::Crise na Alemanha::

De férias no Brasil me perguntaram o que é crise, onde está a crise. Eu respondi que a crise é o que estou vendo e presenciando na Alemanha onde moro, na Europa toda afinal. Profissionais que acreditavam poder trabalhar a vida toda e se aposentar no mesmo serviço estão sendo confrontados com o fato de que têm que ficar em casa temporariamente em férias coletivas ou trabalhar com carga horária reduzida, ou estão até sendo mandados embora. A indústria parou, o consumo parou por precaução e medo. A recessão já bateu às portas do país, pois aqui um em cada sete empregos dependem diretamente da indústria automobilística. A diferença entre EUA e Alemanha, pelo menos no que eu percebo, é que aqui as pessoas não vivem de crédito e acima de suas posses como nos EUA. Aqui tudo (ou quase tudo) é comprado à vista. O solo é pobre, mas a indústria e o know-how são imensos, a tecnologia enorme. Ao mesmo tempo a dependência do mercado externo e das exportações é também muito grande. Parece incrível acreditar que um país tao sólido como a Alemanha esteja sofrendo as consequências de uma crise que começou como uma bolha de sabão, da mão de alguns poucos gananciosos que certamente saíram ganhando nessa brincadeira.

Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “::Crise na Alemanha::”

  1. mikix10 Says:

    Essa crise… aqui no Canada ainda esta light, mas não tem como não sermos afetados, ainda mais agora que os EUA acabou de lançar a politica de primeiro comprar produtos americanos, para depois procurar fora.
    Esse tipo de approach chega a ser quase surreal vindo de um país que sempre apoiou a globalização, comercio e liberdade ehehehe…
    Bjs

  2. C.A.Margonper Says:

    “…da mão de alguns poucos gananciosos que certamente saíram ganhando nessa brincadeira.”

    Esta é que é esta!

    Eu penso que se há país na Europa que se vai sair bem é a Alemanha, e os países nórdicos em geral. Tem a ver com a própria maneira de ser desses povos. Só o facto de terem o hábito de comprarem à vista já diz tudo.

  3. Thiago Silva Says:

    Nem fala aqui no Canadá pelo amor de DEUS aqui a coisa tá feia.
    Ai no Brasil não esta chegando nem aos pés da Crise que está aqui no Canadá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: