muito mais caro do que comprar antecipadamente?
    Estou há tempos pesquisando sobre os trens, mas está difícil encontrar a melhor opção.

    Obrigada.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Letícia,
      De uma olhada nesta página http://www.bahn.de/i/view/DEU/en/index.shtml, a original das Linhas Ferroviárias Alemas, que está em ingles também. Geralmente é mais caro comprar os tíquetes aqui, mas há sempre tantas ofertas que seria melhor vc vasculhar o site pra entende-las e ver o método mais economico para a viagem que vc quer fazer.
      Se puder, visite: o litoral extremo norte da Alemanha, Hamburgo, Berlim, Colonia, Frankfurt, Munique, a regiao da Floresta Negra, o Castelo da Branca de Neve (Neuschwanstein, na regiao de Allgäu) e naturalmente a minha regiao, do Lago de Constanca (Bodensee) 😀
      Um abraco e boa viagem!
      Sandra

  20. Fernanda Says:

    Olá, vou viajar com meu noivo para a alemanha em maio e vi que o german rail pass sai em torno de 700 reais por pessoa para dez dias. Todos os demais passes individuais são bem mais caros. Achei meio estranho. Queria saber se comprando esse german rail pass eu posso usar qualquer trem, por exemplo de frankfurt a berlim, de berlim a munique.
    Abraço, Fernanda

  21. tina.kisss@gmail.com Says:

    Tenho bilhete emitido p suica/alemanha, vou dia por zurique 24/3/12  e volto por berlin dia 7/4/12, Vou conhecer estas cidades:

    4 cidades na suiça: Zurique, Luzerna, Interlaken, Berna 
    4 cidades na Alemanha: Freiburg, Munique, Nuremberg, Berlim 

    Gostaria de saber se eh mais vantajoso eu comprar passe regional o eurail Alemanha-suica?
    Ou comprar separado o swisspass na suica + german rail pass?

    Se comprar os passes separados como faço para ir da Suíça p a Alemanha?

    Vc poderia me informar se tenho como comprar o Swiss Pass diretamente  na Suíça e o German Pass na Alemanha, ou via internet? Tenho como comprar nas estacoes ferroviarias? Onde?

    Como esta faltando pouco tempo, por gentileza, gostaria da resposta breve….

    Desde ja agradeço,

    Tina

  22. Fernanda Says:

    Olá.. Parabéns por todas as informações.. Será que poderia me esclarecer.. Usando o O Bayern Ticket é possível reservar assento? Outra dúvida.. Farei Berlin-Praga e Praga-Munique.. E estou vendo no site da DB que posso reservar o assento na hora da compra. Fiquei na dúvida se existe algum vagão que seja melhor viajar e como terei a opção de escolher gostaria de sua opinião. Estou tentando organizar bem pq como nada falo de alemão e nunca andei de trem na europa, fico com receio de chegar nas estações e ficar como uma tonta sem saber p/ onde ir. Agradeço muito. Fernanda

    • Sandra Santos Says:

      Oi Fernanda,
      Com o Bayern Ticket nao dá pra reservar assento. Os melhores sao os das cabines menores, na janela, claro. É proibido fumar em todos os trens, entao nao deve se preocupar quanto a isso. Geralmente o sistema é super eficiente e chegando no trem correto, no seu assento, tem uma viagem tranquila. Uma dica: em toda estaca de trem, na plataforma onde for pegar seu trem, tem uma tabela explicativa de cada trem que pára lá, com seu respectivo número, indicando onde cada vagao irá parar, pra vc se orientar na hora de achar seu assento. As plataformas tem sub-divisoes, p.ex. A/B/C/D/E, a indicacao vai se referir a elas.
      Boa viagem e beijos,
      Sandra

  23. Adalberto Ferreira Says:

    Oi Sandra somos de Curitiba. Em 2010 fizemos toda a Alemanha via CVC de Onibus conhecemos superficialmente… Berlin,Dresden Bamberg,Nurenberg, Ratisbona,dachau,Munique,Fussen,Rottenburg,Frankfurt, Cochem,Monreal, Colonia, Hamelin,Hannover e Goslar.
    O Grande problema destas excursôes é que é tudo muito rápido, não dá para curtir as paradas, haja vista eles terem horários na estrada, eu até compreendo isso.
    Minha pergunta, é dá para fazer mais cidades de trem? Qual cidade seria ideal para só dormir e durante o dia ir visitar e voltar a noite. Quais cidades ainda seriam viáveis conhecer. Ví que vc mencionou o castelo da Disney, paramos muito longe do referido castelo e só consegui uma foto de muito longe.
    Pretendo ainda este ano ir a Europa novamente com minha esposa, uma ajudinha seria muito bem vinda. Abraço e parabéns pelo blog.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Adalberto,
      Desculpe a demora da resposta. As cidades q eu recomendo: Hamburgo, Berlim, Dresden, Düsseldorf, Colônia, Nürnberg, Munique, Rotherburg ob der Tauber, o castelo de Neuschwanstein, a regiao dele (Allgäu), a minha regiao (lago de Constanca – Bodensee). Ah, tem tanta cidade bonita! Passear pela beirada do Reno, viajar pelas estradas da Floresta Negra… Acho q o caminho já faz parte da viagem.
      Bons passeios e aproveite bastante sua viagem!
      Um abraco,
      Sandra

  24. Francesca Says:

    comprei, pelo site, uma passagem Salzburg – Munique; especifiquei dia e hora e paguei com cartão. Eles me enviaram o Bayern ticket, sem data ou horário e pelo que entendi ( pois está em alemão, que entendo “en passant”) eu tenho que colocar meu nome completo em letra de forma e apresentar o passaporte. Mas, como sou mineira… e gosto de tudo direitinho…..ne´? gostaria de reservar o meu assento bonitinho, perto da janelinha etc e tal. Como faço isso?pelo site vi que não dá e queria ter tudo organizado antes da viagem. Passarei pelas estações de Viena e Salzburg antes, será possível comprar o assento em alguma delas? e onde escrevo meu nome? no bilhete? tenho receio de escrever em lugar inadequado, rasura-lo e ele não ser aceito. desde já , grata pela ajuda.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Francesca,
      Acho que não vai ter jeito de você reservar lugar em trens regionais. Coloque seu nome em lugar indicado, e na falta dele, na parte debaixo do tíquete. Com isso, querem só evitar que ele seja passado pra frente e usado também por outra pessoa.
      Boa viagem!
      Beijos,
      Sandra

  25. Nicia Says:

    Olá Sandra,
    Parabéns, você é a mineirinha que eu estava procurando..Minhas filhas e meu genro irão em fevereiro para Munique, no dia seguinte, depois de se aquecerem com roupas adequadas pretendem fazer o seguinte trajeto: Seguir de trem para Oberammergau e visitar o Castelo de Lindehof e pernoitar em Oberammergau e no dia seguinte ir para Füssen visitar os outros 2 castelos. Retorna para Munique e pernoita, e dia seguinte irão para Colônia, ficando 4 dias e depois para Paris.
    Eu também sou mineira, e sou curiosa e bastante econômica, para não dizer pão dura. Estou enrolada em relação aos valores de trem, você tem sugestões? É certo que em alguns casos vale à pena ir de avião e pagar a bagagem, e que não fica tão caro?
    Por favor, me ajude,
    Obrigada
    Nicia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Nícia,
      Vôos dentro da Europa só permitem 20 kgs de bagagem, será necessário comparar preços e trajetos e escolher a opção mais em conta e mais cômoda, visto que nos trens há baldeações. Mas nada que não seja possível de superar, pois várias estações podem ser acessadas através de elevador.
      Um beijo e boa viagem, vcs vão adorar os castelos! 🙂
      Sandra

  26. Leonardo Marques Says:

    Ola, para os seguintes trechos:
    Paris – Mannheim
    Mannheim – Colônia
    Colônia – Amsterdam
    Amsterdam – Hamburgo

    É melhor comprar os trechos separados ou com o Bahn Card fica mais barato?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Leonardo,
      Eu sugiro que vc faça umas pesquisas no site da DB. Geralmente é possível verificar preços com ou sem desconto, com ou sem BahnCard. Pode ser que se vc comprar o BahnCard de duração mais curta os percursos já fiquem mais em conta.
      Um abraço e boa viagem,
      Sandra

Deixe um comentário