::Como conseguir um emprego na Alemanha?::

Eu não sei se já comentei aqui, mas por obra do meu ex-chefe acabei caindo há 3 anos na atual posição, a de diretora de recursos humanos numa empresa de médio porte alemã. Acho que devo ser a única brasileira na Alemanha nesta função! No começo fui literalmente jogada de roupa e tudo numa água gelada, mas com o tempo fui vendo a oportunidade que Deus tinha colocado em minhas mãos através do meu ex-chefe, e fui me acostumando com a idéia, com o novo desafio. Hoje posso dizer que gosto do meu trabalho. Tenho a oportunidade de lidar e crescer com o ser humano. De fazer algo por ele, de dar e receber. E nesta troca boa, tenho um lugar onde me sinto útil, necessária, parte integrante de um time. E isso é bom.

Às vezes as pessoas me procuram perguntando como conseguir um emprego aqui na Alemanha. Para os que ainda não estão aqui é bem mais difícil, depende do emprego ser bem pago para justificar a concessão de um visto de trabalho. Mas muitos já estão aqui e já têm direito a trabalhar, e precisam portanto analisar suas reais chances no mercado de trabalho. Se julgar necessário, complete suas lacunas com um curso na área ou o estudo de um idioma. Mas o mais importante: mova-se! Muitas vezes você mesmo pode ser seu maior inimigo, inventando desculpas de porque não vai pode dar certo com você. Isso é normal, é humano. Mas deixemos isso tudo de lado: cada um pode e deve ter seu lugar ao sol, pois o sol brilha pra todos. E quanto mais brilhamos, melhor nos sentimos, e mais bem podemos fazer a pessoas à nossa volta e à sociedade em si.

Por isso o ponto fundamental é tirar o foco muitas vezes voltado para outras pessoas e centrá-lo só em você mesmo: Quem é você? Do que você gosta de fazer? O que te dá prazer no dia-a-dia? O que queria ser quando ficasse “grande”? O que você faz bem e com pouco esforço? Quais são os últimos acontecimentos que te deixaram feliz e orgulhoso de si próprio? O caminho do auto-conhecimento é o caminho certo para achar um emprego que combine com você e com sua vida atual.

O próximo passo será aprender como se candidatar a uma vaga numa empresa aqui na Alemanha. Prepare seus documentos do jeito que os alemães esperam recebê-lo: com uma carta convidativa com relação à sua pessoa, um currículo em forma de tabela, suscinto e de no máximo duas páginas, contando somente o necessário e o essencial, tente reunir cartas de recomendação de pessoas que possam escrever positivamente sobre você, e não se esqueça de caprichar na foto, na apresentação da papelada e de copiar seus diplomas, mesmo que ainda não tenham sido reconhecidos aqui (claro que dependendo da profissão, sem reconhecimento, não será possível trabalhar na sua área, eu sei). Você pode também preparar tudo isso em um arquivo PDF, se ficar grande pode comprimi-lo, e assim economizar sempre que a empresa permitir a candidatura a uma vaga por e-mail.

Antes de começar a se candidatar, é importante também definir pra você o que é importante no momento: Quantas horas quer trabalhar no máximo? Aqui há vários modelos de trabalho integral/parcial. O que tem a oferecer? Em que tipo de empresa gostaria de trabalhar? De grande ou de pequeno porte? Em grupo ou sozinho? Como seria a empresa ideal? A quantos quilômetros da sua casa no máximo? Quem vai tomar conta das crianças enquanto você for trabalhar? Como fará para resolver eventualidades, p.ex. doença do filho, etc.? Faça o máximo de perguntas internas, encontre para si seu trabalho atual “ideal”.

Depois começa a busca em si: não se limite a simplesmente enviar currículos para empresas que ofereçam vagas no jornal ou na internet. Seja criativo e diferente dos demais: faça uma pesquisa das empresas na sua região que lhe interessam, também com a ajuda da “Agentur für Arbeit”, e envie seus documentos com uma carta se apresentando e mostrando suas qualidades. Isso seria o que aqui chamam de “Initiativ-Bewerbung”. Se no anúncio constar um número de telefone, ligue para o responsável da área. Demonstre interesse ao telefone. Mencione esse contato telefônico na sua carta de apresentação.

Aqui há várias dicas muito boas sobre a parte da papelada. Ultima dica: coloque no cabeçalho da sua carta, sempre bem visível, todas as maneiras através das quais pode ser contactado e irá retornar o contato (número de telefone, de celular e e-mail). O próximo passo será a entrevista pessoal. Ok, amanhã eu continuo com a segunda parte deste artigo…

.
°°°
01.08.12 – Veja também uma nota atual sobre o cartão azul UE e oportunidade de headhunting agenciado por mim neste post.

About these ads

Tags: , , , , , ,

398 Respostas to “::Como conseguir um emprego na Alemanha?::”

  1. zailda Says:

    Olá, Sandra, vim conhecer seu blog! Adorei, acima de tudo muito útil. Minha irmã morou na Alemanha por um ano, vou passar o endereço do seu blog pra ela! Beijos

  2. Silvia Says:

    Sandrinha, querida, pronto, fiz minha “lição de casa”, hehehe – bjssss

  3. Vanessa Says:

    Nossa Sandra, muito obrigada mesmo pelas dicas. sao super úteis para quem quer conseguir trabalhar aqui e nao tem muita nocao de onde comecar.
    Muitíssimo obrigada mesmo…
    Um grande abraco.

  4. naiana Says:

    Olà,Sandra
    eu gostaria muito de um emprego na alemanha mas nao tenho nem noção como conseguir. Nao tenho nivel superior apenas o nivel tecnico da uma noçao para a area que eu quero.
    Saudações

    • Adriane Dian Says:

      Olá, gostaria de saber como ir para a alemanha e como arrumar um emprego, pois sou do brasil e quero ir embora

    • Andressa Says:

      Oi Sandra,

      Meu esposo e eu queremos ir trabalhar e estudar na Alemanha por uns anos.
      Conforme seu post acima, sabemos que é possível começarmos fora da área. Sou estudante de Ciências Contábeis e ele de Ciência da computação.
      Pode nos ajudar

  5. fabinho Says:

    Olá pessoal, Bom sou o fábio moro na alemanha a cerca de 2 anos, tenho 24 anos sou casado e estou a procura de um trabalho aki na alemanha, eu jogo futebol na 4a divisao aki da alemanha + nao rende muito dinheiro e nao da pra viver aki com tao pouco, porisso estou a procura de um trabalho que possa conciliar com o futebol, ah moro na cidade de Baunschweig se alguem poder me ajudar ficarei eternamente grato de verdade.
    esta ai meu email + 1 vez lessa-f@hotmail.com . Abraco a todos e fiquem com Deus …….

  6. Sandra Says:

    Oi Fabinho,
    Entre em contato com esta empresa aqui na Alemanha:
    http://www.boavista-consulting.de/
    Eles estao sempre a procura de novos jogadores brasileiros.
    Desejo sucesso!
    Um abraco,
    Sandra

  7. Marcelo Says:

    Olá,

    Tenho 28 e estou em um grande dilema, minha namorada esta indo para a Alemanhã a trabalho e eu estou largando tudo aqui no Brasil para ir com ela, atualmente estou trabalhando em uma multinacional Alemã (Brasil), sou formado em Economia e tenho MBA em Gestão Empresarial meu nível de Inglês é razoável, consigo me virar, será que vou ter muita díficuldade de encontrar alguma coisa ai?? Alguém pode me dar um conselho??

  8. Rafael Silva Says:

    Ola tudo bem
    Gostaria de saber se vç tem algum contado de vagas de emprego ai na Alemanha.e poderia me passar por emeil.
    Pois estou ent em trabalhar fora do Brasil
    muito obrigado e parabens pelo seu blog
    muito obrigado

  9. Thais Matos Says:

    Olá Sandra td bem???
    Sandra gostaria muito de trabalhar na Alemanha,pois já estive na alemanha por 2 anos em Stuttgart fiz de td ai fui babá,ajudei uma colega com uma loja que ela tem,atendia telefone para essa minha colega marcava hora para os pacientes.
    Já trabalhei tbm em um restaurante de um amigo Italino que tinha ai
    e agora no Brasil estou desempregada e preciso urgente arrumar um emprego.
    Será que voce não saberia de algo?
    até msm de babá pois eu trabalhei ai mais não peguei o visto de babá e sim de estudante.
    Sei falar alemão e já conhecço muitos lugares ai.
    Ficarei muito grata se você me da uma dica

    Sou de Mogi Guaçu-sp

    Grata

    Thais

  10. Maggie Says:

    Olá Sandra

    Gostei do seu site e gostaria de uma orientação sua, se for possível é claro.
    Morei na Alemanha de 1983 a 1997, sou formada secretária executiva e trabalho a 11 anos em uma empresa alemã, sou formada também em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, tenho um curso de Administração de RH e um MBA em Gestão estratégica de Pessoas. Alguns anos atrás por falta de pessoal qualificado no RH da empresa que trabalho, acabei cuidando dos assuntos relacionados a expatriação, treinamentos interculturais e todos os trämites relacionado ao assunto. Me identifico muito com isso,fiz vários cursos, estudei também a parte alemã e entendo de Mitarbeiter ins Ausland entsenden, e me aprofundei na área de Gestão por Competência e coach de executivos. Sou fluente em alemão e falo inglês também. Como a minha filha tem 15 anos e a nacionalidade alemã, ela quer estudar na Alemanha, por isso estamos pensando em retornar (só nós duas, pois sou divorciada de um alemão). Já me infomei no consulado e posso solicitar um Visto zur Ausübung der Personensorge, isso leva aproximadamente 8 semanas.
    Você acha que eu tenho chances de conseguir um emprego por aí? Tem alguma dica de empresas legais onde eu possa tentar?
    Te agradeceria muito se pudesse me responder por e-mail.

    Abraços

    Maggie

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maggie,
      Acabo de te enviar um e-mail.
      Um abraco,
      Sandra

    • Livia Says:

      Olá Sandra, Oi Maggie,

      estou há uma semana em uma incansável busca na internet por oportunidades de emprego e cursos profissionalizantes no Brasil, em RH, que foquem treinamento intercultural e expatriação. Porém essa busca se mostrou árdua pois tudo que acho em português sobre o assunto está em Portugal. Não sabia mais o que digitar ou que ferramentas usar para continuar minha busca. Foi quando eu achei este blog que à primeira vista não falava exatamente do que eu estava procurando, mas como estava interessante continuei a lê-lo até me deparar com o comentário da Maggie.

      Vou explicar melhor meu caso. Meu nome é Livia, sou brasileira, tenho 27 anos e estudei psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Logo após a graduação, no segundo semestre de 2009, fui para Berlim aprender a língua. Durante os dois anos e meio morando na Alemanha fiz um estágio em uma empresa de consultoria em recursos humanos por seis meses em Bonn e tirei o certificado de proficiência em alemão Goethe Zertifikat C1.

      Há duas semanas estou de volta ao Brasil. Porém não vim voluntariamente. O ZAV – Zentrale Auslands- und Fachvermittlung – negou minha autorização para fazer um estágio e um Ausbildung como treinadora intercultural em uma empresa que promove treinamentos e coach interculturais para empresas e trabalhadores expatriados – BAMIK – Der Dienstleister für interkulturelle Ausbildung und Beratung

      Cheguei a fazer um módulo do Ausbildung antes de vir embora chamado Interkulturelle Konzepte für die Personalentwicklung. Voltei muito empolgada com o tema mas igualmente decepcionada por não poder ir em frente com o curso. Estou disposta a continuar me profissionalizando aqui no Brasil até setembro, quando hoffentlich volto para Berlin para fazer um mestrado na Frei Universität Berlin chamado European Master in Intercultural Education.

      Na Alemanha existem muitos cursos e seminários sobre o tema expatriação e treinamentos interculturais, e até mesmo empregos oferecidos nessa área, mas no Brasil esse tema parece ser novo e ainda não muito explorado, fato que é perfeitamente explicável pelas realidades comerciais desses dois países. Também me identifico muito com Gestão por Competência e coach e preciso de uma orientação no Brasil sobre onde achar as oportunidades relacionadas à essa área que tenham uma abordagem intercultural.

      Gostaria de saber da Maggie onde foi que ela fez os cursos e se possível o nome da empresa alemã onde ela trabalhou.
      Já da Sandra eu gostaria de saber se na empresa onde ela trabalha existe algum treinamento e/ou acompanhamento para expatriados e se existem vagas de emprego específicas para essa área. Além de dicas e sugestões que são sempre bem vindas!

      Vi que este post foi feito há mais de dois anos. Portanto espero que ainda seja possível receber alguma resposta de vcs. Espero também que a Maggie tenha tido sucesso na sua procura por um emprego na Alemanha. Eu ficaria muitíssimo grata se vcs puderem me responder apesar da época não ser a mais apropriada… apropros, feliz natal pra todos!

      Abraços
      Livia

      • Sandra Santos Says:

        Oi Livia,
        Obrigada pelo contato.
        Sim, na empresa onde trabalho há acompanhamento para expatriados, proporcionado por mim. :) Nao há vagas na área, no momento.
        Para encontrar oportunidades na área que te interessa no Brasil, pesquise aqui, p.ex.:
        http://www.differance.com.br
        http://andreasebben.com.br
        http://www.observatoriosocial.org.br/portal/noticia/1219
        Pelo fato dos interesses serem similares, pode ser que goste de ler meu livro. De uma olhada nas secoes “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
        Desejo muito sucesso em 2012!
        Um abraco,
        Sandra

      • Livia Says:

        Olá Sandra!
        Muito obrigada pela resposta. Ajudou muito na minha busca. Já entrei em contato com os consultores e estou muito entusiasmada! De qualquer modo eu gostaria de lhe enviar meu currículo, no caso de vc precisar de uma assistente ou estagiária no futuro. :)
        Teria como vc entrar em contato comigo por email? Assim posso enviar o anexo.
        Se for possível, eu também gostaria de entrar em contato com a Maggie e se não for pedir muito, teria como vc me enviar os contatos dela?
        Desde já agradeço.
        Livia

      • Sandra Santos Says:

        Oi Livia,
        Acabo de te enviar um e-mail, ok?
        Um beijo,
        Sandra

  11. thiago Says:

    oi Sandra, em primeiro lugar, gostei muito do seu blog, parabéns.Eu gostaria de umas dicas suas.Pretendo ir à Alemanha, mas só daqui uns dois anos, realizar dois sonhos:estudar Alemão e conhecer a Alemanha.Pretendo passar de seis a um ano, nesse tempo não quero ficar ´so estudando, quero trabalhar também.Como posso fazer para consegir um emprego? e com visto de estudante, posso trabalhar?E mais facil/melhor eu tirar um visto de trabalho e dai depois quando chegar faço um curso ou tirar um visto de estudante de alemão e quando chegar vou embusca de um emprego?fico tão confuso com tudo isso.Obrigado pela atenção.P.S. o emprego não precisa ser nada especial, só pro meu sustento, ´so de trabalhar na Alemnha já é muito especial.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thiago,
      Com visto de estudante tem o direito de trabalhar aqui, apesar de por tempo limitado. Quando eu estudei aqui eram 2 meses por ano.
      Um abraco e boa sorte em terras germanicas!
      Sandra

  12. Jackeline Silva Says:

    Oi Sandra.

    Adorei suas dicas de sobrevivência na Alemanha; Os conselhos foram arretados.

    Bem Aproveitando a oportunidades, eu também estou com uns dilemas :-).

    Meu nome e Jackeline Silva. Sou do Nordeste e a tres meses estou morando em Stuttgart.

    A tres meses estou fazendo um curso da lingua Alemã porque estou querendo fazer um mestrado em International Bussines e trabalhar, claro.
    Eu morei nos Estados Unidos por 8 anos. Sou formada em jornalismo por uma Universidade Americana. Por todo tempo que morei nos USA eu trabalhei em um escritório de direito, International Student Office ( na universidade que estudei) e por ultimo numa empresa de import e export Americana.

    Estou procurando emprego no ramo de Import and export. Porque tudo isso envolve negociação, estratégia de negocios e bilingual skill.

    Ja comecei a procurar por emprego mesmo sem saber da língua direito. Tenho passado um bom tempo no computador e to fazendo o máximo pra conhecer gente.

    Voce teria alguma outra dica, algum web site ou ate mesmo algum contato? Qualquer ajuda sera bem vinda.

    Muito obrigada pela oportunidade Sandra,
    O seu bloge e um conforto pra muita gente.
    Mil beijos e abraços.
    Da nordestina
    Jackeline

    • Sandra Santos Says:

      Oi Jackeline,
      Minhas dicas seriam vc procurar por um estágio, inicialmente, onde poderá aperfeicoar seus conhecimentos de alemao e nao custaria nada (ou pouco) para uma empresa, tomando o cuidado de receber muito bons Zeugnis (relatos sobre seu trabalho, dados por escrito pelo empregador quando deixá-lo). Um bom lugar para procurar por vagas e bons contatos é no http://www.monster.de e/ou no http://www.xing.de (procure ativamente por palavras-chave tipo “Brasil” ou “portugues”).
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  13. Raquel Says:

    Olá Sandra,
    Parabéns pelo seu Blog. Muito esclarecedor e de muita serventia. Mais uma vez parabéns!
    Eu estou na Alemanha com visto de estudante. Estou cursando o Oberstufe e gostaria de trabalhar para melhorar meu alemao e tbm para ter um dinheiro extra.
    Hoje tive uma entrevista para um Minijob, estava tudo certo mas no final, quando o entrevistador viu meu visto, ele ligou para o setor jurídico da empresa e me disse que infelizmente nao poderia me contratar por causa do Finazamt.
    No meu visto tem esta observacao: “Gültig nur zum Sprachkurs und anschließendem Studium. Beschäftigung für 90 ganze Tage bzw. 180 halbe Tage im Jahr sowie studentische Nebentätigkeiten gestattet. Selbständige Erwerbstätigkeit nicht gestattet.”
    Como estudante posso ter um Minijob, certo?. Quantas horas por semana, por mes e por ano posso trabalhar?
    Para um Minijob de até 400€ eu preciso ter Lohnsteuerkarte?
    Agradeco muito por sua atencao e mais ainda se voce puder me responder por e-mail.
    Obrigaaaada e um abracao!

    Raquel

    • Sandra Santos Says:

      Oi Raquel,
      Eu sugiro que vc vá ao Ausländeramt e esclareca esta situacao, pois nao poderá deixar perder a oportunidade de arrumar uma graninha pela incerteza por parte das empresas. No meu entender, vc tem o direito oficial de trabalhar por 90 dias inteiros ou 180 meios-dias, o que incluiria perfeitamente um Minijob por tempo limitado. Como vc está querendo se informar para fazer certo, dentro das leis, entendo que o Ausländeramt tem por dever te passar a informacao correta. Um Minijob nao está limitado por horas ou tempo, mas sim pelo fato de que vc só recebe 400 euros por mes, sendo que o salário bruto é igual ao neto, isto é, vc nao paga impostos. Para ter um Minijob nao precisa ter uma Lohnsteuerkarte, pelo que estou informada. Se for o caso, logo depois de levantar as informacoes exatas, volte a entrar em contato com a empresa onde fez sua entrevista, esclarecendo as dúvidas a seu favor.
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  14. renata Says:

    ola,estava lendo sua postagem ,estou a´procura de um emprego na alemanha mas to precisando de ajuda…morei ai por um ano cuidando de crianças e atualmente sou atendente de lanchonete ja´ha um ano no brasil,tenho um conhecimento do idioma alemao que nao domino completamente mas sobrevivo bem com ele,minha vontade de voltar a trabalhar na alemanha é para aprender mais o idioma e a cultura ….enfim espero que possa me ajudar.abraço

  15. Branco Says:

    Olá sandra!!!moro ja aqui na alemanha a 3 anos !!!gostaria de algumas informacoes sobre trabalhos !!! Pretendo morar aqui a sempre trabalhei em eiscafes ,mais pretendo dar um passo mais longo!!voce pode me ajudar?? se possivelme envie um email direto !!!DANKE SCHÖN !!!!

  16. Branco Says:

    OBRIGADO !!!

  17. Maria Cecília Says:

    Olá Sandra tudo bom?
    Em primeiro parabéns pelo seu blog, é esclarecedor de várias dúvidas.
    Bom, gostaria de lhe contar a minha história para você entender minha situação.
    Eu gostaria muito de arrumar um emprego na alemanha, mais um emprego que me permitisse viver independente de meus pais aqui no brasil, vou lhe explicar o que ocorre:
    Bom, ha um ano atrás, eu como sempre fui e sou fascinada pela história dos paises europeus e acabei adicionando alemães no meu myspace para acabar discutindo sobre assuntos de história, mais no meio dessas pessoas que adicionei, acabei adicionando o homem que eu acabei me apaixonando. Ele me pediu em namoro, e ficamos com um namoro na internete durante alguns meses e então ele veio para o Brasil me conhecer. Bom, o tempo que ele ficou aqui foi bom, mais só aumentou o nosso sofriemento e trouxe muitas dificuldades, pois agora nós queremos morar pelo menos perto um do outro. Eu sempre tive vontade de morar na Alemanha, mais depois de conhece-lo minha vontade passa a ser maior e maior, eu batalharia muito para conseguir um emprego ai, independente de qual fosse, mais que eu pelo menos tivesse um salario pra me sustentar independentemente. Meus pais não querem me ajudar, pois eles querem que eu fique aqui e toque a empresa de engenharia do meu pai, mais eu não quero, eles acham que ir para alemanha seria uma “aventura”, isso pq já seria maior de idade morando ai. Agora em novembro concluo o 3° ano do ensino médio, e depois disso teria que fazer uma faculdade, mais não sei se começo uma aqui, ou vou pra alemanha tentar a vida sem uma faculdade.
    Você poderia me ajudar? me dizer se seria muita locura ir morar ai sem faculdade e tentar algum emprego? é melhor fazer uma faculdade antes?
    Eu tenho medo de ir e ficar sem emprego, pois mesmo morando perto do meu namorado eu não quero depender dele, haha!

    Obrigada, e espero resposta.
    Abraço

    Esqueci de mencionar…
    -já finalizei meu curso de alemão (intermediario), tenho inglês e portugues fluênte e conhecimentos em espanhol.
    -Experiência em escritório de contabilidade (auxiliar)

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria Cecília,
      O governo alemao oferece cursos de alemao/integracao/orientacao para estrangeiros. Alcancando o nível B1, vc pode se inscrever para fazer uma faculdade aqui. Durante todo este tempo teria direito de trabalhar, mas limitado, como estudante. Quanto à decisao de vir ou ficar: ouca seu coracao, teste antes ou coloque um limite para uma decisao final. Pra ajudar na decisao, recomendo meu livro. De uma olhada na secao de “opinioes dos leitores” (link à direita).
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  18. Fabíola Brites Says:

    Oi, Sandra, sou jornalista, estou fazendo uma matéria sobre blogs Brasil-Alemanha. Podemos conversar por e-mail? Aguardo seu contato. Ab. Fabíola

  19. CRISLEIDE Says:

    Olá sandra obrigada pelas dicas!
    Morei um ano em munique para estudar a lingua,sou pedagoga com especialização em alfabeitização.
    Gostaria muito de voltar para alemanha no proximo ano para trabalhar você pode me dar dicas de sites em ralação a minha aera pois tenho encontrado muitas dificuldades, acho mais dificil encontrar vagas em escolas.
    Agradeço desde já 1
    Crisleide

    • Sandra Santos Says:

      Oi Crisleide,
      Na área de pedagogia fica um pouco mais difícil encontrar uma ocupacao, pois a formacao parece nao ser a mesma daqui e nao tenho certeza se é reconhecida. Eu, se fosse vc, procuraria trabalhos ligados a estrangeiros, e neste sentido há escolas bilíngues para criancas, organizacoes de apoio a estrangeiros, aprendizado do idioma portugues para estrangeiros, etc. Vc terá que ser criativa para buscar oportunidades ligadas às suas aptidoes, mas isso nao é diferente para outras pessoas. Se quiser ler mais sobre o mercado alemao de trabalho e entende-lo melhor, indico meu livro como leitura!
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  20. Mima Says:

    Oi, Sandra!!! Adorei seu blog! Esse post me animou muito, eu já estava ficando com vontade de voltar para o Brasil! rs Sou formada em jornalismo, mas mudei para a Alemanha exatamente um dia após me formar. Estou aqui há 1 ano e 8 meses já e quase me desespero porque nao consigo encontrar emprego. Fiz curso de alemao até o nível C1 e sempre me entendem numa boa quando falo, mas me sinto insegura para entrevistas de emprego porque sei que cometo muitos erros. Como minha área é comunicacao, fico noiada porque sei o quanto o idioma é importante!!! Enfim… vou continuar estudando e tentando. Obrigada por esse post ^^

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mima,
      É isso aí, mesmo depois de anos aqui, dificilmente vamos atingir um nível no idioma onde possamos nos sentir 100% seguras. O negócio é acreditar em nós, saber vender nosso peixe e procurar abrir oportunidades para nós! Se eu puder te ajudar em algo… ofereco consultoria neste sentido. Um bom caminho seria comecar lendo meu livro, que fala também do mercado de trabalho alemao e dá várias dicas neste sentido.
      Um beijo e tudo de bom, volte sempre!
      Sandra

  21. Thais Says:

    Oi Sandra…
    gostaria de saber como esta a área Técnica aí na Alemanha?
    Sou Técnica em Segurança do Trabalho,mas possuo apenas 6 meses de experiência que adquiri na FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro),possuo inglês básico e iniciei um curso de alemão pela internet no Livemocha.com.
    Tenho muito interesse de trabalhar aí,não só pelo salário,mas também para crescer profissionalmente,se você puder me aconselhar,desde já lhe agradeço pela atenção.
    Abraços…Thais

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thais,
      A área técnica é e continua sendo interessante num país tao avancado tecnologicamente como a Alemanha. Uma ideia: vc pode tentar olhar oportunidades de curso de alemao junto de um estágio na sua área. Assim vc pode unir o aprendizado do idioma a uma experiencia prática.
      Um beijo,
      Sandra

  22. Thais Says:

    Oi Sandra…
    adorei o seu blog…poder saber um pouko mais sobre um País que gostaríamos de conhecer e até morar por uma brasileira,td de bom néh,rs…
    Sandra,tenho muita vontade de morar na Alemanhã,mas gostaria de trabalhar na minha área sab,tenho curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI,mas não sei se ele é reconhecido aí,gostaria de saber se essa área é bastante procurada.Já estou aprendendo o idioma pelo Livemocha,se você puder me ajudar com essas informações eu fikarei muito grata…
    Abraços Sandra

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thais,
      Obrigada pela visita.
      A área de seguranca no trabalho aqui é oferecida por engenheiros. Dentro das empresas, há pessoas que se qualificam na área, também técnicos, mas considero ser difícil conseguir emprego nesta área aqui, uma vez que ela está diretamente ligada a leis e processos definidos no país. Mas naturalmente nada impediria que vc se qualificasse aqui. Se quiser ler mais sobre a vida e trabalho na Alemanha, recomendo meu livro. Clique em “opinioes dos leitores” à direita da tela.
      Boa sorte e bom final de semana,
      Sandra

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thais,
      Quero retificar em parte minha última resposta. A área de seguranca de trabalho é, no mínimo, técnica, se feita dentro das empresas, por seus próprios funcionários com formacao específica na área. Caso a empresa decida por um profissonal externo que preste assessoria na área, este deve ser um engenheiro.
      Um beijo,
      Sandra

  23. Maria Says:

    Olá Sandra Santos, gostei muito do seu blog e li todas as perguntas e respostas dos leitores..adorei. Bem, eu vivo em Lisboa e frequento a universidade da economia, mas eu tou a me sentir vontade de me expandir e ter novos horizontes,lingua e cultura, na verdade já conheço a Alemanha e adorei ter passado ai alguns dias e quero ir para alemanha para aprender a língua alemã e ao mesmo tempo trabalhar para puder me auto sustentar, mas pretendo estudar numa instituição pública e não ter de gastar muito.quero algumas dicas.
    Obrigada
    Atentamente: Maria

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Obrigada pela visita. Mil e uma dicas estao no meu livro, o “Mineirinha n’Alemanha”. Veja na secao ao lado no blog, à direita, sobre o livro e os comentários dos leitores. Certamente encontrará muitas respostas para suas perguntas através de meus textos.
      Se quiser fazer o pedido, estou à disposicao.
      Um abraco,
      Sandra

  24. Maria Says:

    Olá.
    Muito obrigada vou consultar o seu livro e depois posso encomendar um porque quero saber as histórias e experiências de quem já viveu na alemanha, ao menos já chego mais bem preparada para o dia-a-dia do país..
    Abraço
    att: Maria

    • Sandra Santos Says:

      De nada, Maria. Eu vivo aqui há 16 anos e escrevo há 5. Realmente tenho muita história pra contar e muita experiencia pra passar pra frente. Aguardo seu pedido! :)
      Um beijo,
      Sandra

  25. Maria Says:

    Olá Sandra, tudo bem aí?. Olha o meu pai vive na Alemanha há muitos anos e tem nacionalidade alemã, mas ele não tem muito conhecimento ao ponto de me dar as informções que eu preciso, de como fazer para continuar a estudar na alemanha ou viver e conseguir um emprego. Queria saber,Sandra é se eu posso pedir um visto pra lá através do meu Pai uma vez que ele tem nacionalidade,ou seja, posso ter mais oportunidades pelo facto de ele ter nacionalidade, tenho dúvidas porque já sou mair de idade.
    Obrigada
    Um beijo

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      Entre em contato com a embaixada ou consulado mais próximo da sua cidade. Vc pode receber a cidadania alema, ou pode, mesmo antes de receber a cidadania, se informar mais a fundo sobre cursos e oportunidades aqui para vc.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  26. Maria Says:

    Oi tudo bem.
    Obrigada vou me informar no consulado pra ver o que me podem dizer a cerca disso.Espero conseguir alguma vantagem com isso porque quero ir para alemanhã e aprender a língua.
    Obrigada e depois digo te a resposta que obtive no caso de houver outros leitores nessa situação podem saber o que fazer.
    Um beijo

  27. deborah Says:

    o sandra sou brasileira moro na alemanha e gostaria de saber se voce poderia me ajudar me informando aonde eu poço conseguir um emprego de baby siter ou outra coisa.desde ja agradeço.meu email e deborahduda81@hotmail.com.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Deborah,
      As maneiras mais fáceis sao procurar no site do “Agentur für Arbeit” e nos sites de busca de emprego colocando as palavras-chave, p.ex. “au pair” e/ou “portugiesisch”.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  28. silvania Says:

    Olá sandra!
    Em primeiro lugar te parebenizo pelo suscesso do seu site,pelas suas idéias,percebi que vc é uma pessoa muito inteligente criando este site para ajudar pessoas como eu,e li sua história é muito interessante,deu pra perceber q vc tem uma história aqui na alemanha,mais sem mais rodeios gostaria q lesse minha história.

    Sandra estou completamente perdida,estou aqui na alemanha há 3 meses cidade de stuttgat, moro com italiano que conheci na internet e vivemos muto bem por sinal, e gracas a Deus,estou estudando o idioma a exatamente 3 meses também porque assim q chegeui ele teve essa preocupacao para q eu aprendesse,mais eu quero muito trabalhar e ainda nao sei falar muito bem,afinal vc já deve ter passado por isso, o idioma aqui é muito dificil,mais estou me esforcando ao maximo,mais ainda nao sei quase q nada, entao quero muito,muito,muito arrumar um emprego aqui seja ele qual for babá,faxineira, preciso muito pois quero juntar um dindin aqui igual a todos e nao quero explorar meu namorado ele já é muito bom pra min,paga meu curso me da casa comida etc…. vc sabe… entao quero muito muito memo mais eu nao posso ne sair pra procurar como vou dizer…ich brauch arbeitet? rsrsrsr muito menos fazer um curriculum…me ajude por favor,eu faco qualquer coisa desde que seja um trabalho descente,nao tenho medo de trabalho,só preciso de um

  29. silvania Says:

    Olá sandra peco desculpas pelo erros ortograficos do texto já enviado,pois fui fazer a correcao e acabei enviando foi um incidente,bom finalisando o meu texto, minhas experiencias profissionais sao de secretaria auxiliar admistrativa e finaceira,sempre trabalhei no brasil e tenho bos recomendacoes,por isso nao quero fikar aqui parada como um poste,nao tenho filhos tenho 25 anos,tenho uma saude ótima,e muita vontade de trabalhar,como vc tem sua experiencia aqui e sei que nao de ver ter sido facil contrui-la,e hoje podendo fazer este gesto tao bonito pelas pessoas que precisam, me indique akguem ou alguma empresa,como te disse nao tenho medo de trabalho me considero uma pessoa responsavel e com muita forca de vontade,nao tenho nehuma formacao de faculdade ou diploma,mais tenho a vontade e capacidade acima de tudo, me ajude sandra!

  30. silvania Says:

    meu e mail, é silvaniacecilia@yahoo.com.br espero contato em breve sandra,há esqueci de mencionar vc é minha coterranea, sou de minas gerais,pelo q li vc é mineira também,sou de moc. bjo e desculpe pelos textos cortados!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Silvania,
      Obrigada pelo seu contato.
      Posso te oferecer meu livro, que dá várias dicas úteis para quem quer viver e trabalhar na Alemanha. Caso tenha interesse em uma ajuda maior, para que vc tenha um currículo e possa buscar um trabalho, teria que investir um tempo maior, o que faria com prazer, sob pagamento acordado entre as partes. Vou te enviar um e-mail direto, ok?
      Um abraco,
      Sandra

  31. stefan Says:

    ola sandra tudo bem. sou stefan estou a procura de um emprego construçao civil na Alemanha mas to precisanto de aguda. Gostaria de saber se vç tem algum contacto de vagas de emprego na alemanha ou outros meios. Tenho 35 anos, estou em Portugal sem trabalho, muito obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Stefan,
      Vou escrever o próximo post dando uma dica que aprendi hoje. No mais, sugiro a compra do meu livro que fala muito da vida aqui na Alemanha e dá dicas para busca de emprego e fala sobre como é trabalhar na Alemanha.
      Um abraco,
      Sandra

  32. elisa Says:

    oi gostei muito do seu blog,tenho uma pergunta uma amiga vem pra minha casa como visita com passagem pra tres meses, e dentro desses meses tenho que conseguir pra ela um visto para ela fazer um curso de alemao. eu trabalho como garconete mais com um contrato fixo, ja moro aqui há 11 anos falo o alemao quase perfeito, mais como ate a fim do no pasado vivi do estado nao podia dar entrada na minha cidadania, gostaria de saber o que eu preciso para fazer esse visto para ela.

  33. ana rosa Says:

    Olá Sandra eu adorei as suas dicas .mais quero lhe perguntar algo eu não tenho uma formação academica como farei para arrumar um emprego na alemanha?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana,
      A resposta é sempre a mesma: aceitar comecar por baixo, arregacar as mangas e nao ter medo de trabalho, nao importa qual quer que ele seja.
      Um beijo e boa sorte!
      Sandra

  34. Janete Says:

    Olá!
    Sandra, tudo bem?
    Muito interessante seu blog!
    Tenho muita vontade de trabalhar na alemanha, faço inglês e estou no nível intermediário e também estou fazendo alemão básico. Tenho formação universitária e estou iniciando uma especialização em Recursos Humanos. Pela sua experiência você acha que eu teria alguma chance real de colocação no mercado de trabalho?
    Adoro esse país!!!
    Desde já agradeço sua atenção!
    Um beijão

    • Sandra Santos Says:

      Oi Janete,
      Obrigada pela visita.
      As oportunidades estao “zanzando” por aí, esperando que as capturemos! Se quiser se informar mais sobre vida e trabalho na Alemanha, indico meu livro.
      Um beijo e bom domingo,
      Sandra

  35. Regis Oliveira Says:

    oi Sandra me chamo Regis tenho 25 anos gostaria de saber como faço para tentar ir por minhas contas na alemanha e fazer um teste de futebol…se vc puder me ajudar ficarei extremamente grato, moro no Rio de Janeiro…se puder me ajudar por favor!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Regis,
      Nao tenho nenhum conhecimento neste campo, mas acho que deveria procurar contatos aí no Brasil que selecionam jogadores para a Europa. Dei uma olhadinha na net e achei o seguinte:
      http://www.profoot.com/
      Tente se informar neste site.
      Um abraco e muito sucesso,
      Sandra

  36. ROBERTO E. FRANK Says:

    OLÁ SANDRA. QUE DEUS ABENÇOE VOCE E TODA SUA FAMILIA.
    EU TENHO DUPLA NACIONALIDADE (BRASILEIRA E ALEMÃ) E MORO NO BRASIL. SOU ECONOMISTA E TRABALHO DESDE 1972 EM COMÉRCIO EXTERIOR. FALO MUITO BEM O INGLÊS E ESTOU TERMINANDO O BÁSICO DE ALEMÃO. ESTOU DECLINADO A SAIR DO BRASIL E TRABALHAR NA EUROPA. SE CONSEGUIR ALGO NA ALEMANHA SERIA O MEU OBJETIVO. GOSTARIA DE TER UMA ORIENTAÇÃO SUA SOBRE EMPREGO. SE QUISER, POSSO ENVIAR UM CURRÍCULO (PORTUGUES E EM ALEMÃO) PARA VOCE.
    MUITO OBRIGADO

    • Sandra Santos Says:

      Oi Roberto,
      O mar no momento nao está pra peixe por aqui, mas o negócio é nao deixar a peteca cair e tentar, sem se desanimar. Procure identificar empresas onde seu perfil faca a diferenca e entre em contato direto com elas. Assinar perfis em sites de empregos também é uma boa opcao para se manter informado.
      Mesmo sem haver uma vaga aberta, se achar uma empresa que se encaixe direitinho ao seu perfil, envie uma “Initiativbewerbung”.
      Boa sorte e abracos,
      Sandra

    • Sandra Santos Says:

      Oi Roberto,
      Eu de novo.
      Tinha esquecido de te sugerir a leitura do meu livro, o “Mineirinha n’Alemanha”, que fala muito sobre o mercado de trabalho alemao, o processo de pleitear a uma vaga de trabalho aqui e sobre a vida e trabalho na Alemanha.
      Um abraco,
      Sandra

  37. Thiago Luiz Says:

    Pois é, tenho o mesmo sonho de todos, morar e conhecer a Alemanha, meu inglês é básico e meu alemão quase não existe(faço aulas pelo site livemocha) mas gostaria de morar na Alemanha, conhecer todos o s lugares e ser fluente! Meu nível academico é superior incompleto, cursava Odontologia, mas parei por falta de $! Tenho 25 anos, e a principio um diploma superior não é minha prioridade, então gostaria de ir trabalhar em qualquer cargo, garçon, lixeiro, palhaço, jardineiro, enfim, em qualquer cargo que eu pudesse me sustentar, e quando conseguisse um nivel (de alemão) exigido exigido pelas universidades, fazer uma graduação ai! Enfim, estou disposto a qualquer coisa, não tenho medo de nada, e depois de pensar muito, tenho certeza que é o que quero pra mim, uma nova vida, ainda que o começo desta, seja duro, sofrido…

    Obrigado pela atenção, se poder responder por email, agradeço muito, e me avise como posso comprar seu livro!

    Danke, küsse und bis bald!

  38. Giovana Mathos Gomes Says:

    olá
    estou amando o blog e as informações.
    eu tenho o sonho de morar na alemanha,estou estudando alemão.
    não tenho uma qualificação profissional,como diplomas e estudo.
    Trabalho com costura e trabalhos manuais como crochêt,tricô, e sou boa nisso.
    meu marido tem experiência em pintura de casas.
    gostaria de saber se tenho chances,como funcionam essas areas aí.

    muitos me desanimam,por eu não ter estudo,mas mesmo assim quero tentar.
    bjos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Giovana,
      Pra sua área recomendo o site dawanda.de, que é parecido com o etsy.com, acho que vc vai adorar! Ah, claro, todos que fazem artesanato aparecem no flickr.com também, vc já está lá?
      Pra ter uma visao geral da Alemanha e sobre como é viver e trabalhar aqui, recomendo a leitura do meu livro, que reúne informacoes de 3 blogs e 1 coluna. De uma olhada no link à esquerda “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
      Um beijo,
      Sandra

  39. Sandro Says:

    Ola Sandra,
    tenho muita vontade de sair do Brasil com Esposa e filho e ir pra Alemanha. Mas, minha formação nao chega ser algo q faça a diferença na disputa de um emprego. Gostaria de saber como e o sistema de saude ai. Essa e minha principal preocupacao, pq os demais problemas sao mais faceis de contornar.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sandro,
      O sistema de saúde é dividido entre um sistema público e outro particular, e a divisao é definida pela renda. Mais detalhes sobre este sistema e muito mais sobre viver e trabalhar na Alemanha vc vai encontrar no meu livro, o “Mineirinha n’Alemanha”. Leia mais nos links da direita do blog: “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um abraco,
      Sandra

  40. julio abreu de oliveira Says:

    Ola Sandra estive lendo os comentarios e gostaria de saber se vc poderia me ajudar moro em MADRID ha 4 anos tenho dupla cidadania brasileira e portuguesa e gostaria de trabalhar na alemanha me falaram que tem varias firmas portuguesas por aí, trabalho em metalúrgica como torneiro mecanico e manutençao se vc poder me dar umas dicas de como entrar em contatos com essas firmas agradeceria um abraço.

  41. daiane Says:

    Oi Sandra moro no Brasil e quero mto ir para a Alemanha trabalhar e ganhar dinheiro, tenho uma prima la já.. tenho aonde morar e aonde trabalhar ta quaze certo… vc tem msn ? queria alguns conselhos e opnioes , se caso tiver me passa pra conversarmos beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Daiane,
      Agradeco pelo contato.
      Posso te oferecer um coaching para vc identificar o que gostaria de fazer aqui profissionalmente, e seria mesmo uma boa opcao para vc vir pra cá, com uma conversa inicial de meia-hora grátis. Caso tenha interesse, é só entrar em contato.
      Um abraco,
      Sandra

  42. daiane Says:

    ou me adiciona dai_faust@hotmail.com

  43. daiane Says:

    coaching ? nao entendi.. vc tem msn? eu to com 21 anos posso trabalhar com qualker coisa mas queria ganhar uma grana boa. como babá.. em sorveteira, restaurante algo assim sabe.. só que to com problemas na documentaçao aqui, qria saber bem certo oq tenho que fazer na documentaçao .. estou ainda pegando a documentaçao dos meus avos … beijos obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Daiane,
      Trabalho como coach, ajudando pessoas no ramo profissional. Sugiro entao primeiro a leitura do meu livro, que tem muitas dicas sobre viver e trabalhar na Alemanha.
      Um beijo,
      Sandra

  44. Marian Eunice R. Pinheiro Says:

    Olá Sandra, fiquei imensamente feliz quando encontrei seu blog.
    Minha mae mora na Alemanha e é casada com um portugues, e eu moro no Brasil, tenho 18 anos e agora resolvi que quero aprender a arte de hotelaria ou gastronomia na Alemanha, como sou de maior nao tenho direito ao visto através dela. Falo fluentemente ingles e um pouco de alemao.
    Você poderia me informar se tenho alguma chance?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marian,
      Vc pode vir para estudar o idioma e passando no teste, pode se inscrever num curso de hotelaria ou gastronomia. Para isso, só precisa de um visto de estudante.
      Se quiser ler mais sobre a Alemanha, recomendo meu livro! Leia as secoes à direita do blog “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  45. laura marcela Says:

    oi sandra!
    adorei seu blog. sou barasileira e a minha vontade é de trabalhar na alemanha. Tenho só o ensino médio completo, mais o que conseguir está ótimo para mim,que seja com dignidade. vc acha que consigo? pode ser com crianças ,tenho muito experiencia nessa area, pois trabalhei com recém-nascidos por muito tempo.mais tem uma coisa,tenho dois filhos. será que é fácil arrumar um trabalho na alemanha e depois mandar pega-los?

    aguardo!
    bsss,

  46. miguel Says:

    oi pessoal, sou miguel de 26 anos de idade, mocambicano namoro uma moCa alema e nao gostaria de a perder, sou formado em electronica nivel medio, tenho experiencia nos sistema de comunicacao(radio), automatizacao, sera que algem me pode ajudar a consegir um emprego na anemanha?

  47. Maria Elisa Says:

    Ola Sandra, estou na Alemanha a 3 SEMANAS, sou professora e toda a minha vida trabalhei com criancas, Agora estou aqui, e preciso trabalhar, nao importa em qual área,faco de tudo.o que preciso é de um trabalho.espero por seu email. desde ja agradeco
    Maria Elisa

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria Elisa,
      Uma professora brasileira tem que repetir sua formacao aqui pra poder exercer a profissao, o que pode demorar 4 anos (Erzieher). Para procurar uma ocupacao, as dicas que dou sao o site do Arbeitsamt, jornais locais, contatos e empresas de trabalho terceirizado. Mas se for ficar muito tempo aqui, vale a pena investir em uma formacao ou experiencia profisisonal diretamente ligada à sua área de atuacao.
      Se precisar de auxílio na traducao de CV, preparacao de cartas, etc., posso lhe oferecer este servico através da Connex: http://www.connexconsulting.de
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  48. Vanessa Says:

    Olá !! Tudo bem?? Eu achei as suas dicas simplesmente maravilhosas!!! Parabéns!!!! Meu namorado é alemão e estou indo me casar na Alemanha em breve, fiz o curso semi-intensivo de alemão no Goethe – Rio e graças a Deus consegui meu certificado oficial A1 esta semana já que para meu casamento é obrigatório a apresentação dele. Somente estou esperando sair meu divórcio para legalizar no Consulado todos documentos necessários. Não tenho nível superior e sempre trabalhei como professora de jardim de infância mas sem carteira assinada. Qual é a chance de eu conseguir trabalho na Alemanha?? Estou muito preocupada porque eu preciso ter meu trabalho. Como eu só fiz o curso A1 eu sei que preciso falar muito bem o idioma para ter um trabalho. Por favor se você puder me dar alguns conselhos e orientações eu ficaria muito feliz. O lugar que irei morar é Loffenau. Meu email é frauvanessa@gmail.com
    Beijinhos,,,,Aguardo contato ….Vanessa – São Gonçalo- RJ

    • Sandra Santos Says:

      Oi Vanessa,
      Para trabalhar aqui p.ex. com criancas vc tem que ser formada na área. Para mais dicas sobre viver e trabalhar aqui, indico a compra do meu livro. De uma olhada nas secoes do blog na coluna da direita “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um beijo,
      Sandra

  49. Frederico Says:

    Olá Sandra, eu sou Frederico, estou morando na Alemanha, em Baden Wurttemberg há 9 meses, falo já um pouco de alemao mas continuo estudando, estou casado aqui. Trabalho como “Altenpflegenhelfer” no momento mas nao é meu “Lieblingsjob”. Fui “Altenpfleger” nos EUA por 7 anos. Viví 10 anos por lá. Meu problema é que eu gostaria de encontrar uma profissao que me fizesse feliz e com vontade de permanecer aqui. No Brasil era professor de ingles/portugues e tinha minha própria escola de conversacao. Mas eu realmente gostaria de algo diferente, onde pudesse utilizar minha habilidade com línguas. Tenho portugues como língua mae, ingles e espanhol fluentes e agora adquirindo o alemao. Talvez algo em hotelaria ou turismo? Poderia me indicar algum caminho? Gostei mto do seu blog, realmente abre caminhos. Grande abraco, aguardo sua resposta. Frederico

  50. Nádia Says:

    Oi Sandra, como todos os leitores que escreveram antes de mim, tenho muito interesse em começar a trabalhar na Alemanha, onde vivo e estudo há pouco mais de 1 ano. Tenho nivel superior em Gestão comercial no Brasil e irei cursar agora no idioma alemão B2. De inicio, foquei somente o idioma, mas agora quero ter um emprego, um estágio… algo mais para fazer.
    Se puder me ajudar.
    Obrigada

  51. Everton Says:

    Olá, meu nome é Everton e estou em processo de adquirir cidadania alemã
    vai demorar dois anos , acabei de enviar os documentos, alem do mais tenho parentes na Alemanha na região de Odenwald, sei que é uma região de florestas e tem empregos na área de meio ambiente e agrícola,
    gostaria que você me ajudasse de alguma forma sobre como elaborar meu currículo, tenho um alemão nivel intermediário.

  52. Jacqueline Says:

    Alô Sandra, tudo bem?
    Achei bem interessante seu site.
    Bom, estou aqui na Alemanha já algum tempo.
    Gostaria de trabalhar.
    Sou Bacharel em Direito, e sei que minha chances aqui em minha area é um tanto complicada.Gostaria muito fazer uma especialização também em alguma area do Direito aqui na Alemenha.
    Fiz curso de alemão até B1.Hoje minha dificuldade maior é falar,por que ,na verdade quase não tenho contato com pessaos Alemãs.
    Será que você poderia me dar umas dicas,sobre trabalho aqui e sobre essa especialização? .Na verdade estou me sentindo estagnada,sem pespectiva. Já tenho permanente aqui, já posso trabalhar.Agora é só sabe onde e como.Você poderia me ajudar?
    Um grande abraço,

    Jacqueline

  53. Elisa Says:

    Olá Sandra..
    Li em uma postagem sua ai acima, que vc diz q o governo alemão oferece curso para estrangeiros..gostaria de saber se esses cursos são totalmente gratuitos e quais os requisitos exigidos para ganha-lo..???
    Ele dá direito ao visto de estudante tb??

    Aguardo resposta..grata!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Elisa,
      Os cursos nao sao totalmente gratuitos, mas sao oferecidos pra pessoas que já moram aqui. Nao, creio que nao pode ser atrelado a um visto de estudante. Pra tirar suas dúvidas, entre por favor em contato com o consulado alemao mais próximo de vc.
      Um beijo,
      Sandra

  54. Matheus costa Says:

    Ola Sandra ,td bem ,po adorei suas dicas aqui sobre trabalhos ,e coisas do genero na alemanha,
    A minha duvida é de que eu to terminando meu curso tecnico em meio ambiente, mas nao tenho nivel superior,e faço um curso de alemao a1,e tbm tenho uma namorada na alemanha, e gostaria muito de ir viver com ela, só que nao sei se é facil conseguir isso, fiquei em Mannheim por tres meses com visto turistico, mas realmente queremos a minha ida pra la…

    Gostaria de saber como dar o primeiro passo pra tentar conseguir esse sonho de trabalhar e viver ai..

    Grato pela atençao…

    • Sandra Santos Says:

      Oi Matheus,
      Obrigada pela visita.
      Minha sugestao é que venha pra cá pra estudar alemao e neste período faca o que constar desta página http://www.berufliche-anerkennung.de/
      para tentar o reconhecimento do seu curso, trazendo traducoes de seu diploma, grade curricular, etc.
      Se quiser se informar mais sobre a vida e trabalho na Alemanha, sugiro também a leitura do meu livro “Mineirinha n’Alemanha”.
      Boa sorte e um abraco,
      Sandra

      • lucia suzete Says:

        ola Sandra,tudo bem. quero emigrar para alemanha, e nao sei por onde começar, uma vez que nao sei falar a lingua.mas vou logo com o meu filho, ele ta a estudar, vou ja agora em 23 de dezembro. assim que la chegar gostaria de o matricular,mas nao sei como fazer.

  55. ::Acordei:: « Mineirinha n'Alemanha Says:

    [...] e diversos. Durante minha procura pessoal por um novo emprego, notei que não está mesmo fácil conseguir um emprego na Alemanha na atualidade, ainda mais bem pago. Isso não deixa de ser um paradoxo, pois ao mesmo tempo que a [...]

  56. Adriana Selleri Says:

    Olá mineirinha! Excelente seu blog e tenho certeza que o livro deve ser também.

    Estou fazendo o application para algumas universidades alemãs para cursar mestrado (em inglês pois meu alemão é de básico para intermediário), mas pretendo voltar a estudar o idioma para melhorar antes de viajar. Se eu for aprovada, o curso deve iniciar em Setembro do próximo ano.

    Sou formada em Ciência da Computação e tenho especialização em Gestão de TI, gostaria de saber sua opinião sobre a possibilidade de conseguir estágio na área durante os estudos para custear parte da estadia na Alemanha, dadas as minhas limitações quanto ao idioma. Sabe dizer se é possível atuar na área de TI com um bom inglês e um parco alemão?

    Obrigada!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Adriana,
      Neste caso terá que fazer uma pesquisa voltada pra sua área de atuacao, com o intuito de encontrar empresas na sua regiao que precisem de pessoas com seu perfil, mas atuem internacionalmente e trabalhem primordialmente com o ingles. É possível de achar, mas o mais fácil seria vc se esforcar pra aprender alemao, pois verá que com o idioma muitas portas poderao se abrir pra vc.
      Boa sorte e, se quiser se informar mais, coloco meu livro e meu trabalho na Connex (www.connexconsulting.de, p.ex. sua pesquisa) à sua disposicao.
      Um beijo,
      Sandra

  57. ::Os números de 2010:: « Mineirinha n'Alemanha Says:

    [...] ::Como conseguir um emprego na Alemanha?:: julho, 2008101 comentários [...]

  58. Cavalcant Says:

    Olá Sandra.
    Conheco o seu site desde 2008 quando comecei a estudar alemao no Goethe Institut in Sao Paulo. Hoje moro na Alemanha e estou prestes a iniciar o Studienkolleg para conseguir depois uma vaga na Universidade.
    Tenho permissao de residencia por 1 ano por enquanto. Assim que eu garantir a matricula no Studienkolleg ganharei mais 1 ano. É a tao chamada “Aufenthaltstitel”.
    Meu alemäo é avancado, mas como lingua estrangeira, me sinto sempre insegura.
    Meu Financiamento aqui foi garantido por mim mesma com o deposito que eles exigem em conta corrente de 638 euros/mes.
    Em 2010 nao trabalhei pois queria mesmo estudar para as provas e exames para os quais eu ja prestei. Agora 2011, ano novo, ansiedade em comecar o ano com o pé direito, nada melhor do que um trabalho na Alemanha arranjar.
    Tenho meu CV “Lebenslauf” já em alemao. Tenho uma experiencia de 8 anos no mercado de trabalho mas no Brasil como assistente de importacao e compras e secretária (fazia os tres de uma vez só), fiz apenas um semestre na universidade e tranquei exatamente para morar aqui e comecar do zero.
    Li os seus depoimentos e talvez alguma das suas respostas possam se adequar as minhas perguntas. De qualquer forma, uma resposta diretamente para mim seria mais agradável e eu ficaria muito grata.
    Bom, eu procuro um trabalho, de preferencia 180 dias de meio período ou poderia também trabalhar em eventos que paguem razoavelmente bem. Eventos que precisem de mulheres bonitas para propagandas, etc…(no Brasil fui modelo fotográfica – veja meu blog).
    638 euros por mes nao dá. Moro em Munique e aqui é o lugar mais caro da Alemanha, o que para voce, nao deve ser nenhuma novidade, ja que mora aqui ha tanto tempo.
    Minha pergunta é, onde procurar? Existem empresas em Munique que procuram brasileiros ou pessoas que falam portugues, ingles e alemao?
    Li que voce tem um livro. Como posso obte-lo e como poderia obter mais ajuda nessa área?
    Poderíamos conversar por mais tempo?
    Caso tenha interesse, adicione-me no messenger ou skype (simone.cavalcant). Preciso muito trabalhar, vejo vários caminhos mas nao quero perder muito tempo. Preciso tomar o caminho certo.
    Parabéns pelo site. Vejo que ajuda bastante.
    Aguardo seu contato.
    Sucesso!

    • Sandra Santos Says:

      Olá Simone,
      Conforme já conversamos por e-mail, sugiro a compra do meu livro e a prestacao de servicos através do Connex Consulting. Posso lhe auxiliar na confeccao/correcao do seu CV, carta, auxiliar diretamente na procura de um emprego, dentre vários outros servicos. Aguardo seu próximo contato.
      Um abraco,
      Sandra

  59. Marcelo Says:

    Olá, Sandra !
    Achei muito interessante o seu blog, muito bom mesmo…Parabéns !
    Bem, eu já morei na Alemanha por 3 meses, fui estudar alemão em Munich no ano de 1997, e agora, gostaria muito de voltar, mas dessa vez com a minha cidadania Portuguesa, que já possuo. Sou formado na área de Turismo e Hotelaria nível superior aqui no Rio de Janeiro, tenho 41 anos e sou solteiro, gostaria de saber se eu consigo um emprego na minha área na Alemanha, pois tenho experiência há mais de 25 anos na mesma área, pois já trabalhei em diversas agências e operadoras de turismo aqui no Brasil. Amo Alemanha de paixão…quero voltar !!!
    meu e-mail e msn: marmilktours@hotmail.com
    Agradeço desde já !
    Abraços
    Marcelo

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcelo,
      Obrigada pelo contato. Sugiro a leitura do meu livro e ofereco a prestacao dos meus servicos de assessoria através da Connex (www.connexconsulting.de).
      Um abraco,
      Sandra

  60. Ivana Says:

    Olá Sandra! Estou em busca de um emprego/pós doutorado na Alemanha. Sou bióloga, morei na Alemanha por 4 meses e meu namorado é alemão. Queremos ficar juntos e por isso preciso tanto de um trabalho para podermos começar a vida juntos. Você poderia me dar algumas dicas?? Obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ivana,
      Minhas dicas estao no meu livro, além dos meus servicos através da Connex (www.connexconsulting.de). Aguardo seu próximo contato!
      Um beijo,
      Sandra

  61. Dalila Says:

    Olá Sandra, estou num dilema e preciso da sua ajuda…
    Moro em Minas, tenho 20 anos e nunca tive contato nenhum com a Alemanha. Meu namorado irá para a Alemanha fazer um doutorado duplo e só vai se eu também for. Estou preocupada pois tenho medo de não conseguir e ele perder esta oportunidade. Queria algumas dicas sobre o que fazer. Atualmente curso administração, não sei falar a lingua alemã e sou básica no ingles. Qual é o melhor caminho para essa situação? Bjoss e Obrigado

  62. Renia de souza gouveia Says:

    ola sandra boa tarde,eu vivo em portugal a 2 anos e sou casada com um portugues que viveu na alemanha 3 anos e trabalhou em gelataria,eu vivi na suiça alema um ano,so que agora gostaria de regressar a alemanha e voltar a trabalhar em gelataria so que eu tenho algumas duvidas em relaçao aos documentos que preciso se vç poder,me ajudar fico grata desde ja abraços….

    • Sandra Santos Says:

      Oi Renia,
      Entre por favor em contato com o consulado alemao mais próximo da sua residencia. Suponho que se tiver direito definitivo a viver e trabalhar em Portugal, terá o mesmo direito na Alemanha.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  63. Luciana Says:

    Oi Sandra,

    que surpresa encontrar seu blog! Parabém pela sua carreira e por sua dedicação e amor em escrever tudo isso. Percebi que para muitos foi de grande ajuda.

    Eu tenho uma dúvida rápida, gostaria de saber se com o visto de estudante (para um curso de alemão), se no meio tempo eu conseguir um emprego (já sou formada) posso trocar facilmente o visto por um visto de trabalho.

    Abraços,

    Luciana

    • Sandra Santos Says:

      Oi Luciana,
      Os vistos aqui na Alemanha sao divididos em “setores” e um visto de estudante nao te dá direito a trabalhar, a nao ser durante os períodos máximos fixados no passaporte. Se conseguir um emprego, vc e/ou a a empresa terao que pleitear por um visto de trabalho.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  64. Débora Koller Says:

    Muito legal seu blog. Parabéns.
    Seguinte…vim ser Au Pair em Rottweil, no estado de Baden – Wüttemberg. Porém a família não sabe bem o que quer e me dispensou. DIsseram que precisam de alguém com mais experiência.
    Agora estou eu aqui sem saber pra onde ir. Eles me disseram que me auxiliam a procurar outra família pra ficar.
    O meu intuito principal era ficar aqui pra fazer curso de alemão ao mesmo tempo que trabalho, pra aprender bem a língua. Então surgiu a ideia de eu procurar algum estágio na área ambiental em alguma empresa alemã, já que estudo engenharia ambiental na UFRGS, no Rio Grande do Sul.
    Possuo inglês fluente e alemão entre básico e intermediário. Além disso possuo a cidadania alemã! Sei que por ter a cidadania eu possuo alguns direitos como cidadã…mas não sei exatamente o que.
    Tu podes me escrever um email com informações que tu acha que podem me ajudar, e dicas e ou opiniões sobre a minha situação?
    Muito obrigada!

  65. Thiago Lins Says:

    OI Sandra amei seu blog … Tenho 28 anos e trabalho há 10 anos com informática, tenho certificados e posso pedir as empresas cartas de qualificaçoes .. minha namorada mora em Berlin, ela é alemã, ela quer que eu passe 6 mese la para poder me conhecer melhor … como seria a melhor maneira de trabalhar e estudar ?? será que consigo emprego na minha área ??

  66. Rita Says:

    Ola Sandra;

    Gostei muito do seu blog.Tenho 28 anos e estou em Stuttgart há 1 mês porque o meu namorado está cá a trabalhar. Não consigo ficar muito tempo em casa sem trabalhar mas ainda não falo alemão. estou a aprender. gostava de arranjar um trabalho mesmo que fosse a part-time. será que me pode dar alguma dica?

    Obrigada

  67. Debora Léia Pastório Says:

    Olá Sandra!! Tudo bem com você?

    Meu nome é Débora, tenho 30 anos, atualmente estou aprendendo Inglês e estudando na Austrália, meu visto expira até inicio de dezembro, sou evangélica, tenho um casal de amigos que moram em Dusseldorf se não estou enganada e eles tem uma confeitaria por aí, então eu quero ir para a Alemanha aprender a linguagem e trabalhar com meus amigos, mas eles não podem ser meus sponsors aí, apenas me dariam algumas horas de trabalho por dia aí para ajudarem-me neste objetivo. No início falei a você que sou evangélica é porque a minha intenção e da minha igreja do Brasil é que eu inicie um trabalho missionário aí, então no início eu sei que seria complicado iniciar aí, mas eu tenho esta oportunidade. Gostaria de saber quantas horas ao dia podemos trabalhar aí e qual escola você indicaria para um General Germany aí. Te agradeço desde já. Deus abençõe tua vida e de sua família.

    Meu e-mail é deboraleiapastorio@hotmail.com

    • Sandra Santos Says:

      Oi Debora,
      O 1° passo seria conseguir um visto de trabalho junto ao consulado alemao, pois com visto de turista nao poderia trabalhar aqui. Há vários cursos pagáveis, como o da VHS (Volkshochschule), que existe praticamente em toda cidade na Alemanha.
      Se decidir vir morar mesmo na Alemanha, indico a leitura do meu livro. Veja mais detalhes do lado direito do blog no link sobre o livro e de uma olhada também nas opinioes dos leitores.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

  68. Luciana Says:

    Oi Sandra,

    tudo bem?

    Eu faco um curso de alemao atualmentee aqui em stuttgart. Ja sou formada e gostaria de arrumar um emprego assim que possivel na minha area. Para isso, gostaria de saber se existe essa possibilidade e se caso exista, gostaria de contratar seus servicos para me ajudar nesta saga. Voce poderia me mandar um email particular para comecarmos a conversar???
    Agradeco desde ja.

    Luciana

  69. Marcella Says:

    Sandra, sou brasileira e estou me formando nos EUA o mes que vem…quero encontrar um emprego na area de RH…(ou estagio)…voce acha que tenho chances com um diploma americano?
    Por favor, se conhecer algum lugar que eu possa mandar meu CV me avise, tambem tenho um modelo da carta de apresentação pronta, e tudo em inglês.

  70. Ligia Melo Says:

    Oi Sandra!
    Primeiro quero dizer que amei o seu Blog.
    Entao, me chamo Ligia, sou do interior do Paraná 34 anos solteira.
    Decidi por sair do meu emprego(gerente de uma franquia) onde estava há 12 anos, e fazer algo que nunca fiz, passear conhecer outro pais, enfim estou em Frankfurt. Estou simplesmente amando esse país,e gostaria de aprender o idioma, coisa que já estou correndo atras e arrumar um emprego. Tenho facilidade em lidar com pessoas, e me adaptar.Me formei em Letras Espanhol. Estou aqui desde 6 de maio, sei que minha condicao legal para ficar sao de 3 meses, porém gostaria de saber se existe a possibilidade de estar aumentando este prazo? E pela sua ótica, quais sao as minhas reais condicoes diante daquilo que pretendo, que é emprego. Afinal nao tenho grana pra ficar mais do que planejei.
    Dank,
    Ligia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ligia,
      Pessoalmente nao conheco as formas de prolongar o visto, mas sugiro que vc se informe sobre cursos de alemao através dos quais vc pode trabalhar e/ou fazer estágio. Sugiro também a leitura do meu livro, que te dará muita informacao sobre a vida e trabalho na Alemanha.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  71. Udo Fast Says:

    ola Sandra, Moro em Curitiba e quando solteiro morei por 4 anos na Alemanha onde estudei na Bibelschule Brake e me formei como bacharel em teologia. Tenho me candidatado para algumas vagas na Alemanha. Hj sou casado tenho duas filhas de 4 e 6 anos falamos fluentemente o alemao, mas nao tenho visto. Com uma proposta de emprego tenho chances de ganhar o visto? Quanto tempo demora esse processo? Para me tornar um cidadao europeu quanto tempo preciso estar na europa? Me ajude, tenho muitas saudades da Alemanha.
    Obrigado

    Udo

    • Sandra Santos Says:

      Oi Udo,
      Conseguir emprego como estrangeiro na Alemanha fora da área de engenharia e medicina é difícil, pois só para estes dois campos de atuacao nao é exigido que a empresa prove nao ter podido encontrar um profissional com a mesma qualificacao dentro da EU. Vc precisaria de morar 7 anos aqui para obter o passaporte alemao, caso nao tenha ascendencia alema que possa comprovar e/ou for casado com uma alema.
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  72. rui Says:

    Bom dia.

    Sou portugues e gostaria de saber algumas informações sobre trabalho na alemanha pois estou sériamente a pensar ir trabalhar para aí.

    Caso possa, responda por mail.

    Obrigado

    • Sandra Santos Says:

      Olá Rui,
      Muitos portugueses já leram meu livro e se informaram sobre como é viver e trabalhar na Alemanha. Posso lhe enviar o livro sem problemas para Portugal. Caso tenha interesse, favor entrar em contato.
      Um abraco,
      Sandra

  73. thiago Says:

    Oi sandra tudo bem? me chamo thiago e gostaria de lhe fazer uma perguntinha se voce poder me responder ficarei muito grato.
    Na alemanha o trabalho na area industrial e bem reconhecida ai?
    Sou montador de maquinas para industrias de ceramica tenho 25 anos e estou atuando na area a 5 anos ja fiz maquinas que foram para africa do sul,colombia,chile e no territorio brasileiro uma boa parte.
    Para montagem desta maquina dependo somente de uma uma pessoa que seria a parte de usinagem da maquina o resto do precesso eu a mesmo faço.
    trabalho na empresa de meu pai mas por motivo de realizacao pessoal gostaria de me testar como profissional me arriscando a trabalhar fora do pais para um reconhecimento alheio,isto me motivaria a buscar mais conhecimento na area que decidir atuar para ser o profissional que pretendo ser.

  74. Grazie Says:

    Adorei seu post. Mas realmente não é nada fácil arrumar um emprego…

  75. nivia cristina Says:

    oiii, td bem minha prima mora na alemanha a mais de 20 anos e tem um salão de beleza,se ela quer me contratar para trabalhar ,o que temos que fazer ? pois no caso de moradia eu vou morar com ela,e o trabalho já terei,mas como nos certificar que não teremos problemas futuros com minha permanência ai. obrigado e aguardo ajuda.ah e tenho vários cursos para comprovar que sou habilitada ao serviço pelo qual estou sendo contratada. bjs!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Nivia,
      Vá ao consulado alemao mais próximo da sua casa e peca informacoes sobre os documentos necessários para pedido de visto de trabalho aqui.
      Desejo sorte e tudo de bom durante sua permanencia aqui!
      Beijos,
      Sandra

  76. Patrícia Says:

    Olá Sandra,

    Meu sonho sempre foi morar em Berlim, sou loucoa com aquela cidade. Sou publicitária e criei um currículo virtual. Tenho dupla cidadania, minha mãe é italiana. Qual a real possiblidade de conseguir trabalho em Berlim ou em Bruxelas, pois, a Europa está em crise.

    Obrigada,

    Patrícia.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Patrícia,
      As possibilidades existem, basta buscar por elas. Se tiver interesse, posso fazer uma pesquisa por colocacoes que caibam no seu perfil através da Connex, http://www.connexconsulting.de
      Indico também a leitura do meu livro que fala muito sobre a vida e trabalho na Alemanha. Veja os links “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
      Um abraco,
      Sandra

  77. Dayanne Criss Barcelos Says:

    Oi Sandra,
    Eu sou Dayanne Criss, estou na Alemanha em Stuttgart há 1 mes,meu namorado é Alemao eu tenho o visto de Turista entao, eu tenho pemanencia aqui por 2 meses.Eu nao falo Alemao e quero estudar o idioma mas, para isso eu preciso de um trabalho, entao eu pensei em trabalhar com cachorros,para conseguir algum dinheiro para pagar meus estudos e obter mais tempo no país.
    Eu gosto de animais, eu poderia estar fazendo esse trabalho, penso também em fazer trabalhos voluntários, para assim eu me socializar, e ter mais contato com pessoas e com o idioma, mas eu nao sei como comecar, meu tempo é curto e preciso de ajuda.
    Sandra como eu faco? por onde eu comeco?
    Essa idéia de fazer trabalho com cachorros, e trabalhos voluntários me agrada muito.. eu quero permanencia aqui e quero aprender o idioma.. e acredito que esse será um bom comeco!!
    Tenho 27 anos, fiz faculdade de Rádio e Televisao, Publicidade e Propaganda no Brasil, amo a vida..amo conhecer novas pessoas, e quero aprender muitas coisas boas que ela pode me oferecer.. e o novo é sempre bom para melhorar..
    Voce ou outras pesssoas podem entrar em contato comigo pelo meu email dayannecriss@hotmail.com ou pelo meu celular 0049 15255747367
    Aguardo um retorno.. ansiosa ;-)
    Uma lindo dia para voce!!
    Obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Dayanne,
      Recomendo a leitura do meu livro, com muitas dicas sobre a vida e trabalho na Alemanha, e desaconselho a busca de trabalho enquanto estiver aqui como turista, pois estaria trabalhando ilegalmente.
      Um abraco,
      Sandra

  78. Anderson Merklein Says:

    Olá sandra, parabéns pelas informações.
    Tenho uma duvida, eu e minha namorada planejamos fazer mestrado na alemanha, gostaria de saber se quando acabar o período de estudos se alguma instituição pode nos convidar a trabalhar lá? Se podemos tirar o visto de trabalho terminando o mestado lá. E você acha mais fácil se formos casados ou solteiros? Caso um consiga uma vaga o outro pode ficar junto se somos casados? E podemos iniciar outro estudo lá sem ter que voltar para o brasil?
    Att
    Anderson

    • Sandra Santos Says:

      Oi Anderson,
      Sim, suponho que seja a mesma coisa da graduacao: se fizerem o mestrado podem conseguir um visto para terem tempo de procurar um emprego aqui, que é entao substituído por um visto para trabalho. Acho mais fácil irem casados, pois se um conseguir alguma coisa, o outro tem a oportunidade de ficar como acompanhante também. Sim, acho que seria possível inicar outro estudo, mas nao tenho certeza quanto a esta pergunta.
      Sugiro a leitura do meu livro, que já ajudou muitos futuros estudantes, au-pairs, estagiários, empregados, maes, maes de estudantes e afins vindo do Brasil pra cá. Visite os links à esquerda “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um abraco e muito sucesso,
      Sandra

  79. diana Says:

    ola sandra
    sou a diana e tenho 21 anos gostaria de ir trabalhar para a alemanhaporque isto aqui em portugal esta muito mau será que me podia dar umas dicas para conseguir trabalho ai?

  80. Tatiana Michelmann Says:

    Olá Sandra…
    Sou de Blumenau – SC, tenho 29 anos, gostaria de trabalhar e estudar na Alemanha…
    Posso conseguir dupla cidadania…
    Com a cidadania alemã é mais fácil trabalhar e estudar na Alemanha?
    É obrigatório saber o idioma para trabalhar na Alemanha? Pretendo estudar alemão lá.
    Por favor me dê uma luz… meu e-mail é tatimi3@hotmail.com
    Obrigada,
    Thaty.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tatiana,
      Sim, com a cidadania alema pode ser mais fácil estudar e trabalhar aqui. Leia mais sobre a vida e trabalho na Alemanha, além de ficar sabendo de muitos detalhes sobre a cultura alema, no meu livro Mineirinha n’Alemanha. Visite os links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um beijo e boa sorte na Dóitchlandia!
      Sandra

  81. Filipe E Alda Says:

    Olá sandra!
    Gostaria, que me informa-se, moradas de sites para trabalho na Alemanha. A zona deste país para qual gostaria de imigrar, é para a zona de Berman, visto que tenho amigos nessa cidade, tenho formação na area de cozinha. Aguardo a sua resposta,
    Atenciosamente,
    Alda Soares

  82. americo Says:

    Sandra, bom dia.
    Para conseguir um bom salário, é preciso fazer carreira em uma empresa começando bem de baixo, por exemplo, como trainee ?

    Ou é possível buscar empregos com boa remuneração sem descer tanto. Pergunto isso pois tenho um bom salário no Brasil e ouvi dizer que na Alemanha tem que iniciar de baixo (e com salario baixo), o que pode levar um bom tempo até atingir o nível salarial que tenho atualmente.

    obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Americo,
      Tudo é possível, depende da sua área e campo de atuacao. Também do seu visto e, na falta dele, de quao especial aquilo que vc tem para oferecer é para um empregador, comparado com outros profissionais já no mercado, principalmente comparado com aqueles que estao sem emprego no momento.
      Se quiser ler e se informar mais, indico meu livro. Clique nos links “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
      Um abraco,
      Sandra

  83. Patrícia Says:

    Olá Sandra!
    Parabéns pela iniciativa :)

    Sou formada em História e atualmente faço mestrado em História e Patrimônio pela Universidade do Porto – Portugal, infelizmente por falta de oportunidade na àrea, devido a crise econômica, retornei ao Brasil para escrever minha dissertação. Mas, gostaria de trabalhar na Alemanha porque já estive em algumas cidades visitando e me apaixonei pelo país.
    Morei quase 2 anos na Europa, 6 meses em Amsterdã como au pair e depois somente como estudante em Portugal.
    Meu nível de inglês é bom, estou dando aulas de inglês em uma escola bem famosa no Brasil para o público adulto. Pretendo fazer o toefl já no começo de 2012.
    Bom, preciso voltar para Portugal em junho para defender o mestrado, que com o processo de Bolonha será válido em toda Europa.
    Você teria dicas de instituições e/ou empresas que eu possa direcionar meu currículo?
    Muito obrigada!
    Um abraço,
    Patrícia

  84. Breno Verçosa Says:

    Nossa Sandra, obrigado por essas palavras, estava precisando. Estou começando meu planejamento para ir para Alemanha, estou partindo do zero, ainda meio perdido, e já estou encontrando enormes dificuldades, principalmente por ter de deixar muitas coisas e pessoas para trás. O primeiro passo eu sei: aprender Alemão, e isso leva tempo. A dica de ter que apresentar o currículo do jeito que eles esperam, foi excelente. Moro em Belo Horizonte, e estou querendo comprar seu livro, como faço? Obrigado.

  85. Marco Silva Says:

    Oi.
    Adorei o teu blog
    Eu chamo me Marco e trabalho na área de ar condicionado, será que me poderias ajudar a encontrar emprego na Alemanha dentro desta área ou semelhante?
    Obrigado.
    Meu mail: Marcosilva.efa@gmail.com

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marco,
      Obrigada pelo contato. Ofereco meus servicos de consultoria através da connexconsulting.de. Caso tenha interesse, é só entrar em contato.
      Um abraco,
      Sandra

  86. Ana Creador Says:

    gostei muito mas sou de sao miguel e gostava de conseguir arranjar um emprego e nao consigo gostaria de saber como se faz para ir para ai e gostaria de um emprego porque aqui nao ha nada bjs aguardo a sua resposta……

  87. Leila P Francis Says:

    Olá Sandra.
    Minha filha e o marido residiram em Portugal por 4,5 anos. Há 3 anos, deram entrada no visto em POrtugal. Ocorre que agora decidiram morar na Alemanha. Chegaram há um mês em Berlin.
    Foram se informar sobre o visto de trabalho, e prestaram as seguintes informações para eles:
    1. O visto de Portugal, nao tem validade na Alemanha;
    2. Eles precisariam pedir um visto de trabalho num outro país (no caso Portugal ou Brasil). Aguardar a concessao do visto para depois se mudar para Alemanha.
    3. Eles até tem pessoas conhecidas na Alemanha interessadas em contratar os serviços, que forneceriam o convite para trabalho na Alemanha. Mas o problema é que eles nao querem sair de lá agora, aguardar um tempo até sair o visto, para só depois voltar.
    Você conhece outra forma de conseguir o visto de trabalho?
    Agradeço a atenção,

    Leila

  88. Eduardo Says:

    Ola Sandra,

    Achei teu blog enquanto surfava pela internet e percebi, atraves das mensagens postadas anteriormente, que talvez voce pudesse esclarecer uma enorme duvida que tenho.
    Sou engenheiro de uma grande montadora de veiculos. Ha 10 anos atras morei na Alemanha por um periodo de 13 meses fazendo estagios.
    Desde ha pelo menos 8 anos eu tenho vontade de retornar para a Alemanha e fixar residencia, ja que tenho cidadania Italiana e nao passaria por toda a burocracia do visto.
    A grande duvida que mencionei e: Quais são as chances de conseguir um trabalho na Alemanha procurando a partir do Brasil? Seria impossivel?

    Obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Eduardo,
      Nao é impossível. Só saberá das possibilidades concretas se tentar! Se precisar de apoio nesta empreitada, pode contratar meus servicos através da http://www.connexconsulting.de
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

      • Eduardo Says:

        Ola Sandra,

        Obrigado pela informação. Visitei o site Connexconsulting e gostaria de saber como se dariam os contatos, que serviços seriam prestados, custos, etc. Voce pode me dar detalhes sobre isto?

        Obrigado Abrços.

        Euardo.

      • Sandra Santos Says:

        Oi Eduardo,
        Obrigada pelo comentário.
        Vou enviar um e-mail explicativo agora mesmo pra vc.
        Um abraco,
        Sandra

  89. manuel babo Says:

    sou carpinteiro de limpos,nao falo alemao,so o basico do ingles ,que possiblidades tenho eu de arranjar trabalho na minha profissao,sou profissional experiente,e conhecedor de desenho de contruçao, empregado e com enterresses no meu trabalho,pagam pouco ,que possiblidades tenho eu de trabalhar na alemanha.

  90. Alexandre Tanoue Says:

    Olá Sandra, tudo bem?
    Meu nome é Alexandre, tenho 24 anos.
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo post! Gostei!

    Recentemente fiz um intercâmbio para aprender alemão em München, no período de Maio à Outubro deste ano(2011), 6 meses. Sou formado em Design Digital, tenho inglês fluente, alemão nível C1 e intermediário do espanhol. Não tenho experiência na área de design, mas já trabalhei na área de vendas. Gostaria muito de trabalhar na Alemanha, há alguma dica que você possa me dar?

    Obrigado. Mais uma vez, parabéns!
    Até mais.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Alexandre,
      Posso te assistir através da connexconsulting.de tanto na confeccao dos seu CV e carta de apresentacao quanto na busca por oportunidades na sua área e treino para uma entrevista pessoal.
      Se tiver interesse, é só entrar novamente em contato.
      Um abraco,
      Sandra

      • Alexandre Tanoue Says:

        Olá Sandra,
        Dei uma olhada no site da Connex, achei interessante!
        Tenho interesse sim! Como seria? Ou o que preciso fazer?

        Obrigado.

        Abraços,
        Alexandre.

      • Sandra Santos Says:

        Oi Alexandre,
        Obrigada pelo contato. Acabo de lhe enviar um e-mail.
        Um abraco,
        Sandra

  91. Eduardo Says:

    Ola Sandra,

    Estou aguardando tua resposta sobre a consultoria. Existe alguma forma de contato diferente de email ou blog? Skype, MSN,etc.

    Abracos

    Eduardo

  92. orivaldo moreira Says:

    Olá Sandra estou no Brasil, gostaria de trabalhar na Alemanha. Gostaria de saber se é fácil arrumar servico por aí , tenho cidadania italiana, e falo o italiano, pois morei 5 anos na Itália e gostaria de trabalhar em um outro país como a Alemanha. Obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Orivaldo,
      Para trabalhar aqui, o imprescindível é que fale o idioma local e tenha uma qualificacao que esteja, de preferencia, em falta no país.
      Desejo-lhe sorte, feliz 2012!
      Um abraco,
      Sandra

  93. Eduardo Says:

    Ola Sandra,

    Espero que voce tenha tido um Feliz Natal.

    Tenho tentado contato com voce, enderecando emails a Connex Cosulting, mas acredito que meus emails nao tem chegado ao seu destino, pois ainda nao tive nenhum retorno. Acho inconveniente tratar disto aqui no blog mas infelizmente nao vi outra forma de faze-lo.
    Gostaria somente de dar mais detalhes a cerca da minha formacao.
    Sou engenheiro Mecanico, tenho 11 anos de experiencia na area automobilistica e de autopecas, falo ingles fluente e tenho um nivel avancado de alemao, adiquirido na alemanha onde tive a oportunidade de fazer 2 estagios. Tambem fiz MBA com enfaze em gerenciamento de Projetos na FGV e tenho feito regularmente cursos de aperfeicoamento em Engenharia Automobilistica na Universidade de Michigan
    Como tenho cidadania Italiana, eu e minha familia, que sao minha esposa e minha filha, temos como obijetivo firme nos mudarmos para a alemanha em 2012, e isto somente se viabiliza se eu conseguir um emprego na alemanha.
    Como voce pode ver, tenho muito interesse em contratar os servicos da Connex Consulting.

    Espero o teu contato.

    Feliz 2012.

    Eduardo.

  94. sheila Says:

    Hallo, Sandra,
    Em primeiro lugar adorei seu blog, é muito interessante, conhecer as histórias de outras pessoas, na realidade pensei que seria eu escrevendo pra você algumas vezes.
    Sandra eu te agradeço desde já sua valiosa compreensão e atenção, deixa eu contar um pouco sobre mim, tenho 29 anos, atualmente estou morando na Alemanha ,na cidade de MOMLINGEN, sou casada com um alemão, cheguei a uma semana aqui, logo estava terminando meu curso de direito pela Faculdade UBC em Mogi das Cruzes, não tenho uma boa convivência com meu marido talvez nem vou continuar casada, é difícil você ficar na mesma casa 24 horas por dia, pois ele trabalha pela internet dentro de casa mesmo, mais independente disso, eu quero trabalhar , sempre trabalhei no Brasil , fiz estágio pela faculdade, trabalhei no Sindicato dos metalúrgicos por 5 anos, departamento pessoal, tenho experiência tanto na parte de administração, departamento pessoal e jurídica, por isso gostaria que você me ajudasse, tendo em vista que está sendo difícil , estou estudando alemão, fiz cursinho no Brasil e estudo pela internet a língua alemã pelo site http://www.dw-world.de, estou aprendendo bastante.
    Peço por favor me ajude a como prosseguir nessa nova vida que pretendo levar, se caso no prazo de 3 meses não conseguir algo, pretendo ir embora, pelo fato acima mencionado.
    Agradeço desde já sua valiosa compreensão e atenção, e muito obrigada pelo seu blog, assim não sentimos que somos os únicos a passar por essas dificuldades, ou melhor nunca estamos sozinhos.
    Beijos
    meu email é: sheilaconduru@yahoo.com.br

    muito obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sheila,
      Para conseguir trabalhar, terá que aprender primeiro o alemao. Acho que meu livro teria informacoes valiosas e seria um objeto de reflexao pra vc, pra considerar se vale a pena investir na vida dentro da Alemanha pra vc, no seu caso especial. Para se informar mais sobre o livro, olhe as secoes “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
      Boa sorte e feliz 2012!
      Beijos,
      Sandra

  95. sheila Says:

    No aguardo Sandra, um FELIZ ANO NOVO, tudo de bom, paz, saúde, amor e muito sucesso.
    Feliz 2012,
    Abraços

  96. Rodrigo Palhares Recco Says:

    Ola Sandra!!! estou a procura de trabalho na Alemanha, para mim e minha esposa, porem em qualquer area, não falamos o idioma local, porem possuo cidadania Italiana, o que acho que deve ajudar um pouco.
    Agradeço a atenção e desejo-lhe um excelente 2012.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rodrigo,
      O primeiro passo seria aprender o alemao, praticamaente imprescindível para trabalhar aqui. Se quiser ler mais e se informar sobre a vida e trabalho na Alemanha, indico meu livro “Mineirinha n’Alemanha”. Informe-se sobre ele nas secoes “opinioes dos leitores” e “sobre o livro”.
      Um abraco e feliz Ano Novo!
      Sandra

  97. Suzana Nascimento Says:

    Oláaa, td bem???Parabéns pelo blog, está ajudando muita gente viu…
    Deixe-me explicar minha situacao, eu moro aqui na Alemanha, a 40 minutos de Stuttgart, tenho 25 anos, tenho um filho de 4 anos, estamos vivendo com os avós paternos do meu filho.
    Preciso muito de um trabalho, eu fazia faculdade de Comercio Exterior no Brasil, em minha grade curricular tinha aulas de Recursos Humanos, Administracao, Economia, e sempre trabalhei na área administrativa, tenho disponibilidade parcial do dia e falo alemao, mas apenas o básico.
    Se souber de alguma oportunidade de trabalho ou de alguma forma de encontrar, por favor me diga.
    Muito obrigada!!!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Suzana,
      Para encontrar um emprego e/ou continuar seus estudos, terá que aperfeicoar o seu conhecimento de alemao. Uma coisa depende da outra.
      Desejo que vc se empenhe muito nisso em 2012 e lhe desejo muito sucesso!
      Um beijo,
      Sandra

  98. Anderson Says:

    Olá Sandra,

    Se minha esposa tiver a cidadania italiana automaticamente ela pode morar na europa, mas eu posso morar com ela por exemplo na alemanha tendo o direito de morar e trabalhar sendo que ela tem a cidadania européia?

    Att

    • Sandra Santos Says:

      Oi Anderson,
      Nao sei te informar. O mais fácil seria vcs entrarem em contato com o consulado alemao mais próximo. Se possível, assim que tiverem a informacao, seria legal se vcs comentassem aqui no blog novamente pra ficar de informacao pra outras pessoas.
      Um abraco,
      Sandra

      • Lucimeri Andretta Sotto Maior Says:

        Oi Anderson, Oi Sandra,
        estou finalizando minha cidadania italiana, meu esposo tem direito de morar na Europa tbém, ganha um carimbo no passaporte que precisa ser renovado no consulado italiano anualmente.
        Finalizando o meu processo pretendemos morar na Alemanha.
        Tem direito os casados há mais de 3 anos ou 2 anos com filhos, com o carimbo no passaporte tem os mesmos direitos dos cidadãos europeus. Mais informações procurem no site do consulado italiano.
        Abraço e Deus abençoe,
        Lucimeri

  99. Joao Anes Says:

    Parabéns pela partilha da sua experiência de vida. gostaria de saber se há porventura possibilidade de arranjar emprego na área da restauração ai na Alemanha. mais uma vez parabéns.
    cumprimentos
    João Anes

    • Sandra Santos Says:

      Oi Joao,
      Primeiro vc tinha que verificar se a sua formacao é reconhecida aqui, partindo do pressuposto que domina o idioma. Só depois valeria a pena procurar um emprego na sua área.
      Um abraco,
      Sandra

  100. Edson Trevizan Says:

    Ola Sandra,
    Super legal seu blog.
    Estou en tramites de VISA de trabalho. Ja estive na empresa que posivelmente me contratara inclusivel ja asinei un contrato.
    Mas estou vendo que esta demorando demais para sair o VISA.
    É asim mesmo? Eu nao tenho nivel universitario, mas tenho 20 anos de experiencia en meu trablaho, e em varios paises Chile, Mexico, Inglaterra.
    Voce acha que existe alguma posibilidade de não sair meu VISA.
    Abraços
    Edson Trevizan
    http://www.linkedin.com/pub/edson-roberto-trevizan/39/734/303

    • Sandra Santos Says:

      Oi Edson,
      No momento os processos de visto aqui estao demorados mesmo, porque pelo que estou informada estao implementando um novo sistema, com carteira para estrangeiros que substitui o uso do passaporte dentro do país. Conheco processos que já demoram meses, sem resposta atual de quando o visto vai sair.
      Desejo sorte e boa estadia aqui! E se tiver interesse de ler sobre a Alemanha, seu povo e sua cultura, indico meu livro. Veja os links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um abraco,
      Sandra

  101. Valdineia Says:

    Ola mineirinha estou interessada nö se livro como posso receber ele?

  102. Ana paula Says:

    olaaa…gostaria que alguem me ajudasse tou na alemanha a procura de trabalho para limpezas sera que me sabem dizer nomes de agencias que trabalhem em limpezas tenho um filho na escola e preciso muito de trabalhar falo pouco alemao, por isso procuro um trabalho onde nao precise falar muito a lingua obrigada se me poderem ajudar bjs…..

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Paula,
      Nao sei onde vc mora, mas procure p.ex. a empresa Zehnacker e empresas de trabalho temporário (Zeitarbeit) na sua cidade. Outra ideia é colocar um anúncio no jornal com a ajuda de alguém que domine o idioma pra servir de intermediário até vc conseguir um emprego fixo.
      Boa sorte e beijos,
      Sandra

  103. lucas costa Says:

    ola meu faço curso de alemao quero muito trabalhar na alemanha mas tenho duvidas:
    pego o visto de estudante e me arranjo ai mesmo?
    ou existe empresas que ve onde vc vai morar e trabalhar?
    e quais são as oportunidades de emprego na alemanha?
    por favor responde no meu email,
    lucassssssss
    milufatima@hotmail.com

  104. cristina Says:

    olá somos um cadal portugues que vai trabalhar para uma gelataria para a alemanha, e estamos a pensar ficar por ai depois mas ja ouvi variados comentários sobre o mau acompanhamento dos patroes alemaes, será que me sabes dizer algo sobre isso.

  105. jorge Says:

    olá meu nome é jorge sou portugues como nao aranjo trabalho en portugal queria tentar a alemanha tenho 5 ano tenho 51 durante 21 trabalhei com vendas procuro trabalho urgente em qualquer coisa será que alguém pode ajudar?

    • chanteckler Says:

      já tentou nos sites de empregos alemäes? ponha no campo de busca: “portugiesisch” para vc achar trabalhos que só precisem falar em portugues, ou call center.

  106. Celso da Costa Says:

    Cara Sandra,

    Seu blog realmente é impecável, referente a informações!
    Gostaria de poder perguntar se com o visto de estudante quais sao as possibilidades de eu trabalhar apenas com contrato de estagiário? Estou a ponto de casar em Berlim com meu companheiro que é da Holanda, já estamos nos finalmentes da burocracia, mas somente me casarei em 2 meses e nesse periodo gostaria de poder trabalhar eh possível?
    Tenho uma super oferta de trabalho e nao sei como fazer ainda mais que a empresa na qual vou trabalhar nao precisarei falar ALEMAO que felicidade!
    Obrigado desde já

    • Sandra Santos Says:

      Oi Celso,
      Como estudante vc tem o direito sim de fazer um estágio, e depois pode transformar o estágio em emprego assim que tiver o visto de trabalho com o casamento. Adorei suas fotos no blog, sao todas feitas por vc? Parabéns e muito sucesso!
      Um abraco,
      Sandra

  107. Sonu Singh Says:

    ola sandra ,parabens pelo seu blog tem ajudado muitos .somos um casal de portugueses , somos missionario busco trabalho em hamburg vivo na espanha falo castelhano e portugues tenho curso de xeriatria e trabalho com pessoas idosas e enfermos deficientes ja dedico essa profissao a muitos anos e meu marido manutençao pintura jardinagem chofer pois o carne e espanhol ,somos brasileiro mas temos nacionalidade portuguesa idade minha e 49 e meu marido 55anos busco uma orientaçao ou uma empresa que contrata pessoas como nos pode ser interna ou por uma empresa chamo eni e jose beijos que DEUS te abençoe voce e sua familia

  108. Jaime Alexandre Figueiras Correia Says:

    Olá Sandra!
    O meu nome é Jaime Correia, sou português, tenho 32anos e 14 anos de expriência comercial no ramo alimentar, embalagens de fast food, produtos de higiene, assim como de produtos de fabrico de gelado artesanal, procuro emprego na alemanha, se possivél me darias umas dicas de empresas nestas areas para as quais possa enviar curriculos.
    Obrigado

  109. sofia Says:

    ola sandra chamo me sofia estou há 5 anos na frança mas o meu marido e eu gostavamos muito de imigrar para alemanha , o meu marido é profissional em ar condiconados, gostava de saber se conheces alguns sites onde nos podemos mandar o C.V. como nao falamos o alemao fica mais dificil, neste momento falamos frances , ingles mas alemao gostaríamos de aprender obrigada por tudo

  110. maria conceição Says:

    olá sandra em primeiro lugar meus parabéns pelo esse blog que orienta muita gente,olha eu vi um anuncio recentemente na tv que em schawabisch hall que fica a 2 hs de estugarda, muitas vagas de emprego fiquei bastante enteressada pois estou desmpregada sou casada com um portugues ,meu esposo tem experiencia na area de ttransportes e conhece um pouco da ir ,eu tenho curso de geriatria e experiencia em cuidar de pessoas idosas ,nós vivemos em portugal e aqui esta em crise total ,gostaria que vc me desse umas dicas de quais a documentação necessária para poder morar ai e sobre escola pois tenho dois filhos ja adolecentes 14 , 15 anos de nacionalidade brasileira ,olha querida sandra te agradeceria imenso se poder me ajudar, pois ja vou começar a fazer um curso de alemão ,aguardo suas preciosas dicas ,um abraço e mt obrigado.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria,
      O importante é estudar alemão pois sem a língua não se vai pra frente aqui. As duas áreas em q trabalham estão indo bem aqui no momento. Quanto a documentos, consulte o consulado alemão mais próximo.
      Beijos,
      Sandra

  111. Sergio Alves Says:

    Olá Sandra,

    Eu estive lendo seus posts, e se possível for, gostaria da sua opinião, eu vivo na Europa, já aproximadamente dez anos, moro em Portugal e sou Técnico Topografo Nível IV, como é sabido em toda a Europa, as coisas cá em Portugal não estão famosas, principalmente na minha área de trabalho, por conta da paralisia do sector da construção civil, e decidi, ir para outro pais da Europa, Alemanha ou talvez Bélgica, tenho feito em casa um curso de alemão apesar de ser difícil, mas lá vamos, eu gostaria de um conselho seu, o que devo fazer, para conseguir um trabalho nesta área na Alemanha, eu tenho aproximadamente 3.000 euros para pagar um aluguel, e me manter até aparecer uma oportunidade de emprego, vc acha que é possível eu conseguir uma colocação nesta área, obrigado, e parabéns pelo seu blog.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sergio,
      Sem alemao é praticamente impossível morar e trabalhar aqui. Só através do 1° curso de alemao perderia o que economizou, entao é melhor estudar o máximo antes de deixar o país, se for o caso. Desejo que encontre em breve uma boa colocacao!
      Um abraco,
      Sandra

    • chanteckler Says:

      Aqui em Berlin existem muitos cursos gratuitos de alemäo para estrangeiros. Eu sugiro que venha e inscreva-se num desses. Quanto a moradia existe também a possibilidade de vc morar num quarto barato. Pelo menos durante um ano teria que se dedicar a estudar alemäo enquanto ia fazendo seus contatos de trabalho. Com planejamento esses seus 3000€ pode ser utilizados aqui somente para aliemntacäo, saúde e transporte.

  112. marco Alvorado Says:

    ola eu Sou Marco gosta de ir trabalhar para alemanhasou tecnico de energias renovaveis e tambem de electronica alguem pode me ajudar como arranjar trabalho . agradeço muito se alguem poder dar umas dicas.

  113. Izabel Says:

    Oii!
    Eu tenho umas duvidas pra poder tirar…
    Eu sou bailarina e gostaria de dançar numa companhia na Alemanha e no ano passado eu fui fazer umas audiçoes (sem sucesso) mas com a entrada de turista.. Sendo que gostaria de voltar pra tentar mais uma vez….com outras condiçoes
    1: eu gostaria de ficar mais 3 meses (se possivel 1 ano) em territorio europeu( tenho uma tia em barcelona) pra poder ter tempo para os testes que passam de 4 meses..que tipo de visto eu teria que pedir?
    2:se eu passar em uma das audiçoes eu tenho que voltar ao brasil pra dar entrada no visto de trabalho?)
    3:existe alguma forma de residir na alemanha ? sendo que nao tenho nenhuma ligaçao com o país, tenho so apenas amigos

    Muito obrigado….

    • Sandra Santos Says:

      Oi Izabel,
      Vc pode já pedir um visto de turista de mais de 3 meses, 6 meses p.ex., e depois prolongar por mais 6 meses. Se conseguir um emprego, pode entao pedir pra trocarem seu visto de turista para um visto de trabalho.
      Um abraco e boa sorte!
      Sandra

  114. Vicente Says:

    Boa noite Sandra,

    Minha irmã mora na cidade de Bremen, é formada em Relações Internacionais e já domina o idioma alemão, além do inglês. Eu estava olhando as suas dicas e achei muito interessante. Você poderia dar algumas dicas para ajudá-la?

    Att.,

    Vicente

  115. paulo santos Says:

    boa noite
    estou a procura de trabalho na alemannha na area da construção civil poderia dar- me algumas dicas como conseguir
    obrig

  116. ilda barao Says:

    ola estive a ler o seu blog, ja trabalhei na suiça na parte alema e percebo um pokito de alemao, procuro trabalho para empregada de quartos em hoteis, poderia ajudar me a conseguir
    obrig e parabens pelo blog
    ilda barao

  117. Patricia Almeida Says:

    Olá Sandra,

    Gosatria de obter informações sobre visto de eestudo e trabalho na Alemanha, você pdoeria me ajudar.

    Obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Patricia,
      Entre em contato com o consulado alemao mais próximo de sua casa e também visite o site da embaixada alema, lá tem tudo explicado.
      Um beijo,
      Sandra

  118. Fillipe Says:

    Olá, estou me formando em Direito aki no Brasil. Gostaria de saber se teria alguma chance nesta área ai na Alemanha estudando as adaptações necessárias (que seriam muitas). Tenho 22 anos e me viro bem no inglês.
    Abraço.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Filipe,
      Direito é uma área específica, pois cada país tem suas leis. Vc poderia olhar cursos de pós-graduacao em Direito Internacional, caso seja do seu interesse.
      Um abraco e tudo de bom,
      Sandra

  119. ana claudia dantas de oliveira Says:

    Boa noite Sandra,
    tenho 28 anos, sou solteira, moro só, sou estudante de ciências contábeis, estou no 5 periodo e faltam 3 pra conclusão do meu curso, porem a universidade que estudo tem campus na Alemanha bem como em outras partes do mundo. trabalho como analista financeiro em uma empresa de engenharia em Natal/RN – Brasil. não falo alemão, mas consigo desenrolar o ingles e espanhol. amo meu emprego, mas o q está me levando a querer sair do Brasil é a falta de segurança, educação defasada enfim por n fatores. e creio q uma experiencia de atuar fora seria bastante significativa. quais as possibilidades que tenho de conseguir algo embora não na minha área, mas um bom emprego q eu possa me manter ai e prosseguir com meus estudos? sim pq meu intuito é fazer especialização em auditoria e perícia contábil. peço esclarecimentos e desde já agradeço.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Claudia,
      Sugiro que termine o curso atual e que tente um estágio internacional através da AIESEC (www.aiesec.org) na sua área de atuacao.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

      • ana claudia dantas de oliveira Says:

        obrigada pelo retorno!!! é isso mesmo que pretendo fazer. abraços…

  120. Roberto Begalli Says:

    Olá pessoal,
    Tenho grande experiençia em gestão de empresas tenho 49 anos gostaria de trabalhar na Alemanha, já tive empresa há 30 anos e agora gostaria de trabalhar como empregado. Qualquer coisa me contacte por favor.

  121. bruno sousa Says:

    olá Sandra
    eu tenho 24 anos e trabalho em Portugal na construção civil mas gostaria de ir para a Alemanha para dar um rumo há minha vida.
    se encontrar alguma coisa me diga.
    obrigada

  122. Guilherme Ramos Says:

    Ola sandra,eu tenho uma duvida, eu sou jogador de handebol, e tenho uns teste em clubs em Koln,tenho local pra ficar e etc,so preciso saber se eu consigo dar entradade de pedido de trabalho na Alemanha,caso eu venha ser contratado!, obrigado Pela atençao

  123. Rosane Chapiewsky Says:

    Oi Sandra, muito legal o teu trabalho, sério e passa muita confianca, parabéns!!! Eu já morei dois anos na Alemanha,um como Au-Pair e outro como estudante de um mestrado bilateral na área de língua alema na cidade de Leipzig. Nesse período conhecim meu namorado e estamos estudando a possibilidade de um retorno meu às terras germanicas mas para isso é preciso ter um emprego. Sei que na área de educacao é bastante complicado e que o foco se fecharia em cursos de língua portuguesa. Por isso pergunto se seria permitido, possível e é claro viável algum tipo de projeto para trabalhar com língua portuguesa para criancas, como por exemplo filhos de brasileiros que queiram aprender ou manter o contato com a língua e até mesmo filhos de alemaes que por ventura estejam interessados no português. Você já ouviu falar de algo do gênero? Será que seria possível?
    Muito Obrigada!
    Rosane

  124. Vivianne Says:

    Ola Sandra,
    Gostei muito do seu blog, parabéns pela iniciativa!
    Eu sou psicologa e tenho experiencia por mais de 6 anos com Recrutamento e Selecao em Sao Paulo.
    Estou morando em Mannheim há 3 meses e fazendo um curso de alemao intenso. Consigo me comunicar em ingles, mas nao sou fluente, morei 5 meses na Australia.
    Eu gostaria muito de conseguir um trabalho aqui na Alemanha, nao tem problema se nao for na minha area, porque quero desenvolver a lingua, voce acha que é possivel?
    Muito obrigada pela atencao,
    Vivianne

  125. Marcelo Chiarelli Says:

    Olá Sandra….interessante seu site.
    Então…sou marceneiro e alguma habilidade em pintura de móveis e residencias… tenho 46 anos solteiro e estou pronto p/ viver uma experiência na europa…. só que não sei nem por onde começar. Um detalhe que penso que é bem positivo o fato de ser cidadão italiano. Se puder me ajudar com um plano.
    Obrigado!
    Marcelo

    • Sandra Santos Says:

      Oi Marcelo,
      Se tem passaporte italiano, o 1° passo é comecar a estudar o idioma e se informar sobre seu campo de atuacao assim como as condicoes de vida dentro desta área.
      Um abraco e boa sorte,
      Sandra

  126. Denise Rodrigues Santos Says:

    Olá Sadra, achei super interessante seu site parabéns!, Bom sou de São Paulo – Capital, atualmente estou empregada em uma instituição financeira e gostaria muito obter novas experiêcias na europa, acho que a alemanga seria interessante, então gostaria saber o que é preciso além de passaporte e idioma para que eu possa já ir encaminhada á uma vaga de emprego. Quais contatos devo possuir e se tem uma dica de empresa confiável. Tenho 26 anos e não tenho filhos, estou no último ano de Administração de empresas.

    Abraços e obrigada!
    Denise Rodrigues

  127. Ronin Bernal Says:

    Ola tudo bem?
    passei pelo seu Blog e adorei, muito interessante!
    Eu me mudei aqui para Alemanha a basicamente 1 semana em Muique, vivo com meu namorado Alemao, gostaria de saber se há algum callcenter que eu poderia fazer algumas horas em Portugues???Vou entrar na escola só no proximo mes para aprender alemao, tive algumas aulas de alemao quando morei em lisboa mas so sei mesmo algumas palavras. se puder me indicar algum conhecimento desses ajudaria-me muito nao seria somente necessario callcenter, e sim algo que eu possa fazer em portugues.
    Obrgado

  128. ana claudia dantas de oliveira Says:

    Olá Sandra… boa tarde,

    um amigo meu mora em Portugal há 4 anos, é formado em enfermagem aqui no Brasil mas já atuou em outras áreas, seu foco atual é morar na Alemanha (isso já está decidido), porém a falta de contatos torna um pouco dificíl a situação, pois não há nada palpável em q possa ter uma base para arriscar-se em viajar, ele não fala ameão, mas domina o ingles e espanhol. quais as possibilidades de conseguir um emprego falando principalmente o ingês? há algum site que voce possa indicar? ou alguma comunidade de brasileiros com o qual ele possa interagir?

    desde já agradeço, grande abraço….

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Claudia,
      Vir pra cá sem conhecimento de alemao nao é uma boa pedida. Diga pra ele tentar primeiro estudar o idioma e verificar o reconhecimento do seu diploma aqui na Alemanha.
      Um beijo pra vc e boa sorte pro seu amigo!
      Sandra

  129. Claudia Machado Says:

    Ola, meu nome e Claudia. E este email é pra tentar mais algumas informações para minha irmã que mora na Alemanha a 7anos, fala bem o alemão , até pra estranheza de muita gente , Esteve por este tempo cuidando só dos filhos , mas precisa de um trabalho agora .Mora na região de BADEN WURTENBERG . Para nível brasileiro , ela tem segundo grau , trabalhava aqui num call center ,antes de se mudar pra Europa , lá chegou a trabalhar numa empresa de pesquisa alemã que contatava o Brasil . O que voce sugere como orientação ? Acha que ela pode conseguir um trabalho em que área e em quais condições ? Agradeço desde já !

    • Sandra Santos Says:

      Oi Claudia,
      Acho imprescindível que ela aprenda o alemao e que tente fazer um curso profissionalizante. Diga pra sua irma visitar o Ausländeramt na prefeitura da cidade onde mora e para perguntar por “Integrationskurse”, que sao os cursos de alemao oferecidos pelo governo a um preco simbólico (1€ por aula). Depois de adquirir o conhecimento no idioma, fica bem mais fácil conseguir um emprego.
      Um beijo pra vc e boa sorte pra sua irma!
      Sandra

  130. ana claudia dantas de oliveira Says:

    Bom dia Sandra,
    aproveitando a resposta q voce deu a Claudia, no caso de sua irmã, será que este curso que o governo oferece, seria possível pra ele que pretende morar lá ou só é pra quem já mora? nós temos amigos que moram há 8 anos na Alemanha inclusive um deles é alemão, estes se dispuseram em ajudá-lo. como falei anteriormente, ele atuou em várias áreas, inclusive ele faz serviços de decoração como desenhos em quartos de bebês dentre outros e teve uma ideia de desenvolver um blog em alemão divulgando seu trabalho, neste caso será que há uma possibilidade pra que ele possa de fato morar no País e aprender o idioma lá mesmo?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Claudia,
      O curso é pra pessoas novas na Alemanha ou pessoas que já moram há muito tempo e nao conseguiram aprender o idioma, mas olhem antes de fazer a inscricao quais sao os pré-requisitos, pois nao conheco todos em detalhe.
      Um beijo,
      Sandra

  131. Rosielle Pegado Says:

    Olá Sandra, li seu blog e gostei muito. Gostaria que voce me orientasse em algumas coisas.

    Sou engenheria Sanitarista, especialista em gestao ambiental e mestre em eng. civil. Era prof. concursada no Instituto Federal, mas me exonerei para fazer doutorado. Estou fazendo uma pesquisa na área de inundacao urbana, (doutorado sanduíche) de 1 ano na Alemanha, tenho bolsa de estudo por período igual, já estou aqui a 5 meses, minha filha está aqui também e moramos na cidade de Köln, com o avanco da pesquisa vi que melhor seria se conseguisse fazer um doutorado todo aqui. Visto que em um ano nao consigo finalizar meu projeto.
    Já conversei com os coordenadores de minha bolsa eles me disseram que nao teria problemas de ficar aqui, mas nao sabem se posso ter mais tempo de bolsa.

    No caso teria que trabalhar para manter eu e minha filha. Já falo alemao, mas ainda nao é muito bom, pois preciso de mais vocabulário, sei falar espanhol e um pouco de ingles, que vou intensicar um julho com um curso na Dinamarca. Com isso, gostaria de sua ajuda para saber como faco e onde posso buscar ou uma bolsa de doutorado aqui na Alemanha ou um trabalho na minha profissao. E como devo proceder com o visto, tendo em vista que o meu é de estudante e vai até 06 de marco de 2013 ???

    Grata

    • Sandra Santos Says:

      Oi Rosielli,
      Ofereco meus servicos através da connexconsulting.de, sendo que posso te ajudar a montar CV, carta de apresentacao, treinar entrevistas e fazer pesquisas de oportunidades pra vc e/ou te ajudar a fazer a pesquisa por vc própria.
      Caso tenha interesse, é só me contactar novamente.
      Um abraco,
      Sandra

      • Rosielle Pegado Says:

        Muito obrigada Sandra, vou verificar quando tiver um melhor tempo e entro em contato com voce. Passei seu contato para uma amiga, ela entrará em contato com voce também.
        Um abraco.

  132. lusiy leao lopes Says:

    muito obrigada Sandrinha pelas informacoes, eu acabo de voltar da alemanha tive 3 mese e meu namorado ja comprou ida e regresso, mas me informaram q nao posso voltar antes de 3 meses no brasil, e verdade o q faco para ter um visto em Hamburgo alemanha beijos.

  133. chanteckler Says:

    OLá, säo excelentes dicas, mas o principal eu acho que näo está no artigo: ONDE ACHAR OS EMPREGOS da ALEMANHA? quais sites? jornais, revistas? batendo de porta em porta? ou só funciona por indicacäo?

    • Sandra Santos Says:

      Olá,
      Sao tantas páginas! Algumas das principais: jobboerse.arbeitsagentur.de, stepstone.de, monster.de, stellenanzeigen.de (…).
      Um abraco e boa sorte!
      Sandra

  134. Alessandro Redlich Says:

    Olá, eu sou Alessandro Redlich e gostaria de saber como eu faço para morar e trabalhar na Alemanha? Tenho dupla nacioalidade e os dois passaportes, brasileiro e alemão. Sou bancário também. Falo ingles razoavel, um pouco de alemão e um pouco de italiano. Grato.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Alessandro,
      O primeiro passo é investir no idioma. Depois, se candidatar a cargos aqui. Se precisar de orientacao, pode me contratar através do connexconsulting.de
      Um abraco,
      Sandra

  135. Zé Nuno Rafael Says:

    Olá, eu sou o Zé Nuno, sou Português, e comecei a estudar Alemão atravez do programa Livemocha e Verbix.de. Gostaria muito de um dia ir á Alemanha e arranjar um emprego lá, como posso fazê-lo ?
    Obrigado e até breve.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Zé,
      O 1° passo está certíssimo. Geralmente pode se candidatar através do “Agentur für Arbeit” (agência governamental para desemmpregados) aqui. Se precisar de orientacao individual para conseguir um emprego, pode contratar meus servicos através do connexconsulting.de
      Um abraco,
      Sandra

  136. Isis Says:

    Olá, Sandra. Pelo que li rapidamente nesta página, a maioria das pessoas que postaram possuem no mínimo a dupla cidadania (brasileira e européia). O meu caso e do meu namorado é diferente. Sou bacharel em enfermagem, e ele é bacharel em eng. elétrica com ênfase em eletrônica. Não temos dupla cidadania, porém temos interesse em trabalhar fora do Brasil, pelo simples fato de não conseguir absolutamente nada aqui. Já peregrinei muito atrás de oportunidades, mas me deparo com uma realidade que chega a ser cruel em certos pontos: o Q.I (quem indica). Conheço algumas pessoas que moram aí, e uma amiga que está prestes a ir pra Alemanha para fazer mestrado, e estas me disseram que, pelo menos na área do meu namorado, as oportunidades existem. Ele tem fluência em inglês, mas não tem contato com o idioma alemão. Ele também não possui experiência (e isto que tem dificultado bastante a obtenção do emprego). Eu queria perguntar o seguinte: Como conseguir equivalência de diplomas (se é realmente necessário no caso)? Se não for necessário, como e onde encontrar estas oportunidades? Pela internet consegue-se cadastrar e enviar currículos? Por quais sites? Enfim, milhares de dúvidas surgem à minha cabeça.
    Grata, Isis.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Isis,

      Toda pessoa tem direito a solicitar o reconhecimento de diplomas aqui, mas sem falar alemao, a possibilidade de conseguir um emprego é praticamente zero. Se quiserem vir pra cá, terao q investir no aprendizado do alemao. O fato do seu namorado ser formado em engenharia o possibilitaria de conseguir um visto para trabalho.

      Se tiver interesse de um acompanhamento individual, pode contratar meus servicos através da página http://www.connexconsulting.de

      Um beijo,

      Sandra

      • Isis Says:

        Obrigada por responder, Sandra! De fato, sei que o idioma é um empecilho, mas quero que pelo menos o meu namorado vá (dei uma procurada rápida na internet e vi que algumas empresas exigem apenas o inglês, e o alemão é um adicional), depois tento algo pra mim como esposa dele. Conheço muitas pessoas na Alemanha que estão dispostas a ajudar, estou na luta! Mais uma vez obrigada!

  137. sara Says:

    ola Sandra estive a ler os pedidos de ajuda que lhe fizeram e sei que foram muitos queria lhe perguntar se conhece alguma empresa do ramo automovel que estejam a precisar de mecanicos pois o meu marido neste momento esta desempregado e gostariamos de trabalhar na alemanha,eu tambem se pudesse ir era otimo faço limpezas tomo conta de idosos e crianças.agradecia imenso que me respondesse com seriedade.

  138. raquel Says:

    ola frau sandra eu sou portuguesa vivo atualmente na alemanha e estou ha procura de trabalho trabalho atualmentenuma empresa de limpezas mas o ordenado`E`muito baixo e gostaria de ter outro trabalho tenho 33 anos falo ingles e pouco de alemao tenho o 9 ano de escolaridade portugusa se puder me ajudar agradeço ja trbalhei em telemartink; hipermercados ;produçao alimentar e secretariado pessoal. agradeço a sua desponabilidade e atençao o meu muito obrigada raquel silva

  139. sheilinha77 Says:

    Ola Sandra,

    Adorei o seu blog,muito util!

    Bom,meu nome é Sheila,tenho 35 anos,moro no Brasil,ja estive na alemanha,fiquei 3 meses. Eu gostaria de saber como faço para conseguir um trabalha na alemanha,pois,meu namorado é alemao e mora em Bonn,estamos tentando arrumar um trabalho para que possamos ficar juntos,ate o nosso casamento. No momento nao temos condiçoes de ficar pagando um curso para obter o visto de estudante,entao,pensamos em tentar um trabalho,assim poderei pagar meu curso e ainda obter o visto de trabalho e juntar um dinheirinho para o nosso casamento.
    Sera que vc poderia me ajudar? Ou alguem?
    Desde ja agradeço!

    Deixarei aqui meu email: chey_ly_nhas@hotmail.com

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sheilinha,
      Se vc tiver curso universitário, poderá tentar conseguir legalmente um emprego aqui mesmo antes de se casar. Caso negativo, só mesmo depois do casamento.
      Um beijo,
      Sandra

  140. Dani Says:

    Oi Sandra, estou pensando em morar na alemanha em março do ano que vem para conhecer o país e os costumes, não falo alemão e falo muito pouco de inglês. Comecei a fazer um intensivo de inglês agora para poder me virar quando eu chegar aí. Será que consigo me virar bem apenas com o inglês basico? e aonde eu poderia arrumar um emprego? quero ficar uns 6 meses. Agradeceria se vc puder me ajudar….

  141. Oliveira Says:

    Olá Sandra, nasci na alemanha, e gostava de voltar ao meu país de origem, sou jovem, sei falar alemão, mas há certas coisas que já me esqueci mas que de certeza com o tempo irei relembrar novamente, achas que consigo arranjar alguma coisa por aí ?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Toninho,
      Depende naturalmente da sua área de atuacao. Se tiver feito curso superior na área de exatas ou medicina, volte a me contactar por favor.
      Um abraco,
      Sandra

  142. tina Says:

    ola sandra moro aqui na alemana ha um ano gostaria muito de trabalhar minha profissao e auxiliar de cozinha

  143. raquel moura Says:

    ola sandra meus parabes pelo blog sandra espero que voce possa me ajudar estou na alemanha ha cinco mese vou casar com uma pessoa que tbem e imigrante na verdade quero umas dicas sua de onde posso conseguir escola pra aprender o idioma que nao custe muito pois nao falo nada e se possivel como fasso pra consegui emprego pode ser faxina so nao quero e estar parada beijos espero sua resposta por email

  144. Andrea Carla cavalcanti Says:

    Me chamo Andrea , tenho42 anos . Sou pedagoga e trabalho com crianças há 20 anos . Já trabalhei como baba na Alemanha , em frankfurt por 1ano . Hoje penso em ser baba ou cuidar de idosos . Desejo trabalhar numa casa de familia por 3, 4 anos. Tenho dois filhos . Uma moca de 20 anos que faz faculdade e um garoto de 18 anos que esta fazendo vestibular , portanto agora posso morar por muitos anos na Europa . Vale salientar que escolhi a Alemanha pelo fato de falar alemão .atenciosamente Andrea . Telefone para contato 81-96131723 ou 8134688269 .

  145. Sonia Says:

    Boa tarde Srta Sandra!! gostaria muito da sua ajuda para chegar até a Alemanhã. Pois nunca sair do Brasil, só agora que despertou esse interesse. Conhecir um médico Alemão, que esta me convidando para eu trabalhar com ele no hospital que ele trabalha, só que não sei se é facíl sair do brasil , conseguir trabalho na minha área que é enfermagem. Sou Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho ainda faço outra pós de Emergência e Urgência.
    Pesso-lhe sua ajuda para ser conduzida até à Alemanha e pricipalmento quando a papelada para chegar até air .
    Muito grata,
    Sonia gomes

  146. Lygia Says:

    Olá Sandra, tudo bem?
    Tenho uma irmã que está na Alemanha, em Bremen, ela tem visto apenas para fazer o curso de alemão em uma escola especializada em alemão para estrangeiros, a minha dúvida é se ela pode trabalhar também de forma legal, apenas com esse visto para estudar a lingua!?
    Agradeço desde já,
    Lygia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Lygia,
      Eu creio q nao, o visto para estudar idioma é só pra isso mesmo.
      Um beijo,
      Sandra

    • Sonia Says:

      Pra trabalhar aí tem que já indicado, ter referência? me ajude a chegar até aí.
      Grata, sonia

      • Sandra Santos Says:

        Oi Sonia,
        Nao, nao é necessário ser indicado, mas qto mais referencia escrita por empregadores anteriores, melhor.
        Envie por favor seu CV em alemao ou ingles para sandra[ponto]sandra@isg.com
        Um abraco,
        Sandra

      • Sonia Says:

        Sandra, você é uma garota com raras qualidades. Até parece não ser real, não existe pessoa tão gentil quanto você.
        Que o bomdoso DEUS ilumime seus passos sempre, nunca te desampare, e continue com vc agora e sempre.
        Grata,
        sonia

      • Sandra Santos Says:

        Oi Sonia,
        Amém! Obrigada por suas palavras.
        Um beijo,
        Sandra

  147. Naiara Jordana Says:

    “Mas muitos já estão aqui e já têm direito a trabalhar,”

    O que você quis dizer com isso?
    Depois de um tempo ai eu consigo o direito de trabalhar e o processo se torna mais fácil?

    Estou me mudando para Hamburgo até o final do ano para morar com meu namorado lá por um tempo e preciso conseguir algo para fazer lá. Estou correndo atrás de emprego mas também sei que não é assim tão fácil.

    Naiara.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Naiara,
      Se vc tiver curso universitário e falar alemao, poderá conseguir um visto para trabalhar na Alemanha mesmo antes de se casar. Caso positivo, envie seu CV para sandra[ponto]santos@isg.com.
      Um abraco,
      Sandra

  148. Maria Fernanda Says:

    Oi sandra,
    Meu nome á Maria Fernanda, sou psicóloga e trabalho com RH. Tenho 5 anos de experiência em Prevenção à Saúde do Trabalhador na Prefeitura Municipal de Curitiba. Tenho dupla cidadania (Italiana).
    Tenho vontade de me mudar para a Europa, e com a crise acho que a Alemanha e a inglaterra são as melhores opções.
    Você acha que é possível eu conseguir um emprego na minha área?
    As Empresas trabalham com Prevenção à Saúde Ocupacional?
    Desde já obrigada.

    Abraço,

    Maria Fernanda

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria Fernanda,
      A área de “prevencao à saúde ocupacional” (Gesundheitsmanagement & Arbeitssicherheit) é composta de leis próprias e exige uma formacao aqui. Como psicóloga, acredito que encontrará outros caminhos para percorrer por aqui.
      Um abraco,
      Sandra

  149. Tiago lopes Says:

    boa tarde sandra achei o seu blog muito interessante e acima de tudo muito prestativo. Estou na alemanha á cerca de um mês, mais propriamente na zona de mannheim, não falo nada em alemão e precisava com muita urgencia de trabalho na construção civil.
    Acha que conseguia me ajudar de alguma maneira? Obrigado. Tiago

    • Sandra Santos Says:

      Oi Tiago,
      Sinto muito, mas sem conhecimento de alemao fica bem complicado encontrar um emprego aqui. Portanto, recomendo o aprendizado do idioma.
      Um abraco,
      Sandra

  150. Mara Leal Says:

    Ola Sandra gostei muito do seu blogue , está muito interessante,e veio mesmo de encontro a um “problema” meu. Estou a viver aqui na Alemanha ,em ULM desde novembro do ano passado,porém já vivi cá anteriormente 5anos,fiz aqui a escola primária, e quando regressei a Portugal 3 irmãos meus ficaram cá. Vim com o meu marido mas ele está na área dele, talhante ,e trabalha para a firma REWE , eu não estou muito agradada,pois no início aceitei trabalhar na firma Römer,(montagem de cadeiras para bebés ) Mas queria arranjar algo melhor , e nonato pesado! o meu alemão é quase perfeito, o meu inglês é otimo, para além disso tenho o curso de contabilista, mas já trabalhei no ramo de vendas de cursos, vodafone…com 25 anos acabadinhos de fazer acredito ser capaz de algo melhor e mais entusiasmante ! Gostaria de lhe perguntar se de alguma forma me poderia ajudar.
    Agradeço-lhe desde já .
    Cumprimentos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mara,
      Sugiro que tente mudar de área mesmo que seja no comeco através de empresas de Zeitarbeit (Leiharbeitnehmerin). É um comeco árduo e menos valoroso monetariamente falando, mas é um caminho.
      Um abraco,
      Sandra

    • Mara Leal Says:

      Olá Sandar obrigadissima por me ter respondido ;-)
      O primeiro emprego k consegui quando cá cheguei,ainda é mesmo que estou, é através de uma zeitarbeit firma , por esse motivo queria mudar..
      Por acaso n conhece nenhuma empresa que necessite de uma funcionária ? :-)
      Ccumprimentos
      Mara Leal

      • Sandra Santos Says:

        Oi Mara,
        Nao, nao conheco, mas vc pode conversar com a empresa mesmo onde trabalha, demonstrando seu interesse em passar pra área administrativa, ou entao entrar em contato com outras empresas. Toda tentativa é válida.
        Um beijo e boa sorte!
        Sandra

  151. Thomas Says:

    Ilmo Sandra,

    Meu nome é Thomás, tenho 20 anos e, atualmente, resido no Rio Grande do Sul. Tenho formação técnica em administração pela UFSM, além de outros cursos profissionalizantes ligados à área adminsitrativa. Durante meu período acadêmico fiz estágios em quatro organizações, sendo três públicas e uma privada.
    No momento não tenho nenhum vínculo empregatício, pois estou estudando para o vestibular. Embora, cursar um curso superior é um PLANO B para mim no momento. Pois, no próximo ano, as minhas expectativas são que eu vá para Alemanha trabalhar como ”modelo”.
    Acredito que o visto para essa profissão seja um visto artístico e, como modelo, não permaneço muito tempo em um mesmo lugar. De qualquer forma, meus planos é permanecer na Alemanha. Diante disso, tentaria obter um trabalho concomitante com a minha carreira de modelo e, claro, efetivar esta na Alemanha. Se não for possível, estou disposto a me ausentar da carreira, e me dedicar a um trabalho de turno integral. Saliento que tenho aceitável conhecimento em inglês, mas também já tenho aprendido aos poucos o idioma alemão. Estou certo que quando chegar na Alemanha, terei um razoável domínio da língua nativa deles.

    Com tudo considerado, pergunto-lhe: Sei que os cursos técnicos são bem valorizados em países desenvolvidos, tal como na própria Alemanha. Além disso, sei que é possível aperfeiçoar/ aprender o idioma alemão em escolas específicas quando estiver no país. Logo, quais são as minhas chances de obter uma permanência efetiva na Alemanha e obter um emprego concomitante a minha atual profissão de modelo ou mesmo um emprego de turno integral?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thomas,
      A Alemanha está oferecendo vistos para pessoas de formacao acadêmica completa, principalmente na área técnica (Blue Card). Desconheco as oportunidades do nível médio.
      Um abraco,
      Sandra

      • Thomas Says:

        Cara Sandra,

        Agradeço pelo teu retorno, Sandra. Fico contente em saber que quem possui formação técnica pode conseguir visto na Alemanha. De qqr forma, a minha pergunta é:
        Como proceder para adquirir esse visto (Blue Card)? Suponhamos que eu viaje ano que vem para a Alemanha como turista e, nesse tempo, eu arrume um trabalho devido minha formação técnica e decida permanecer lá. Isso é possível, certo?

        Novamente, eu agradeço pela tua atenção.

        Att,

        Thomás de Lucca.

      • Sandra Santos Says:

        Oi Thomás,
        Vc deve entrar em contato com o consulado alemao mais próximo da sua residência e dar entrada com o pedido de visto Blue Card. Depois de vir pra cá fica tudo complicado, trocar de visto é mais difícil do que já vir pra cá com o visto correto, que te dá o direito de ficar aqui até um ano procurando emprego, e se conseguir, te dá o direito de trabalhar e residir na Alemanha. Leia mais aqui:
        http://mineirinhanalemanha.wordpress.com/2012/08/01/headhunting-e-cartao-azul-ue-facilitando-a-entrada-de-estrangeiros-universitarios-no-mercado-de-trabalho-da-alemanha/
        Se quiser, pode enviar seu CV sem compromisso, para minha avaliacao.
        Um abraco e boa sorte,
        Sandra

      • Thomas Says:

        Olá Sandra,

        No link que tu me enviaste, acho que não foi mencionado a renda anual que os profissionais técnicos, no meu caso administrativo, devem possuir. Terias como me informar??
        Além disso, tu saberias dizer, em média, de quanto seria o valor (monetário) mínimo para se manter na Alemanha até achar um emprego?? Creio que deva ser um pouco alto, certo?
        Quanto ao currículo, eu irei providenciá-lo, pois não tenho o mesmo em inglês ainda. Assim que o fazer, eu te envio, ok?

        A propósito, mais uma questão: Se eu ir para a Alemanha ano que vem, será como modelo (profissão), logo será outro ‘visto’, mas não de turista. Ainda assim ficaria complicado a troca de vistos lá? Pois eu não sei qual é o tipo de visto que modelo recebe, preciso averiguar sobre isso.

        Mais uma vez, muito grato pela tua atenção,

        Um forte abraço!

        Thomás.

      • Sandra Santos Says:

        Oi Thomas,
        Nao saberia te dar coordenadas neste tipo, pois o consulado deve ter seu patamar do que exige para que uma pessoa possa se manter aqui, o que depende também da cidade/região pra onde a pessoa vier.
        Um abraco e tudo de bom,
        Sandra

  152. Thomas Says:

    Complementando o que lhe acabei de enviar, eu agradeço desde já pela tua atenção. Mormente, admito estar ansioso pelo teu feedback, pois a minha vontade de concretizar esse meu ”sonho” é grande.

    Att,

    Thomás de Lucca.

  153. Jorge Souza Says:

    Estimada Sandra,
    Um amigo meu me convidou para ir para a Alemanha ano que vem, e pretendo passar uns tempos lá com a minha noiva. Você saberia me dizer se há chance de eu conseguir um emprego em solo alemão, mesmo sendo um estrangeiro? Tenho ensino superior em Comércio Exterior, e sou fluente em inglês e espanhol, porém sei pouco sobre alemão. Há chance no mercado alemão para estrangeiros?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Jorge,
      Há chances, sem dúvida, mas para pessoas que falem o alemao e de preferência estejem buscando oportunidades nas áreas onde a Alemanha busca profissionais, p.ex. IT/engenharia. Eu usaria o tempo aqui pra fazer um curso intensivo de alemao, se possível, combinado com um estágio. Olhe o link “Estude alemao n’Alemanha”.
      Um abraco,
      Sandra

  154. sheilinha77 Says:

    Oi Sandra,

    Estou na Alemanha,ficarei aqui até janeiro,gostaria de saber,se consigo um trabalho provisório para fazer,faxina,qualquer coisa,pois queria levantar uma gracinha.
    Será que vc pode me indicar alguma coisa? Estou em Bonn.
    Bjs.
    Sheila

    • Sandra Santos Says:

      Oi Sheilinha,
      Sugiro q procure um centro brasileiro, o consulado, bares ou restaurantes brasileiros/portugueses/espanhóis e procure diretamente na “fonte” aí na cidade. :)
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  155. Professor de inglês/português Says:

    Sandra, em primeiro lugar, parabéns pela utilidade de sua idéia, bem como sua iniciativa.
    Gostaria de saber se professores com experiência comprovada em escola de idiomas, porém sem nenhuma graduação superior, conseguem lecionar inglês (mesmo não sendo nativo) ou português (talvez por ser nativo) por aí com facilidade.
    Agradeço o espaço aberto, conforme pude ver, já ajudou muita gente : )
    Beijos

    • Sandra Santos Says:

      Olá,
      Nao sei afirmar se é possível, mas q outra alternativa resta senao entrar em contato com escolas de idiomas e tentar? :)
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  156. milena Ribeiro Says:

    ola sandra querinha muito consegue um em prego a e com fasso
    preciso muito pra qualquer coisa seve me ajuda por favor

  157. maria de lima Says:

    gostaria de achar amigos brasileiros q vivem em bayreuth

  158. ricardo miguel da silva ferreira Says:

    cai aqui por acaso… vivi quase 5 anos na alemanha,falo algum alemao,o suficiente para ter sido chefe de uma equipa de 5 pessoas… trabalhava numa firma que fazia a reposiçao de mercadorias nos supermercados,tive o meu filho ai e depois tudo se complicou… a minha mulher trabalhava na mesma area que eu e era muito dificil consiliar trabalho com a tarefa de ser uma boa mae porque tinhamos horarios muito complicados… viemos entao para frança,mas nao me estou a adaptar bem a este pais e a esta mentalidade,queria voltar mas nao sei fazer o que… falo ingles,portugues e alemao,tenho o curso de tecnico de contabilidade…se souber de alguma coisa que me possa ajudar… obrigado

  159. Ana Says:

    Ola Sandra!!! tudo bem ? Adorei a sua pagina é fantástica :D Sou uma jovem portuguesa que terminou este ano o seu curso sou formada em engenharia alimentar e gostaria muito de ir trabalhar para a Alemanha no entanto não sei nada da língua e precisava de uma ajudinha para a tradução do meu currículo. Gostava muito de saber se é fácil arranjar trabalho em qualquer área, eu primeiro gostava de aprendera a língua e trabalhar em qualquer coisa e só depois então tentar na minha área.
    beijo catarina

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana,
      Para traduzir um currículo e colocá-lo no formato alemao, consulte-me através da página connexconsulting.de.
      Do contrário, entre em contato com um tradutor aí mesmo em Portugal.
      Um beijo e boa sorte,
      Sandra

  160. vagna luiza Says:

    oi sandra sou chefe de cozinha ñ tenho curso superior so tecnico . a muito quero trabalhar no exterior em especial na alemanha , se puder me dizer como fasso
    por favor se puder me ajudar ficarei eternemente grata
    muito obrigado
    que DEUS a abençoe muito

    • Sandra Santos Says:

      Oi Vagna,
      Eu nao tenho sugestao para vc, a nao ser que tente contactar a AIDA (www.aida.de), um grande grupo de navios alemaes que mantém uma frota de 180 navios rodando pelo mundo. Boa sorte!
      Um beijo,
      Sandra

  161. Terezinha Malaquias Says:

    oi Sandra, tudo bem?
    Acho o seu blog bem legal e esclarecedor.

    Eu tenho uma pergunta: você sabe se é possível ter 2 mini-jobs ao mesmo tempo? Sim, eu já tenho um mini-job e gostaria de arrumar mais um mini-job. Mas naos sei se a lei permite isso.
    Muito obrigada.
    Terezinha Malaquias

    • Sandra Santos Says:

      Oi Terezinha,
      Nao é possível ter dois Minijobs ao mesmo tempo, a nao ser que ganhe, ao todo, no máximo 450 euros por mes.
      Vou reenviar o e-mail pra vc pois achava que morava no Brasil, sendo que a compra do livro é aqui na Alemanha, né?
      Outro beijo,
      Sandra

  162. Nine Says:

    Olá, Sandra, primeiramente parabéns pelo blog. Meu namorado que é engenheiro, fala alemão e recentemente terminou seu Master na Alemanha está em busca de um emprego na Alemanha, porém embora faça as entrevistas, tem demorado para receber as respostas. A nossa dúvida é: essa é uma boa época do ano para se buscar empregos na Alemanha? Ele deve buscar outros caminhos para conseguir uma vaga além do auxílio das agências de emprego? Obrigada, beijos

    • Sandra Santos Says:

      Oi Nine,
      É preciso ter paciência e perseveranca, o processo pode demorar bastante mesmo. Quanto maior a empresa, mais demorado é o processo seletivo. Toda época é boa pra correr atrás de nossos sonhos!
      Posso oferecer o servico de dar uma revisada no CV do seu namorado através da Connex (connexconsulting.de). Caso tenha interesse, entre por favor em contato novamente.
      Um beijo,
      Sandra

  163. carina barbosa Says:

    Olá adorei o seu blog , muitos parabéns .
    Estou na alemanha em stuttgart a cerca de seis meses mas esta a ser muito complicado arranjar um trabalho .. gostaria de trazer o meu namorado para cá mas esta a ser muito dificil . Sou portuguesa e em portugal as coisas estao muito mal , gostaria de saber se nao tem alguma informaçao de algum trabalho simples ou assim para homens onde a lingua nao seja problema porque ele nao sabe falar alemao .
    Obrigada

  164. Ana Sofia Oliveira Montero Says:

    Ola Sandra ! Residuo na Alemanha ( sul ) , à cerca de 4 meses e procuro emprego desesperadamente. Ainda nao sei o idioma e o meu ingles e muito fraco.
    Se poder ajudar-me.
    Abraco
    Ana Monteiro

    • Sandra Santos Says:

      Oi Ana Sofia,
      O idioma é a chave para conseguir um emprego. Em qualquer tipo de servico terá que se comunicar e aprender usando o alemao.
      Desejo-lhe afinco e boa sorte!
      Beijos,
      Sandra

  165. Maria Helena Says:

    Ola Sandra adoro suas dicas e peço algumas para mim.
    Veja estou tentando ir viver em Kalsruhe, meu marido eh alemao, mas nao fala o idioma nem eu. Temos a esperança de seguir em frente, aprender o idioma, mas temos que arrumar um lugar para viver por la. oque vc sugere conta-me.Atualmente vivemos na Espanha.
    un grande abraço
    Maria Helena

    • Sandra Santos Says:

      Oi Maria Helena,
      Sugiro que leia meu livro e aprenda o máximo de alemao antes de vir pra cá. Saber se comunicar em alemao é imperativo para morar aqui!
      Um abraco,
      Sandra

  166. suelen Says:

    Olá! Quanta nova informação em seu Site! Prima!
    Tenho uma pequena pergunta:
    Para pedir a nacionalidade Alemã: eu continuo com a minha brasileira ou perco, ou seja, é possível dias nacionalidades?

    Aguardo sua resposta muito obrigada

    • Sandra Santos Says:

      Oi Suelen,
      Vc continua com sua nacionalidade brasileira, pois o Brasil é um dos poucos países que nao aceita que seus cidadaos abdiquem de sua cidadania. Se quiser ler mais, indico a leitura do meu livro, Mineirinha n’Alemanha. Veja os links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Beijos,
      Sandra

  167. Herbert Sommer Says:

    Boa noite Sandra,
    Trabalho como motorista de carreta no mercosul, e tenho interesse em trabalhar na mesma função na alemanha. Sou do RS tenho 36 anos, falo fluente Françes, Espanhol, Ingles e Esperanto e “arranho” Alemão. Poderias me dar uma dica!?
    Grato, Herbert

    • Sandra Santos Says:

      Oi Herbert,
      Nao aconselho ninguém a vir pra cá sem conhecer a língua e ter condicoes reais de arrumar um emprego e conseguir visto de permanência. Caso queira uma ideia melhor do que é a vida de estrangeiro, sugiro a leitura do meu livro. Olhe os links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um abraco,
      Sandra

  168. diogo Says:

    boa tarde chamu me diogo tenho 25 anos, vim de purtugal a cerca de 3 semanas gostaria arranjar trab urgentemente mas a língua e mt complicada e encontro me em Estugarda… tenho dividas em Portugal e gostaria arranjar rapidamente um trab pra resolver a minha vida .cumu devo fazer.. obg os meus comprimentos.

  169. Cássia Ellen Luup Says:

    Oi Sandra! Meu marido é filho de alemães e fala fluentemente. Ele tem 43 anos e é engenheiro metalúrgico. temos um filho de 5 anos, e queremos morar na Alemanha. Fomos assaltados mês passado e ficamos uma hora reféns dos bandidos, por isso gostaríamos muito de morar num país onde as leis são cumpridas.
    Será que você pode nos ajudar?
    Grata, Cássia

    • Sandra Santos Says:

      Oi Cássia,
      Sinto muito pelo acontecido. Sugiro que seu marido prepare seus documentos de acordo com as normas vigentes aqui e que procure emprego em sua área, comecando pelo http://www.arbeitsagentur.de.
      Para q vc entenda melhor a vida aqui e tenha uma ideia melhor do que significaria morar, ser mae e trabalhar aqui, sugiro a leitura do meu livro. Informe-se mais lendo os links “sobre o livro” e “opinioes dos leitores”.
      Um beijo,
      Sandra

  170. Roberto Gunther Says:

    Sandra boa tarde,
    A senhora poderia fazer a revisão do meu Curriculum. Quanto ficaria esse serviço? Sou o marido da Cássia, Obrigado Roberto Gunther

  171. Mirian Mourad Spirck Voznak Says:

    Boa Tarde, Sandra,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, é bem informativo e esclarecedor!
    Vou ser breve em contar-te a minha história na esperança de uma ajuda por onde começar.
    Meu marido foi expatriado para a Alemanha e devemos ficar aqui por cerca de 1 ano e meio. Chegamos à Wolfsburg no início de abril e provavelmente ficaremos até o final de agosto de 2014.
    Sou formada engenheira química e pós-graduada em marketing. Trabalhei no Brasil por 8 anos em uma Indústria Química e Petroquímica brasileira na área comercial. Gostaria de saber se tenho chance de encontrar algum emprego temporário, sabendo que tenho data de retorno. Atualmente o meu visto ainda está em processo de registro na prefeitura.
    Obrigada, Mirian

    • Sandra Santos Says:

      Oi Mirian,
      Além da leitura do meu livro, sugiro q vc faca a traducao do seu CV nos padroes alemaes, no q poderia te auxiliar. Caso tenha interesse, favor entrar em contato.
      Um abraco,
      Sandra

  172. Paula Says:

    Ola Sandra.. tudo bem meu nome é Paula e estou namorando um alemão e se Deus permitir irei embora com ele, preciso de ajuda e informações sobre trabalho, sou formada em Engenharia, mais ainda não falo alemão estou fazendo aulas, preciso de um emprego em qualquer área, até conseguir reconhecimento do meu diploma.
    Desde já agradeço a ajuda

    um beijo

  173. Emerson de Freitas Says:

    OLÁ como vai Sandra , tudo bem , sou técnico em química e tenho muita vontade de ir morar e estudar na Alemanha , seria muito complicado brasileiro atuar nesta área química , bjsss

  174. Selma Albano Says:

    Oi Sandra, parabéns e obrigado pelas informações muito úteis do seu site.
    Meu filho está com 17 anos (faz 18 em setembro) fala inglês fluente pois morou 1 ano nos EUA, e como morou com uma família de mexicanos, também tem noção do espanhol. Ele tem muita vontade de estudar e trabalhar na alemanha, embora ainda não fale alemão. Ele gostaria de fazer um curso de alemão na alemanha e trabalhar durante o curso, para depois tentar entrar em uma universidade. Ele não tem nenhuma experiência profissional, por isso inicialmente aceitaria trabalho em qualquer área especialmente se pudesse aproveitar a sua habilidade no idioma inglês.
    Fico muito agradecida se puder me enviar algumas dicas, pois como toda mãe me preocupo demais em solta-lo no mundo sem um apoio.

  175. leandro charles da silva Says:

    Obrigado pelas dicas.

  176. Thiago Maciel Says:

    Olá Sandra, parabéns pelo seu trabalho. Eu me chamo Thiago Maciel e a algum tempo me interessei pela Alemanha…Estou cursando Hotelaria e comecei dois cursos de inglês… Queria viajar ou trabalhar na Alemanha poque estou produzindo um livro sobre segunda guerra mundial… Queria saber quais são minhas chances e se há oportunidade… Desde já agradeço Sandra…

    • Sandra Santos Says:

      Oi Thiago,
      Ofereco servicos de adaptacao de CV ao padrao alemao e acompanhamento para entrevistas, auxílio na negociacao de contratos, etc. através do site connexconsulting.de.
      Caso tenha interesse, aguardo seu próximo contato.
      Um abraco,
      Sandra

  177. Domithilla :)Aida Says:

    Olá Sandra! Encontrei seu blog por acaso e achei bastante legal! Então, eu formada em química e gostaria de tentar um emprego na Alemanha ou um mestrado. Tu sabe onde eu posso encontrar informações legais sobre como tentar uma bolsa numa uni ou um emprego na área de indústria? Eu estudei 6 meses na Alemanha e estou vendo a possibilidade de estudar primeiro um período na alemanha para melhorar meu alemão, que ainda é intermediário e então tentar ingressar em uma dessas 2 alternativas. Muito obrigada! Abração! =)

  178. Everton Venzke Says:

    Boa Tarde,

    Estive me informando como se para ir trabalhar na Alemanha, e vi que precisa de carta convite. Eu gostaria de ir como convidado a trabalhar e não para estágio, mas tem que ser em alguma área de trabalho que esteja carente de profissional… Como consigo informações das áreas que estão precisando de trabalhadores? Sou formado em Administração de empresas e negócios, Estou cursando pós graduação em Auditoria e Controladoria.

  179. Carina Says:

    Olá Sandra,

    Ano passado, quando soubemos que viríamos para a Alemanha compramos o seu livro, o qual nos foi muito útil, pois esclareceu muitas dúvidas e nos deu muitas dicas. Muito bom!

    Agora estamos morando na Alemanha 8 meses. Meu marido estå fazendo o doutorado dele através de uma bolsa do governo Federal do Brasil e eu vim como acompanhante dele. Então eu gostaria de saber se é possível eu trabahar, já que no meu visto de permanência, que é de três anos, não consta nada sobre isso. Algumas pessoas me disseram que eu só poderia trabalhar depois de completar um ano moramdo aqui. Isso confere?

    Abraços,

    Carina

    • Sandra Santos Says:

      Oi Carina,
      Que bom que meu livro pôde te auxiliar!
      Sugiro que entre no grupo “Brasileiras in Deutschland” no Facebook pra tirar esta sua dúvida.
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

  180. Giuliano ribeiro Says:

    oi Sandra moro em São paulo,tenho formação pelo Senai em técnico em eletrotécnica,atualmente trabalho numa multinacional finlandesa,Nokia,com técnico em telecom,faço manutenção em torres de celular,e tenho intenção de buscar um emprego na Alemanha,tenho um espirito de guerreiro e não desisto nunca de alcançar o que desejo.na sua opinião qual seria o primeiro passo?fico agradecido e adorei sua pagina!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Giuliano,
      O primeiro passo é sempre aprender alemão, pois sem saber falar o idioma a vida fica bem mais difícil por aqui.
      Um abraço e tudo de bom,
      Sandra

  181. Alex Eduardo Says:

    Boa noite, Sandra tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, parabéns.
    Desde pequeno a Alemanha sempre me fascinou e gostaria muito de pode estudar ai, já trabalho com um software mundialmente conhecido que é SAP que se originou da Alemanha.
    Conheço um pouco sobre a História desse pais encantador desde das grande guerra até os costumes. Não falo alemão mais mando bem no espanhol e um pouco no inglês.
    Não tenho parentescos nesse pais mais mesmo assim gostaria de tentar alguma oportunidade mesmo que não seja com informática.

    Agradeço seu blog e você por ajudar as pessoas que moram tanto aqui no Brasil e também na Alemanha.

    Att,

    Alex Eduardo

  182. Fabiane Says:

    Boa Tarde,Sandra tudo bem?
    Sandra,tenho uma amiga que está indo viver na Áustria,ela tem o visto de permanência então pode até trabalhar,temos um projeto de trabalhar com quartzo por toda a Alemanha Áustria e demais país.No meu caso ficarei no Brasil por mais um ano e meio mais ou menos.Só que eu não tenho visto de permanência,mas tenho como me manter com este trabalho e pessoas que me darão suporte necessário.
    Então, gostaria de saber se com isso td eu possa ter direito de ficar no mínimo por 6 meses?

    • Sandra Santos Says:

      Ei Fabiane,
      Não saberia te dizer, vc teria que colocar esta pergunta pras autoridades. Entre em contato com o consulado alemão mais próximo da sua casa pra tirar essa dúvida.
      Beijos e boa sorte,
      Sandra

  183. isabel ribeiro Says:

    ola sandra me chamo isabel, olha já morei 8 anos em portugal e sem querer muito tive que vir embora para o brasil mais nao gosto de esta aqui queria ir embora de novo mais tenho muita vontade de ir para alemanha como posso fazer me de uma dica obrigadinho e beijinhos..

    • Sandra Santos Says:

      Oi Isabel,
      Para morar aqui, é necessário saber o idioma ou ter condições de aprendê-lo. Sugiro que entre em contato com o consulado alemão próximo da sua casa para saber suas reais possibilidades de vir pra cá.
      Um beijo,
      Sandra

  184. Eduardo Reis Says:

    S.r. Sandra Santos

    Gostaria gentilmente de pedir informações de como um Artista Plástico Brasileiro pode obter residência na Alemanha.
    A Alemanha possui algum visto de Competências e Talentos como o da França?
    Grato Pela Resposta
    Eduardo Reis

  185. Katia DeMaria Says:

    Oi Sandra,
    Primeiramente n poderia deixar de te parabenizar pelo site e mais ainda por seu esforço p dar atenção e reposta a todos os comentários. Juro que li muitos dos comentários, tentando achar algo que sanasse minha dúvida, mas n achei. Bom… sou licenciada em Ciências Biológicas e trabalho como Professora de Biologia para o ensino fundamental e médio a 3 anos. Gostaria muito de saber se é possível validar o meu diploma para atuar como professora ou se pelo menos é possível aproveitar algo da minha formação e trabalhar ai na Alemanha. Obs: tenho família ai..Abraços e muitíssimo obrigada!

    • Sandra Santos Says:

      Oi Katia,
      Para avaliar a possibilidade de reconhecimento do seu diploma, visite a página anerkennung-in-deutschland.de
      Mesmo que o curso seja reconhecido, sei que para ter direito de dar aulas na Alemanha tem que lecionar duas matérias e se formar em separado quanto à pedagogia de ensino.
      Um beijo,
      Sandra

  186. Gustavo Soares Says:

    Sandra, beleza ? Sou o Gustavo de Goiás, gostaria de arrumar um emprego na Alemanha, pode ser em Koln, Munigh , Berlin, etc. O fato é que estou preparado para tudo , mas gosto mesmo de entretenimento , como eventos, cinema, bares, restaurantes. Sou formado em Farmácia , não sei se vale por ae meu diploma, mas preciso saber alguma informação dai.! Obrigado , abraços,! meu email: gustavosoares29@gmail.com

  187. Monica Says:

    Olá Sandra,
    tudo bem, preciso de uma ajuda sua, meu marido é italiano e moramos atualmente aqui em São Paulo, estamos planejando de nos mudarmos para Alemanha em junho deste ano. Meu marido é fluente em 4 línguas (Italiano,Inglês, Português e Espanhol) e formada na área comercial (se formou em BYU/EUA) e agora em março vamos iniciar o curso de alemão no Goethe Institut, você acha que ele teria chances de conseguir um trabalho aí na Alemanha, qual seria o melhor mecanismo pra gente pesquisar as ofertas de trabalho e se você teria uma indicação.

    Desde já te agradeço e te parabenizo pelo blog!!!

    Um abraço,

    Mônica Sbalzer

    • Sandra Santos Says:

      Oi Monica,
      A vida aqui na Alemanha sem saber o idioma é bem difícil, mas não é impossível. Sugiro avaliar as possibilidades reais de conseguir um emprego antes de se decidir pelo país.
      Um beijo e boa sorte!
      Sandra

      • Monica Says:

        Oi Sandra,

        obrigada pela resposta! Bom nós já estamos avaliando e buscando mais informações, por isso que te enviei a mensagem e sem querer te incomodar gostaria de fazer algumas perguntas mais específicas já que eu vi que você trabalha no RH. Meu marido é um profissional da área de Rel. Internacionais com mais de 10 anos de experiência em Business Development Manager, e como disse anteriormente fala fluente 4 idiomas e vamos iniciar o curso de alemão. Você acha que seria muito difícil que ele encontre uma colocação na área dele? Claro que temos consciência da importância do idioma e vamos batalhar por isso, mas seria bom ter a opinião de uma profissional como você.

        Mais uma vez muito obrigada!

        Abraço,

        Mônica

  188. Alice Says:

    Ola…Sandra gostaria de sua ajudar, meu filho estudar na Italia Designe Grafico e termina este semestre e gostaria muito de estudar alemao e trabalhar na alemanha, temos amigos em Monaco di Baviera, como devemos proceder o que devemos fazer ele fala ingles seria possivel?!
    Aguardo sua resposta
    Um abraco…

    • Sandra Santos Says:

      Oi Alice,
      Dê uma olhada na seção “estude alemão na Alemanha” e lá encontrará informações sobre cursos combinados com estágios aqui na Alemanha.
      Boa sorte e tudo de bom pro seu filho!
      Um beijo,
      Sandra

  189. Maria Helena de Mello Rivas Says:

    Ola Sandra sou Brasileira e meu marido Aleman quais, sao os passos para eu conseguir a cidadania Alemana? como começar este processo, por favor me responda?
    Obrigado
    Maria Helena

  190. Diego Guerreiro Says:

    Oi Sandra. Primeiramente venho elogiar seu trabalho, para depois contar minha historia. Sou Baiano/Soteropolitano tenho 25 anos e algum tempo conheci uma moça que residi na Alemanha na qual terminamos alimentando uma grande paixão, coisa jamais sentida antes com tanta intensidade. Oq resulta? Depois da partida, a vontade de está próximo cresce mais a cada dia, criando uma forte necessidade de residir na Alemanha. Aqui na Bahia já trabalhei e trabalho em diversos setores: Construção Civil (Auxiliar), Restaurante ( Limpeza, Atendimento e Recepção), Operador de som (Dj), Central de Tele Atendimento, Massoterapia, Coordenador de Eventos e Guia turístico. Não tenho curso superior ou técnico e quanto ao idioma, sinceramente não sei nem pra onde vai e sei também que isso se torna um grande problema, além dos demais que vou encarar pela frente. Então gostaria de saber de ti se existe probabilidade deu ingressar em terreno germânico, mesmo que seja para trabalhar em um alto grau de esforço e stress. Levo na bagagem conhecimentos que talvez seja interessantes para o povo germânico como bio construção, autoconhecimento, cultivo (cuidados com a terra e plantio) , ecoturismo, massoterapia (envolvendo pontos de chakras ) e yoga. Desde já fico grato pela atenção e se puder fazer um pedido peço que não poupe a sinceridade. O deus que habita em Mim saúda o que habita dentro de Ti.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Diego Guerreiro,
      Seu nome já diz tudo! :-)
      Vejo duas possibilidades: ou vc vem primeiro para estudar o idioma, ou vem direto para casar. Sem casamento não conseguiria o visto de trabalho. Com o casamento, teria direito a um curso de alemão de 600 horas subsidiado pelo governo (Integrationskurs).
      Boa sorte e tudo de bom,
      Sandra

  191. Cristiane Costa Says:

    Oi Sandra. Tenho tantas coisas para perguntar, que nem sei por onde começar!!!
    Primeiro tenho 38 anos, sou casada no Brasil e tenho 4 filhos. Minha cunhada é casada, naturalizada e tem uma pizzaria na alemanha (Pizzeria da jeane) quando puder veja sobra a pizzaria. Minha sogra foi casada e tem uma filha de 15 anos alemã. E ambas estão interessadas em me levar com as crianças para lá. Ai vem o problemas!!! Elas já residem a 20 anos na alemanhã, mas não sabem o que devo fazer para ir embora. Minha cunhada é proprietária de uns 5 apartamentos. onde poderei morar com as crianças até me organizar financeiramente. No Brasil sou agente de saúde e formada em TSB (Téc. em saúde bucal pela UERJ), sei cozinhar muito bem e estou disposta a fazer qualquer coisa e caso precise trabalhar com crianças (baby sitters) tenho referencia. Elas estão empolgadíssimas, e eu e as crianças mais ainda. Meu filho de 16 já foi a passeio e quer ir de vez morar com a avó que inclusive está aqui no Brasil em minha casa nesse momento. Sandra acho que ou sua mais complicada leitora certo? Mas conto com sua ajuda. Ah! estou me separando no Brasil e vou ver se me divorcio antes de ir embora para alemanha. Devo ser uma pessoa legal, afinal meu marido é o único filho homem e sua mãe e irmãs estão querendo me levar com 4 filhos para perto delas e longe dele. Pense muito, e me ajude!!!!!!!! Cristiane Costa.

  192. Cristiane Costa Says:

    Sandra. Desculpe eu escrevi o nome da Pizzaria errado. ´´E Pizzeria da Geanni Dortmund. sou Cristiane Costa da mensagem anterior.

  193. Priscila Says:

    Oi Sandra, adorei o seu blog.
    Sou brasileira tenho 21 anos. Terminei a escola em 2011 e depois fiquei todos os aos viajando como modelo. Agora voltei para o brasil comecei o preparatorio de ingles para fazer prova no final do ano que me da o certificado para eu poder trabalhar e estudar na alemanha. Meu namorado é alemao. Eu queria saber como funciona e se é muita doideira. Porque so pretende ficar no brasil ate ano que vem, pegar o certificado de ingles fluente e ir para alemanha. Quero estudar e trabalhar la, mas nao sei com isso funciona pra alguem que só tem ate o segundo grau formado.
    Muito obg.

    • Sandra Santos Says:

      Oi Priscila,
      Com o passaporte italiano vc tem direito de permanência e trabalho aqui. O importante é aprender alemão o quanto antes pra poder planejar os próximos passos. Recomendo a leitura do meu livro!
      Um beijo e tudo de bom,
      Sandra

      • Priscila Says:

        Oi sandra. Como faco para conseguir seu livro? Moro no rio de janeiro. Eu so terminei a escola, e gostaria de saber como faço para começar uma faculdade na alemanha? Se eu tiver só o ingles fluente, eu posso entrar em uma faculdade?

        No momento no brasil, so vou poder fazer esse curso preparatorio de ingles para a prova do toelf que devo fazer no final do ano. Eu poderia comecar um curso de alemao chegando na alemanha?

  194. Priscila Says:

    Ah esqueci de comentar que em um mes pego meu passaporte italiano o que falicitara um pouco essa mudanca.

  195. Paulo Says:

    Sandra, bom dia,

    Sou formado em Ciencias Contabeis e gostaria muito de saber como é o mercado de trabalho nesta area, e qual a média de remuneração. Tenho muita vontade de uma experiencia no exterior, e gostei do perfil da alemanha. Poderia me ajudar com estas duvidas ? Muito obrigado.

  196. Paulo Says:

    Oi Sandra, obrigado pela resposta.
    Mas não querendo ser chato, quanto a remuneração, saberia me dizer a media de mercado? E quando você diz, “não faltam profissionais”, significa que tem muito profissional sobrando no mercado ?
    Abs

  197. Paulo Says:

    Só complementando, você poderia me indicar algum site onde conseguiria buscar vagas nesta area ? e valores?

    • Sandra Santos Says:

      Oi Paulo,
      Dê uma olhada na página Make it in Germany, sobre a qual acabei de publicar.
      Salário tem de todo tamanho, começando em média por 14 euros por hora. Pra cima disso não há limites.
      Sim, foi isso o que quis dizer. Enquanto aqui na área técnica faltam, na área administrativa atualmente sobram profissionais.
      Um abraço,
      Sandra

  198. Priscila Says:

    Priscila Says:

    Oi sandra. Como faco para conseguir seu livro? Moro no rio de janeiro. Eu so terminei a escola, e gostaria de saber como faço para começar uma faculdade na alemanha? Se eu tiver só o ingles fluente, eu posso entrar em uma faculdade?

    No momento no brasil, so vou poder fazer esse curso preparatorio de ingles para a prova do toelf que devo fazer no final do ano. Eu poderia comecar um curso de alemao chegando na alemanha?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 420 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: